Mostrando postagens com marcador eventos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador eventos. Mostrar todas as postagens

8 de abril de 2017

Rita Lobo no Mercadinho do Brasília

Foto: TELMO XIMENES
Na tarde deste sábado (08), Brasília recebeu para uma palestra a Chef Rita Lobo, no Brasília Shopping.
O evento é parte do Mercadinho do Brasília, que chegou hoje a sua 35ª edição. O Mercadinho reúne na área externa do shopping estandes de alimentos orgânicos, caseiros e deliciosos, tudo isso regado à boa música e a alegria que o brasiliense conhece e gosta.
Comandando a palestra "Cozinhar pode mudar a sua vida", Rita, que chegou ao evento pontualmente às 14h, iniciou contando sobre como começou a cozinhar. A chef contou que começou a estudar gastronomia aos 20 anos, época em que não sabia cozinhar um ovo.
Defendendo a premissa de que todos devem saber cozinhar, assim como se sabe ler e escrever, Rita mostrou que a forma de se ter uma alimentação saudável e sim, preparar o próprio alimento.
Dados do Ministério da Saúde mostram que hoje no Brasil quase 30% da população é obesa, enquanto na década de 70, 30% era desnutrida. A rotina instaurou no lar do brasileiro a 'facilidade' da comida comprada pronta. Com todos os prejuízos que esses alimentos tem trazido para nossa saúde, essa facilidade está saindo bem cara.

Foto: TELMO XIMENES
De forma clara, a chef explicou e exemplificou as categorias em que os alimentos são classificados: in natura/minimamente processados (carnes, verduras, frutas, grãos, leite, iogurte, etc), ingredientes culinários (gorduras, açúcar, sal, entre outros), processados (pães, massas, queijos, etc) e os ultraprocessados (temperos prontos, macarrão instantâneo, margarina, etc). "Os ultraprocessados tem cheiro de comida, gosto e até textura de comida, mas não deve ser considerada comida de verdade", pondera.
Outro ponto defendido por Rita é que alimentação não é assunto apenas da dona de casa, é assunto da casa e de todos que ali vivem, a divisão de tarefas é parte importantíssima do processo, uma vez que cozinhar envolve fazer as compras, higienizar, preparar e organizar tudo depois. Grande parte das famílias ainda delegam essa tarefa apenas para uma pessoa, que claramente fica sobrecarregada e acaba optando pelos atalhos que a industria alimentícia propõe e que o mercado publicitário faz ser tão atraente.
Ao fim do encontro, Rita propôs que cada um passe a ler nos rótulos dos alimentos, do que ele é composto e propôs também que o conhecimento sobre comida de verdade seja passado à frente, para alcançar o maior número de pessoas possível.


Foto: TELMO XIMENES
Rita Lobo é chef de cozinha formada pelo ICE (Institute of Culinary Arts) em Nova York, escritora best-seller, apresentadora do programa 'Cozinha Prática' exibido semanalmente pelo canal pago GNT e criadora do Panelinha, que é site, canal no Youtube, produtora de TV e editora de livros.

Para baixar o Guia Alimentar para a População Brasileira, clique aqui.
Para assistir o curso sobre Comida de Verdade, produzido pelo Panelinha em parceria com a USP/NUPENS e apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), clique aqui.
Para ver receitas maravilhosas, práticas, testadas e deliciosas, clique aqui.
E para ver um monte de vídeos dessas receitas, clique aqui.

Palavra de fã:
Para quem me segue, não é novidade o quanto admiro o trabalho da Rita. Mais do que ensinar a cozinhar, considero que hoje ela está fazendo uma revolução na mesa do brasileiro, resgatando o prazer de cozinhar e comer. Comida caseira alimenta e sustenta não só o corpo, mas também a alma. O blog hoje é para transmitir o meu amor pela cozinha e continuarei sempre, estimulada pelo pedido dela de passarmos a frente o que a gente sabe. Rita, querida! Obrigada pela palestra maravilhosa, como te disse, você me inspira. 💓

8 de agosto de 2015

O dia em que conheci o Claude Troisgros


Ontem (07) fui a uma aula show com o Claude Troisgros, realizada pelo Brasília Shopping, o evento foi a abertura da 7ª edição do Mercadinho de Brasília.
Claude é francês, mas mora e trabalha no Brasil há mais de 30 anos, o que não o fez perder seu sotaque encantador.
A aula foi incrivelmente descontraída, animada e belíssima. O chef é um exemplo de humildade, irreverência e simpatia.
Eu sou suspeita de falar, já que sou fã dele. Assisto aos programas, tenho os livros e acompanho seu trabalho. Admito que fui para tietar mesmo!
Não sou de ficar seguindo celebridades e gritando, nada dessas coisas, mas ontem, fiz questão de me apertar na multidão para poder dar um abraço e entregar um presentinho que preparei para ele, mesmo que ele nunca mais lembre da minha cara.

Levei uma geleia de morangos e balsâmico de presente :)
O que ficou marcado para mim, além da sensibilidade tocante do chef, foi uma coisa que ele citou, quando indagado se teria projetos de abrir um restaurante na capital. "Se eu não posso estar perto do restaurante, perde todo o foco da coisa." E isso ficou martelando na minha cabeça pois conflitou com um livro que terminei de ler essa semana, no qual o chef tem restaurantes espalhados pelo mundo, o que, na minha opinião deixou de virar amor para virar comércio. 
Foi uma noite memorável e eu só posso agradecer aos organizadores do evento pela oportunidade.

Pensa na felicidade da criança <3
QUE MARRAVILHA DE DIA! :)

O Mercadinho
O Mercadinho de Brasília já alcança sua 7ª edição e tem o foco da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. As delícias comercializadas no local são orgânicas, além do evento oferecer postos de coleta para lixos eletronicos, como pilhas e baterias. Vale a pena conferir. Para saber mais e se informar sobre as próximas edições, acesse o site do shopping.