Mostrando postagens com marcador pimenta. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pimenta. Mostrar todas as postagens

3 de outubro de 2018

Frango com Abacaxi e Arroz À Moda Thai


Esses dias fui convidada para participar de uma brincadeira no instagram. Juntamos algumas pessoas que cozinham para uma batalha: a #BatalhaInstaFoods. 
Fui sorteada para a única categoria que eu não estava preparada, que foi aves.
Eu refiz (anotando tudo) uma receita que já havia feito no famoso 'olhômetro'. 
É deliciosa, simples, com ingredientes de fácil acesso e que você vai tirar onda de chef.
Para mim ela é perfeita, tem todos os elementos: acidez, doçura, crocância, picância na medida e cremosidade!
Ah, a receita foi a vencedora! Então corre para a cozinha! :)


Frango com Abacaxi e Arroz À Moda Thai da Máh
receita minha
serve 4 pessoas

1 abacaxi maduro
1 filé de peito de frango cortado em tiras
1 cebola roxa cortada em meia lua
2 dentes de alho ralados
½ colher (sopa) de gengibre ralado
½ pimenta dedo de moça fatiada
1 xícara de arroz (meça cru)
Um punhado de coentro picado (folhas e talos/raiz separados)
1/2 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadas
1/4 de castanhas de caju picadas
1 copo de requeijão cremoso
½ xícara de parmesão ralado
¼ de xícara de farinha de rosca (opcional)
Sal, pimenta, azeite e páprica picante ou defumada a gosto


Como fazer?

Prepare o arroz conforme seu costume e reserve (ou reaproveite arroz já cozido).
Corte o abacaxi ao meio no sentido do comprimento e com o auxílio de uma faca, retire a polpa e todo o suco que soltar, sem deixar a casca muito fina. Reserve a casca ainda com a coroa para a montagem. Pique a polpa da fruta e reserve o suco para usar depois.
Aqueça uma panela e coloque o abacaxi picado e refogue até secar o líquido e começar a dourar. Reserve.
Tempere o frango com sal e pimenta e refogue na mesma panela do abacaxi, com um fio de azeite. Quando o frango dourar, junte a cebola, o alho, o gengibre, os talos e raiz do coentro, a páprica e a pimenta. Refogue novamente até dourar. Junte o suco do abacaxi e cozinhe até quase secar.
Junte o abacaxi, as ervilhas, o arroz e misture delicadamente. Acerte o sal e a pimenta.


Acrescente o requeijão, as azeitonas, as castanhas e as folhas de coentro. Misture e coloque nas cascas de abacaxi reservadas (se quiser mais 'molhadinho', acrescente um pouco de creme de leite fresco). Misture a farinha de rosca com o queijo e polvilhe por cima. Leve ao forno somente para gratinar. Sirva em seguida e prepare-se para os elogios.


Espero de coração que gostem!
Beijocas e até a próxima.

7 de abril de 2016

Geleia de tomate


Geleia de tomates, isso mesmo, você não leu errado.
Domingo passado eu estava ligada no 220v e rolou pão de queijo, babaganoush, bolo confeitado, cordeiro, risoto e essa geleia. Eu queria geleia, mas não tinha decidido de que. Meu pai havia me dado alguns tomates italianos (eu ia fazer a geleia de tomate verde, mas na correria eles acabaram amadurecendo) e pimba! Não rolou de tomate verde, mas rolou de tomate maduro hahahaha :D
Ficou absurda de boa, vocês tem que provar.
Numa tábua de frios o sucesso é garantido. Eu comi com pão de queijo mesmo. :)
Vamos lá?


Geleia de tomate da Máh
(rendeu um vidro de 250ml)


400g de tomates italianos sem pele e semente, cortados em cubinhos (mais ou menos 5 tomates)
1/2 maçã descascada, também em cubinhos
1/2 xícara de açúcar
1 pimenta dedo de moça, sem a sementes, picadinha
Suco de 1 limão
Casca de 1 limão (em pedaços grandes, sem a parte branca)
1 pitada de sal
Água o quanto baste

Como fazer?
Misture os ingredientes e leve em fogo baixo até o ponto de geleia. Eu iniciei com 1 xícara de água e depois fui acrescentando mais até ela cozinhar e chegar na consistência que eu queria, demorou por volta de 1h. Retire a casca de limão e guarde em pote de vidro esterilizados.

Dica: eu gosto de geleia mais azedinha, então eu diria que a quantidade pode ser a gosto. E quanto a pimenta, se quiser mais ardida, pode deixar as sementes.


Beijocas e até a próxima! :)

9 de julho de 2015

Geleia de Pimenta e presentes comestíveis


Eu ADORO presentear. Mais que ganhar presentes, escolher um mimo para alguém é algo muito prazeroso para mim. Mas veja bem, tô longe de ser rica e para mim, presente tem que ser de coração.
Nada de somente ir ao shopping e comprar a primeira coisa que estiver à vista, isso é muito impessoal.
Tirando livros (eu AMO dar livros às pessoas, acho um excelente hábito), eu adoro preparar os presentes, algumas vezes são artesanatos, mas na maioria das vezes é um quitute bem gostoso.
Bem, eu acho que os presenteados gostam, algo feito a mão, com carinho, pensado especialmente para a pessoa... tem como errar?
E com essa geleia não foi diferente, foi feita especialmente para dar de presente, feita à mão e com o coração! :)


Geleia de Pimenta da Máh
(rendeu mais ou menos 4 vidros de 250g)

4-6 pimentas dedo de moça, bem picadinhas (eu usei 4 pois elas eram ENORMES. Usei as semente apenas de uma delas, você pode ajustar de acordo com a "quentura" desejada)
6 maçãs descascadas e raladas no ralo grosso
400 ml de suco de laranja, espremido na hora
100 ml de vinho branco
2 xícaras de açúcar
4 dentes de alho cortados ao meio
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Coloquei o suco da laranja e o vinho numa panela. Fui descascando e ralando as maçãs uma a uma e colocando junto ao suco, na panela, para não escurecer. Piquei beeeem as pimentas e juntei tudo na panela.
Deixei cozinhar em fogo baixo por mais ou menos meia hora, até começar a adquirir consistência. Retire os dentes de alho e deixe esfriar e coloque em vidros esterilizados. Tampe bem e mantenha na geladeira. 


Dica 1: Use luvas para cortar as pimentas. A primeira vez que fiz essa geleia, meus dedos ficaram ardendo por um bom tempo.
Dica 2: Eu esterilizo os vidros de duas formas, a primeira é fervendo os vidros e tampas, já lavados, por uns 15 minutos. A segunda, fervo somente as tampas, os vidros, depois de lavados, deixo em forno médio por uns 15 minutos também.
Dica 3: toste na frigideira um pedaço de queijo coalho ou canastra, coma com essa geleia e seja feliz.

Embale com carinho :)
Beijocas e até a próxima! ^^