Mostrando postagens com marcador americano. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador americano. Mostrar todas as postagens

18 de novembro de 2017

Crumble de Banana e Amendoim


Essa semana eu estive em uma loja Camicado aqui de Brasília para ensinar esse crumble maravilhoso e o famoso sorvete de doce de leite.
Foi uma experiência nova e muito enriquecedora. Cada dia mais tenho certeza que nasci para cozinhar.
Agora a receita... imagina que arraso você chegar com essa sobremesa para o Natal em família? Foge totalmente do tradicional e todos irão amar.
A receita é grande, então fique a vontade para diminuir. Também é uma receita padrão, dá pra trocar ou suprir a oleoginosa, os açúcares e também as frutas. Só lembre-se que as frutas muito ácidas levam um pouco mais de açúcar e as que soltarem muito líquido, é bom misturar um pouco de amido para o líquido virar uma calda maravilhosa.


Crumble de Banana e Amendoim
(inspirada e adaptada daqui)

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de aveia em flocos
200g de manteiga gelada
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
3/4 de xícara de amendoim torrado, sem casca e picado grosseiramente
2 colheres (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico
10 bananas prata
1 xícara de suco de laranja


Como fazer?
- Pré-aqueça o forno a 200 °C.
- Unte com manteiga o refratário que irá utilizar (grande ou individuais).
- Corte as bananas em rodelas, misture com 1/4 do açúcar mascavo e o suco de laranja. Coloque na
travessa preparada e reserve.
- Numa tigela, misture a manteiga e a farinha, dissolvendo com a ponta dos dedos e tomando cuidado
para não mexer demais e esquentar a massa. Deve ficar com o aspecto de areia molhada. (Essa etapa
pode ser feita no processador).
- Junte os demais ingredientes e misture para ficar homogêneo, distribua a mistura sobre as bananas e
leve ao forno até dourar (entre 25-30 minutos).

Fica uma delícia servido com sorvete, creme de leite fresco, iogurte ou chantilly.

Espero que vocês façam e gostem!
Beijocas e até a próxima! 💗




20 de julho de 2017

Banana Bread


Dia desses eu estava procurando o que fazer para o café e vi uma receita de banana bread, mas como eu não tinha bananas em casa, fiquei só na vontade.
Guardei a receita para outro dia, então quando eu tinha as bananas, não tinha as castanhas. Resolvi fazer mesmo assim. Só digo uma coisa: façam!
Embora seja um pão, como é um quick bread, que é um pão de fermentação rápida - tanto que usa fermento químico ao invés de biológico, ele se assemelha muito a um bolo. Independente do que ele é ou deixa de ser, ele é delicioso e ninguém vai resistir.


Banana Bread
(adaptado daqui)

3 bananas pratas maduras

1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de óleo vegetal
2 ovos

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico 
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de canela em pó

Como fazer?
Amasse bem as bananas. Junte o óleo, os ovos, os açúcares, o sal e a canela e misture bem.
Peneire por cima a farinha junto com o fermento e o bicarbonato. Misture com uma espátula até ficar homogêneo.
Disponha numa forma de pão untada e enfarinhada, leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito (o meu assou em cerca de 35 minutos).
 

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

10 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Bolo de Cenoura Brasileiro x Americano

Páscoa chegando, eita época gorda! Adoro essa época, ela só perde para o Natal.
Páscoa lembra peixe e chocolate, mas me lembra cenoura, também.
Aproveitei a época para preparar uma receita que eu desejava há tempos: o bolo de cenoura americano.
Mas qual a diferença entre os dois?
Bom, o nosso bolo de cenoura eu creio que vocês conhecem. Gosto dele fofinho, saboroso, leve, com calda de chocolate ou sem.
Já o americano é um bolo mais complexo. Leva especiarias, nozes e ao contrario do nosso em que as cenouras são batidas no liquidificador, esse leva cenouras raladas e a cobertura clássica é a base de cream cheese.
Aqui em casa amamos os dois, mas todo mundo é chocólatra, então o nosso brasileirinho teve vantagem. Mesmo assim, sugiro que vocês façam os dois, são deliciosos.


Bolo de Cenoura com Brigadeiro Trufado
(bolo adaptado daqui)


Bolo
2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 20cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Brigadeiro Trufado
(adaptado daqui)

150g de chocolate meio amargo picado 
1 lata (395g) de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura
1 colher (sopa) de glucose de milho


Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Dica 1: quando mais amargo o chocolate, mais saboroso. Lembre-se que o leite condensado já é bem doce. Já utilizei um chocolate com 85% de cacau e ficou maravilhoso.
Dica 2: nunca utilizei um creme de leite mais magro então realmente eu não sei se vai funcionar.
Dica 3: esse brigadeiro é perfeito para decorar com bico.


Para a montagem do bolo:
Cortei o bolo em 3 fatias e recheei e cobri com o brigadeiro trufado. Fica mais saboroso servido em temperatura ambiente.


Bolo de Cenoura Americano
(misturei várias receitas que achei na internet e deu nessa)


1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de cenoura ralada 
1/3 de xícara de coco seco ralado
1/3 de xícara de nozes picadas e tostadas
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 pitada de sal


Como fazer?

Em uma tigela misture bem a farinha com a canela, o fermento, o sal, o bicarbonato, o fermento e as nozes, reserve. Em outra tigela misture bem a cenoura, o coco, o açúcar, os ovos, o óleo, o gengibre e a baunilha. Junte os ingredientes secos, misture até incorporar tudo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 10cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Glacê de Cream Cheese
(a mesma utilizada aqui)

1 colher (sopa) de manteiga com sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar impalpável
150g de cream cheese gelado
1 pitada de sal

Como fazer?
Na batedeira (uso o batedor em forma de pá) bata a manteiga e o açúcar até esfarelá-la. Junte o cream cheese de uma vez e o sal. Bata até ficar cremoso.

Para montagem do bolo:
Cortei o bolo em 4 camadas, recheei e cobri com o glacê. Decorei com nozes picadas e as cenourinhas, que fiz utilizando corante alimentício e o bico de confeitar.


Espero que gostem e que façam!
Beijocas! :)






11 de novembro de 2014

Waffles de Rabanada


Eu adoro café da manhã! Mesmo saindo um pouco mais tarde para o trabalho e tendo tempo para o café, eu gosto mesmo de caprichá-lo no fim de semana, para desfrutá-lo calmamente e gordamente com o marido.
Adoro ir dormir pensando nas gostosuras que irei preparar no dia seguinte para o nosso famoso e sagrado #cafédamanhãdepijama. Isso sim é qualidade de vida ;)
Quem me segue no Instagram já viu algumas das coisas que preparei, o que mais aparece por aqui são waffles e panquecas, simplesmente AMAMOS.
Sexta fui dormir com uma ideia na cabeã e sábado coloquei-a em prática. Posso falar? Ficou sensacional!!!!!!!!!!!!
Dessa vez até anotei as medidas enquanto ia inventando, só para passar para vocês, pois algo me dizia que ficaria supimpa. Ainda bem que anotei, porque ficou mesmo :D

Vamos lá?


Waffles de Rabanada Deliciosos da Máh
(rendeu 3 waffles grandes)

2 pães franceses amanhecidos
1 e 1/2 xícara de leite
1 ovo
4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1/3 de xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada generosa de canela em pó
1/4 de amêndoas e castanhas de cajú picadas (passei-as no processador, mas sem deixar virar farinha)
1 colher (chá) de fermento em pó
Canela e açúcar extra para polvilhar

Como fazer?
Pique os pães com as mãos e acrescente o leite. Deixe descansar por alguns minutos. Misture bem com uma colher para desmanchar o pão. Junte o açúcar, o ovo, manteiga, canela e a farinha. Misture bem até ficar homogêneo (não fica lisinha). Agregue as castanhas e o fermento. Prepare na máquina de waffle conforme o fabricante. Ao retirar da máquina, passe numa mistura de canela e açúcar e sirva em seguida.
Eu servi essas belezinhas (que sozinhas já são incríveis) com nutella, morangos, uvas e mirtilos! Ah, e suco de amora!
Puro amor esse café da manhã ^^

12 de setembro de 2014

Cheesecake de doce de leite com chocolate amargo e flor de sal


É, mais uma!
Eu pensei nessa receita e me veio aquele pensamento "POR QUE NÃO PENSEI ISSO ANTES?"
Sem mais conversinhas, porque essa receita nem precisa de muitas explicações :D


Cheesecake de doce de leite com chocolate amargo e flor de sal

Massa
200g de biscoito maisena
1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente

Recheio

250g de queijo branco bem fresco
1 lata de leite condensado cozido por 50 minutos na panela de pressão (ou doce de leite comprado pronto)
4 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Ganache:
100g de chocolate amargo
100g de creme de leite
Flor de sal para finalizar


Para a massa: processe os biscoitos ate virar farofa e acrescentei a manteiga. Tem que ficar uma especie de farofa umida. (Se não tiver processador, bata os biscoitos até virar farinha no liquidificador e misture a manteiga com uma colher.) Coloque a massa na forma e espalhe com a colher. Use uma forma de aro removível para facilitar.
Alise e aperte a massa com as costas da colher. Reserve.
Para o recheio, bata tudo no processador ou liquidificador até ficar bem liso e homogêneo.
Coloque sobre a massa e leve para assar em banho maria até que o centro da massa esteja firme, mas cuidado para não assar demais.
Se usar forma de aro removível ou fundo falso "embrulhe" toda a forma por fora com papel alumínio para não entrar água.

Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira.
Para a ganache, derreta o chocolate e misture o creme de leite até ficar homogêneo. Cubra a cheesecake e polvilhe flor de sal para finalizar.

Dos deuses!


16 de junho de 2014

Cheesecake sem cream cheese


 Eu moro na 'roça'.
Aqui é difícil encontrar muitos alguns ingredientes.
Pra vocês terem uma ideias, por aqui encontrei creme de leite fresco uma única vez, nesse dia sambei no mercado, de tanta felicidade.
Arroz arbóreo, pão italiano, salmão fresco, queijo brie aqui é lenda...
Mas morar na roça tem algumas vantagens, como o fácil acesso a vegetais frescos e leite de verdade, por exemplo.
Tenho um amigo que produz um queijo MARAVILHOSO, perfeito mesmo. Fresco, macio, com pouco sal e que derreeeeete na boca. Hummmmmm...
De tão leve pensei: "Será que dá certo numa cheesecake?"
Gente, sério, cheesecake leva uma quantidade grande de cream cheese, e cada potinho de 150g custa quase 6 pilas por aqui...
A questão é que usei o queijo e a cheesecake ficou delicioooooooosa.
Não uso mais cream cheese. PONTO.


Cheesecake sem cream cheese da Máh
(para uma forma de 20cm - 6 porções bem generosas)

Massa
200g de biscoito maisena
1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente

Recheio
250g de queijo branco bem fresco
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Para a cobertura eu piquei uma bandejinha de morangos (eu moro na terra do morango) e cozinhei com 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de extrato de baunilha, até o morango derreter.
Faça a gosto: vale geleia, frutas picadas, caldas ou nada hahahaha


Para a massa: processei os biscoitos ate virar farofa e acrescentei a manteiga. Tem que ficar uma especie de farofa umida. (Se não tiver processador, bata os biscoitos até virar farinha no liquidificador e misture a manteiga com uma colher.) Coloque a massa na forma e espalhe com a colher. Como minha forma não era de fundo removível, eu forrei as laterais também, caso contrário não é necessário.
Alise e aperte a massa com as costas da colher. Reserve.
Para o recheio, bata tudo no processador ou liquidificador até ficar bem liso e homogêneo.
Coloque sobre a massa e leve para assar em banho maria até que o centro da massa esteja firme, mas cuidado para não assar demais.
Se usar forma de aro removível ou fundo falso "embrulhe" toda a forma por fora com papel alumínio para não entrar água.
Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira. Cubra com o que desejar.


PERFEITA!

30 de maio de 2014

Tortinhas de maçã cute cute


No mêsversário de 7 meses de casados fiz essa tortinha para a sobremesa.
Inspirada na receita da diva Rita Lobo, alterei a massa e o recheio, pois fiz porções individuais.
Foi o encerramento perfeito para um jantar mais que especial :)

Massa
(para 4 porções individuais)

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
50g de manteiga gelada
2 colheres (sopa) de açúcar
água até dar o ponto, + ou - 3 colheres (sopa)
1 gema + 1 colher (chá) de café solúvel + 1 colher (sopa) de água para pincelar

Recheio
2 maçãs-verdes
1/2 colher (chá) de canela em pó
uma pitada generosa de noz-moscada ralada na hora
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha
suco de 1/2 limão
1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de amido de milho

Como fazer?

Para a massa, coloquei a farinha, o açúcar e a manteiga em cubos no processador e 'pulsei' até virar uma farofa, fui colocando a água, de colherada em colherada, com o processador ligado, até virar uma bola.
Se for fazer na mão, esfarele a manteiga na farinha com a ponta dos dedos, se sentir a mistura esquentar, leve a geladeira até que esfrie novamente. Quando virar a farofa, vá colocando a água até dar o ponto. Não sove a massa.

Abri a massa e forrei 4 ramequins pequenos. Reservei a massa que sobrou para fechar as tortinhas.
Para o recheio, cortei as maçãs em 4 e fatiei fino, misturei o restante dos ingredientes e recheei generosamente cada tortinha. Cobri com a massa e fechei bem, Sobrou um tequinho de massa, então fiz tinhas para decorar. Pincele com a mistura de água e café e leve para assar até dourar.

Salivando só de lembrar...


23 de julho de 2013

Cheescake delícia delícia delícia


Gente, que delícia!
Alias, vindo do blog da Stef, só poderia ser uma delícia!
Há tempos o meu noivo me pedia essa sobremesa, enrolei mas fiz!
Se eu soubesse teria feito antes :D

A receita é praticamente a que a Stef fez, só mudei a base pois minha forma era muito grande.

Stef querida, peço sua licença para reproduzir aqui sua receita (preguiça de escrever). :)


Cheescake perfeita
(do sempre lindo e delicioso Com uma pitada de açúcar)

Base:
100g de bolacha maizena (usei 250gr)
1 colher (sopa) de açúcar mascavo claro (não usei)
45g de manteiga s/ sal derretida, fria (usei umas 100gr, sem derreter)

Recheio
500g de cream cheese (usei 450gr, comprei o light por engano, mas creio que não faz diferença)
170g de açúcar (1 xícara bem rasa)
1 pitada de sal
3 ovos médio (Não use o tipo grande)
1 gema
75g de creme de leite de caixinha - 18% de gordura (1/4 dé xícara + 1 colher de sopa)
1 colher (chá) de essência de baunilha

Ingredientes para o Coulis de Morangos
250g de Morangos frescos 
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 limão siciliano



Modo de preparo
1. Prepare a base. Triture as bolachas no processador ou liquidificador e passe por uma peneira. Misture o açúcar com os bicoitos triturados e adicione a manteiga derretida e misture bem. Unte o fundo de uma forma redonda com manteiga e forre o fundo com papel vegetal. Pressione a mistura de bolachas e manteiga no fundo da forma e leve a geladeira enquanto prepara o recheio.
2. Pré aqueça o forno a 160 graus. Prepare o recheio. Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar e o sal por aproximadamente 3 minutos. Em uma tigela, bata levemente os ovos com a gema e junte ao composto de cream cheese batendo sempre. Adicione a baunilha com o creme de leite e bata até que esteja homogêneo. Despeje o creme sobre a base de biscoitos e leve ao forno em banho maria por aproximadamente 1 hora de 15 minutos, ou até que o centro esteja firme. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve a geladeira e deixe por 1 noite.
3. Prepare o coulis. Pique os morangos e bata no liquidificador junto com o açúcar e o limão até obter um purê. Passe por uma peneira fina e reserve até a hora de servir.
4. Para desenformar a cheesecake. Aqueça ligeiramente os lados e o fundo da forma (com um maçarico, por exemplo). Forre o prato com que se vai desenformar com papel anti-aderente (para que a parte de cima não fique com marcas). Passe o cheesecake para o prato final, virando-o.
4. Sirva gelado com o coulis de morango ou com uma cobertura de sua preferência.

Façam!
Até a próxima :*

1 de outubro de 2012

Costelinha ao molho barbecue + cinnamon apples para um domingo mais feliz


E hoje vamos começar a semana com três receitas! Faça uma, duas ou as três :P
Mas não é qualquer receita: é costelinha ao molho barbecue gente!
Domingo eu sempre gosto de caprichar no cardápio, pois toda a família está em casa, então fiz esse pecado pra gente comer e suspirar!
Tudo bem que não é nenhuma Ribs on the Barbie e nem uma The Original Baby Back Ribs, mas eu digo: ficou deliciosa e não deixou nada a desejar!
Fora que é SUPER FÁCIL! Demora, mas é fácil!
E as cinnamon apples? Que delícia! É o acompanhamento perfeito, super fácil e combina super bem com carne de porco, carnes curadas e receitas mais condimentadas! Vale a pena!


Costelinha ao molho barbecue
(receita adaptada daqui)

3kg de costelinha de porco
Sal e pimenta a gosto

Molho barbecue


1 colher (sopa) óleo
2 colheres (sopa) cebola picada
1/2 xícara (chá) açúcar mascavo (aperte na xícara quando for medir)
1/2 xícara (chá) vinagre branco
2 colheres (sopa) molho shoyu
1 vidro de catchup
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de páprica picante
1/2 xícara (chá) água
Sal a gosto

Como fazer o molho:
Refogue a cebola no óleo, quando ficar transparente, acrescente o açúcar e o vinagre, mexa e acrescente os demais ingredientes. Deixe ferver até engrossar, prove o sal, coe e reserve para usar na costelinha ou em outra receita.


Como fazer a costelinha:
Temperei a costelinha e deixei 24h na geladeira. No dia seguinte, coloquei pra assar em uma forma, cobri com papel alumínio, deixei em temperatura baixinha por umas 3h (até desmanchar). Depois disso tirei o papel (ainda tinha um pouco de líquido), aumentei a temperatura e fui pincelando o molho dos dois lados, de 10 em 10 minutos, até quase acabar o molho, reservei o que sobrou (cerca de meia xícara) para servir a parte!

Como fazer a cinnamon apple (maçã com canela caramelada):
Descasquei três maçãs ácidas e cortei em 8 pedaços. Coloquei em uma panela com 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de açúcar cristal, uma pitada de generosa de canela, um naco de manteiga e 1/4 xícara de água. Cozinha até ficar macia!

Só posso dizer uma coisa: DE-LÍ-CIA!


Uma semana deliciosa pra vocês :)