Mostrando postagens com marcador pudim. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pudim. Mostrar todas as postagens

5 de março de 2018

Brigadeirão para voltar à infância


Vi essa receita há algum tempo e coloquei-a na minha lista imaginária de 'receitas que farei'.
Ela ficou lá por muito tempo, até semana passada, quando finalmente resolvi prepará-la.
Tão deliciosa, me arrependi de não ter feito antes. Me transportei para minha infância, quando minha irmã fazia o 'pudim brigadeiro' que ela tinha anotado em seu caderninho de receitas.
Tem receitas que são como um abraço, um carinho e trazem uma lembrança tão boa do que a gente já viveu. O pão de batata que a mamãe fazia, a torta da tia, o quibe do tio e agora, esse brigadeirão, que  embora não sejam os preparos 'originais' que minha família fazia, me levam lá para aquele lugar sem preocupações, sem maldades, em que eu podia brincar na rua o dia todo e minha 'responsabilidade' era tirar boas notas. Bons tempos.

Quando criança, sem critério e paladar, usávamos achocolatado e granulado que não tem nada de chocolate, hoje, com cacau e raspas de chocolate eu vejo que sim, o que é bom pode ficar infinitamente melhor.


Brigadeirão
Receita Panelinha
(fiz meia receita e rendeu 6 porções)

1 lata de leite condensado
300ml de leite
3 ovos
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de sal
Manteiga e açúcar para polvilhar
Raspas de chocolate para decorar


Como fazer?
Unte e polvilhe com açúcar uma forma de 20cm e reserve. Bata todos os ingredientes no liquidificador até o cacau dissolver. Coloque a mistura na forma. Asse em banho maria em temperatura médio-baixa (mais ou menos 150ºC) por 1 hora.
Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Passe uma faquinha nas laterais para desenformar e decore com as raspinhas de chocolate.
Sirva e seja feliz.


Beijocas e até a próxima! :)

17 de janeiro de 2016

Pudim de abóbora e coco


Eu adoro abóbora, e vocês?
Amo combinada com calabresa, pão, assada, enfim! Amo e amo!
Fiquei imaginando se ficaria bom em um pudim, e dia desses resolvi testar. E não é que ficou delicioso? Fez sucesso!
Fiz esse pudim para receber o pessoal do Sindicato dos Bancários, que vieram fazer essa matéria linda comigo. Vem ver!



E vamos a receita!

Pudim de abóbora e coco da Máh
(rende 6-8 porções)

Pudim
1 e 1/2 xícaras de abóbora japonesa cozida e amassada
1 lata de leite condensado
2 xícaras de leite de coco (usei caseiro)
3 ovos
Caramelo
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de água

Como fazer?
Faça o caramelo. Misture a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo e NÃO MEXA com colher, gire a panela segurando-a pelo cabo. Quando chegar na cor caramelo, disponha na forma e espalhe, girando-a. Cuidado para não se queimar. Reserve a forma.
Bata os ingredientes do pudim no liquidificador até ficar uma mistura lisa. Coloque na forma reservada e leve para assar em banho maria, forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito para verificar se está no ponto.
Desenforme morno e leve para gelar.


Beijocas! :)






2 de setembro de 2015

Bolo-pudim de cenoura e chocolate

]
Meu marido, que não é de me pedir doce, sempre me pedia 'aquele bolo com pudim', e eu não sei por qual motivo eu nunca havia feito.
Gente, essa receita é básica, trocando em miúdos: caramelize uma forma, coloque a massa do bolo e por cima, coloque delicadamente o pudim. Leve para assar em banho maria. Só isso.
Mas ai, vocês me conhecem né? Não queria fazer o basicão... daí minha paixão pela combinação cenoura+chocolate (que segue me segue no Instagram já viu por lá sorvete, panqueca, pão). Então foi assim que surgiu esse pecado de bolo.
Façam, se possível, agora.


Bolo-pudim de cenoura e chocolate da Máh
(rende 8 porções generosas, utilizei uma forma redonda, de 18cm de diâmetro e 8cm de altura)

Caramelo
1 xícara de açúcar
1/4 xícara de água

Bolo
1/3 xícara de óleo
1 cenoura média, descascada e picada
2 ovos
1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (sopa) de água

Pudim
1 lata de leite condensado
1 medida (da lata) de leite
3 ovos
1/4 xícara de cacau em pó


Como fazer:

Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador e reserve.
Faça o caramelo. Misture a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo e NÃO MEXA com colher, gire a panela segurando-a pelo cabo. Quando chegar na cor caramelo, disponha na forma e espalhe, girando-a. Cuidado para não se queimar. Reserve a forma.
Para o bolo, bata a cenoura com os ovos, óleo, açúcar e o sal no liquidificador até ficar bem homogêneo. Coloque em um bowl e agregue a farinha. Misture a água com o fermento e coloque na massa, misturando delicadamente.
Para montar, coloque a massa do bolo na forma caramelada e depois, coloque o pudim derramando em fio, cuidadosamente.
Coloque a forma em banho maria, asse em formo pré-aquecido a temperatura média, por aproxímadamente 1 hora. Faça o teste do palito.
Desenforme o bolo morno e conserve na geladeira.


Beijocas e até a próxima. :)

11 de agosto de 2015

Pudim de tapioca e coco


Ai gente, vocês iam ficar tãaaaaaao orgulhosos de mim... tô inventando receitinhas eeeee anotando tudo. Não é lindo? :D
Um grande amigo foi a Belém e trouxe delicinhas locais para mim, e uma delas foi a farinha de tapioca. Sabe aquela que parece isopor? É essa.
Daí calhou do dia dos pais ser nessa semana, papito ama pudim, então a primeira receita que resolvi usar a tapioca foi um putchiiiiiiiiiiiiiiiiiim!!!


Putchiiiiim de tapioca e coco da Máh

2 xícaras de farinha de tapioca
2 xícaras de leite de coco caseiro (coco descascado batido com água morna e coado)
2 latas de leite condensado
1/2 xícara de leite em pó
6 ovos
1/2 xícara de coco ralado (o bagaço que sobrou do leite de coco)

Para o caramelo
2 xícaras de açúcar
1/4 xícara de água

Como fazer?

Coloque a tapioca de molho em água quente e deixe descansar enquanto prepara as outras etapas.
Bata o leite de coco com o leite condensado, os ovos e o leite em pó. Reserve.
Faça o caramelo. Misture a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo e NÃO MEXA com colher, gire a panela segurando-a pelo cabo. Quando chegar na cor caramelo, disponha na forma e espalhe, girando-a. Cuidado para não se queimar. Reserve a forma.
Escorra a tapioca para tirar o excesso de água, junte a mistura do pudim e agregue também o coco ralado, misturando com uma espátula.
Disponha na forma preparada e leve para assar em banho-maria, temperatura do forno de média para baixa, até firmar. Faça o teste do palito.

Deixe esfriar em temperatura ambiente, desenforme e conserve na geladeira (enquanto durar).


Beijocas e até a próxima. ;)






11 de março de 2014

Pudim com dois ingredientes


É, só misturando dois ingredientezinhos você faz essa delícia.
Vi essa receita aqui tem muito tempo, ontem resolvi preparar. Porque não fiz antes?
*Tá, lendo agora a receita vi que usei as medidas erradas e deu certo kkkkkkkkkk

Pudim de iogurte

1 lata de leite condensado
Duas medidas da lata de iogurte natural (eu usei 2 copos de iogurte, um natural e um desnatado)

Como faz?
Misture os ingredientes, coloque numa forma de pudim, sem untar e leve para assar em banho maria por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar e leve a geladeira.
Para desenformar, molhei um pano de prato limpo na água fervente e passei por fora da forma para soltar.

ps.: o pudim é pequeno, então da próxima vou dobrar a receita. Ôoo sacrifício!
ps².: Sirva com a calda desejada, o meu foi puriiinho mesmo... hummmmm
ps³.: acredito que pode ser feito com leite condensado diet e iogurte desnatado :)

Façam :)

Beijocas :*

22 de janeiro de 2012

Pudim delícia e o sábio Seu Madruga




É, mais um pudim.
Mas esse é, de longe, o pudim mais fácil e delicioso que já fiz, além de ser o mais lindo, também.
Ficou lisinho, lisinho, denso, maravilhosamente doce!
Só que meus pudins sempre tinham furinhos (e descobri hoje que é a preferência do noivo), nunca acertava o bendito do pudim!
Tá, e o Seu Madruga?
Uma vez, fui à um almoço e provei um pudim muito bom, e falei que tinha lido que pra ele ficar liso, era necessário deixar a mistura descansar uns 15 minutos, antes de verte-la na forma. Daí que a cozinheira disse que não era isso e também não me deu a receita :(
Daí pensei: De que me adianta ter conhecimento e não poder dividir com ninguém? Isso é puro egoísmo, sei lá, acho que uma pessoa que tem dó de ensinar é muito infeliz! #prontofalei
Daí que entra o sábio Seu Madruga que já dizia antes de eu nascer: "Quem come e não reparte nada, fica com a barriga inchada!"
Pra mim essa frase se aplica perfeitamente.
Tá gente, quem cozinha tem ciúmes de uma ou outra receita, mas poxa, se alguém vira pra mim e me pede uma receita, como negar? Não tem como!
E já que não me revelaram o "segredo", eu descobri pesquisando, como sempre faço.
Mas chega de mimimi e vamos de receita!


Falso pudim de leite condensado
(daqui, segue minhas adaptações*)

6 ovos
650 ml de água
3 xícaras de leite em pó
1 e 1/2 xícara de açúcar

Para caramelizar a fôrma
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de água

Como fazer?
Caramelize a forma como de costume, cada um tem seu jeito! Se você tem dúvidas, a Tati do Panelaterapia tem um post excelente aqui!

Bata os ingredientes do pudim e deixe descansar por 15 minutos, retire a espuma, verta na forma caramelada e leve em banho maria (sempre com a água já fervendo) ao forno até ficar firme e dourado (não vou por tempo porque não contei!)

Beijinhos queridos e boa semana!

4 de janeiro de 2012

Pudim de chocolate MEGA fácil




Ahhhhhhhh pudiiiiiiiim :)
Pudim é bom, de chocolate é muito bom, pronto em 8 minutos: É BOM DEMAIS!
Receita perfeita para matar aquela vontade de comer doce que surge do nada.
A receita é daqui, mas vou colocar as minhas medidas :D

Pudim de chocolate :)

3 ovos
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (coloquei na lata e completei com leite, pra dar a mesma medida)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha;
1 colher (sopa) de manteiga com sal
4 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de açúcar

Como fazer?

Bata tudo no liquidificador, coloque em forma (que possa ir ao microondas) untada com óleo e leve ao microondas por 8 minutos na potência máxima. Deixei esfriar e desenformei. Delícia!


Beijocas queridos :)

11 de outubro de 2011

ahhhhh, pudim...



Gosta de pudim?
Eu aaaamo :)
Se deixar como sozinha :P
Pudim lembra minha infância, sempre que tinha almoço na casa da minha vó, minha tia preparava. O problema é que era tãaao pequeno :(
É também a sobremesa preferida do meu pai, então, sempre é uma desculpa para prepará-lo. Vamos lá?


Pudim de leite condensado

1 lata de leite condensado
1 medida de leite
3 ovos

Caramelo
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de água

Como fazer?
Faça o caramelo. Misture a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo e NÃO MEXA com colher, gire a panela segurando-a pelo cabo. Quando chegar na cor caramelo, disponha na forma e espalhe, girando-a. Cuidado para não se queimar. Reserve a forma.
Bata os demais ingredientes, despeje na forma caramelada* e leve para assar em banho-maria, temperatura baixa. O tempo varia de acordo com o forno e o tamanho do pudim. Ele deve estar firme, espete com uma faca e ela terá que sair limpinha. Eu retiro do forno e deixo esfriar completamente dentro da forma. Quando frio, ele gira sozinho na forma, isso é minha garantia que ele não vai quebrar. Leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
*Se você gosta do pudim lisinho, bata os ingredientes e deixe descansar alguns minutinhos, depois, quando for colocar na forma, coloque lentamente, passando a mistura por uma peneira.

Beijocas. :)