Mostrando postagens com marcador salada. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador salada. Mostrar todas as postagens

3 de maio de 2015

Almoço árabe

Servi com um limãozinho e molho de romã

Eu amo comida árabe, alias, amo comidas bem temperadas, cheias de especiarias.
Quando preparo quibe, tem que ter os outros acompanhamentos: homus bi tahine, coalhada seca e tabule (dependendo do dia rola até o pãozinho...).
Sei que não são as receitas super tradicionais, são do modo que eu gosto de comer :)

Essa quantidade é ideal para 4 pessoas comerem bem ^^
Então, ponha a mão na massa e chame os amigos para um happy hour especial!
Ah, garanto que é bem rápido de fazer :P


Almoço árabe da Máh

Quibe
500g de carne bovina moida, da sua preferência
1 xícara de trigo para quibe
1 cebola grande
1/3 de xícara de hortelã (aperte na xícara para medir)
1 colher (sopa) de pimenta síria
2 colheres de azeite
Sal a gosto

Como fazer: Coloque o trigo numa peneira e lave bem em água corrente*. Após esse processo, deixe de molho enquanto prepara o resto dos ingredientes (cerca de 10 minutos). Para o quibe eu acho indispensável o processador (ou um moedor), pois é necessário para dar liga. (Se você não tem e mesmo assim quiser fazer, peça ao açougueiro que moa a carne duas vezes e mexa bem a massa para dar liga e não estourar.)
Coloque a cebola em pedaços grandes junto com o hortelã no processador e triture grosseiramente.
Escorra bem o trigo (eu coloco num pano de prato limpo e torço para tirar toda a água), misture bem a carne com o trigo, cebola e hortelã picada, o azeite, pimenta síria e o sal. Vá colocando pequenas porções dessa massa no processador e ligue. Quando vira 'uma bola' já está bom. Volte ao bowl e modele como desejar.

Dica 1*: Se você for fazer o tabule também, junte o trigo das duas receitas e depois na hora de usar você separa.
Dica 2: Esse quibe é perfeito para rechear. Vale queijo, catupiry, o que a imaginação mandar.
Dica 3: Pode fazer frito em óleo ou assá-lo. Se for assar, cuidado para não assar demais e ficar seco. Aqui tem uma receita de quibe assado perfeito. Eu fiz frito na airfryer.



Tabule


Homus bi Tahine
1 xícara de grão de bico cozido (usei de caixinha pois decidi fazer em cima da hora)
Suco de 1 limão
1 dente de alho grande
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de tahine
Sal a gosto
Água se necessário (se tiver cozido o grão em casa, guarde um pouco da água do cozimento)


Como fazer: Coloque todos os ingredientes no processador, se achar muito grosso, vá colocando a água aos poucos para deixar mais aveludado.


Coalhada seca fake
2 copos de iogurte natural
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Gotas de limão

Como fazer: misture todos os ingredientes e coloque num coador de café com filtro de papel. Eu não sei o tempo certo, mas faço isso antes de começar todos os pratos, e quando tudo está pronto, ele também está. O iogurte irá 'sorar' e ficara denso e cremoso.

Espero que gostem ^^

15 de abril de 2014

Uma salada, um bacalhau e um pecado em forma de sobremesa

No fim de semana eu e o amor completamos 6 meses de casados (Bodas de Plumas) e 5 anos juntinhos, e tudo isso juntamente comemorado com o Dia do Beijo! E, adivinhem o que eu fiz? Fui pra cozinha, claro! Depois de mimar meu gatinho, o que eu mais amo é cozinhar (deu pra perceber?)
Pois bem, pensei no que fazer, queria algo simples de preparar, mas com cara de 'caraca, você passou o dia na cozinha', sabem como é?

Tipo eu na cozinha hahahaha

Decidi preparar um bacalhau, o que foi ótimo, pois coincidiu com a semana santa, é é uma opção de receitinha para os que não comem carne nesse período :)
Senta ai que lá vem receita...

Salada na Cesta de Parmesão


Para começar, você vai precisar ralar um pouco de parmesão, bem fininho. Usei um pouco mais de 1/2 xícara em cada cestinha. Pegue uma frigideira antiaderente, forme um disco com o queijo (do tamanho desejado), não faça uma camada muito fina, senão ficará com furos e quebrará. Ligue o fogo em temperatura baixa e deixe o queijo derreter, ele vai fritar e quando começar a dourar, você o retira RAPIDAMENTE com uma espátula e coloque sobre um recipiente (xícara, tigelinha, copo) e molde a cestinha com cuidado para não se queimar. Deu pra visualizar?
Para a salada você pode utilizar o que desejar ou o que tiver disponível. Eu forrei as forminhas com folhas de alface crespa e alface roxa, depois misturei uvas verdes e roxas sem sementes (se usar com sementes, corte-as ao meio e retire-as), tomatinhos cortados ao meio e amendôas, temperados somente com azeite e orégano. Por cima, esfarelei uns pedacinhos de gorgonzola.
Sério, a melhor salada até hoje! De verdade!


Bacalhau Confit e Risotto de Espinafre com Damascos e Amêndoas


O Risotto foi daquele jeito básico que já mostrei aqui, apenas substitui o "recheio" por espinafre (usei o picado e congelado), damascos e amendôas picadas. Delicioso!
Para o bacalhau, usei o lombo que já comprei dessalgado e congelado (uma mão na roda, devo dizer). Se for usar o salgado, dessalgue-o antes e continue a "receita" normalmente.
O que fiz foi descongelar,cortar o peixe em porções, tirei a pele e coloquei num refratário PEQUENO, a ideia é ficar tudo apertadinho mesmo. Coloquei algus dentes de alho com a casca, uma cebola cortada em pedaços grandes, alguns tomatinhos, uma pitada de orégado e de pimenta do reino moída na hora. Cobri tudo com bastante azeite (extravirgem, de qualidade), por isso que o refratário deve ser pequeno, para não ter que usar azeite demais. Coloquei o papel alumínio e deixei 1h no forno, na temperatura mais baixa, de 100 a 120ºC. Depois (sei que não se faz isso no confit) tirei o papel alumínio, aumentei a temperatura para média e deixei mais uns 20 minutos.


Retirei o bacalhau e servi com o risotto, o alho e os tomates, regados com um pouco do azeite do cozimento.
O MELHOR BACALHAU QUE JÁ COMI!
ps.: Esse bacalhau que já vem dessalgado não tem aquele cheiro tão forte, o que é ótimo!
ps².: Vou lembrar da marca do bacalhau...

Grand Gâteau


Todo mundo já deve ter visto a foto dessa sobremesa famosa do restaurante Paris 6, dai que procurei a receita, e achei esta, que não sei se é a original, e no final das contas mudei tudo hehehehe

Segue a maneira que eu fiz (duas porções).


Derreti 150g de chocolate meio amargo com 2 colheres (sopa) de manteiga. Misturei 2 ovos e 2 gemas, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Dispus a mistura em dois ramequins untados e levei ao forno em temperatura média, até crescer e ficar com a casquinha em cima.


Retirei e imediatamente cobri com a calda (misturei em partes iguais nutella, creme de leite e leite condensado), amendôas trituradas grosseiramente e uvas sem sementes (não encontrei morangos). E para deixar tudo horríiiivel, enfiei dentro disso tudo um picolé Diletto de gianduia.
IN-CRÍ-VEL! Divino, dos deuses, maravilhoso, parem de ler e corram para a cozinha AGORA!


Então é isso minha gente, até a próxima :D

22 de janeiro de 2014

100 dias de casados com cardápio especial - muitas receitas e 1 post


Quem me acompanha no Instagram e no Facebook sabe que todo 'mêsversário' de casamento eu faço um jantarzinho especial (por isso eu disse que estou devendo um mooooonte de receitas).
Ontem, não foi 'mêsversário', mas completamos 100 dias de casados, e achei mais do que necessário um jantar especial. (Desculpa esfarrapada para cozinhar)
Pensei, pensei e decidi que faria algo com o que tinha em casa, nada de ir ao mercado. Ok, eu fui ao mercado para comprar algumas especiarias que estavam em falta, e batatas, porque eu só tinha duas na geladeira.
Posso falar? Ficou tudo INCRÍVEL!!!!
Não fiquem bravos quanto as medidas e com as fotos feias, ok?

Entrada Fria
Carpaccio de Melancia
(adaptada da receita do grande Claude Troigros)

Não ficou bonito, mas ficou muito bom!

Fatiei um pedaço melancia finamentea (o mais fino que meu tempo permitiu) e retirei as sementes, coloquei entre camadas de papel toalha para absolver o excesso de líquido.
Preparei a maionese com uma gema, suco de meio limão, uma colher de mostarda dijon, sal e pimenta do reino moída na hora. Bati beeem com o fuet e fui acrescentando óleo de soja em fio até ficar cremoso. Como o molho é um pouco mais ralinho, diluí com um tiquinho de água. Dispus as fatias de melancia, cobri com o molho e queijo parmigiano reggiano, ralado na hora. Salpiquei folhas de coentro e pronto!
Muito, muito gostoso!

Entrada quente
Fundos de Alcachofra recheados com 3 queijos

Phyna!!!

Bem, eu tinha fundos de alcachofra fazendo aniversário no congelador (absurdo), daí fiquei pensando em como poderia prepará-los. Vi essa receita e me baseei nela. Misturei um pouco de mussarela ralada, queijo branco fresco amassado e cream cheese, depois de bem misturado, temperei com noz moscada ralada na hora. Foi bem pouco mesmo, o suficiente para rechear 6 fundos de alcachofra, que era a quantidade que eu iria preparar.
Cozinhei os fundo de alcachofra conforme a embalagem (água, sal e limão), escorri, recheei e coloquei no forno até dourar.

Simples e diviiiino!

Prato Principal
Polpetone recheado, batatas assadas com ervas e chutney de tomate


Para o polpetone:
Misturei mais ou menos 1kg de carne moída (peça para moer duas vezes, eu só pulsei ela no processador) com uma cebola e um talho de alho poró picados beeem pequeno (passei no processador), temperei com sal, pimenta moída na hora e orégano. Acrescentei um ovo e misturei até ficar homogêneo.
Modelei* os polpetones (como um hambúrguer mais grosso), recheei com mussarela ralada e levei para assar até dourar.
*Para modelar todos igual, usei uma latinha de queijo brie (parece uma lata de atum) que eu ainda não tinha jogado fora. Coloquei um pouco da carne no fundo e nas laterais, enchi com queijo e fechei. Foi beeem mais fácil e rápido, além de ficarem todos iguais.

Polpetones ainda crus

Sente o drama!

Para as batatas:
Cortei um monte de batatas (use a quantidade que desejar, eu fiz para o jantar e para as marmitas de hoje kkkk) em cubos grandes, levei para assar com um pouco de azeite, manteiga, sal, pimenta, orégano e tomilho. Asse até dourar e ficar macia.

Para o chutney de tomate
(pausa para um suspiro e para salivar lembrando dessa delícia)
Primeiro, se você não gosta de receita agridoce, forte e picante, não faça. 
Mas se você gosta, corre pra cozinha e quadruplique essa receita, porque rendeu só para essa refeição (jantar/almoço).
Eu não fiz a receita tradicional, que é mais 'pedaçuda'. Misturei tudo o que me veio à mente e ficou MARAVILHOSO.
Bati no liquidificador uma lata de tomates pelados e meia cebola. Misturei numa panela com 1/3 de xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara na hora de medir), 1/4 de xícara de vinagre branco, 2 folhas de louro, 1 pau de canela, alguns grãos de pimenta do reino, grãos de coentro e alguns cravos da índia. Deixei ferver bastante, até ficar mais ou menos na metade do volume. Coei, apertei bem para passar toda a poupa e ficar só os temperos na peneira, voltei para fogo, acrescentei sal, e deixei ferver. Eu queria mais grosso, tipo uma geleia, então descasquei e ralei duas maçãs e juntei a mistura. Coloquei umas gotas de tabasco, mas é a gosto. Deixei engrossar, acertei o sal, açúcar e a pimenta para o meu gosto e pronto. QUE DELÍIIIICIA!!!!!!
Fiquei com dó dos meus vizinhos, pois o aroma estava de enlouquecer.


Servi tudo isso juntinho... (suspiros).

Sobremesa
Sorvete de baunilha com mesclado de cerejas


Tô com preguiçinha de digitar a receita... hahahaha, mas eu preparei essa receita linda do blog lindo da linda Pat, e apenas substitui a framboesa por cereja. E como não dava para amassar a cereja (frescas, pelamoordeDeus), apenas dei uma processada.

Então foi isso minha gente, um jantar lindo e gostoso para o meu marido  

ps.: já estão participando do sortei do livro Cupcakes, lá no meu Instagram? Corre, que o sorteio é dia 30 :)


9 de janeiro de 2014

O jantar de ontem :)


Ontem o jantar estava a cara da riqueza!!! Phyna, muito phyna!
Mas o intuito aqui é mostrar que, comida com cara de chique pode ser muito, muito simples!
Era a opção mais rápida para o jantar de ontem, eu já tinha umas bistequinhas temperadas na geladeira, o arroz tava dando sopa... Ai eu queria uma saladinha pra acompanhar e essa vinagrete foi uma lembrança que tive do sempre lindo blog Sabor Sonoro, que casou perfeitamente! É moleza e ficou supimpa!!!


Arroz negro com alho poró e milho, bisteca grelhada e vinagrete de frutas

Arroz negro:
O preparo básico do arroz foi de acordo com a embalagem, ai acrescentei o que eu queria. Fiz assim: na panela de pressão refoguei 2 dentes de alho amassados e meia cebola picadinha com 1 colher (sopa) de azeite. Acrescentei uma xícara de arroz negro e dei uma fritada rápida. Acrescentei 2 e 1/2 xícaras de água fria, sal a gosto e tampei a panela e quando pegou pressão, abaixei o fogo e deixei 20 minutos (a receita indicava 25). Abri a panela, acrescentei os grãos de uma espiga de milho fresc
a, mexi e levei a pressão pelos 5 minutos restantes. Abri novamente e acrescentei o alho poró fatiado. É só mexer e servir! :)

Bisteca:
Só grelhei as bistecas, temperadas previamente com tempero pronto (vergonha), na panela mesmo, com um fio de óleo.

Vinagrete de frutas (receita quase nada adaptada desse blog MARAVILINDO, o Sabor Sonoro):

Misturei 1 laranja descascada, sem sementes e picada, 1 manga picada, 1 maçã vermelha picada, 1/2 cebola branca pequena fatiada, folhas de hortelã, suco de 2 limões, sal, pimenta do reino moída na hora, azeite e orégano a gosto. DELÍCIA!!!!!!!!

E assim foi mais um jantar delícia e facílimo :)
Vamos arriscar?

Beijocas



25 de novembro de 2013

Hambúrguer completo: um post, duas receitas

Massa pronta!
Daí que eu queria comer um sanduba, mas daí que eu tô fingindo que tô light...
Mas daí que eu não sou do tipo que passa vontade, então o que fazer?
Um hambúrguer saudável, mas delícia e sem gosto de dieta!
Ah, fiz o pão também... fiquei inspirada nesse post lindo da Akemi :)

Pão semi-integral da Máh
(rendeu 11 unidades)

1 e 1/2 xícara de água
4 colheres de leite em pó
1/4 xícara de manteiga ou margarina
3 ½ xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
1/4 de xícara de aveia em flocos
2 colher (chá) de sal
1 ovo extra
Ovo batido e gergelim para finalizar

Como fazer?
Coloque o fermento, o açúcar e a água morna em um bowl, misture e deixe descansar por 10 minutos. (Se não espumar é porque o fermento não está bom).
Acrescente o leite em pó, o ovo, o açúcar, a manteiga e misture, acrescente 1 xícara de farinha e mexa vigorosamente até ficar lisinha.
Acrescente mais 1 xícara e continue mexendo vigorosamente, sempre deixando liso.
Sobre uma bancada, coloque mais farinha, abra uma cavidade no centro e disponha a massa, sove bastante e vá acrescentando farinha restante, sempre aos poucos, até a massa desgrudar da mão!
Acrescente a farinha de linhaça e a aveia em flocos e agregue.
Coloque a massa linda, lisa e fofa em uma bacia levemente untada com óleo, cubra com papel filme e deixe descansar por 1h.
Divida a massa e modele como desejado (eu fiz pão de hambúrguer). Cubra com um pano e deixe descansar por mais 1h em local morno ou que pelo menos não pegue vento (eu deixo dentro do forno desligado).
Aqueça o forno, pincele os pães com ovo e polvilhe o gergelim e leve para assar, enlouqueça com o cheirinho, mas não esqueça de tirar do forno quando estiver douradinho :)
Assei em forno baixo (não me pergunte a temperatura).

Antes de ir ao forno
Hambúrguer saudável delícia da Máh
(rende de 3 a 6 unidades, depende da espessura e tamanho)

500g de carne moída magra da sua preferência
1 cebola média ralada
4 dentes de alho grandes, amassados
2 colheres (sopa) de linhaça
1/3 de xícara de aveia em flocos
sal, orégano, páprica picante e pimenta do reino moída na hora a gosto
1 colher (sopa) de azeite extravirgem

Como fazer?
Misture tudinho, modele como hambúrgueres e grelhe em uma frigideira antiaderente quente.

O meu sanduba eu coloquei queijinho branco da melhor qualidade, alface, tomate e mostarda dijon. PERFEITO!

DELÍIIIIIIIIIIICIA!

:)))


6 de abril de 2012

Salada caprese



Feriadão, calorzão... tem que ter salada né?
Isso nem é uma receita de verdade, mas ô saladinha booooa!
O noivo adora tomate, então comeu quase a travessa toda :D

Como eu fiz?
Cortei tomatinhos uva no meio (pode ser qualquer tomate), mussarela de búfala em cubos e somei umas folhinhas de manjericão. Reguei com um bom azeite e temperei com sal.

Boom demais :)
Bom feriado geeente!

21 de março de 2012

Tabule



Quaaaaase um mês sem postar O.O credo!
Bom, tem horas que temos que dar prioridade à outras coisa, e pra vocês terem idéia, eu quase não tenho cozinhado, o que me deixa muito triste :(
Enfim, vim postar uma receita MEGA fácil e deliciosa, fiz hoje no almoço para o meu bem.


Tabule

3 tomates grandes, maduros, sem as sementes, picado
1 pepino sem semente, picado
1 cebola média picada
1/2 xícara de trigo para kibe
Um punhado de hortelã fresco e picado
Suco de 1 limão grande
1 dente de alho ralado
Sal e azeite a gosto

Como faz?

Lave o bem o trigo e deixe de molho em água enquanto faz o restante da salada.
Pique os ingredientes e misture bem, tempere a gosto. Escorra o trigo e aperte bem para retirar o excesso de água e misture ao restante dos ingredientes.

DE-LÍ-CIA!

25 de dezembro de 2011

Salpicão na cestinha e feliz Natal!



Pode falar que é brega, tô nem ai :D
Gente, eu AMO salpicão e no Natal TEM QUE TER!
Tá, eu sei que assim como o strogonoff, salpicão tá fora de moda, mas como eu disse, eu amo clássicos e eles sempre funcionam, fora de moda ou não :)
Queridos, um feliz Natal e que Deus abençoe a vida de cada um de vocês :D


Salpicão na cestinha

400g de massa de pastel
1/4 de repolho verde finamente picado
1 peito de frango cozido e desfiado
1 cenoura grande ralada
1 maçã verde picada (deixe de molho na água com limão até a hora de usar, para não escurecer)
1 lata de milho escorrida
1/2 pimentão vermelho fatiado
1/2 xícara de uvas-passas sem semente
1/2 xícara de azeitonas picadas (usei verde)
Coentro picado a gosto
Maionese a gosto (pode usar iogurte natural também, fica uma delícia)
2 colheres (sopa) de mostarda (usei l'ancienne)
Suco de meio limão

Como faz?
Faça as cestinhas, coloque a massa em forminhas de empadas ou cupcakes e leve para assar até dourar :)
Para o salpicão, misture os legumes e o frango até ficar uniforme, acrescente a maionese, mostarda e limão a gosto e vá misturando, até o ponto desejado.
Distribua nas forminhas na hora de servir :D

Delicioso :D