Mostrando postagens com marcador castanhas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador castanhas. Mostrar todas as postagens

21 de outubro de 2018

Focaccia de Manjericão e Avelâs


Já contei pra vocês que eu AMO focaccia, né?
Sou realmente apaixonada.
Essa versão eu fiz inspirada no pão de pesto da Rê, uma desculpa esfarrapada para utilizar manjericão (amoooo) e para fazer pão (amo mais ainda).
Esse pão além de delicioso, tem um aroma enlouquecedor! Sucesso garantido! 💚


Minha Focaccia de Manjericão e Avelãs


1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 maço de manjericão, ou a gosto (só as folhas)
1/3 de xícara de avelãs tostadas e sem as cascas
1/2 xícara de parmesão ralado fino
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Azeite e parmesão ralado fino para finalizar


Como fazer?

Misture a água morna com o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Bata o manjericão e os avelãs com o azeite (utilizei o processador), rapidamente, só o tempo suficiente para ficar homogêneo.
Junte com a mistura de fermento, 1 xícara da farinha de trigo, o parmesão e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando a massa com a ponta dos dedos levemente, para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.
Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o parmesão e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

22 de fevereiro de 2018

Bolo de Maçã e Canela para compartilhar bons momentos


Estava conversando (sobre comida hahahaha) com uma amiga no trabalho e ela, que mora longe da família, começou a falar de que quando está na casa de seus pais, gosta e faz questão de ir a padaria comprar pão fresco e outras gostosuras, arrumar a mesa e juntar todo mundo 'só' para lanchar. "Não é sempre que podemos fazer isso", disse ela.
Fiquei com isso na cabeça, o carinho, a lembrança e a importância desses pequenos momentos no nosso dia-a-dia.
Não falo de mesas grandiosas, louças caras e comidas 'chiques'. Falo de afeto, família, comida de verdade e do momento tão gostoso que é partilhar uma refeição.
Por que essa rotina saiu de nossas vidas?
Por que tudo ficou mais importante e mais urgente do que isso?
Eu não sei.
Aqui em casa eu tento, o tanto que posso, não perder esse costume. Adoro comer no sofá, em frente a TV, mas adoro ainda mais sentar a mesa com o marido, não precisar ficar equilibrando o prato e poder degustar a comida com o respeito e atenção que ela merece.

Vamos fazer um trato?
Prepare esse bolo (ou qualquer outra receita que você goste), arrume a mesa, coloque uma flor e chame alguém que você goste muito para uma visita. Sem cerimônias, sem protocolos, sem TV e sem celular. 
Que tal? Topa?
Eu tenho certeza que seu convidado vai amar e sentir o carinho em cada detalhe.

Tenho três bolos preferidos. Pois é... três. Não consegui escolher. Mas meu estômago coração é grande, cabe todo mundo. São eles: o de cenoura, o de iogurte e esse que trago hoje.
Eu já amava bolo de maçã, mas depois dessa versão da Paula... olha... virou clássico e oficial.
Esse bolo é úmido, saboroso, macio... perfeito para servir com uma xícara de café (ou chá) para ter um dedinho de prosa com alguém especial.


Bolo de Maçã e Canela 
(adaptado daqui)

1/2 xícaras de óleo vegetal
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de açúcar demerara
2 ovos
2 maçãs descascadas e picadas (usei fuji)
1/2 xícara de nozes picadas
1/4 de xícara de uvas-passas sem sementes

Como fazer?

Junte a farinha, canela, fermento, sal e bicarbonato, peneire e reserve.
Bata na batedeira, em velocidade alta, os ovos, açúcar e óleo até ficar uma mistura cremosa e clara.
Vá juntado os secos aos poucos, com a velocidade baixa, somente até incorporar.
Desligue a batedeira, junte as maçãs, uvas e nozes e misture com uma espátula.
Disponha a massa em uma forma untada e enfarinhada (usei uma de buraco no meio de 20 cm) e leve para assar em forno médio (pré-aquecido) até dourar (faça o teste do palito). O meu demorou quase 40 minutos.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

10 de janeiro de 2018

Sorvete de Nozes



Para mim, essa receita tem a cara do Natal... mas nada impede de prepará-la o ano inteiro né?
Eu sei que nozes são caras (pelo menos eu acho), mas vale o investimento! Sim, comida é investimento e sorvete caseiro é qualidade de vida!
Ah, sugiro você fazer como eu e usar o 'bagaço*' das nozes nesse pão MARAVILHOSO (sou viciada nesse pão, quem me segue no Instagram já viu). É só secá-las no forno, mexendo regularmente.
Esse sorvete é praticamente esse aqui, apenas mudando a castanha... a próxima que irei usar é macadâmia. <3



Sorvete de Nozes da Máh

2 xícara de nozes torradas
3 xícaras de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
3/4 xícara de açúcar
5 gemas
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Misturei as nozes com o leite e o creme de leite numa panela e levei ao fogo alto.
Deixei ferver por três minutos e deixei em infusão, com a panela tampada por mais ou menos 45 minutos.
Após isso, a mistura já havia esfriado, então bati no liquidificador e coei com um pano bem fininho, espremendo bem. Reservei o bagaço* e levei o leite de nozes para aquecer.
Em outra tigela grande, bati com o fouet as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Misturei o amido e fui colocando o leite quente, de concha em concha, mexendo bem para não cozinhar as gemas.
Depois de agregar todo o leite, voltei a mistura para a panela e levei ao fogo baixo até a mistura engrossar levemente, mas sem ferver (o ponto é quando você passa o dedo nas costas da colher de pau e o creme não escorre de imediato).
Passei o creme numa peneira fina e coloquei num recipiente que tem tampa.
Deixei esfriar, tampei e levei a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, misturei o sal e a baunilha. Levei a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para firmar.
Caso você não tenha sorveteira, coloque a mistura uma tigela, leve para o congelador por 1 hora, retire e bata bem. Coloque novamente no congelador, depois de 1 hora bata novamente. Repita o processo até não conseguir mais bater.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

31 de maio de 2017

Brigadeiro cremoso de amêndoas e damasco


Eu adoro presentear. Já contei isso para vocês?
Mas nada de ficar horas no shopping procurando presente, eu gosto mesmo é de fazer o presente. E de preferência, que seja comida.
No início do mês foi aniversário de uma querida, então fui para a cozinha. Não sabia bem o que fazer, já estava atrasada e resolvi que seria brigadeiro de colher, um bom brigadeiro sempre agrada, né?
Mas ai bateu a doida e eu decidi que não queria o tradicional, de chocolate. Também não queria de ninho, não queria de Oreo, não queria de nada que eu já havia feito. Foi quando meus olhos bateram no potinho de amêndoas e brilharam. Quando vi alguns damascos secos, sorri e fiquei feliz com a escolha. Soube que a aniversariante também. :)


Brigadeiro de Amêndoas e Damasco da Máh


1 lata de leite condensado
1/3 de xícara de amêndoas laminadas
4 a 6 damascos secos, picadinhos (ou mais, se você quiser)
1 colher (sopa) de manteiga (uso com sal)
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 pitada de sal

Como fazer?
Triture metade das amêndoas até obter uma farinha grossa. Junte o restante dos ingredientes em uma panela, com exceção do creme de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando der o ponto (começar a desgrudar do fundo da panela e formar uma 'bola'), desligue o fogo, junte o creme de leite e mexa bem.
Coma quente (cuidado para não se queimar) ou frio. :)
Ah, se quiser enrolar os brigadeiros, omita o creme de leite. 

Espero que gostem.
Beijocas e até mais!

10 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Bolo de Cenoura Brasileiro x Americano

Páscoa chegando, eita época gorda! Adoro essa época, ela só perde para o Natal.
Páscoa lembra peixe e chocolate, mas me lembra cenoura, também.
Aproveitei a época para preparar uma receita que eu desejava há tempos: o bolo de cenoura americano.
Mas qual a diferença entre os dois?
Bom, o nosso bolo de cenoura eu creio que vocês conhecem. Gosto dele fofinho, saboroso, leve, com calda de chocolate ou sem.
Já o americano é um bolo mais complexo. Leva especiarias, nozes e ao contrario do nosso em que as cenouras são batidas no liquidificador, esse leva cenouras raladas e a cobertura clássica é a base de cream cheese.
Aqui em casa amamos os dois, mas todo mundo é chocólatra, então o nosso brasileirinho teve vantagem. Mesmo assim, sugiro que vocês façam os dois, são deliciosos.


Bolo de Cenoura com Brigadeiro Trufado
(bolo adaptado daqui)


Bolo
2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 20cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Brigadeiro Trufado
(adaptado daqui)

150g de chocolate meio amargo picado 
1 lata (395g) de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura
1 colher (sopa) de glucose de milho


Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Dica 1: quando mais amargo o chocolate, mais saboroso. Lembre-se que o leite condensado já é bem doce. Já utilizei um chocolate com 85% de cacau e ficou maravilhoso.
Dica 2: nunca utilizei um creme de leite mais magro então realmente eu não sei se vai funcionar.
Dica 3: esse brigadeiro é perfeito para decorar com bico.


Para a montagem do bolo:
Cortei o bolo em 3 fatias e recheei e cobri com o brigadeiro trufado. Fica mais saboroso servido em temperatura ambiente.


Bolo de Cenoura Americano
(misturei várias receitas que achei na internet e deu nessa)


1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de cenoura ralada 
1/3 de xícara de coco seco ralado
1/3 de xícara de nozes picadas e tostadas
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 pitada de sal


Como fazer?

Em uma tigela misture bem a farinha com a canela, o fermento, o sal, o bicarbonato, o fermento e as nozes, reserve. Em outra tigela misture bem a cenoura, o coco, o açúcar, os ovos, o óleo, o gengibre e a baunilha. Junte os ingredientes secos, misture até incorporar tudo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 10cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Glacê de Cream Cheese
(a mesma utilizada aqui)

1 colher (sopa) de manteiga com sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar impalpável
150g de cream cheese gelado
1 pitada de sal

Como fazer?
Na batedeira (uso o batedor em forma de pá) bata a manteiga e o açúcar até esfarelá-la. Junte o cream cheese de uma vez e o sal. Bata até ficar cremoso.

Para montagem do bolo:
Cortei o bolo em 4 camadas, recheei e cobri com o glacê. Decorei com nozes picadas e as cenourinhas, que fiz utilizando corante alimentício e o bico de confeitar.


Espero que gostem e que façam!
Beijocas! :)






19 de março de 2017

Granola Caseira


Quem ai ama granola? o/
Adoro granola, mas me dava um ódio ter que caçar as castanhas que, quando vinham, eram poucas.
Granola, que são basicamente cereais adoçados e tostados, deve ser fácil de fazer, pensei eu.
Vi muitas vezes a Glau postando e isso aguçou minhas lombrigas. Comprei algumas coisas que eu não tinha em casa para completar minha granola e saiu essa delícia.
A regra é: não tem regra. Varie nos cereais, nas castanhas, nas frutas secas e assim sempre terá uma granola diferente e do jeitinho que você gosta.


Granola Caseira da Máh
(rendeu mais ou menos 1 kg)

6 xícaras de aveia em flocos grossos
1/4 de xícara de linhaça
1/2 xícara de amaranto em flocos
1/8 de xícara de gergelim
1 xícara de amêndoas picadas
1/2 xícara de castanhas do Pará picadas
1/3 de xícara de cramberry desidratada
1/3 de xícara de blueberry desidratada
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/4 de xícara de melado de cana
1/4 de xícara de mel
1/4 de xícara de açúcar demerara
1 pitada de sal
Canela a gosto

Como fazer?

Misturei a aveia, a linhaça, o amaranto, o gergelim, as amêndoas e as castanhas. Junte o mel, o melado, o azeite e o açúcar, coloque a canela e o sal e misture até ficar homogêneo. 
Coloque em uma assadeira grande, forrada com papel manteiga e leve ao forno (temperatura média-baixa, em torno de 180ºC).
Mexa bem a cada 10 minutos.
Quando estiver bem dourada e cheirosa está pronta (a minha demorou uns 40 minutos). Cuidado para não deixar queimar nas beiradas.
Retire do forno e deixe esfriar.
Depois de fria, mexa para soltar a granola, junte as frutas secas e misture.
Guarde em um pote bem fechadinho e se delicie sempre que quiser.


Espero que gostem! :)