Mostrando postagens com marcador aperitivo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aperitivo. Mostrar todas as postagens

7 de novembro de 2018

Camembert Assado


O post de hoje nem é uma receeeeeeita, mas olha, se eu fosse você preparava hoje mesmo.
A ideia é da queridíssima Lela (maravilhosa), do Jantinha de Hoje. Suuuuper recomendo as receitas dela!
O melhor dessa dica de hoje é que você pode usar o que tiver vontade para temperar essa belezinha (com alecrim fica incrível)! A boca enche d'água só de lembrar.💓


Camembert Assado
(Receita daqui)

Peguei um camembert, cortei losangos fundos no queijo (mas sem separá-los), nesses cortes distribuí fatias de alho e salpiquei pimenta do reino moída na hora. Coloquei num pedaço de papel manteiga e acomodei numa panelinha de cerâmica. Assei por 10-15 minutos e prontinho!
Para acompanhar, servi tomatinhos apenas com manjericão fresco, sal e azeite, pão artesanal maravilhoso e vinho!
Perfeito!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

5 de setembro de 2018

Patê de Beterraba e Gorgonzola


Eu amo cozinhar.
Óhhhhhhh, que novidade.
Mas amo cozinhar para pessoas que amam comer. Não tem nada melhor do que ouvir suspiros de quem está comendo. Sou obrigada a confessar que fico extremamente frustrada com pessoas que não gostam de comer ou que são cheia de dedos com comida. Ah neeeeeem... desculpem, mas é muito chato!
Por que estou dizendo isso? Porque criei essa receita para uma amiga que AAAAAMA comer. E eu amo cozinhar pra ela. Sabe aquelas pessoas que dá gosto de ver comendo? É ela! Presenteei-a com esse pate luxo e um pão italiano! Ela amou! :)


Patê de Beterraba e Gorgonzola da Máh

1 beterraba grande, assada*
1/3 de xícara de gorgonzola
Suco de meio limão
2 colheres (sopa) de azeite
Folhas de 2 galinhos de tomilho
1 pitada de pimenta caiena (faz toda a diferença)
Sal a gosto

Como fazer?
Pique a beterraba, esfarele o queijo, junte com o restante do ingredientes e bata no processador até ficar homoêneo. Teste o tempero e acerte ao seu gosto.
Difícil, né?

Ps.: Para assar a beterraba, lave-a bem, enrole com papel alumínio e leve ao forno até ficar macia. Como demora mais ou menos 1 hora, dependendo do tamanho da beterraba, eu costumo fazer isso quando o forno já está ligado, assando um bolo, por exemplo.
Ps2.: Ajuste a quantidade dos temperos de acordo com o seu paladar.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

16 de maio de 2018

Pão Italiano facílimo


Essa receita eu aprendi com a maravilhosa Rita Lobo, receita de seu avô.💗
Pensa em um pão maravilhoso. Agora multiplica.
Agora pensa em um pão fácil. É esse!
Já perdi as contas de quantas vezes já preparei.
Inúmeras vezes já dei de presente, já fracionei a receita, já alterei e é sempre sucesso. Já troquei a água por soro de iogurte, já acrescentei ervas, azeite, o bagaço das nozes desse sorvete (SUPER RECOMENDO)... enfim, façam!


Pão Italiano do Vovô Rago
(receita Panelinha)

3 xícaras de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xícara de água
Farinha extra para polvilhar

Como fazer?
Em uma tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Junte a água e misture até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme PVC e deixe descansar por pelo menos 8 horas (e no máximo 18).
Passado esse tempo, pegue uma tigela, cubra com um pano de prato limpo e polvilhe farinha de trigo generosamente.
Polvilhe mais farinha numa bancada e despeje a massa. Com a ajuda de uma espátula (ou com as mãos enfarinhadas), modele a massa formando uma bola. Coloque o pão na tigela preparada com a dobra do pão para cima.
Deixe o pão descansar enquanto pré-aquece o forno.
Ligue o forno na temperatura máxima e coloque uma panela (com a tampa) de ferro, cerâmica ou inox dentro. O importante aqui é que a panela seja grossa e que não tenha pegadores de plástico ou madeira. (Eu já usei panela de ferro fundido e de inox, já inclusive assei na forma, coberto com a panela de inox hahahahaha)
Deixe a panela aquecendo dentro do forno por meia hora. Retire a panela, polvilhe farinha no fundo e com cuidado, vire o pão lá dentro. Tampe e leve ao forno.
O tempo aqui varia de forno, mas o meu geralmente fica 20-30 minutos com a tampa e depois a retiro, abaixo o forno para médio e deixo mais uns 20-30 minutos, até dourar.
Retire o pão da panela e coloque sobre uma grade para esfriar completamente. Depois de frio, eu retiro o excesso de farinha com um pincel.


Sucesso garantido para comer com manteiga, fazer petiscos, entradas, sandubas, bruschettas... e depois de velho, ainda vira croûtons e farinha de rosca! Aproveitem!

Beijocas!





14 de maio de 2018

Tomate Seco + Pesto

Um dia comprei tomates demais.
Não resisti. Avistei um pequeno produtos, daqueles que plantam em casa mesmo, vendendo seus tomates italianos reluzentes... foi mais forte que eu.
Num momento de impulso, comprei duas bandejas enormes e trouxe para casa. Como os dias estavam muito corridos, acabei postergando sua utilização. Quando eles estavam quase perdendo, tive que utilizar, não poderia jogar fora. De jeito nenhum.
Metade eu utilizei num molho de tomates assado. Sem muito mistério: piquei os bonitos grosseiramente, juntei cebola e alho picados, temperei com sal, pimenta, orégano e azeite. Levei para assar até ficar bem macio e bati tudo no liquidificador. Aqui também tem duas receitas maravilhosas e que vale a pena manter no congelador.
Com a outra metade, preparei tomates secos, pois há tempos eu queria preparar um pesto.
O pesto eu fiz para dar de presente (quem ganhou, amou), olha que ideia bacana, né?
Existem 1000 maneiras de preparar essas receitas internet a fora, mas vou mostrar o modo que eu gosto de fazer. Espero que vocês gostem e façam! :)



Tomate Seco da Máh

Ingredientes
Tomates italianos bem maduros, cortados ao meio (mantenho as sementes e polpa)
Para cada 2 colheres (sopa) de açúcar, misturo 1 colher (chá) de sal, ervas e pimenta do reino moída na hora, a gosto.
Azeite extravirgem,para finalizar

Como fazer?
Fiz dois cortes na polpa de cada tomate, só para facilitar a saída do líquido. Coloquei os tomates em uma forma, com o corte virado para cima e polvilhei a mistura de sal e açúcar e levei ao forno, temperatura baixa.
De tempos em tempos (10-15 minutos), escorri o líquido e virei os tomates, até ficarem sequinhos e enrugados. Aqui levou pouco mais de 1 hora. Vai depender da quantidade que você irá preparar.
Quando estiverem frios, é só guardar em vidros esterilizados, com azeite. Coloque-os fazendo camadas com o azeite e aperte-os bem para retirar as bolhas de ar que possam ficar.
Caso queira adicionar mais sabor a conserva, coloque alguns raminhos de ervas frescas, dentes de alho e grãos de pimenta do reino. Eu conservo na geladeira.



Pesto de Tomate Seco da Máh

2 xícaras de tomate seco
1/3 de xícara de castanha de caju torrada
1/4 de parmesão ralado grosso
Suco de limão, azeite, sal, pimenta e ervas frescas (usei tomilho) a gosto.

Como fazer?
Bata todos os ingredientes no processador (ou liquidificador, ou pilão ou pique fino na faca) até obter uma pasta cremosa. Acerte o tempero de acordo com o seu gosto. Conserve em vidros esterilizados, na geladeira.

Beijocas e até a próxima! :)

29 de janeiro de 2018

Focaccia de Sal Grosso e Alecrim


Preparo focaccia com muita frequência aqui em casa. É rápido e fica ótimo em sanduíches, tábua de frios, frutas secas, com pastinhas, antepastos, pura... uma delícia!
Havia tempo que eu queria trazer essa receita aqui, mas como eu nunca conseguia fazer uma foto descente. Até que a querida Pat postou uma foto que me animou. Num almoço de domingo com amigos, tivemos focaccia de entrada.
A cobertura é básica de sal grosso e alecrim, mas já fiz com queijos variados, cebola crua, cebola caramelizada, tomatinhos e azeitonas... enfim... o céu é o limite!


Focaccia da Máh

1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture a água, o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, a farinha integral, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.


Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima!





27 de abril de 2016

Pesto (fantástico) de pimentão vermelho


Estava eu aqui preparando, o jantar e queria um molho marcante para acompanhar os nhoques de ricota que eu havia preparado.
Pesto já me veio a mente, mas eu não tinha manjericão.
E quem disse que pesto é só de manjericão?
Olhei bem a geladeira e avistei um pimentão vermelho. Pronto, decidido! Pesto de pimentão vermelho!
Gente, QUE DELÍCIA!
QUE-DELÍCIA!
Já imaginei mil combinações: com massa, com torradinhas naquele happy hour, com legumes assados ou grelhados... enfim, a festa tá feita! Já tô planejando fazer novamente para presentear alguém! <3
Vale fazer com outras cores de pimentão também (só não recomendo o verde, que tem o sabor muito forte), só mude o nome da receita hahahaha
Vamos lá?


Pesto de Pimentão Vermelho da Máh

1 pimentão vermelho grande
1/4 de xícara de castanha cajú
1/4 de xícara de azeite de oliva
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado na hora (rale no ralo grosso e depois meça, é pouco mesmo)
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de mel
1 dente de alho
1 pitada de páprica picante
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?
Asse o pimentão na boca do fogão ou no forno, até a casca ficar preta. Relaxa, que é assim mesmo. Coloque o pimentão em uma vasilha e tampe, deixe ele abafado lá por uns 15 minutinhos. Passado esse tempo, retire a pele dele. Sai bem fácil. Tire os resíduos da pele queimada com um papel toalha.
Corte o pimentão em alguns pedaços e misture com o restante dos ingrediente e bata no processador, mixer, liquidificador ou pilão (almofariz). Eu fiz no mixer.

Façam e me contem se fez sucesso! :)

Beijocas!

3 de maio de 2015

Almoço árabe

Servi com um limãozinho e molho de romã

Eu amo comida árabe, alias, amo comidas bem temperadas, cheias de especiarias.
Quando preparo quibe, tem que ter os outros acompanhamentos: homus bi tahine, coalhada seca e tabule (dependendo do dia rola até o pãozinho...).
Sei que não são as receitas super tradicionais, são do modo que eu gosto de comer :)

Essa quantidade é ideal para 4 pessoas comerem bem ^^
Então, ponha a mão na massa e chame os amigos para um happy hour especial!
Ah, garanto que é bem rápido de fazer :P


Almoço árabe da Máh

Quibe
500g de carne bovina moida, da sua preferência
1 xícara de trigo para quibe
1 cebola grande
1/3 de xícara de hortelã (aperte na xícara para medir)
1 colher (sopa) de pimenta síria
2 colheres de azeite
Sal a gosto

Como fazer: Coloque o trigo numa peneira e lave bem em água corrente*. Após esse processo, deixe de molho enquanto prepara o resto dos ingredientes (cerca de 10 minutos). Para o quibe eu acho indispensável o processador (ou um moedor), pois é necessário para dar liga. (Se você não tem e mesmo assim quiser fazer, peça ao açougueiro que moa a carne duas vezes e mexa bem a massa para dar liga e não estourar.)
Coloque a cebola em pedaços grandes junto com o hortelã no processador e triture grosseiramente.
Escorra bem o trigo (eu coloco num pano de prato limpo e torço para tirar toda a água), misture bem a carne com o trigo, cebola e hortelã picada, o azeite, pimenta síria e o sal. Vá colocando pequenas porções dessa massa no processador e ligue. Quando vira 'uma bola' já está bom. Volte ao bowl e modele como desejar.

Dica 1*: Se você for fazer o tabule também, junte o trigo das duas receitas e depois na hora de usar você separa.
Dica 2: Esse quibe é perfeito para rechear. Vale queijo, catupiry, o que a imaginação mandar.
Dica 3: Pode fazer frito em óleo ou assá-lo. Se for assar, cuidado para não assar demais e ficar seco. Aqui tem uma receita de quibe assado perfeito. Eu fiz frito na airfryer.



Tabule


Homus bi Tahine
1 xícara de grão de bico cozido (usei de caixinha pois decidi fazer em cima da hora)
Suco de 1 limão
1 dente de alho grande
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de tahine
Sal a gosto
Água se necessário (se tiver cozido o grão em casa, guarde um pouco da água do cozimento)


Como fazer: Coloque todos os ingredientes no processador, se achar muito grosso, vá colocando a água aos poucos para deixar mais aveludado.


Coalhada seca fake
2 copos de iogurte natural
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Gotas de limão

Como fazer: misture todos os ingredientes e coloque num coador de café com filtro de papel. Eu não sei o tempo certo, mas faço isso antes de começar todos os pratos, e quando tudo está pronto, ele também está. O iogurte irá 'sorar' e ficara denso e cremoso.

Espero que gostem ^^

28 de fevereiro de 2015

Dadinhos de tapioca e queijo coalho


Essa receita é bem famosa, criada, se não me engano, pelo Rodrigo Mocotó.
Eu já havia feito uma vez, anos atrás, mas foi frustrante. Assei e não ficou muito bom, então fritei, como é feito originalmente, e grudaram uns nos outros. Desisti.
Ai, dia desses eu tinha tudo em casa e fui fazer. Dessa vez fiz na fritadeira sem óleo, ficou deliciosoooo!
Mas funciona assado ou frito por imersão, façam como acharem melhor. Se for assar, unte bem um papel manteiga e disponha-os e se for fritar, coloque pequenas porções de cada vez.
Não sei se é a receita correta, vou colocar como eu fiz.


Dadinhos de tapioca e queijo coalho

600 ml de leite
250g de tapioca granulada (não é aquela de fazer na frigideira heim?!) 
300g de queijo coalho ralado
2 colheres (chá) de sal (a quantidade vai depender do quão salgado está o queijo, então, prove)

Como fiz?

Levei o leite e o sal ao fogo, quando começar a levantar fervura, joguei a tapioca e mexi bem. Agreguei o queijo e misturei até engrossar, não precisa ficar duro, pois ele termina de engrossar ao esfriar.
Coloquei em um refratário untado e deixei esfriar. Cortei os cubos e fritei até dourar.
Sirva com geleia ou o molho de sua preferência. Eu fui de geleia de pimenta. DELÍCIA!

Beijocas ;)

28 de maio de 2014

Bolinhos de ricota e quinoa


Dia desses estava fazendo uma massa para o jantar e queria algo para acompanhar.
Não queria torradinhas e nem pão de alho, pensei em grissinis mas bateu preguiça. Não conseguia me decidir em algo que combinasse. Também não queria sair para comprar nada, queria dar cabo do que tivesse na despensa/geladeira.
Foi assim que nasceu essa delícia.
Comi alguns com molhinho de coentro e nem comi a massa hahahaha
A grande questão é: comi sem um pingo de culpa e com muito prazer :P


Bolinhos de ricota e quinoa da Máh

1/2 xícara de quinoa
350g de ricota
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/4 de xícara de coentro picado
1 ovo
3 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1/4 xícara de farinha de trigo integral
Sal, pimenta do reino moída na hora e orégano a gosto

Como fazer?
Cozinhei a quinoa por uns 15 minutos, escorri bem e juntei com o restante dos ingredientes no processador. Processei até criar liga e a massa vira uma boa. Fiz bolinhos com o auxilio de duas colheres. Eu fritei na fritadeira sem óleo, mas dá pra fazer assados, fritos em óleo (o pecado) ou grelhados na frigideira antiaderente. :)

Até a próxima ^^

2 de maio de 2014

Receitas do Instagram #3: Patê de cebola caramelada


Perdoem a foto, mas é que esse patê ficou TÃO BOM, que não posso deixar de postar por falta de foto descente.
Dia desses foi aniversário de uma amiga e fizemos uma rodada de pizza (35 pizzas feitas totalmente à mão, quase morri kkkk), e para o pessoal petiscar antes das pizzas, fizemos alguns patês, esse inventei na hora e ficou DIVINO.
Fiz assim: 
Cortei 4 cebolas médias em rodelas, coloquei numa panela com 3 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de açúcar e uma boa pitada de sal.
Deixei refogar em fogo baixo até ficar bem douradinha, coloquei no processador (pode ser liquidificador) com mais ou menos 1 xícara de maionese e 1/2 caixinha de creme de leite. Ajuste as quantidades ao seu gosto e acerte o sal. Eu deixei alguns pedacinhos, mas isso é a gosto.
Para servir usamos torradinhas caseiras e assamos massa de pastel (foto) pincelada com azeite e polvilhada com orégano.

Delícia!

9 de outubro de 2011

Guacamole


Aposto que um monte de gente torceu o nariz agora.
Paciência, gosto cada um tem o seu :D
Eu mesmo, há muito tempo atrás, achava guacamole meio esquisito, porém, depois de prová-lo, foi amor à primeira vista.
Além do sabor, guacamole me traz lembranças muito, muito, muito boas. Na época da faculdade, quase todas as sextas comiamos guaca, bons tempos...
Cada vez que o preparo, lembro-me com uma saudade tão boa... enfim, nostalgias a parte, faça-o também (se você não tem medo de comida boa) :D


Guacamole
(serve 4 pessoas com fome)

1 abacate beeem grande e maduro
1 cebola pequena bem picadinha
1 tomate pequeno, sem as sementes, picadinho
1 pimenta dedo-de-moça, sem as sementes, picada
suco de 1 limão
sal, azeite e coentro picado a gosto

Como o nome sugere, guacamole é moleeeza de preparar: amasse o abacate, misture o restante dos ingredientes e prove pra ver se o tempero está do seu gosto.
Sirva com tortilhas, eu fui de Doritos mesmo :P