Mostrando postagens com marcador chantilly. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador chantilly. Mostrar todas as postagens

13 de março de 2017

Sorvete de maracujá

sorvete de maracuja

Vocês sabem que eu amo maracujá, né? Ele e o limão disputam o primeiro lugar no meu coração (rimou).
Infelizmente não se acha sorvete de maracujá facilmente, daí que lembrei uma vez que congelei mousse de maracujá e ficou um sorvetinho delicioso, dei uma adaptada para ficar mais cremoso e com mais facilidade para servir.
Eu sou de fases sabe, tem mês que faço pães mil vezes, depois faço 1 milhão de geleias e esses dias é a vez do sorvete. Não precisa de sorveteira e é moleza demais de fazer, então, ninguém tem desculpa para não preparar essa deliciosidade.
Ahhhh, fica um absurdo servido com alguma calda de chocolate, como ganache ou brigadeiro. Já contei que maracujá e chocolate foram feitos um para o outro, né? Pois é!

Vamos lá?
sorvete de maracuja

Sorvete de maracujá da Máh

1 xícara de suco concentrado de maracujá*
1 xícara de leite condensado
2 xícaras de creme de leite fresco
1 colher (chá) de extrato de baunilha**

*Para o suco eu bati a polpa da fruta e passei pela peneira. Deixei os pontinhos pretos das sementes porque eu adoro e porque remete a fruta.

Como fazer?
Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly (na batedeira ou na mão) firme e reserve. Misture o suco do maracujá com a baunilha e o leite condensado. Acrescente 1/3 do creme batido e misture bem para incorporar. Junte o restante do creme e misture delicadamente até ficar completamente homogêneo. Leve para congelar por completo antes de servir.

**Eu usei o extrato porque o meu é caseiro, a base de vodca. A bebida ajuda a mistura a formar menos cristais de gelo, deixando assim o sorvete mais cremoso. Você pode substituir pela própria vodca, cachaça ou rum, mas é totalmente opcional.
ps.: fofura servir o sorvete no próprio maracujá, né? Vocês já viram essa ideia aqui.


Espero que gostem!
Beijocas! :*

14 de fevereiro de 2017

Sorvete de Doce de Leite e affogato de brinde


Eu amo sorvete. Aliás, eu amo coisas geladas, logo, amo sorvete.
Você já tomou sorvete caseiro? Não? Pois prepare esse e se delicie.
Da imensa lista de coisas-que-são-infinitamente-melhores-feitas-em-casa (que é praticamente tudo, ou tudo mesmo) sorvete é sempre sucesso.
Eu adoro preparar vários sabores e deixá-los no congelador, assim sempre tenho essas delicinhas a mão, seja para tomar puro, ou para incrementar uma sobremesa.
Namorei esse sorvete da Pat por anos e, enfim, criei vergonha na cara para preparar. Além de fácil, é absurdo de bom e o melhor: sem sorveteira, que é pra você não ter desculpas para não preparar.
E como nada está tão bom que não possa melhorar, enquanto eu preparava esse pecado de sorvete, lembrei-me de uma vontade antiga de provar affogato (sorvete + café). Gente, é sério, comi essa sobremesa falando coisas tipo: "Cara***, que negócio bom!" e "Pu** que pa***, porque não fiz isso antes!". Desculpa a falta de decoro, mas é que nem quando a gente bate o dedinho do pé, só um palavrão resolve.
Alterei um pouco a quantidade dos ingredientes e rendeu o dobro, ainda bem que fiz isso. É de chorar de tão bom!


Sorvete de Doce de Leite (sem sorveteira)
(0,0001% adaptado daqui)

500ml de creme de leite fresco
1 lata (395g) de doce de leite*
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha a base de vodca**

Como fazer?
Bata (na mão ou na batedeira) o creme de leite gelado, até formar um chantilly cremoso, picos leves, não bata demais. Coloque o doce de leite em uma tigela pequena, reservando cerca de 1/4 de xícara. Misture com uma colher para ele ficar mais fluido. Acrescente meia xícara do creme batido e misture bem até ficar homogêneo. Verta a mistura na tigela do chantilly, acrescente o sal e a baunilha e misture delicadamente, de baixo pra cima, em movimentos circulares.
Coloque um pouco do creme no recipiente em que você ira congelar, distribua um pouco do doce de leite reservado (eu utilizei um saco de confeitar), e vá intercalando até finalizar os dois. Leve ao congelador até congelar completamente.

Para o affogato, basta servir uma ou duas bolas de sorvete com uma dose de café bem forte e quente por cima. Delícia!!!


*Eu utilizo o leite condensado cozido da pressão ou o melhor doce de leite ever, hahaha!
Coloque a lata (NÃO UTILIZE O DE CAIXINHA) na panela, cubra com água e leve para cozinhar. Para um doce firme e bem moreninho, deixe 50 minutos após pegar pressão.
Eu já cozinhei até 4 latas, que era o que cabia na minha panela, caso interesse.

**Se não tiver o extrato, utilize a vodca ou rum escuro. Você não ficará bêbado, isso é apenas para minimizar a criação de cristais de gelo, deixando o sorvete MUITO cremoso.


Espero que gostem! Até a próxima! :*

22 de janeiro de 2017

Brownie Floresta Negra


Eu estou com um mooooooonte de receitas para postar, mas essa aqui furou fila e passou na frente das outras. Primeiro porque ficou linda de morrer e segundo porque ficou muiiiiiiiiito gostosa.
Chocolate, chantilly e cereja... sério, não tem como dar errado.
Essa receita eu criei para comemorar o aniversário de uma amiga querida, doida por chocolate. Foi a sobremesa perfeita para finalizar nosso almoço tardio de domingo.
Eu fiz numa forma redonda (15cm) pois queria servir como bolo de aniversário, mas pode fazer numa forma quadrada, acredito que uma de 20x20cm ficará perfeita. Imagina esse brownie em quadradinhos, que fofura. <3
Bora lá?


Brownie Floresta Negra da Máh

200g de chocolate meio amargo, picado
100g de manteiga sem sal
3 ovos
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cerejas frescas, sem sementes, cortadas ao meio

Para decorar
Creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly
Cerejas frescas com o cabinho
Raspas de chocolate


Como fazer?

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e reserve até amornar. Misture os ovos com o açúcar, apenas para dissolver. Acrescente a mistura de chocolate com a manteiga e por último coloque a farinha. misture até ficar homogêneo.
Coloque a mistura em forma untada com manteiga (eu também gosto de forrar com papel alumínio, para facilitar na hora de desenformar) e espalhe as cerejas por cima.
Leve ao forno pré-aquecido, temperatura média, por aproximadamente 30 minutos. Quando fizer o teste do palito, ele ainda deve sair levemente sujo.
Deixe esfriar completamente e decore com o chantilly, as cerejas e o chocolate.


Espero que gostem. <3
Até a próxima! :*

18 de dezembro de 2015

Mousse de Nutella e Leite Ninho

Nutella e Leite Ninho juntos, não tem como dar errado, tem?
Um dia desses um colega do trabalho me perguntou se eu poderia fazer uma receita que ele havia visto. Quando eu vi do que se tratava, nem pensei duas vezes.
Pensa num trem bãaaaaao!!!! Credo, deveria ser proibido uma coisa dessas!
Muito fácil e muito, muito, MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITO BOM!
Pensa no sucesso que foi! Tô nem ligando que a foto tá feia, apenas façam! :)


Mousse de Nutella e Leite Ninho
(0,0000000001% adaptado daqui)

500g de creme de leite fresco, bem gelado
500g de nutella
1 caixinha de creme de leite
10 colheres (sopa) de leite ninho

Como fazer?

Bata o creme de leite fresco até formar um chantilly bem firme (cuidado para não deixar virar manteiga). Adicione a nutella e bata apenas para incorporar. Leve a geladeira. Enquanto isso misture o creme de leite de caixinha com o leite ninho e cubra o mousse. Deixe gelar bem antes de servir.
Depois de gelado, ainda deixei alguns minutos no congelador, gostei mais ainda da textura! 

Beijocas!

8 de outubro de 2014

O bolo mais rápido da história!


Rá, eu já fazia naked cake antes dessa febre toda! Pena que não dá pra ver direito na foto hahahaha
Daí que mês passado foi aniversário do maridão. Saímos um dia antes com alguns amigos e levei um bolinho (que talvez um dia role a receita, já que não tem foto). Mas poxa, no dia oficial do aniversário não podia ficar sem bolo, oras. O que eu fiz? Fiz outro bolo hahah
aha
Enquanto fazia o jantar que ele havia me pedido, fiz também esse bolo liiiindo (que só não ficou mais lindo ainda porque a pessoa consegue esquecer de untar uma das formas no meio da correria), mega rápido e DE-LI-CI-O-SO!!!!
Para vocês terem uma ideia de quão rápido foi, eu cheguei em casa às 18h e às 20h, o jantar e o bolo já estavam prontos. logicamente contei com a ajuda da mamãe, lavando a louça. Te amo mãe!
Vamos lá?


Naked Cake fast, muito fast da Máh
(a massa aprendi num curso online com a chef Carole Diva Crema)

6 ovos
180g de açúcar
180g de farinha de trigo

(A lógica é a seguinte: a farinha e o açúcar é calculado de acordo com o peso dos ovos. Os ovos pesaram 360g (60g cada), então metade desse peso é de açúcar e a outra de farinha. Sempre a mesma proporção e SEMPRE deu certo. Já fiz rocambole com essa massa também).

Como fazer?
Bata os ovos em temperatura ambiente com o açúcar na batedeira até crescer e ficar bem firme. Peneire a farinha por cima e misture delicadamente, de baixo para cima até incorporar toda a farinha, mas com cuidado para não perder o ar da massa.
Dividi a massa em duas assadeiras preparadas (unte e enfarinhe as duas pelo amor de Deus) e leve para assar em forno médio, pré-aquecido até dourar e, ao fazer o teste do palito, ele saia limpo. (Quando está pronto, a massa desgruda levemente da forma.)

Recheio
Creme de leite fresco levemente adoçado (usei açúcar baunilhado), batido em chantilly firme
Morangos frescos
Guraná gelado (para molhar o bolo)

Montagem
Coloquei uma das massas já frias (esfria bem rápido) no prato, reguei com o guaraná. Coloquei uma camada de morangos picados e metade do chantilly por cima. Espalhei e cubri com o outro bolo. Regue-o também. Coloquei o restante do chantilly e finalizei com morangos inteiros. Prontinho.
Muito, muito, MUIIIIIIIIITO bom! :)


Beijocas e até a próxima ;)

22 de junho de 2014

2 fondues, 4 receitas

Dia desses fiz fondue.
Estava tudo perfeito, comprei uma toalha nova para a mesa, organizei tudo, ficou lindo.
Daí veio o caos.
O vinho, sabe Deus como, estourou dentro da geladeira, lavou tudo de vinho branco.
Depois, quando eu já havia superado o fato de estar tudo banhado de vinho, quando acendíamos o rechaud, pegou fogo na toalha. É, PEGOU FOGO! Imaginem 4 pessoas que não sabiam se apagavam o fogo, se gritavam, se riam ou se choravam.
Agora estou rindo porque terminou tudo bem, mas na hora foi bem tenso.
Depois, enquanto arrumávamos a bagunça para tentar - finalmente - comer, a alça da minha petisqueira resolveu quebrar, ela caiu em cima da mesa, partiu no meio e terminou de trincar a mesa.
Saldo da noite: uma geladeira - e tudo dentro dela - cheirando a vinho, uma toalha incendiada, uma petisqueira quebrada, uma mesa trincada, uma cadeira queimada, barrigas cheias e muitas, MUITAS risadas.
É, muito drama para comer um fondue...
Mas ficou tão bom, MAS TÃO BOM, que eu faria tudinho novamente :D

Fondue de queijo catastrófico da Máh


300g de queijo gruyère
300g de queijo emmental
300ml de vinho branco
1 colher (sopa) de amido de milho
1 dente de alho grande
Pimenta do reino e noz moscada moídas na hora, a gosto
Pão italiano em cubos, para servir

Como fazer?
Passe o dente de alho na panela do rechaud (eu deixei o que sobrou dele lá dentro mesmo) e reserve. Rale os queijos em uma panela, misture 200ml do vinho e leve em fogo baixo até derreter tudo. Misture os 100ml restantes com o amido de milho, misture ao creme, tempere com a pimenta do reino e a noz moscada, quando estiver uma mistura bem cremosa, transfira para o rechaud e sirva com os cubos de pão.

Servi o fondue que sobrou como molho de macarrão no dia seguinte ;)



Fondue de chocolate salvador da Máh

400g de chocolate meio amargo
400g de creme de leite
1 colher (sopa) de vinho do porto
Frutas para servir (usei morangos, uvas, amoras e cerejas frescas)


Como fazer?
Pique o chocolate e derreta. Misture o creme de leite e o vinho até ficar bem cremoso, liso e brilhante. Sirva no rechaud, acompanhado das frutas.

Com o fondue de chocolate que sobrou, fiz uma sobremesa no dia seguinte: coloquei no fundo de uma taça, piquei morangos por cima e cobri com chantilly (de verdade).
Tão gostoso como um abraço.


Beijocas!

7 de abril de 2012

Mousse de iogurte com calda de manga



Mais uma receitinha do Pecado da Gula!
Uma deliciosa e refrescante mousse de iogurte com uma caldinha linda de manga!
A única coisa que fiz diferente, foi utilizar adoçante, já que estou na casa dos meus sogros, e meu sogro é diabético.

Mousse de iogurte com calda de manga
(daqui)

Ingredientes da mousse:

4 copinhos de iogurte natural
2 envelopes de gelatina sem sabor preparadas conforme o fabricante
1/2 xícara de adoçante culinário
500g de creme de leite fresco batido em chantilly

Como fiz?

Bati o iogurte, adoçante e gelatina, levei a geladeira durante 30 minutos e depois incorporei o chantilly.
Coloquei numa travessa e deixei na geladeira.

Calda de manga

2 mangas grandes e maduras, picadas
Suco de 2 tangerinas
1 colher (sopa) de adoçante culinário (se as frutas estiverem muito doces, omita)

Como fiz?

Levei ao fogo até desmanchar e bati no liquidificador, até ficar lisinho.
Deixei esfriar e coloquei por cima da mousse.



Delícia :)

14 de janeiro de 2012

Comida boa, matemática e resoluções de um ano que já está velho



Sábado... sinônimo de enfiar o pé na jaca. Certo? Tá errado, mas fazer o que né?
Ano passado começei uma dieta ferrenha, e depois de passar mais de um ano com o mesmo peso, consegui mudar o número da balança, foi tão bom (:
Ai minha irmã vira e fala "Fazer dieta no fim do ano é perda de tempo, vai conseguir tudo denovo!" E não é que ela acertou? Mas veja bem, eu pesava x e emagreci (nunca diga que perdeu, pois senão você acha) 3kg, então fiquei com x-3. Como engordei novamente 2kg (arredondando), fiquei com x-1. Isso é bom, porque se eu não tivesse feito a dieta, estaria com x+2, entenderam a matemática da coisa? hahahaha
Voltando ao assunto, desde segunda passada eu estou na casa dos meus sogros, que moram em outro estado. O que isso significa? Que eu me prostrei na cozinha com o intuido de engordar todo mundo :D
Foi uma semaninha beeeem boa, mas tá acabando e minha barriguinha até que agradece. Vou voltar à dieta! Uma das minhas resoluções pra esse ano, além de outros, que não dá pra contar aqui, porque, sabe como é né? Se a inveja tem Facebook, imagina se ela não tem blog :D
Ai vem um e me pergunta: "Como é que você faz dieta com esse tanto de comida boa?" resposta simples, quem disse que eu como? Só cozinho hahaha. Porém essa receita tive que comer, não deu pra resistir, fiz ela pra usar uma garrafa de creme de leite fresco que enfiei no carrinho de compras, mesmo sem uma idéia de como usá-lo.
Gente, esse negócio DESMANCHA na boca, tive que sair correndo de perto pra não comer tudo :(



Nuvem de Chocolate da Nigella
(adaptada daqui)

320g de chocolate amargo (usei com 50% de cacau, só eu sou fã de chocolate muito amargo por aqui)
125g de manteiga sem sal
6 ovos, 2 inteiros e 4 separados
175g de açúcar
500g de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar - extra
morangos, kiwi e avelãs

Como fiz?

Derreti o chocolate junto com a manteiga no microondas e reservei.
Bati as claras em neve, acrescentei 100g de açúcar, aos poucos, até virar um merengue firme.
Em outro recipiente, bati as gemas com o açúcar restante até ficar cremoso, juntei a mistura de chocolate e misturei bem.
Acrescentei uma colher do merengue à mistura de chocolate e incorporei vigorosamente, e o restante aos poucos, delicadamente, sempre de baixo pra cima, para não perder o ar das claras.
Leve para assar em forma forrada com papel manteiga (recomendo uma forma de aro removível ou fundo falso). O meu demorou mais de 1 hora no forno à 180ºC. Lembre-se de que cada forno é um forno. O ponto é o seguinte: a casquinha vai ficar crocante e não estará mole no centro, mas se fizer o teste do palito, ele vai sair sujo.
Deixe esfriar e desenforme (ele afunda no centro, não se desespere).
Para servir, bati o creme de leite com o açúcar extra até ponto de chantilly, cobri a nuuuuvem e decorei com as frutas.

E vamos à dieta! Depois de amanhã eu começo ;)

14 de novembro de 2011

Brownie de aniversário e uma foto péssima


No dia 11/11/2011 o mundo não acabou, eu não casei e nem pari, mas minha irmã completou mais um aniversário, e como, pra mim, aniversário sem bolo não vale, lá fui eu pra cozinha!
Fiz um bolo simples, pois meu cunhado é mimimi e não gosta de calda/recheio/etc, então optei por uma cobertura fácil de ser retirada. Eu sou legal né?
Agora sobre a foto horrorosa... então, eu tava com cólica e ainda tinha um rodízio de pizza pra preparar, fiz a foto só para vocês não ficarem imaginando!

Brownie de aniversário
(receita criada na hora)

6 ovos
2 xícaras de açúcar
450g de chocolate meio-amargo (usei com 53% de cacau)
250g de manteiga sem sal
1 xícara de farinha de trigo

Como fazer?
Derreta o chocolate junto com a manteiga (em banho-maria ou microondas) e reserve.
Misture os ovos com o açúcar, adicione a farinha e em seguida o chocolate com a manteiga. Deixe homogeneo e leve para assar. Lembrando que brownie não assa por completa, quando fizer o teste do palito ele não deve sair limpo.
Fiz na batedeira porque meu fuet quebrou e eu ando fugindo da colher de pau pra fazer bolo :P

Decorei o bolo com chantilly caseiro, bati 500ml de creme de leite fresco bem gelado com 2 colheres de açúcar de confeiteiro. Por cima adicionei cerejas e uvas, eu queria morangos :(

Ficou maravilhoso (mesmo eu comendo apenas uma fatia da espessura de uma folha)

30 de agosto de 2011

Cupcake compra banca




Quem comeu esse cupcake sabe sua história!
Ano passado, me formei em jornalismo, e meu trabalho de conclusão de curso, foi uma revista de culinária (isso é que eu chama de unir o útil ao agradável).
Quando eu estava preparando a apresentação, fiquei pensando: "Caraca, vou ficar falando de comida, sem nada pra comer?", então preparei uns quitutes. Além desse cupcake magnífico, rolou também mousse de maracujá com raspas de chocolate ao leite, mousse de limão com raspas de chocolate branco e guacamole.
Afinal, eu tinha que passar de qualquer forma :D

A receita do cupcake é essa aqui, aproveitando a brecha, super recomento esse blog!
A única diferença é que não coloquei a cobertura sugerida, e sim um chantilly delicioso feito de creme de leite fresco e açúcar baunilhado.
Ah, também recheei o cupcake com brigadeiro, antes mesmo de assar. Coroei meu lindo bolinho uma linda cereja e confeitos prateados!

Delícia!

29 de junho de 2011

mais uma primavera...



Então, na segunda-feira eu tinha 15 anos, dormi, e ontem acordei com 22! Espanto O.O!
Me senti tão Jenna! hahaha
Brincadeiras a parte, quando as pessoas dizem que o tempo voa, não é brincadeira não. Voa MESMO!
Sinto falta de algumas coisas da adolescência, como ter R$1,00 no bolso e achar que é rica, mas envelhecer é fascinante, as coisa que aprendemos e que só o tempo ensina, as pessoas que conhecemos, as experiências que vivemos... Enfim, realmente não faria sentido envelhecer, se não aprendessemos nada, certo?
Bom, chega de conceitos de livro de auto ajuda, o motivo da postagem é outro.
Aqui em casa quem cozinha coisas mais frescurentas sou eu, então quando é meu aniversário, se eu quero um bolo eu tenho duas opções: ou eu compro ou eu faço!
Legal né? Esquentar a barriga no fogão no dia do aniversário? Eu adoro! Tá, pode me chamar de doida!
Enfim, não teve festa nem nada, mas eu queria só comer um bolo, sei lá, tem todo aquele simbolismo né?
Eu namorei esse bolo desde que a Si postou, só procurava vergonha na cara uma oportunidade pra fazer, eis que surgiu.
Gente, ficou incrível!
Segui a receita dela, porém, como não achei o pão-de-ló pronto, fiz essa receita 1 e ½ vezes. Uma normal e a outra metade acrescentado chocolate em pó com 50% de cacau, também acrescentei as sementes de uma fava de baunilha ao bater o chantilly e reguei o bolo com uma calda leite condensado, uma vez que não estou consumindo refrigerante. Ah, por cima joguei amêndoas em lascas! So so good!



É bem mais gostoso envelhecer assim :D




Beijocas!