Mostrando postagens com marcador salsicha. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador salsicha. Mostrar todas as postagens

23 de novembro de 2016

Enroladinho de salsicha (ou do que você quiser)


Enroladinho de salsicha me lembra infância. Sempre adorei. Eu sei que não faz bem e tal, mas, gente: eu adoro, e como raramente.
Tenho um sobrinho lindo e que puxou váaaaarias coisas de mim (para o pavor da minha irmã hahaha), inclusive a paixão por esse salgadinho. Ontem ele veio passar a tarde comigo e me ajudou a preparar. Ensinei todo passo-a-passo para ele e hoje publico a receita, para que ele e todos vocês possam preparar em casa.
Essa massa é bem prática e rápida, perfeita para esses salgados menores, com massa mais fina. Para salgados maiores, mais fofinhos, sugiro essa receita aqui.
Ah, não precisa usar apenas salsicha, utilize o que quiser e estiver a mão. Mortadela com azeitona fica incrível. Fiz também com chocolate branco e geleia de amora... preciso falar que ficou demais?

Vamos lá?


Enroladinhos de salsicha da Máh
(inspiração e adaptação daqui)
(rendeu cerca de 60)


1 e 1/2 colher de açúcar
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
200 ml de água morna
1 colher (chá) de sal
3 xícaras de farinha de trigo + um pouco para polvilhar
15 salsichas aferventadas (pode ser mais ou menos, dependendo da espessura que você abrir a massa)
1 ovo batido
Gergelim (opcional)

Como fazer?
Misture o açúcar, o fermento e a água e deixe descansar por 5 minutos.
Acrescente uma xícara de farinha, o óleo e misture bem com uma colher.
Acrescente mais uma xícara de farinha, mexa bem, acrescente o sal e misture a xícara restante de farinha. Sove até a massa ficar lisa e homogênea, Se necessário, vá acrescentando farinha até desgrudar das mãos, sempre aos poucos.
Deixe a massa descansar na geladeira por 15-20 minutos.
Polvilhe levemente com farinha uma superfície de trabalho e abra a massa com o rolo (ou com as mãos) até ficar bem fininha, pouco menos de 0,5cm, lembre-se que ela vai crescer.
Corte retângulos, envolva a salsicha (eu gosto de "colar" as pontas com o ovo batido, bem pouquinho) e corte em 4 pedaços. Disponha numa forma untada, pincele com o ovo batido e, se desejar, polvilhe o gergelim (pode ser ervas, queijo ralado, outras sementes, etc) e leve para assar em forno pré-aquecido a temperatura média, até dourar.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!



27 de dezembro de 2013

Mini cupcakes salgados de salsicha e fubá


Eu adoro um glamour na cozinha, uma ingrediente chique, bancar a phyna, maaaaaaaaaaaaaaaas, vou falar: adoooro salgadinho de salsicha! Adoro! E aposto que a maioria de vocês também hehehehe
Meu sobrinho puxou à mim nesse quesito, e se vacilar uma bandeja perto da gente... já era!
Foi por isso que fiquei doidinha quando vi essa receita, eu tinha que preparar!
Enrolei, enrolei, até que essa semana, com preguiça sem muita inspiração para preparar o jantar, perguntei ao marido se ele toparia um lanchinho... ai ai, que delícia de lanchinho!

Mini cupcakes salgados de salsicha e fubá(leeevemente adaptada daqui)

1/2 xícara de manteiga derretida
1/2 xícara de açúcar (usei 1/4 de xícara)
2 ovos
1 xícara de buttermilk*
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal (usei uma colher de chá)
8 a 10 salsichas, cortadas em pedaços de 2,5 cm (cortei um pouco menores e ainda assim era 'atravessou' a massa)




*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.


Como fazer?



Bati tudo no liquidificador hahahaha (se eu tava com preguiça de fazer janta, imagina de bater massa na mão e sujar mais vasilhas). Unte com óleo as forminhas de mini cupcakes (ou as que você tiver em casa, mas se forem grandes, coloque mais salsicha para o recheio) distribua a massa até a metade da cavidade. Coloque os pedaços de salsinha no centro de cada cupcakes e leve para assar em forno médio, pré aquecido até dourar (uns 15 minutinhos).


Comi com bastante mostarda :)

Até mais geeente! :)