Mostrando postagens com marcador molho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador molho. Mostrar todas as postagens

14 de maio de 2018

Tomate Seco + Pesto

Um dia comprei tomates demais.
Não resisti. Avistei um pequeno produtos, daqueles que plantam em casa mesmo, vendendo seus tomates italianos reluzentes... foi mais forte que eu.
Num momento de impulso, comprei duas bandejas enormes e trouxe para casa. Como os dias estavam muito corridos, acabei postergando sua utilização. Quando eles estavam quase perdendo, tive que utilizar, não poderia jogar fora. De jeito nenhum.
Metade eu utilizei num molho de tomates assado. Sem muito mistério: piquei os bonitos grosseiramente, juntei cebola e alho picados, temperei com sal, pimenta, orégano e azeite. Levei para assar até ficar bem macio e bati tudo no liquidificador. Aqui também tem duas receitas maravilhosas e que vale a pena manter no congelador.
Com a outra metade, preparei tomates secos, pois há tempos eu queria preparar um pesto.
O pesto eu fiz para dar de presente (quem ganhou, amou), olha que ideia bacana, né?
Existem 1000 maneiras de preparar essas receitas internet a fora, mas vou mostrar o modo que eu gosto de fazer. Espero que vocês gostem e façam! :)



Tomate Seco da Máh

Ingredientes
Tomates italianos bem maduros, cortados ao meio (mantenho as sementes e polpa)
Para cada 2 colheres (sopa) de açúcar, misturo 1 colher (chá) de sal, ervas e pimenta do reino moída na hora, a gosto.
Azeite extravirgem,para finalizar

Como fazer?
Fiz dois cortes na polpa de cada tomate, só para facilitar a saída do líquido. Coloquei os tomates em uma forma, com o corte virado para cima e polvilhei a mistura de sal e açúcar e levei ao forno, temperatura baixa.
De tempos em tempos (10-15 minutos), escorri o líquido e virei os tomates, até ficarem sequinhos e enrugados. Aqui levou pouco mais de 1 hora. Vai depender da quantidade que você irá preparar.
Quando estiverem frios, é só guardar em vidros esterilizados, com azeite. Coloque-os fazendo camadas com o azeite e aperte-os bem para retirar as bolhas de ar que possam ficar.
Caso queira adicionar mais sabor a conserva, coloque alguns raminhos de ervas frescas, dentes de alho e grãos de pimenta do reino. Eu conservo na geladeira.



Pesto de Tomate Seco da Máh

2 xícaras de tomate seco
1/3 de xícara de castanha de caju torrada
1/4 de parmesão ralado grosso
Suco de limão, azeite, sal, pimenta e ervas frescas (usei tomilho) a gosto.

Como fazer?
Bata todos os ingredientes no processador (ou liquidificador, ou pilão ou pique fino na faca) até obter uma pasta cremosa. Acerte o tempero de acordo com o seu gosto. Conserve em vidros esterilizados, na geladeira.

Beijocas e até a próxima! :)

15 de outubro de 2016

Parmegiana pá-pum


Marido adora parmegiana. Eu também acho bem gostoso mas O-DE-IO fazer fritura em casa. Não vou fazer mimimi falando que fritura faz mal não, é porque o cheiro impregna na casa toda, então eu não faço.
Mas o marido adora parmegiana, e agora?
Faz no forno.
Gente, isso aqui é tão fácil que não dá nem para chamar de receita.
Cortei alguns filés de frango beeeem fininhos, temperei com sal e pimenta do reino moída na hora e coloquei num refratário untado com azeite. Cubri os filés com um bom molho de tomate, passe papel alumínio na travessa e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média/alta. Depois de uns 30 minutos, ainda com bastante molho, tirei o papel alumínio.
A quantidade de molho que você vai deixar é relativa, por exemplo, como eu ia servir com arroz, deixei reduzir mais, se fosse servir com massa, deixaria mais molho.
Quando estivar quase no ponto desejado, cobri com bastante muçarela e parmesão e voltei para o forno para gratinar,


Dica: fica ótimo com arroz e fritas, purê de batatas ou massa.
Dica 2: Já fiz com filé mignon também, mas ambos achamos que fica mais gosto com frango.
Dica3: faça hoje! 

Beijocas e até a próxima! ;)

31 de julho de 2016

Dois molhos de tomate supimpas


Essa semana saiu uma matéria sobre a Anvisa proibir a comercialização de algumas marcas de molho de tomate, cujos lotes continham uma quantidade inaceitável de pêlos de roedores.
Oi?
O bizarro não é ter uma quantidade inaceitável e sim saber que existe uma quantidade que é aceitável. Fala sério gente...
Não sou nenhuma puritana e também não vou ser hipócrita de falar que você tem que fazer tudo na sua cozinha, mas existem sim algumas receitas que são mais fáceis do que ir ao mercado e infinitamente superiores, a exemplo o molho de tomate, o leite de coco ou um bolo qualquer.
Alguns leitores me pediram e hoje eu trouxe dois molhos que eu faço muito, são os mesmos ingredientes, só muda o modo de preparar. O rústico é "menos fácil", mas só porque você precisa retirar a pele. O outro é pá-pum (quem me ensinou foi a mamãe) e ambos são maravilhosos e se eu fosse você faria os dois.


Molho rústico de tomate da Máh


4 tomates italianos bem maduros e sem a pele, picados
1 cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?

Aqueça o azeite e acrescente a cebola. Quando ela estiver transparente, adicione o alho, dê uma leve refogada e acrescente o restante dos ingredientes. Deixe cozinhando em fogo baixo, pingando água até estar cozido e sem aquela acidez forte, em torno de 20 minutos. Eu gosto dele mais "pedaçudo", rústico. Caso deseje, é só bater no liquidificador. Acerte o sal e finalize com mais manjericão fresco.


Molho de tomate pá-pum da mãe da Máh


4 tomates italianos bem maduros, cortado em 4 pedaços cada
1 cebola pequena, cortada em 4
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?

Coloque tudo em uma panela, acrescente cerca de 3 xícaras de água e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos, depois é só bater tudo no liquidificador.
Uma dica e não colocar toda a água do cozimento na hora de bater, para não ficar muito ralo, mas se isso acontecer, é só voltar para a panela e deixar apurar. Acerte o sal e finalize com mais manjericão fresco.

Dica: Se quiser aumentar as quantidades, fique a vontade. O molho mais rápido é ótimo para fazer em quantidades maiores e congelar, assim você tem um molho maravilhoso sempre a mão.
Dica 2: Não sabe tirar a pele de tomates? Aprenda aqui.

Beijocas e até a próxima.



27 de abril de 2016

Pesto (fantástico) de pimentão vermelho


Estava eu aqui preparando, o jantar e queria um molho marcante para acompanhar os nhoques de ricota que eu havia preparado.
Pesto já me veio a mente, mas eu não tinha manjericão.
E quem disse que pesto é só de manjericão?
Olhei bem a geladeira e avistei um pimentão vermelho. Pronto, decidido! Pesto de pimentão vermelho!
Gente, QUE DELÍCIA!
QUE-DELÍCIA!
Já imaginei mil combinações: com massa, com torradinhas naquele happy hour, com legumes assados ou grelhados... enfim, a festa tá feita! Já tô planejando fazer novamente para presentear alguém! <3
Vale fazer com outras cores de pimentão também (só não recomendo o verde, que tem o sabor muito forte), só mude o nome da receita hahahaha
Vamos lá?


Pesto de Pimentão Vermelho da Máh

1 pimentão vermelho grande
1/4 de xícara de castanha cajú
1/4 de xícara de azeite de oliva
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado na hora (rale no ralo grosso e depois meça, é pouco mesmo)
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de mel
1 dente de alho
1 pitada de páprica picante
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?
Asse o pimentão na boca do fogão ou no forno, até a casca ficar preta. Relaxa, que é assim mesmo. Coloque o pimentão em uma vasilha e tampe, deixe ele abafado lá por uns 15 minutinhos. Passado esse tempo, retire a pele dele. Sai bem fácil. Tire os resíduos da pele queimada com um papel toalha.
Corte o pimentão em alguns pedaços e misture com o restante dos ingrediente e bata no processador, mixer, liquidificador ou pilão (almofariz). Eu fiz no mixer.

Façam e me contem se fez sucesso! :)

Beijocas!

26 de dezembro de 2015

Um entrecôte amador


Quem ai já foi ao L'Entrecôte de Paris? Vocês também ficaram com vontade de lamber o prato pedir a receita daquele molho? Gente, um absurdo de bom aquele negócio, dá vontade de comer um balde, de passar na cara hahahahahhaha
Pois então, quem já pesquisou, já viu que a receita é secreta, que tem 1836184186198642 ingredientes e demora meia vida para ficar pronto e tal... bem, se eu tivesse uma receita de sucesso assim também guardaria a sete chaves, né?
A questão é que hoje nada nessa vida passa despercebido, então, encontrei essa receita aqui, eu não tinha todos os ingredientes, a começar da carne hahahah, mas não foi isso que me impediu. Ainda mais que o marido tinha feito esse pedido tão especial.
O que eu fiz? Eu fiz uai!
Eu não ia postar essa receita, já que foi daquelas que eu fiz no olhômetro, trocando todos os ingredientes, maaaaaaas, recebi tantos pedidos e ameaças de grávidas, que vou tentar descrever aqui como eu fiz;
Vamos lá?


L'entrecôte (fake total) da Mah
(para 2 pessoas com apetite de leão)

600g de filé mignon limpo, cortado em bifes de 1.5cm e temperados com sal e pimenta moída na hora (eu não tinha o entrecote, mas já li que com contrafilé também fica da hora)

Para o molho
1/4 xícara de manteiga
1/2 cebola grande, picada
2 dentes de alho, picados
1/2 cenoura média, ralada
1 tablete de caldo de carne (na próxima, será com o caldo de verdade)
1 colher (sopa) de amido de milho (pode ser farinha de trigo)
2 colheres (sopa) de mostarda de dijon
1 colher (sopa) de mostarda à l'ancienne
1/2 colher (sopa) de molho shoyu
Folhas de 5 galhos de tomilho fresco
1/4 de xícara de requeijão cremoso
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?
Derreta a manteiga e refogue a cebola até começar a dourar. Junte o alho, refogue mais um pouco e então junte a cenoura e o tomilho, refogue bem, tempere com pimenta e junte o amido de milho. Quando a mistura estiver dourada, junte cerca de 1 xícara de água, as mostardas, o shoyu, o tablete de caldo e deixe cozinhar por uns 10 minutos.
Passado esse tempo, veja se a mistura não está muito seca ou muito rala, lembrem-se da cremosidade que o molho deve ter, se for o caso vá juntando mais água, que foi o que eu fiz. Bata tudo no mixer ou liquidificador. Agregue o requeijão e acerte o sal e a pimenta. Como o meu ainda estava ralinho, deixei ele reduzir até ficar na textura que eu gosto.
Servi quente com o filé grelhado e fritas.


Ah, e teve molho e fritas à vontade também, tá pensando o que?
Posso falar? FICOU MARAVILHOSO!!!
Já estou querendo fazer novamente hahahaha

Beijocas queridos, Feliz Natal atrasado e um 2016 de mais postagens por aqui! :)





29 de junho de 2014

Lombo ao molho de maracujá

Servi o lombo com tomate recheado e arroz com passas e um toque de curry ;)
Estava a procura da receita perfeita para estrear minha francesinha, pensava em algum cozido, que fosse ao forno e demorasse horas. Queria algo com cara de comida de mãe ou avó, daquelas que faz a família se reunir em torno da mesa aos domingos...
Na geladeira eu tinha um lombinho de porco e na mesma semana uma amiga havia me falado que queria preparar um lombo ao molho de maracujá ou laranja... isso atiçou minha mente gorda e então decidi a receita.
Ficou DIVINA e por isso trago ela hoje para vocês :)

Lombo ao molho de maracujá da Máh

1 lombo de porco inteiro
3 maracujás médios
1/2 xícara de açúcar
1 litro de água
1 cebola pequena
2 dentes de alho
5 folhas de sálvia (ou outra erva fresca)
Sal e pimento do reino moída na hora a gosto


Como fazer?
Tempere o lombo com sal e pimenta do reino e deixe descansar, de preferência de um dia para o outro (eu deixei por meia hora), amarre com um barbante para ficar bonitinho.
Faça um suco com a polpa dos maracujás, o açúcar e a água.
Como eu queria as sementes, fiz o suco com 2 maracujás e coei. A polpa do outro apenas misturei, preservando as sementes.
Pegue uma panela grande (que caiba o lombo inteiro) e sele (doure) o lombo de todos os lados. Acrescente 1/3 do suco, a cebola e os dentes de alho cortados ao meio e as folhas de sálvia. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo alto.
Conforme o líquido vai secando, vá acrescentando mais. Ao termino do suco, o lombo estava cozido e bem macio. Retirei da panela e deixei descansar. Enquanto isso, acertei o sal e o açúcar do molho ao meu gosto, retirei a cebola, o alho e a sálvia e deixei  molho engrossar. Enquanto o molho fervia, retirei o barbante do lombo, fatiei fino e devolvi ao molho.

Muito, muito, muitooooo bom :)
Será que farei essa receita um dia para meus filhos? :D

27 de maio de 2014

Bolonhesa de calabresa incrível

Desculpem a foto...
Dia desses recebi alguns amiguinhos para o jantar.
Por mim faria um super banquete com mil e um pratos, porém, não daria tempo, afinal, era meio de semana.
Resolvi preparar um prato único, mas especial e cheio de sabor.
Preparei uma super massa a bolonhesa, mas especial e diferente... bolonhesa de calabresa.
Gente, não é por nada não, ficou delicioso... especial mesmo. Eu nem ia postar a receita (nota-se pela foto horrorosa), mas é que ficou tão bom que mudei de ideia.
Servi com pães de alho, que serão assunto de outro post.

Bolonhesa de calabresa da Máh

Peguei 500g de calabresa de qualidade (mais ou menos 3 unidades), tirei a pele, cortei em pedaços grandes e aferventei por alguns minutos. Moí as linguiças no processado e levei a uma panela grande e grossa para fritar. (Não acrescentei gordura pois a linguiça já tem bastante). ]
Quando estava bem douradinha, acrescentei 2 cebolas, 1/2 cenoura e 2 dentes de alho bem grandes, tudo beeem picadinho (usei o processador também). Refoguei bem, acrescentei 1 xícara de leite, deixei secar e juntei 3 latas de tomates pelados e uma pitada de açúcar para tirar a acidez.
Cozinhei por bastante tempo, mais de uma hora, sempre mexendo e acrescentando água quando necessário.
Como a linguiça solta gordura, retirei todo excesso que se formou em cima.
A calabresa é bem salgada, então deixei para acertar o sal no fim do cozimento e temperei também com pimenta do reino moída na hora e bastante orégano.
Servi com uma boa massa e um bom parmesão ralado na hora!

Dos deuses ;)

19 de março de 2014

Frango com abacaxi em duas versões

Sabe aquele filé de frango grelhado, com a mesma cara e o mesmo gosto que você não aguenta mais nem olhar?
Se liberte disso e vem cá que vou te mostrar duas "receitas" DI-VI-NAS e facílimas pra você arrasar na cozinha e sambar na cara da dieta ;)

Tenta acompanhar o raciocínio de quem não segue receitas :P

Frango com abacaxi ao curry


Peguei 500g de filé de frango, cortei em tiras, temperei com uns 4 dentões de alho bem amassadinhos, sal, pimenta do reino moída na hora, páprica doce (tudo a gosto) e raspas da casca de um limão (importante).
Deixei tomar gosto uns 20 minutinhos, dai aqueci um fio de azeite na panela (use uma grande para não criar excesso de líquido, eu usei a wok), acrescente o frango e dê uma refogada rápida, só até ele ficar branco, acrescentei 1 cebola fatiada, 1/2 pimentão verde fatiado e 1 colher (sopa) de açúcar, deixei refogar bem.
Coloquei o frango nas bordas da panela e nesse 'buraco' que ficou na panela, acrescentei 1/2 abacaxi picado e uma pitada de canela em pó. Refoguei ele ali, sem juntar com o frango até dar uma caramelada. Quando vi que o abacaxi estava macio, misturei tudo, juntei um tico de água (fica a gosto, se quiser mais ou menos caldo), salpiquei mais ou menos 1 colher (sopa) curry e mexi, acertei o sal, espremi 1 limão, acrescentei algumas ervilhas tortas picadas e misturei, sem cozinhá-las muito, finalizei com 1 pimenta dedo de moça sem as sementes e picada. Só faltou bastante coentro picado, mas não tinha hehehehe
Servi com arroz fresquinho e umas castanhas de cajú!
MUITO bom e MUITO rápido :)

Ai na geladeira ainda tinha filé de frango e abacaxi, mas eu não queria comer a mesma coisa de ontem, dai que surgiu outra receitinha para o almoço ;)

Frango recheado com presunto e abacaxi cozido no vinho

Peguei o filé, abri bem fininho, dei umas batidinhas com o amaciador e temperei com sal e pimenta.
Recheei com fatias de presunto e de abacaxi, enrolei e fechei com o palitos.
Dei uma leve grelhada nele (use uma panela mais funda ao invés da grelha) de todos os lados e acrescentei mais ou menos duas xícaras de vinho tinto e uma folha de louro, deixei ele cozinhar ali até o vinho reduzir.
Retirei os rolinhos e levei ao forno por uns 15 minutos para terminar de cozinhar (nada de frango mal passado pelaaaamooorrr né gente), enquanto isso, retirei a folha de louro, acrescentei meia xícara de água ao vinho reduzido, 2 colheres (sopa) de mostarda l'ancienne (aquela com grãos), 1 colher (sopa) de mostarda dijon, 4 colheres (sopa) de mel, 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso. Misturei tudo, acertei o sal (experimente e acrescente o que seu paladar pedir, mais mel, mais sal... enfim) e quando estava numa consistência cremosa eu desliguei e servi sobre os filés, acompanhado de arroz negro.
Ahhhh, que delícia *-*
Desculpa pela foto :P
 Quem vai comer franguinho grelhadinho e sem graça agora heim?

Beijocas e até mais :)




8 de novembro de 2013

Variações...



Lembram-se desse macarrãozinho delícia aqui?
Dia desses estava em casa e fui preparar um almoço solitário (aliás, uma das melhores comidas pra preparar individualmente é macarrão e risoto), daí que lembrei de uma das minhas receitas preferidas e adaptei... apenas acrescentei um pouco de calabresa picadinha (fritei primeiro e depois acrescentei os ingredientes do molho)... olha... vou dizer que deu outra cara viu?!
ps.: Também troquei a massa, pois não tinha massa curta em casa :P
E cozinha é isso ai, retire, acrescente ingredientes e saia da mesmice ;)

E façam a receita :)
Beijocas!

1 de outubro de 2012

Costelinha ao molho barbecue + cinnamon apples para um domingo mais feliz


E hoje vamos começar a semana com três receitas! Faça uma, duas ou as três :P
Mas não é qualquer receita: é costelinha ao molho barbecue gente!
Domingo eu sempre gosto de caprichar no cardápio, pois toda a família está em casa, então fiz esse pecado pra gente comer e suspirar!
Tudo bem que não é nenhuma Ribs on the Barbie e nem uma The Original Baby Back Ribs, mas eu digo: ficou deliciosa e não deixou nada a desejar!
Fora que é SUPER FÁCIL! Demora, mas é fácil!
E as cinnamon apples? Que delícia! É o acompanhamento perfeito, super fácil e combina super bem com carne de porco, carnes curadas e receitas mais condimentadas! Vale a pena!


Costelinha ao molho barbecue
(receita adaptada daqui)

3kg de costelinha de porco
Sal e pimenta a gosto

Molho barbecue


1 colher (sopa) óleo
2 colheres (sopa) cebola picada
1/2 xícara (chá) açúcar mascavo (aperte na xícara quando for medir)
1/2 xícara (chá) vinagre branco
2 colheres (sopa) molho shoyu
1 vidro de catchup
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de páprica picante
1/2 xícara (chá) água
Sal a gosto

Como fazer o molho:
Refogue a cebola no óleo, quando ficar transparente, acrescente o açúcar e o vinagre, mexa e acrescente os demais ingredientes. Deixe ferver até engrossar, prove o sal, coe e reserve para usar na costelinha ou em outra receita.


Como fazer a costelinha:
Temperei a costelinha e deixei 24h na geladeira. No dia seguinte, coloquei pra assar em uma forma, cobri com papel alumínio, deixei em temperatura baixinha por umas 3h (até desmanchar). Depois disso tirei o papel (ainda tinha um pouco de líquido), aumentei a temperatura e fui pincelando o molho dos dois lados, de 10 em 10 minutos, até quase acabar o molho, reservei o que sobrou (cerca de meia xícara) para servir a parte!

Como fazer a cinnamon apple (maçã com canela caramelada):
Descasquei três maçãs ácidas e cortei em 8 pedaços. Coloquei em uma panela com 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de açúcar cristal, uma pitada de generosa de canela, um naco de manteiga e 1/4 xícara de água. Cozinha até ficar macia!

Só posso dizer uma coisa: DE-LÍ-CIA!


Uma semana deliciosa pra vocês :)

26 de julho de 2012

Bolonhesa clássico


Muito difícil uma pessoa que não goste de molho a bolonhesa. Eu adoro e é o preferido do meu noivo.
Mas depois que me aprofundei mais na gastronomia, fiquei mais chata hahahha! Molho, pra mim, tem quem envolver a massa e não afogá-la! Li e reli várias receitas de bolonhesa, e agora segue o modo que eu gosto de fazer e algumas dicas.

- Tenha paciência e faça o molho com tempo, pois demora;
- Use tomates frescos, tomates pelados ou a passata de tomate, evite o molho comprado pronto;
- Use uma massa de qualidade, grano duro, faz TODA A DIFERENÇA!
- Quando a receita pedir parmesão, use sempre o ralado na hora ;)

Bolonhesa clássico
(receita Frankenstein, um pedaço de cada receita e toques meus hahahah)

2 colheres (sopa) de azeite
200g de bacon 
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
1 talo de alho-poró (opcional)
1 beterraba (opcional)
1 cenoura média
500g de carne moída
1 xícara de leite
1 xícara de vinho tinto
680ml de passata de tomate, usei da marca Casino, que só contém tomate e um tiquinho de nada de sal. (Você pode substituir por duas latas de tomate pelados, molho caseiro ou muitos tomates batidos no liquidificador, digamos até dar uns 1500ml)
Sal, pimenta, manjericão e/ou orégano a gosto
Uma pitada de açúcar (se for usar o tomate fresco, vai precisar de mais açúcar, pra cortar a acidez)

Como eu fiz?

- Processei o bacon sem aquela capa dura, se você não tiver o processador, pique beeeeem pequeno.
Coloque o azeite e o bacon numa panela e frite bem. Processei também os alhos junto com a cebola,  a cenoura e a beterraba, juntei ao bacon e fritei até dourar bem, quase caramelar.
- Juntei a carne e um pouco de sal, pimenta, refogue bem. Coloquei os temperos e ervas (usei orégano e manjericão).
- Quando a carne secar, adicionei o leite. Mexi, deixe o leite secar e adicionei o vinho. Deixei secar novamente e coloquei a passata, uma pitada de açúcar, um pouco de água e acertei o sal.
- Deixei cozinhando em fogo baixinho por pelo menos 3h. Mexi de vez em quando e fui adicionando água quando começava a secar. Eu gosto dele beeeeeeeeem encorpado... hummmmm :)

Sirva com uma massa de qualidade, cozida al dente e muuuuuuuiiito parmesão por cima :)

Aproveita e faz essa delícia no final de semana ;)