Mostrando postagens com marcador geleia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador geleia. Mostrar todas as postagens

3 de julho de 2017

Panna Cotta de Cumaru e Geleia de Framboesa


Dia desses, não me lembro a ocasião, mas fiz panna cotta, marido AMA.
Não se assuste com o cumaru e a framboesa, usei apenas porque eu tinha a mão. Panna cotta é bem neutra e aceita diversas combinações, sinta-se livre para criar. E faça também essa versão, é maravilhosa.
Em tempo: cumaru ou fava tonka é também conhecida como baunilha brasileira. A sementinha é usada ralada e além de extremamente aromática, é muito saborosa.


Panna Cotta de Cumaru e Geleia de Framboesa da Máh

Panna Cotta
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
1/3 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de gelatina sem sabor*
2 colheres (sopa) de água
1 semente de cumaru ralada na hora

Geleia de Framboesa
400g de framboesas (usei congelada)
Suco de 1 limão
1/4 de xícara de açúcar**

Como fazer?
Para a panna cotta, misture o leite, o creme de leite, o açúcar e o cumaru ralado e leve ao fogo. Mexa para dissolver o açúcar e quando a mistura começar a ferver, desligue e tampe a panela. Deixe a mistura em infusão por pelo menos 10 minutos.
Disponha a água em uma tigelinha, polvilhe a gelatina e espere 1 minuto até que hidrate. Leve ao microondas ou ao banho-maria até derreter. Adicione a gelatina na mistura reservada, misture bem e passe a mistura por uma peneira. Divida o creme nos recipientes escolhidos e deixe esfriar completamente e só então leve a geladeira até firmar completamente. Sirva gelada com a geleia.

Para a geleia, leve todos os ingredientes ao fogo e mexa esporadicamente. Deixe cozinhar até ficar na consistência desejada. Utilize em temperatura ambiente ou gelada.


*Caso queira a panna cotta mais firme, dobre a quantidade da gelatina.
**Eu gosto de geleia com pouco açúcar, caso você prefira mais doce, use o açúcar a gosto.

Caso vá fazer somente a geleia, para conservá-la melhor, coloque-a quente num vidro esterilizado deixando mais ou menos 1 dedo de espaço na borda, tampe bem e vire-as de ponta cabeça e deixe-as assim até esfriar. 
Para esterilizar, lavo bem os vidros e deixo-os no forno por uns 15-20 minutos. As tampas são fervidas por 10 minutos.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima! :)






25 de março de 2017

Três geleias para deixar o coração feliz


Três geleias? Três geleias!
Eu tenho algum problema sério, porque tenho fases na cozinhas. Ultimamente é a fase do sorvete, como vocês já perceberam, mas a fase das geleias nunca passa. Amo prepará-las e amo tê-las sempre a mão. Na minha geladeira sempre tem pelo menos uma geleia caseira (hoje, por exemplo, tem umas quatro ou cinco).
Geleia, para mim é sempre a fruta (da época), açúcar e limão. Coloco limão em tudo. sempre. Daí você combina com especiarias e outras coisitas para deixar a coisa mais interessante. Quem lembra dessa delícia aqui?
As vantagens são muitas: é mais barato (geleia de qualidade é bem cara), você sabe o que tem dentro do vidro e, o que para mim é o melhor. eu controlo o açúcar, porque eu ODEIO geleia doce demais.
"Ah, mas geleia é só para passar no pão, que sem graça!" Gente, aqui em casa geleia é tempero hahahaha. Amo usá-las em molhos 💗, colocar em bolos, comer acompanhando pão de queijo (AMO), bater com iogurte, enfim, é item obrigatório.
As receitas de hoje são da querida Rita Lobo e foram parte do episódio de geleias do Cozinha Prática de Verão. Sinceramente eu não sei qual eu gostei mais.
Ps.: Faça essas belezinhas e dê de presente. Meus amigos amam ganhar essas delicinhas. <3

Vamos lá?


Geleia de Manga e Maracujá


2 mangas maduras (eu usei as do quintal da minha sogra, então não sei de que tipo são)
3 maracujás
3/4 de xícara de açúcar demerara
1 xícara de água
Suco de meio limão

Como fazer?
Piquei a manga e levei ao fogo com a água. Deixei cozinhar e fui mexendo e amassando, quando praticamente virou um purê, juntei o maracujá, o limão e o açúcar. Cozinhe até encorpar e adquirir consistência de geleia. Guarde quente em vidros esterilizados.*


Geleia de Maçã e Ameixa


1 xícara de ameixas secas, sem o caroço
3 maçãs fuji, picadas com a casca
1 e 1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar demerara
Suco de um limão
1 pau de canela

Como fazer?
Juntei todos os ingredientes, com exceção do limão e cozinhei até a maçã ficar macia. Juntei o limão, deixei ferver mais uns 2 minutinhos, retirei o pau de canela e bati tudo com o mixer (pode ser no liquidificador). Se já ficar encorpada e no ponto, é só guardar nos vidros esterilizados*, senão, cozinhe mais um pouco.


Geleia de Pêssegos com Chuchu e Vinho


3 pêssegos bem maduros, descascados e picados
1 chuchu, descascado e picado
1 xícara de vinho tinto
1 xícara de água
2/3 de xícara de açúcar demerara 
Suco de um limão
1 anis estrelados

Como fazer?
Juntei o chuchu com o vinho, a água, o açúcar e o anis estrelados e cozinhei, mexendo de vez em quando, por mais ou menos meia hora. Juntei o pêssego e o suco de limão e cozinhei mais meia hora. Retirei o anis estrelado e bati com o mixer. Guarde em vidros esterilizados*.


*Eu sempre esterilizo os vidros no forno, acho mais fácil e prático. Lave bem os vidros, escorra o excesso de água e leve-os ao forno em temperatura média-baixa por uns 20 minutos. As tampas devem ser lavadas e fervidas por 15 minutos.
Para a geleia conservar melhor, coloque-as quente no vidro esterilizado deixando mais ou menos 1 dedo de espaço na borda, tampe bem e vire-as de ponta cabeça e deixe-as assim até esfriar. Aprendi com a Rita.💖

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)







27 de junho de 2016

Geleia de Morangos e Balsâmico + 5 anos do Blog


Dia 22 o Pimenta Preta completou 5 aninhos!!!!!! Ueeeeeeeeeeeeebaaaaa!!!!
Parece que foi ontem que fiz o primeiro post... ôooo nostalgia! Não posto tanto quanto eu queria, mas um dia eu chego lá!
Enquanto isso eu trago uma receita facílima de geleia. Fiz essa belezinha a primeira vez para presentear o Claude, lembram?
Pois é, quase um ano depois eu tive vergonha na cara e fiz novamente, anotei tudo e trouxe a receita. Antes tarde do que nunca.
Acreditem quando eu digo: morangos e aceto balsâmico foram feitos um para o outro. É sucesso garantido, vai por mim.
A geleia tem uma quê de sofisticação, ela é perfeita para presentear, para arrasar naquele chá da tarde, para compor receitas, para comer de colher, passar na cara, lamber o vidro... façam e depois me contem se não foi um arraso.


Geleia de Morangos e Balsâmico da Máh
(rende mais ou menos 1 vidro de 300ml)

3 xícaras de morangos picadinhos
1 maçã pequena, descascada e ralada
1/3 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de aceto balsâmico

Como fazer?

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo e deixe ferver. Vá retirando o excesso de espuma que se forma e descarte. Deixe atingir a consistência desejada. Disponha ainda quente em vidros esterilizados. Mantenha na geladeira.


- Eu gosto de colocar a maçã para dar mais consistência, por causa da pectina.
- Gosto da geleia mais azedinha, por isso coloco pouco açúcar. Caso goste mais doce, pode acrescentar a gosto.
- Para fazer quantidades maiores, pode dobrar, triplicar a receita.


Beijocas e obrigada por estarem sempre por aqui. :)

7 de abril de 2016

Geleia de tomate


Geleia de tomates, isso mesmo, você não leu errado.
Domingo passado eu estava ligada no 220v e rolou pão de queijo, babaganoush, bolo confeitado, cordeiro, risoto e essa geleia. Eu queria geleia, mas não tinha decidido de que. Meu pai havia me dado alguns tomates italianos (eu ia fazer a geleia de tomate verde, mas na correria eles acabaram amadurecendo) e pimba! Não rolou de tomate verde, mas rolou de tomate maduro hahahaha :D
Ficou absurda de boa, vocês tem que provar.
Numa tábua de frios o sucesso é garantido. Eu comi com pão de queijo mesmo. :)
Vamos lá?


Geleia de tomate da Máh
(rendeu um vidro de 250ml)


400g de tomates italianos sem pele e semente, cortados em cubinhos (mais ou menos 5 tomates)
1/2 maçã descascada, também em cubinhos
1/2 xícara de açúcar
1 pimenta dedo de moça, sem a sementes, picadinha
Suco de 1 limão
Casca de 1 limão (em pedaços grandes, sem a parte branca)
1 pitada de sal
Água o quanto baste

Como fazer?
Misture os ingredientes e leve em fogo baixo até o ponto de geleia. Eu iniciei com 1 xícara de água e depois fui acrescentando mais até ela cozinhar e chegar na consistência que eu queria, demorou por volta de 1h. Retire a casca de limão e guarde em pote de vidro esterilizados.

Dica: eu gosto de geleia mais azedinha, então eu diria que a quantidade pode ser a gosto. E quanto a pimenta, se quiser mais ardida, pode deixar as sementes.


Beijocas e até a próxima! :)

9 de julho de 2015

Geleia de Pimenta e presentes comestíveis


Eu ADORO presentear. Mais que ganhar presentes, escolher um mimo para alguém é algo muito prazeroso para mim. Mas veja bem, tô longe de ser rica e para mim, presente tem que ser de coração.
Nada de somente ir ao shopping e comprar a primeira coisa que estiver à vista, isso é muito impessoal.
Tirando livros (eu AMO dar livros às pessoas, acho um excelente hábito), eu adoro preparar os presentes, algumas vezes são artesanatos, mas na maioria das vezes é um quitute bem gostoso.
Bem, eu acho que os presenteados gostam, algo feito a mão, com carinho, pensado especialmente para a pessoa... tem como errar?
E com essa geleia não foi diferente, foi feita especialmente para dar de presente, feita à mão e com o coração! :)


Geleia de Pimenta da Máh
(rendeu mais ou menos 4 vidros de 250g)

4-6 pimentas dedo de moça, bem picadinhas (eu usei 4 pois elas eram ENORMES. Usei as semente apenas de uma delas, você pode ajustar de acordo com a "quentura" desejada)
6 maçãs descascadas e raladas no ralo grosso
400 ml de suco de laranja, espremido na hora
100 ml de vinho branco
2 xícaras de açúcar
4 dentes de alho cortados ao meio
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Coloquei o suco da laranja e o vinho numa panela. Fui descascando e ralando as maçãs uma a uma e colocando junto ao suco, na panela, para não escurecer. Piquei beeeem as pimentas e juntei tudo na panela.
Deixei cozinhar em fogo baixo por mais ou menos meia hora, até começar a adquirir consistência. Retire os dentes de alho e deixe esfriar e coloque em vidros esterilizados. Tampe bem e mantenha na geladeira. 


Dica 1: Use luvas para cortar as pimentas. A primeira vez que fiz essa geleia, meus dedos ficaram ardendo por um bom tempo.
Dica 2: Eu esterilizo os vidros de duas formas, a primeira é fervendo os vidros e tampas, já lavados, por uns 15 minutos. A segunda, fervo somente as tampas, os vidros, depois de lavados, deixo em forno médio por uns 15 minutos também.
Dica 3: toste na frigideira um pedaço de queijo coalho ou canastra, coma com essa geleia e seja feliz.

Embale com carinho :)
Beijocas e até a próxima! ^^

22 de dezembro de 2014

Bolo de banana + geleia de damasco


Dia desses a empresa em que trabalho lançou um concurso de receitas. Preciso dizer o quanto fiquei empolgada? Hã?
Dai que pensei em algo beeeeeeeem gostoso, chocolotoso, gordo e lindo, mas ai quando li o regulamento... tinha que ser saudável! hahahhahahahaha
Coloquei minha ideia de gordice de lado e fiquei matutando o que poderia ser gostoso, fácil de fazer, saudável e que reaproveitasse alimento. Dai nasceu esse bolo MARA (a geleia foi inspiração da minha querida Rita Lobo)! Sério, ele atende a todos esses requisitos e mais alguns (humilde demais). Fiquei muito feliz com o resultado (e o pessoal do trabalho mais ainda) e estou bem animada. O resultado sai só mês que vem, então, todo mundo de dedinhos cruzados?
Ahhh, já se inscreveram no sorteio? Ainda dá tempo!


Bolo de Banana e aveia da Máh + geleia de damasco

Bolo
1 xícara de óleo de canola (ou outro óleo vegetal)
4 ovos
1 xícara de açúcar mascavo
4 bananas prata COM A CASCA cortada em rodelas (retire apenas as pontas e não use bananas com a casca muito machucada e/madura)
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento químico
3 xícaras de aveia em flocos

Geleia
200g de damasco picado
1 xícara de suco de laranja fresco (espremido na hora)
1 xícara de água


Como fazer?
Misture o damasco com a água e o suco e leve ao fogo por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar macio e o líquido estiver quase totalmente seco. Bata no liquidificador ou processador.
Enquanto a geleia está no fogo prepare o bolo:
Bata no liquidificador o óleo, ovos, banana, sal, bananas, canela e açúcar. Acrescente a aveia e bata até ficar homogêneo. Desligue e agregue o fermento com uma colher. Disponha em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido à temperatura média por aproximadamente 40 minutos. Para saber se está pronto, insira um palito no centro do bolo, o mesmo deve sair seco e limpo.
Deixe amornar, desenforme e sirva com a geleia.

Beijocas ^^

15 de outubro de 2014

Geleia de figos turcos e cardamomo


A temporada de geleia está aberta aqui em casa!!!!
Comprei alguns figos turcos (secos) para preparar uma geleia que eu vi no blog lindo da queridíssima Stef, mas acabei mudando um tiquinho, mesmo assim, ficou uma delícia!
Combinou lindamente com umas bruschettas que preparei no sábado, apenas com a geleia e queijo gorgonzola!

Vamos lá?

Geleia de figos turcos e cardamomo
(inspiração daqui)

250g de figos turcos picados
1 colher (sopa) de açúcar (achei o figo bem doce)
2 bagas de cardamomo (só as sementes)
Suco de meio limão
Água

Como fazer?
Coloque os figos, açúcar, limão e as sementes do cardamomo amassadas em uma panela, cubra com água e leve para ferver até ficar macio. Bata no liquidificador ou processador ou o mixer até ficar homogênea (usei o mixer). Guarde ainda quente em vidros esterilizados e seja feliiiiiiiiiiiz :D

24 de setembro de 2014

Geleia de jabuticaba


Eu adoro jabuticaba e vocês?
E vocês sabiam que essa belezinha é brasileira? Realmente aqui temos ingredientes muito bons, basta procurar.
Eu tinha algumas frutinhas na geladeira, volta e meia eu e o marido pegávamos algumas e comíamos, mas mesmo assim começaram a querer murchar... eu não ia deixar né?
Eu ia fazer suco, mas lembrei de uma geleia que fiz há alguns anos que ficou supimpa! Fácil e deliciosa, você pode fazer a quantidade que quiser!


Geleia de jabuticaba

Jabuticaba
Água
Açúcar
Limão

Como fazer?

Peguei as jabuticabas (já lavadas), coloquei numa panela e coloquei água até quase cobrir. Levei para ferver por alguns minutos até elas começarem a estourar, bati rapidamente no liquidificador (ou pode passar diretamente na peneira), coei apertando bem na peneira, voltei o líquido para a panela, adocei a gosto (gosto bem azedinha) e coloquei o suco de meio limão. Levei ao fogo baixo e deixei apurar, de vez em quando eu ia lá e mexia para não queimar. Deixe engrossar um pouco, quando esfria ela engrossa mais.


Essa geleia é diviiiiiiiiiiiiiiiiiiina. Comi agora há pouco com um pedaço de bolo de fubá, ficou DOS DEUSES!

Até a próxima ;)

18 de julho de 2012

Vamos geleiar?


Está aberta a temporada de geléias na minha casa \o
Principalmente porque começou a safra do morango, e eu moro na terra do morango hahahaha
Adoro geléias, gosto mais de preparar do que comer, por incrível que pareça! A casa fica perfumada e comer algo tão natural é realmente gratificante :)
Geléias são basicamente a polpa da fruta com açúcar, cozidas até reduzir e ficar consistente! Não tem segredo, mas sempre siga o passo a passo da receita indicada.
Fora a questão de que não dá um pingo de trabalho... seu café da manhã nunca mais será o mesmo depois de uma geléia caseira :)

Geléia de morangos, gengibre e baunilha

Mogangos, açúcar, gengibre, baunilha e suco de limão!

COMO ASSIM SEM AS QUANTIDADES?????????

Explico: Geléia é meio relativo! Tem quem goste mais doce, tem quem prefira com menos açúcar, e por ai vai, então as quantidades para essa receita, eu indico que seja no 'olhômetro'...

Usei mais ou menos 900g de morangos limpos e cortados, 3 xícaras de açúcar, 1 pedaço de gengibre de 5cm ralado, 1 fava de baunilha e suco de meio limão! Abri a fava, raspei as sementes e misturei tudo, levei ao fogo e deixei cozinhar até adquirir consistência de geléia!

Delícia!

Beijocas e até a próxima!


Tá vendo esses pontinhos pretos? São as sementinhas da bauninha *-*