Mostrando postagens com marcador morango. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador morango. Mostrar todas as postagens

8 de setembro de 2018

Meu sorvete de morangos


Tenho tantas receitas para mostrar aqui... essa por exemplo, preparei em julho do ano passado, acreditam?
Bom... antes tarde do que nunca, né?
Eu aaaaaaaaaaaaaaaamo sorvete! Amo mesmo. Mas sorvete bom.
Acho incrível que conforme eu cresci, além de deixar de ser insuportável para comer (minha mãe vai para o céu) meu paladar se educou: tem coisas que não consigo mais comer ou evito ao máximo.
Sorvete é uma delas... tomar sorvete de baixa qualidade é um sofrimento. Não, não sou rica, não vivo a base de coisas caras, mas quando você aprende a cozinhar, consegue controlar o que tem de verdade na sua comida e acreditem: é mais barato para o seu bolso e para sua saúde.
Queria preparar um sorvetinho e pedi para o Kaio escolher o sabor, ele nem pensou e falou: MORANGO!
Eu dei uma procurada rápida por receitas e resolvi fazer a minha, que divido hoje com vocês.
Vamos lá?


Sorvete de Morangos da Máh

1 xícara de leite
1 xícaras de creme de leite fresco
3/4 de xícara de açúcar
4 gemas
500g de morangos limpos
Suco de 1/2 limão
1 colher (chá) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Como fazer?

Leve o leite e o creme de leite para aquecer até levantar fervura.
Enquanto isso bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado.
Acrescente uma concha de leite a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver para não talhar.
Passe o creme por uma peneira, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Prepare os morangos: separe metade deles e coloque-os inteiros em uma assadeira, sem deixá-los empilhados. Espalhe o vinagre balsâmico por cima e leve ao forno, temperatura beeeem baixinha, até que fiquem bem murchos. retire do forno, amasse até formar um purê e reserve na geladeira. Ficam feios, mas muito saborosos.
Bata no liquidificador o restante dos morangos (gelados) com o suco de limão.
Junte o creme feito anteriormente com os dois purês de morangos, a baunilha e o sal. Leve a mistura a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para finalizar.
Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo algumas vezes, até quando ele estiver numa consistência que não dá mais para bater. Isso evita que o sorvete crie cristais de gelo e fique duro feito pedra.


- Para servir, fiz crumble, tostado na frigideira. E a calda de caramelo: Fiz o caramelo normalmente (água + açúcar) e quando ficou pronto, coloquei um pouco de creme de leite fresco e mexi até ficar homogêneo.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

27 de junho de 2016

Geleia de Morangos e Balsâmico + 5 anos do Blog


Dia 22 o Pimenta Preta completou 5 aninhos!!!!!! Ueeeeeeeeeeeeebaaaaa!!!!
Parece que foi ontem que fiz o primeiro post... ôooo nostalgia! Não posto tanto quanto eu queria, mas um dia eu chego lá!
Enquanto isso eu trago uma receita facílima de geleia. Fiz essa belezinha a primeira vez para presentear o Claude, lembram?
Pois é, quase um ano depois eu tive vergonha na cara e fiz novamente, anotei tudo e trouxe a receita. Antes tarde do que nunca.
Acreditem quando eu digo: morangos e aceto balsâmico foram feitos um para o outro. É sucesso garantido, vai por mim.
A geleia tem uma quê de sofisticação, ela é perfeita para presentear, para arrasar naquele chá da tarde, para compor receitas, para comer de colher, passar na cara, lamber o vidro... façam e depois me contem se não foi um arraso.


Geleia de Morangos e Balsâmico da Máh
(rende mais ou menos 1 vidro de 300ml)

3 xícaras de morangos picadinhos
1 maçã pequena, descascada e ralada
1/3 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de aceto balsâmico

Como fazer?

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo e deixe ferver. Vá retirando o excesso de espuma que se forma e descarte. Deixe atingir a consistência desejada. Disponha ainda quente em vidros esterilizados. Mantenha na geladeira.


- Eu gosto de colocar a maçã para dar mais consistência, por causa da pectina.
- Gosto da geleia mais azedinha, por isso coloco pouco açúcar. Caso goste mais doce, pode acrescentar a gosto.
- Para fazer quantidades maiores, pode dobrar, triplicar a receita.


Beijocas e obrigada por estarem sempre por aqui. :)

15 de julho de 2015

Morangos assados com balsâmico


Hoje a receita nem é uma receita de verdade, apenas uma dica.
Aproveitando a época dessas belezinhas, preparei uma sobremesa para comemorar #dia13. Já havia feito um sorvete de baunilha, mas o astro do prato foram os morangos.
Morango com balsâmico tanto quanto chocolate, acreditem! :) Eu fiz uma geleia um dia desses, tenho que trazer para vocês! :P
Super fácil, súper versátil, dá para comer puro, com sorvete, com iogurte, com bolo, com queijos... enfim, façam!


Morangos assados com balsâmico

Duas bandejinhas de morangos bem maduros, limpos e cortados ao meio
6 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

Como fazer?

Misture os ingredientes num refratário não muito grande (eles podem ficar sobrepostos) e leve ao forno médio, pré-aquecido por 25 minutos, mexendo-os na metade do tempo.
Sirva na temperatura desejada.

Dica 1: Com o sorvete ele fica delicioso servido quentinho.
Dica 2: Se não tiver o vinagre balsâmico, dê uma variada, vale vinho do porto, extrato de baunilha, água de rosas ou de flor de laranjeira, licores, ou nada mesmo hahahahah, enfim: vale tudo (ou nada).
Dica 3: Não asse demais, não é geleia :P

Morangos assados com sorvete. (Instagram: @pimenta_preta)
Morangos assados com iogurte e papoula. (Instagram: @pimenta_preta


Beijocas e até a próxima! :)

21 de fevereiro de 2015

Sorvete de frutas vermelhas


Eu ando muito sorveteira, não acham?
Mas é que depois que a gente prova um sorvetinho caseiro, sem sabor artificial, emulsificante e todas aquelas coisas que a gente ão sabe o que é, vicia. VICIA, MESMO.
Depois que fiz o de pistache, exatamente no dia seguinte, fiz esse de frutas vermelhas.
Ah, gente, o feriado estava chegando, precisava estar preparada :D
Queria um sorvetinho de frutas, azedinho... ficou uma delícia! Vamos lá?


Sorvete de frutas vermelhas da Máh

Creme base
1 xícara de creme de leite fresco
3 xícaras de leite integral
4 gemas
1 e 1/2 xícara de açúcar (acho que dá próxima usarei apenas 1 xícara, pois eu gosto beeeeeem azedinho)

Para finalizar:
3 xícaras de frutas vermelhas diversas, geladas ou congeladas* (usei 2 xícaras de morango, 1/2 xícara de mirtilo e 1/2 xícara de framboesa)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Suco de 1 limão
1/2 colher (chá) de sal


Como fazer?

Misturei o leite, creme de leite, açúcar e as gemas. Levei ao fogo mexendo constantemente até começar a engrossar. Não deixe ferver.
Passe por uma peneira, deixe esfriar (eu mexia vez ou outra para não criar aquela pelinha) e leve a geladeira por algumas horas, ou de um dia para o outro, que foi o caso.
No dia seguinte bati as frutas com o extrato da baunilha, o suco de limão e o sal. Misturei com o creme e levei a sorveteira conforme o fabricante.

*É importante estarem pelo menos geladas para não modificar a temperatura do creme. Usei os morangos gelados e as demais frutas congeladas.


Beijocas geeente ;)

8 de dezembro de 2014

Paletas Mexicanas


Noooooossa, me bate uma tristeza quando fico muito tempo sem postar :(
Hoje vim trazer uma "receita" que fez muiiiiiiiiiiiiito sucesso por aqui e já recebi até encomendas hahahahaha
Enfim, tem até um vídeozinho (tosco), mas dá pra entender como é que faz essa delícia ^^
As paletas mexicanas mais comuns são as de morango (muitos morangos batido com 1 tico de açúcar, limão e água) com leite condensado, mas eu não resisti e criei a minha de maracujá com brigadeiro <3
Vamos lá?


Paletas Mexicanas da Máh


750ml de leite
4 polpas congeladas de maracujá (pode ser a fruta também)
Suco de 1 limão
Açúcar a gosto (usei pouco pra ficar bem azedinho mesmo)
1 colher (chá) de liga neutra
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de cacau em pó

Como fazer?
Faça o brigadeiro mole: misture o leite condesado com o cacau e leve ao fogo só para aquecer e o cacau dissolver. Deixe esfriar.
Bata os demais ingredientes (fica igual mousse hummmmmm) e monte.

A montagem você vê aqui :D


 Beijocas e até a próxima ;)


8 de outubro de 2014

O bolo mais rápido da história!


Rá, eu já fazia naked cake antes dessa febre toda! Pena que não dá pra ver direito na foto hahahaha
Daí que mês passado foi aniversário do maridão. Saímos um dia antes com alguns amigos e levei um bolinho (que talvez um dia role a receita, já que não tem foto). Mas poxa, no dia oficial do aniversário não podia ficar sem bolo, oras. O que eu fiz? Fiz outro bolo hahah
aha
Enquanto fazia o jantar que ele havia me pedido, fiz também esse bolo liiiindo (que só não ficou mais lindo ainda porque a pessoa consegue esquecer de untar uma das formas no meio da correria), mega rápido e DE-LI-CI-O-SO!!!!
Para vocês terem uma ideia de quão rápido foi, eu cheguei em casa às 18h e às 20h, o jantar e o bolo já estavam prontos. logicamente contei com a ajuda da mamãe, lavando a louça. Te amo mãe!
Vamos lá?


Naked Cake fast, muito fast da Máh
(a massa aprendi num curso online com a chef Carole Diva Crema)

6 ovos
180g de açúcar
180g de farinha de trigo

(A lógica é a seguinte: a farinha e o açúcar é calculado de acordo com o peso dos ovos. Os ovos pesaram 360g (60g cada), então metade desse peso é de açúcar e a outra de farinha. Sempre a mesma proporção e SEMPRE deu certo. Já fiz rocambole com essa massa também).

Como fazer?
Bata os ovos em temperatura ambiente com o açúcar na batedeira até crescer e ficar bem firme. Peneire a farinha por cima e misture delicadamente, de baixo para cima até incorporar toda a farinha, mas com cuidado para não perder o ar da massa.
Dividi a massa em duas assadeiras preparadas (unte e enfarinhe as duas pelo amor de Deus) e leve para assar em forno médio, pré-aquecido até dourar e, ao fazer o teste do palito, ele saia limpo. (Quando está pronto, a massa desgruda levemente da forma.)

Recheio
Creme de leite fresco levemente adoçado (usei açúcar baunilhado), batido em chantilly firme
Morangos frescos
Guraná gelado (para molhar o bolo)

Montagem
Coloquei uma das massas já frias (esfria bem rápido) no prato, reguei com o guaraná. Coloquei uma camada de morangos picados e metade do chantilly por cima. Espalhei e cubri com o outro bolo. Regue-o também. Coloquei o restante do chantilly e finalizei com morangos inteiros. Prontinho.
Muito, muito, MUIIIIIIIIITO bom! :)


Beijocas e até a próxima ;)

22 de junho de 2014

2 fondues, 4 receitas

Dia desses fiz fondue.
Estava tudo perfeito, comprei uma toalha nova para a mesa, organizei tudo, ficou lindo.
Daí veio o caos.
O vinho, sabe Deus como, estourou dentro da geladeira, lavou tudo de vinho branco.
Depois, quando eu já havia superado o fato de estar tudo banhado de vinho, quando acendíamos o rechaud, pegou fogo na toalha. É, PEGOU FOGO! Imaginem 4 pessoas que não sabiam se apagavam o fogo, se gritavam, se riam ou se choravam.
Agora estou rindo porque terminou tudo bem, mas na hora foi bem tenso.
Depois, enquanto arrumávamos a bagunça para tentar - finalmente - comer, a alça da minha petisqueira resolveu quebrar, ela caiu em cima da mesa, partiu no meio e terminou de trincar a mesa.
Saldo da noite: uma geladeira - e tudo dentro dela - cheirando a vinho, uma toalha incendiada, uma petisqueira quebrada, uma mesa trincada, uma cadeira queimada, barrigas cheias e muitas, MUITAS risadas.
É, muito drama para comer um fondue...
Mas ficou tão bom, MAS TÃO BOM, que eu faria tudinho novamente :D

Fondue de queijo catastrófico da Máh


300g de queijo gruyère
300g de queijo emmental
300ml de vinho branco
1 colher (sopa) de amido de milho
1 dente de alho grande
Pimenta do reino e noz moscada moídas na hora, a gosto
Pão italiano em cubos, para servir

Como fazer?
Passe o dente de alho na panela do rechaud (eu deixei o que sobrou dele lá dentro mesmo) e reserve. Rale os queijos em uma panela, misture 200ml do vinho e leve em fogo baixo até derreter tudo. Misture os 100ml restantes com o amido de milho, misture ao creme, tempere com a pimenta do reino e a noz moscada, quando estiver uma mistura bem cremosa, transfira para o rechaud e sirva com os cubos de pão.

Servi o fondue que sobrou como molho de macarrão no dia seguinte ;)



Fondue de chocolate salvador da Máh

400g de chocolate meio amargo
400g de creme de leite
1 colher (sopa) de vinho do porto
Frutas para servir (usei morangos, uvas, amoras e cerejas frescas)


Como fazer?
Pique o chocolate e derreta. Misture o creme de leite e o vinho até ficar bem cremoso, liso e brilhante. Sirva no rechaud, acompanhado das frutas.

Com o fondue de chocolate que sobrou, fiz uma sobremesa no dia seguinte: coloquei no fundo de uma taça, piquei morangos por cima e cobri com chantilly (de verdade).
Tão gostoso como um abraço.


Beijocas!

16 de junho de 2014

Cheesecake sem cream cheese


 Eu moro na 'roça'.
Aqui é difícil encontrar muitos alguns ingredientes.
Pra vocês terem uma ideias, por aqui encontrei creme de leite fresco uma única vez, nesse dia sambei no mercado, de tanta felicidade.
Arroz arbóreo, pão italiano, salmão fresco, queijo brie aqui é lenda...
Mas morar na roça tem algumas vantagens, como o fácil acesso a vegetais frescos e leite de verdade, por exemplo.
Tenho um amigo que produz um queijo MARAVILHOSO, perfeito mesmo. Fresco, macio, com pouco sal e que derreeeeete na boca. Hummmmmm...
De tão leve pensei: "Será que dá certo numa cheesecake?"
Gente, sério, cheesecake leva uma quantidade grande de cream cheese, e cada potinho de 150g custa quase 6 pilas por aqui...
A questão é que usei o queijo e a cheesecake ficou delicioooooooosa.
Não uso mais cream cheese. PONTO.


Cheesecake sem cream cheese da Máh
(para uma forma de 20cm - 6 porções bem generosas)

Massa
200g de biscoito maisena
1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente

Recheio
250g de queijo branco bem fresco
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Para a cobertura eu piquei uma bandejinha de morangos (eu moro na terra do morango) e cozinhei com 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de extrato de baunilha, até o morango derreter.
Faça a gosto: vale geleia, frutas picadas, caldas ou nada hahahaha


Para a massa: processei os biscoitos ate virar farofa e acrescentei a manteiga. Tem que ficar uma especie de farofa umida. (Se não tiver processador, bata os biscoitos até virar farinha no liquidificador e misture a manteiga com uma colher.) Coloque a massa na forma e espalhe com a colher. Como minha forma não era de fundo removível, eu forrei as laterais também, caso contrário não é necessário.
Alise e aperte a massa com as costas da colher. Reserve.
Para o recheio, bata tudo no processador ou liquidificador até ficar bem liso e homogêneo.
Coloque sobre a massa e leve para assar em banho maria até que o centro da massa esteja firme, mas cuidado para não assar demais.
Se usar forma de aro removível ou fundo falso "embrulhe" toda a forma por fora com papel alumínio para não entrar água.
Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira. Cubra com o que desejar.


PERFEITA!

18 de julho de 2012

Vamos geleiar?


Está aberta a temporada de geléias na minha casa \o
Principalmente porque começou a safra do morango, e eu moro na terra do morango hahahaha
Adoro geléias, gosto mais de preparar do que comer, por incrível que pareça! A casa fica perfumada e comer algo tão natural é realmente gratificante :)
Geléias são basicamente a polpa da fruta com açúcar, cozidas até reduzir e ficar consistente! Não tem segredo, mas sempre siga o passo a passo da receita indicada.
Fora a questão de que não dá um pingo de trabalho... seu café da manhã nunca mais será o mesmo depois de uma geléia caseira :)

Geléia de morangos, gengibre e baunilha

Mogangos, açúcar, gengibre, baunilha e suco de limão!

COMO ASSIM SEM AS QUANTIDADES?????????

Explico: Geléia é meio relativo! Tem quem goste mais doce, tem quem prefira com menos açúcar, e por ai vai, então as quantidades para essa receita, eu indico que seja no 'olhômetro'...

Usei mais ou menos 900g de morangos limpos e cortados, 3 xícaras de açúcar, 1 pedaço de gengibre de 5cm ralado, 1 fava de baunilha e suco de meio limão! Abri a fava, raspei as sementes e misturei tudo, levei ao fogo e deixei cozinhar até adquirir consistência de geléia!

Delícia!

Beijocas e até a próxima!


Tá vendo esses pontinhos pretos? São as sementinhas da bauninha *-*

24 de novembro de 2011

A tortinha do amor


Vocês enjoaram da "Sessão Tortas"?
Digam que não, por favor *----*
Ainda mais que essa receita é muitoooo especial!
Meu noivo não é muito fã de doces, e eu adoooro fazer doces, mas se for pra ele ficar só olhando, eu nem me animo.
Ai, um belo dia ele me faz um pedido especial, de doce... tem como dizer não?
Corri pra cozinha, sem receita mesmo e criei essa :)
Por isso é a tortinha do amor, do meu amor lindo :D

Ingredientes
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
1 colher de leite
1 gema
¾ de xícara de manteiga ou margarina gelada
1 colher cheia de amido de milho

Como fazer:
Misture tudo até fazer uma farofa grossa, depois amasse o suficiente para unir tudo. Caso a massa fique seca, acrescente água gelada, uma colher por vez até a massa ficar uniforme. Forre as forminhas, fure a massa e asse até dourar. Reserve.

Recheio:
½ lata de leite condensado
½ lata de leite
2 gemas
1 colher de amido de milho
1 caixinha de morangos

Como fazer:
Misture tudo em uma panela fora do fogo. Leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar completamente.
Montagem:
Pegue a massa já fria, complete com o recheio e decore com morangos picados. Caso deseje, polvilhe açúcar refinado.

ps. se não tiver morangos, use outras frutas!

1 de julho de 2011

ô abre alas que eu quero passar...


...eu sou mangueira e não posso negar! hahaha
Eu adoooro a combinação de verde com rosa. E não torço pela Estação Primeira de Mangueira no carnaval. Mas se pra defender esse sorvete rosa&verde, tenho que virar mangueirense, eu viro!
Não sei o que esse assunto tem a ver, mas a primeira coisa que pensei ao ver esse sorvete foi na escola de samba.
Piadinhas à parte, esses sorvetes são deliciosamente refrescantes sem serem enjoativos.
Há algum tempo comprei uma sacola cheia de kiwis. A idéia era fazer geléias (sou viciada em geléias, mais viciada ainda em prepará-las), mas acabei encantada com a receita de um sorvete. Primeiro que adoro sorvetes, segundo que eu já fiz geléias demais nos últimos dias.
Ainda estava em dúvida, mas o calor que fez naqueles dias acabaram com elas. E só pra tirar o peso da consciência por tomá-lo já aviso: kiwi tem mais potássio que banana, o dobro de vitamina C da laranja e auxilia no combate ao câncer e problemas do coração.
Já o sorvete de morangos, bem, época de morangos. Essa já é uma boa explicação né? :D


Sorvete de kiwi
(ligeiramente adaptado daqui)

Ingredientes:
8 kiwis cortados em cubos
1 copo de iogurte natural
100 ml de água
1 xícara de açúcar
1 colher de amido de milho
Como fazer:
Em uma panela, misture o amido de milho com a água e mexa até cozinhar e reserve. Cozinhe o kiwi com metade do açúcar até ficar sem caldo.
Bata no liquidificador o iogurte, a mistura de amido e o restante do açúcar. Acrescente o kiwi e bata por mais dois minutos.
Coloque em um recipiente e leve ao congelador. Após duas horas, retire do congelador e bata na batedeira durante cinco minutos. Retorne ao congelador até obter consistência de sorvete.

Sorvete de morango
(daqui)

Ingredientes:
500g morangos maduros limpos e picados
3/4 de xícara de açúcar
Suco de 1 limão
1 pitada de sal
2 xícaras de creme de leite fresco

Como fazer:
Amasse os morangos com um garfo com o açúcar, o sal e o suco de limão. Deixe descansar, mexendo às vezes, por 10 minutos. Coloque metade da mistura no liquidificador e bata com o creme de leite até que fique homogêneo. Misture ao restante dos morangos com uma colher e leve a mistura ao congelador por 4 horas, retire e bata no liquidificador e retorne ao congelador até firmar.

29 de junho de 2011

mais uma primavera...



Então, na segunda-feira eu tinha 15 anos, dormi, e ontem acordei com 22! Espanto O.O!
Me senti tão Jenna! hahaha
Brincadeiras a parte, quando as pessoas dizem que o tempo voa, não é brincadeira não. Voa MESMO!
Sinto falta de algumas coisas da adolescência, como ter R$1,00 no bolso e achar que é rica, mas envelhecer é fascinante, as coisa que aprendemos e que só o tempo ensina, as pessoas que conhecemos, as experiências que vivemos... Enfim, realmente não faria sentido envelhecer, se não aprendessemos nada, certo?
Bom, chega de conceitos de livro de auto ajuda, o motivo da postagem é outro.
Aqui em casa quem cozinha coisas mais frescurentas sou eu, então quando é meu aniversário, se eu quero um bolo eu tenho duas opções: ou eu compro ou eu faço!
Legal né? Esquentar a barriga no fogão no dia do aniversário? Eu adoro! Tá, pode me chamar de doida!
Enfim, não teve festa nem nada, mas eu queria só comer um bolo, sei lá, tem todo aquele simbolismo né?
Eu namorei esse bolo desde que a Si postou, só procurava vergonha na cara uma oportunidade pra fazer, eis que surgiu.
Gente, ficou incrível!
Segui a receita dela, porém, como não achei o pão-de-ló pronto, fiz essa receita 1 e ½ vezes. Uma normal e a outra metade acrescentado chocolate em pó com 50% de cacau, também acrescentei as sementes de uma fava de baunilha ao bater o chantilly e reguei o bolo com uma calda leite condensado, uma vez que não estou consumindo refrigerante. Ah, por cima joguei amêndoas em lascas! So so good!



É bem mais gostoso envelhecer assim :D




Beijocas!