Mostrando postagens com marcador sem glúten. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sem glúten. Mostrar todas as postagens

28 de novembro de 2017

Sequilhos de Canela


Dia desses eu fiz um bocado de pão de queijo para congelar. A quantidade de polvilho que sobrou não daria para fazer uma nova leva. Fiquei incomodada com aquele polvilho me olhando... calhou de ser um daqueles dias que eu estou ligada no 440v na cozinha... nasceram esses sequilhos.
E o cheirinho que toma conta da cozinha?
Deliciosos, facílimos, desmancham na boca, acompanham lindamente um cafézinho e são ótimos para presentear (já falei pra vocês que amo dar comida de presente, né?)


Sequilhos de Canela da Máh
(rendeu muito... mais de 50)

2 xícaras de polvilho doce
2 xícaras de amido de milho
1/4 de xícara (cerca de 50g) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de canela (ou a gosto)
1 pitada generosa de sal
1 pitada generosa de fermento químico
Leite condensado até dar o ponto*

Como fazer?
Misture todos os ingredientes secos com a manteiga e esfarele bem.
Vá juntando o leite condensado (ou doce de leite) até dar o ponto. A massa fica macia, desgruda da mão.
Enrole bolinhas do tamanho de um brigadeiro, coloque em forma forrada com papel manteiga e achate-os pressionando com um garfo (ou modele como desejar).
Leve para assar em forno pré-aquecido a temperatura média, até ficarem levemente corados.
Deixe esfriar e guarde em potes bem fechados.
Não deixe ao alcance, é viciante.

*Usei uma lata de leite condensado cozida por 20 minutos na pressão. Na próxima usarei o doce de leite mesmo, vai ficar mara!

Espero que gostem. 
Beijocas e até a próxima.

15 de fevereiro de 2017

Picolé de Frutas e Água de Coco


Gente, isso nem é uma receita, ok?
Só trouxe hoje para o blog porque além de facílimo, é delicioso e super refrescante.
Se eu bem me recordo, a primeira vez que vi essa belezinha foi no programa da Bela Gil. 
Coloque em uma forminha de picolé (ou copo descartável) algumas pedaços de frutas, utilize as frutas que você desejar (e estiver na época). Nesse eu utilizei kiwi, morangos, uvas e manga. Complete com água de coco fresca, coloque o palito e leve para o congelador. É só isso. Fica lindo não é?

Espero que gostem. :)
Beijocas e atém a próxima! :*

24 de janeiro de 2017

Flan de Pêssegos e Coco


Hoje é aniversário da mamy e como fiz essa receita para ela, resolvi postar hoje!
Mamãe é aquela pessoa que briga, briga, briiiiiiiiiiga, mas ama também que é uma beleza.
Levei bons anos para entender o porque de ouvir tantos 'nãos' na minha vida, que hoje eu viro pra ela e digo 'obrigada'. Obrigada por TUDOOOOO, por cada não que me disse, por mais que na hora eu chorasse e achasse que o mundo ia acabar (adolescentes...).
Enfim...
Minha mãe não está podendo consumir nem leite e nem glúten (embora ela coma mesmo assim). No Natal fiz essa sobremesa para ela poder comer sem ter que ficar sofrendo.
A sobremesa é leve, refrescante e você pode substituir o pêssego por outras frutas da época (com manga fica uma delícia).

Vamos lá?


Flan de Pêssego e Coco da Máh

500ml de suco de pêssego (usei concentrado, sem açúcar)
3 pêssegos maduros, descascados e picados em cubos
Açúcar a gosto (usei de baunilha)
2 envelopes (12g cada) de gelatina sem sabor e incolor*
750ml de leite de coco (usei caseiro)
1 lata de leite condensado (usei sem lactose)

Como fazer?

Unte levemente com algum óleo vegetal de sabor neutro uma forma com furo no meio (a minha tem capacidade para mais ou menos 2 litros) e reserve.
Misture o suco, os pêssegos picados, adoce a gosto (vai depender do gosto - eu prefiro mais azedinho - e da quantidade de açúcar que tem no suco que você utilizar) e leve ao fogo. Deixe ferver por 3-5 minutos. Espere a mistura amornar e junte um envelope de gelatina preparado conforme o fabricante. Misture bem, coloque na forma e leve para gelar até firmar.
Bata no liquidificador o leite de coco com o leite condensado e o outro envelope de gelatina preparado. Disponha sobre a gelatina de pêssego (que já tem que estar firme) e leve para gelar até firmar completamente.
Desenforme com cuidado e sirva gelado.

*Caso você não vá desenformar, pode-se usar metade da gelatina indicada. Daí faça da ordem inversa para ficar mais bonito, e lembre-se de empregar a mistura de pêssegos já fria.

Espero que vocês gostem, assim como minha mamy poderosa gostou.
Mãaaaaaaaaae, feliz aniversário! Te amo!

Beijocas e até a próxima.



8 de janeiro de 2017

Peta

Ou biscoitos de polvilho.
Aqui eu chamo de peta, e você? Como chama por ai?
Eita, em tempo: FELIZ 2017, QUERIDOS!
Eu adoooooooro esses biscoitinhos que fazem croc-croc, acompanhado de um cafézinho coado na hora... ai que delícia, gente!
Tenho uma amiga muito querida que sempre prepara essas belezinhas para mim, tive que pedir a receita e prepará-las para o marido, claro que foi sucesso totaaaaal! <3
Dá próxima vez vou misturar queijo à massa, vai ficar ainda mais deliciosa!


Peta

3 xícaras de polvilho doce
1 xícara de água
1/2 xícara de óleo
Sal a gosto
Ovos até dar o ponto (eu usei 4)

Como fazer?
Misture o polvilho com o sal. Aqueça o óleo junto com a água até levantar fervura, junte ao polvilho e misture bem. Espere a mistura amornar e comece a acrescentar os ovos, um a um e misturando bem.
O ponto é uma massa firme, mas maleável o suficiente para usar num saco de confeitar.
Coloque a massa num saco de confeitar, corte a ponta e modele conforme desejado (não precisa untar a forma), leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até as petas ficarem douradas e crocantes.


Espero que gostem!
Beijocas e até breve! :)



7 de novembro de 2016

Bolo de amêndoas e coco


Recentemente mamãe adquiriu uma intolerância à lactose e glúten. Ela está tratando e tal, mas enquanto isso sente muita falta de um bolinho de vez em quando.
Criei esse bolo um dia desses, fui jogando as coisas que tinha à mão e olha... ficou um desbunde. Sabe aquele bolo bem molhadinho? É esse!
Ah, esse bolo de arroz também é uma excelente opção para quem tem restrições ou está apenas afim de um bolinho gostoso para comer com café. <3


Bolo de amêndoas e coco para a mamãe
(rende um bolo pequeno, de 2 a 4 porções)


1/2 xícara de farinha de amêndoas
3/4 de xícara de coco ralado*
2 ovos
1/4 de xícara de óleo
1/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal

1 colher (chá) de fermento químico

Como fazer?
Bata a farinha de amêndoas, o coco, os ovos, o óleo, o açúcar e o sal no liquidificador até ficar homogêneo. Misture o fermento com uma espátula. Leve para assar em temperatura média, forno pré-aquecido. Faça o teste do palito.

*usei o bagaço do leite de coco, se usar o coco seco, sugiro hidratá-lo com 1/4 de xícara de leite de coco, água ou leite

Beijocas e até a próxima! :*

8 de fevereiro de 2015

Quindim


Essa semana fiz um bolo de aniversário e o cobri com merengue suíço, dai sobraram algumas claras.
Juntei o útil ao agradável e preparei quindins *----------------*
Já havia um bom tempo que queria prepará-los, mas dava uma preguiçinha de usar as claras. Aconteceu o inverso e aconteceu os quindins! Nunca tinha feito e deu super certo. Não sei se a receita original é essa, mas vamos lá!



Quindim da Máh
(rendeu 5 unidades)

6 gemas peneiradas
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de coco fresco*
1/2 xícara de leite de coco*
1 pitada de sal

Como fazer?
Misture as gemas com o açúcar, acrescente o coco e o leite de coco e misture. Disponha em forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar e asse em banho maria, temperatura média, por aproximadamente 30 minutos, ou até firmar.
Desenforme morno e conserve na geladeira.


*O coco fresco que eu usei foi a 'sobra' do leite de coco caseiro que eu fiz, batendo 1 coco fresco, sem aquela pelezinha marrom com 2 xícaras de água morna. Coei, usei parte do leite de coco e parte do coco que ficou na peneira ^^

DE-LÍ-CIA!

7 de fevereiro de 2014

Bolo de baunilha (sem lactose e sem glúten)


Graças a Deus sou uma pessoa muito abençoada e gozo de excelente saúde, e em relação à comida, não sou restrita a nada (só a comida ruim). Mas nem todo mundo é assim, e tem pessoas que acham que por não poderem consumir leite ou glúten, por exemplo, só podem comer coisas ruins e sem graça!
NÃO MINHA GENTE, todo mundo pode e deve se alimentar só do que é bom e gostoso!
Eu tenho feito frequentemente bolo de arroz, mas não por ser sem glúten, mas porque eu gosto mesmo.
Não raro tem bolo aqui em casa (faço questão de que eu e o marido façamos a maior parte das refeições com coisas preparadas em casa... comer na rua só se não tiver jeito ou quando queremos variar), por isso fico inventando bolo hahahaha. Esse bolinho ficou uma delícia, façam!

Bolo de baunilha (sem lactose e sem glúten) da Máh

1 e 1/2 xícara de farinha de arroz
1 e 1/2 xícara de leite de coco
3/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1/2 xícara de óleo
1/4 xícara de farinha de linhaça dourada
2 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer:
Misture tudo, sempre deixando o fermento por último, disponha em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, até dourar e ao fazer o teste do palito, este saia seco.

ps: não sei se estou certa, mas massa de bolo de arroz pra ficar fofinha tem que ser mais líquida (rala), senão ele fica esfarelando demais.

Beijoca :)