Mostrando postagens com marcador aniversário. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aniversário. Mostrar todas as postagens

8 de março de 2018

Um brigadeiro para os aniversários ficarem ainda mais especiais


Brigadeiro já lembra aniversário né? É tão obrigatório quanto o bolo, pelo menos pra mim.
Foi assim que a Rita Lobo apresentou essa receita, sempre presente nos aniversários de seus filhos.
Ano passado, por uma questão pessoal, fiquei alguns (doloridos) meses sem comer chocolate.
Foi tenso.
Durante esse tempo, planejei como voltaria a consumi-lo. Não poderia ser de qualquer jeito, afinal, foram meses de jejum.
Virei para o Kaio e falei que estava sonhando com um brigadeiro, mas brigadeiro de verdade, nada de achocolatado (que já não entra aqui em casa).
No dia em que eu finalmente estava liberada para "enfiar o pé na jaca", comprei uns 4 tipos diferentes de chocolate para preparar um bolo, que levaria chocolate na massa, recheio e cobertura, e não sendo suficiente isso tudo, ainda seria coroado com muitos brigadeiros.
Essa receita, ao contrário da minha tradicional que faço com cacau, vai chocolate amargo picado.
Que pecado.
E o granulado é de chocolate mesmo!
Eu nunca comi brigadeiro melhor na vida.
Sério.
De verdade.
Receita oficial de brigadeiro de panela pra comer na TPM e para os aniversários ficarem ainda mais especiais.


Brigadeiro
daqui, rende cerca de 30 unidades

1 lata de leite condensado
50g de chocolate amargo picado (usei um com 85% de cacau)
1 colher (sopa) de manteiga (prefiro com sal)
Granulado (de verdade), coco queimado, cacau em pó ou castanhas trituradas, para enrolar


Como fazer?
Misture o leite condensado, o chocolate e a manteiga em uma panela de inox.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula. Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, despeje a mistura em um prato fundo (eu gosto de cobrir com um papel filme grudado a superfície do brigadeiro). Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.
Unte a mão bem levemente para enrolar os brigadeiros e passar na cobertura escolhida.

Acredito que quando você terminar de enrolar, terá pelo menos 5 brigadeiros a menos para servir.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)




1 de julho de 2017

O estrogonofe da Rita e 6 anos do blog


Não sei se já contei para vocês, mas todo dia 13 tem comemoração entre mim e o marido. Explico: nosso primeiro beijo foi num dia 13, nosso casamento também, então arranjei essa desculpazinha esfarrapada para comemorar.
No último dia 13 eu estava meio sem criatividade para cozinhar, no dia anterior havia sido dia dos namorados e eu estava com preguiça. Pois é, acontece aqui também.
Fiquei o dia pensando o que eu prepararia para o jantar e então me deu uma vontade doida de comer estrogonofe, mas o original, com creme de leite e cogumelos frescos. Aproveitei que eu tinha um pedaço de filé em casa, saí do trabalho, passei no mercado para comprar o que faltava e recorri a receita da minha musa inspiradora, Rita Lobo e olha... foi o MELHOR estrogonofe que já comi e fiquei me perguntando por que eu nunca havia feito assim.

Fiz 1/3 da receita original e rendeu 4 porções. Acrescentei a farinha para dar uma encorpada, mas é opcional. Ah, e usei o whisky pois eu não tinha conhaque,


Estrogonofe da Rita
(adaptado daqui)

500g de filé mignon picado em tirinhas
200g de cogumelos-de-paris frescos em fatias não muito finas
1 cebola média, picada
1 dente de alho, picadinho
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de whisky 
1 colher (sopa) de ketchup
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta moída na hora, a gosto

Como fazer?
Regue uma panela com um fio de azeite e leve ao fogo para aquecer.
Vá dourando as tirinhas de carne, que devem estar em temperatura ambiente, aos poucos. Não coloque tudo de uma vez na panela. A cada leva de carne, regue a panela com um fio de azeite. Repita o processo com toda a carne e reserve.
Regue a panela com o restante do azeite e junte a cebola. Refogue bem até ela murchar, raspando bem para retirar os 'queimadinhos' da panela.
Junte o alho e refogue mais um minutinho. Acrescente a farinha e mexa para incorporar. Junte o extrato de tomate, o molho inglês, o whisky e o ketchup e mexa. Junte a carne reservada e os cogumelos, regue o creme de leite, tempere com sal e pimenta. 
Mexa delicadamente e deixe ferver até encorpar, mexendo esporadicamente. Servi com arroz, salada e batatas assadas. 
DIVINO!

Ahhh, e por falar em comemoração, no último dia 22 o Pimenta Preta completou 6 anos. Agradeço a cada um de você que passa por aqui e faz parte dessa história. 💗


Beijocas e até a próxima!

31 de maio de 2017

Brigadeiro cremoso de amêndoas e damasco


Eu adoro presentear. Já contei isso para vocês?
Mas nada de ficar horas no shopping procurando presente, eu gosto mesmo é de fazer o presente. E de preferência, que seja comida.
No início do mês foi aniversário de uma querida, então fui para a cozinha. Não sabia bem o que fazer, já estava atrasada e resolvi que seria brigadeiro de colher, um bom brigadeiro sempre agrada, né?
Mas ai bateu a doida e eu decidi que não queria o tradicional, de chocolate. Também não queria de ninho, não queria de Oreo, não queria de nada que eu já havia feito. Foi quando meus olhos bateram no potinho de amêndoas e brilharam. Quando vi alguns damascos secos, sorri e fiquei feliz com a escolha. Soube que a aniversariante também. :)


Brigadeiro de Amêndoas e Damasco da Máh


1 lata de leite condensado
1/3 de xícara de amêndoas laminadas
4 a 6 damascos secos, picadinhos (ou mais, se você quiser)
1 colher (sopa) de manteiga (uso com sal)
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 pitada de sal

Como fazer?
Triture metade das amêndoas até obter uma farinha grossa. Junte o restante dos ingredientes em uma panela, com exceção do creme de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando der o ponto (começar a desgrudar do fundo da panela e formar uma 'bola'), desligue o fogo, junte o creme de leite e mexa bem.
Coma quente (cuidado para não se queimar) ou frio. :)
Ah, se quiser enrolar os brigadeiros, omita o creme de leite. 

Espero que gostem.
Beijocas e até mais!

22 de janeiro de 2017

Brownie Floresta Negra


Eu estou com um mooooooonte de receitas para postar, mas essa aqui furou fila e passou na frente das outras. Primeiro porque ficou linda de morrer e segundo porque ficou muiiiiiiiiito gostosa.
Chocolate, chantilly e cereja... sério, não tem como dar errado.
Essa receita eu criei para comemorar o aniversário de uma amiga querida, doida por chocolate. Foi a sobremesa perfeita para finalizar nosso almoço tardio de domingo.
Eu fiz numa forma redonda (15cm) pois queria servir como bolo de aniversário, mas pode fazer numa forma quadrada, acredito que uma de 20x20cm ficará perfeita. Imagina esse brownie em quadradinhos, que fofura. <3
Bora lá?


Brownie Floresta Negra da Máh

200g de chocolate meio amargo, picado
100g de manteiga sem sal
3 ovos
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cerejas frescas, sem sementes, cortadas ao meio

Para decorar
Creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly
Cerejas frescas com o cabinho
Raspas de chocolate


Como fazer?

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e reserve até amornar. Misture os ovos com o açúcar, apenas para dissolver. Acrescente a mistura de chocolate com a manteiga e por último coloque a farinha. misture até ficar homogêneo.
Coloque a mistura em forma untada com manteiga (eu também gosto de forrar com papel alumínio, para facilitar na hora de desenformar) e espalhe as cerejas por cima.
Leve ao forno pré-aquecido, temperatura média, por aproximadamente 30 minutos. Quando fizer o teste do palito, ele ainda deve sair levemente sujo.
Deixe esfriar completamente e decore com o chantilly, as cerejas e o chocolate.


Espero que gostem. <3
Até a próxima! :*

3 de julho de 2016

Brigadeiro de Churros e Docinho do Céu


Oi queridos, tudo bem com vocês?
Dia 22 o bloguito completou 5 anos e no último dia 28 foi o meu aniversário. Obviamente, teve gordice das boas. Fui com meus amigos e familiares a um restaurante e eu levei um bolo para bater parabéns.
Um bolo para mim, um bolo para o blog, docinhos e alfajores de lembrancinhas. Sou exagerada sim ou com certeza?
Hoje mostrarei a receita de dois docinhos que eu fiz, que fizeram sucesso e receberam tantos elogios que eu fico sorrindo só de lembrar. <3
O docinho do céu é o docinho de leite ninho. Aprendi a fazer esse doce quando eu tinha 5 anos, no pré-escolar. Apenas troquei o açúcar utilizado, que na ocasião era o refinado e eu prefiro o impalpável. O brigadeiro de churros eu não segui receita, então vai a maneira que preparei. Foi tão elogiado que fiquei surpresa, de verdade.
Vamos lá?


Brigadeiro de Churros da Mãh
(rende de 40 a 50 docinhos, dependendo o tamanho)


1 lata de leite condensado
1 lata de doce de leite (leite condensado cozido na panela de pressão*)
1 colher (sopa) de manteiga com sal
1 colher (chá) de canela em pó (caso deseje pode usar mais)
1 pitada de sal

Para finalizar
Acúcar cristal misturado com canela em pó


Como fazer?
Reserve 1/4 do leite condensado cozido para a finalização. Misture o restante do doce com o leite condensado, a manteiga e a canela e leve ao fogo em uma panela grossa (de inox) e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre. O ponto é o mesmo do brigadeiro tradicional, quando desgrudar do fundo da panela e virar uma 'bola' de massa. Despeje em um prato untado com manteiga. Deixe esfriar completamente, enrole e passe no açúcar com canela. Decore com o doce de leite e seja feliz.

*Para o doce de leite: tire o rótulo da lata (NUNCA USE O LEITE CONDENSADO DE CAIXINHA), retire bem toda a cola que fica. Lave a lata e coloque em pé na panela de pressão. Cubra completamente a lata com água, feche a panela e leve para cozinhar. Depois que pegar pressão, conte 40 minutos (para um doce mais clarinho) e 50 (para um doce mais bronzeado). Retire a pressão da panela, deixe o doce esfriar completamente antes de abrir a lata, pelamordeDeus!

Docinho do céu (docinho de leite ninho)

Leite ninho
Açúcar impalpável
Leite de coco (usei caseiro)

Não é bem uma receita.., basta misturar quantidades iguais de leite ninho (ou outro leite em pó de qualidade) e açúcar impalpável. Vá acrescentando o leite de coco aos pouquinhos e misturando até virar uma massa bem macia e que desgruda das mãos. Cuidado para não deixar muito seca.
Essa massa é maravilhosa de se trabalhar, nem precisa untar as mãos, basta enrolar e passar no leite em pó ou no açúcar. Ah, e pode colorir a massa que também fica ótimo (use corante em gel).

Espero que vocês façam, de verdade!
Beijocas e até a próxima.


26 de novembro de 2015

O bolo da hermana


Eiiiita que esse blog tá abandonado heim?!
Creeeeeeeeedo! Que vergonha!
Mas para me redimir, eu volto com esse pecado de bolo, que preparei para o aniversário da minha irmã. Ela fez questão de um bolo de kitkat e mesmo ela sendo chaaaaata eu sempre faço as vontades dela, fazer o que né?
Fiz um bolo cor de rosa, é a cara dela, mas é pura frescura, pode fazer sem o corante.
Vamos lá?

Era rosa...

Bolo da Hermana
rende de 8 a 10 porções
Massa
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Gotinhas de corante em gel, rosa

Recheio
750ml de leite
3/4 xícara de açúcar
3 gemas
5 colheres (sopa) cacau em pó, puro
1/2 xícara de amido de milho
3/4 xícara de leite em pó

Para umedecer
1/4 de xícara de leite condensado
1/2 xícara de leite

Para finalizar
Ganache*
Kitkats
Brigadeiros enrolados**

Como fazer:
Massa
Peneire a farinha junto com o fermento e o sal e reserve. Misture o leite com a baunilha, o corante e a manteiga e aqueça até quase ferver e reserve. Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, bem leve. Acrescente a farinha reservada em duas adições, mas sem bater demais, apenas para misturar. Desligue a batedeira e misture delicadamente o leite quente em duas adições, misturando de baixo para cima. Leve para assar em forma untada, forrada no fundo e nas laterais com papel manteiga, e novamente untada e enfarinhada, até que, ao fazer o teste do palito, ele saia seco. Eu usei uma forma de 18cm de diâmetro, bem alta, para poder cortar as camadas. Deixe o bolo esfriar e reserve.

Recheio
Coloque o leite para aquecer em uma panela. Enquanto isso, bata bem as gemas com o açúcar até virar um creme esbranquiçado. Acrescente o amido de milho, o cacau e o leite em pó. Junte a mistura uma concha do leite quente e mexa bem, para temperar as gemas. Vá acrescentando de concha em concha até acabar, sem parar de mexer. Misture bem e volte tudo para a panela, cozinhe em fogo baixo. Quando a mistura encorpar bem, continue cozinhando por 2 ou 3 minutos. Coloque a mistura em um recipiente, cubra com papel filme (encoste o papel na superfície do creme, para evitar formar aquela película) e leve a geladeira. Utilize frio.

*Ganache
Misturei 150g de chocolate meio amargo com 200g de creme de leite de caixinha e levei ao banho-maria até ficar uma mistura sedosa e brilhante. Reserve e utilize-a fria.

**Brigadeiro
Misturei 1 lata de leite condensado, 3 colheres (sopa) de cacau e 1 colher (sopa) de manteiga, leve ao fogo baixo até a mistura cozinhar e desgrudar do fundo da panela. Leve para esfriar em um prato untado com manteiga. Quando frio, enrole-os e passe nos confeitos que desejar.

Ainda pelado.
Montagem
Para o bolo ficar bonitão assim, eu monto-o na mesma forma em que o assei, forrada com papel filme, para facilitar na hora de desenformar.
Cortei o bolo em três camadas. coloquei a primeira na forma, reguei com o leite misturado com o leite condensado, coloquei metade do recheio, nivelei, coloquei a outra camada e repeti tudo. Finalizado com a última camada de bolo umedecido, cobri com papel filme e coloquei um prato para fazer peso. deixei na geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, desenformei o bolo, cobri com a ganache, colei os kitkat nas laterais e coloquei os brigadeiros já enrolados no topo. Amarrei uma fita e parti para o abraço! :)

Hermana e papito! Parabéns, feiosa!

Lindo e delicioso!
Beijocas e até a próxima. <3

8 de outubro de 2014

O bolo mais rápido da história!


Rá, eu já fazia naked cake antes dessa febre toda! Pena que não dá pra ver direito na foto hahahaha
Daí que mês passado foi aniversário do maridão. Saímos um dia antes com alguns amigos e levei um bolinho (que talvez um dia role a receita, já que não tem foto). Mas poxa, no dia oficial do aniversário não podia ficar sem bolo, oras. O que eu fiz? Fiz outro bolo hahah
aha
Enquanto fazia o jantar que ele havia me pedido, fiz também esse bolo liiiindo (que só não ficou mais lindo ainda porque a pessoa consegue esquecer de untar uma das formas no meio da correria), mega rápido e DE-LI-CI-O-SO!!!!
Para vocês terem uma ideia de quão rápido foi, eu cheguei em casa às 18h e às 20h, o jantar e o bolo já estavam prontos. logicamente contei com a ajuda da mamãe, lavando a louça. Te amo mãe!
Vamos lá?


Naked Cake fast, muito fast da Máh
(a massa aprendi num curso online com a chef Carole Diva Crema)

6 ovos
180g de açúcar
180g de farinha de trigo

(A lógica é a seguinte: a farinha e o açúcar é calculado de acordo com o peso dos ovos. Os ovos pesaram 360g (60g cada), então metade desse peso é de açúcar e a outra de farinha. Sempre a mesma proporção e SEMPRE deu certo. Já fiz rocambole com essa massa também).

Como fazer?
Bata os ovos em temperatura ambiente com o açúcar na batedeira até crescer e ficar bem firme. Peneire a farinha por cima e misture delicadamente, de baixo para cima até incorporar toda a farinha, mas com cuidado para não perder o ar da massa.
Dividi a massa em duas assadeiras preparadas (unte e enfarinhe as duas pelo amor de Deus) e leve para assar em forno médio, pré-aquecido até dourar e, ao fazer o teste do palito, ele saia limpo. (Quando está pronto, a massa desgruda levemente da forma.)

Recheio
Creme de leite fresco levemente adoçado (usei açúcar baunilhado), batido em chantilly firme
Morangos frescos
Guraná gelado (para molhar o bolo)

Montagem
Coloquei uma das massas já frias (esfria bem rápido) no prato, reguei com o guaraná. Coloquei uma camada de morangos picados e metade do chantilly por cima. Espalhei e cubri com o outro bolo. Regue-o também. Coloquei o restante do chantilly e finalizei com morangos inteiros. Prontinho.
Muito, muito, MUIIIIIIIIITO bom! :)


Beijocas e até a próxima ;)

17 de julho de 2014

Panna Cotta de Mascarpone e Bodas de Maternidade


Sério, só porque são 9 meses de casados, tinha que ser bodas de maternidade? Ô criatividade hahaha
Então... todo dia 13 eu faço algo especial para o maridinho... nas bodas de maternidade foi fácil associar o cardápio... tinha que ter cara de comida de mãe, então, encarnei a mama italiana! Fiz um menu italiano e até massa caseira eu preparei, e olha que estou sem mesa hahahaha


Hoje vou mostrar pra vocês a receita da sobremesa, que fez sucesso e eu preparei pela primeira vez. Eu ia fazer Panna Cotta tradicional, mas tinha um pote de mascarpone na geladeira pedindo atenção... o restante do menu me cobrem eu posto depois :)


Panna Cotta de Mascarpone
(criação minha)

1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite fresco
3/4 de xícara de açúcar demerara
1 pote (390g) de queijo mascarpone
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de gelatina sem sabor*, preparada conforme o fabricante

*eu fiz mais firme pois queria desenformar, caso contrário, pode usar só uma colher :)

Como fiz?
Misturei o leite, creme de leite, açúcar, baunilha e o queijo mascarpone e levei ao fogo baixo, até o queijo derreter. Desliguei o fogo, misturei a gelatina já preparada. Deixei esfriar, mexendo de vez em quando. Passei a mistura por uma peneira e e dispus nos recipientes preparados. Se for desenformar, unte levemente com óleo vegetal.

Sirva com o que desejar. No dia, servi apenas com frutas (morango, amora, framboesa, figo e physalis) frescas.


No dia seguinte, resolvi fazer uma caldinha para acompanhar as porções que haviam sobrado... Fiz assim... Misturei 1 caixinha de morangos cortados em 4, 1/2 xícara de amoras e 1/2 xícara de framboesasraspas e suco de 1/2 limão siciliano, 2 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de vinho do porto. Deixei ferver um pouco, sem deixar que as frutas desmanchassem completamente. Deixei esfriar e servi junto com a panna cotta :)


Beijocas :)

30 de junho de 2014

Sorteio de 3 anos do Pimenta Preta - Resultado


O blog ficou mais velho, eu fiquei mais velha e para comemorar, teve sorteio, claro!
Sem mais delongas... Vamos ao que interessa?
Quem ganhou esse supeeeer kit foi...




Luciana, Parabéns!
Caso a ganhadora não responda o e-mail até as 20h de quarta-feira (02/07), será realizado um novo sorteio!
Beijos a todos e até a próxima ;)



19 de junho de 2014

3º Sorteio Pimenta Preta: Aniversário de 3 anos blog :)


êêêêêêêêêêêê é festa!!!!!
Adoro aniversários e dia 22/06 o Pimenta Preta completa 3 aninhos *------*
O blog é meu xodózinho, meu cantinho, eu adoro vir aqui compartilhar as minhas peripécias diárias. E para agradecer tanto carinho, tem sorteio, claro!
Dessa vez serão 4 livros lindos e mais um mimo surpresa!

Vamos as regras?

- Deixar um comentário nesse post com nome e e-mail para contato.
- Morar ou ter endereço de entrega no Brasil.

O sorteio será dia 30/06!
Participem!

30 de maio de 2014

Tortinhas de maçã cute cute


No mêsversário de 7 meses de casados fiz essa tortinha para a sobremesa.
Inspirada na receita da diva Rita Lobo, alterei a massa e o recheio, pois fiz porções individuais.
Foi o encerramento perfeito para um jantar mais que especial :)

Massa
(para 4 porções individuais)

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
50g de manteiga gelada
2 colheres (sopa) de açúcar
água até dar o ponto, + ou - 3 colheres (sopa)
1 gema + 1 colher (chá) de café solúvel + 1 colher (sopa) de água para pincelar

Recheio
2 maçãs-verdes
1/2 colher (chá) de canela em pó
uma pitada generosa de noz-moscada ralada na hora
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha
suco de 1/2 limão
1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de amido de milho

Como fazer?

Para a massa, coloquei a farinha, o açúcar e a manteiga em cubos no processador e 'pulsei' até virar uma farofa, fui colocando a água, de colherada em colherada, com o processador ligado, até virar uma bola.
Se for fazer na mão, esfarele a manteiga na farinha com a ponta dos dedos, se sentir a mistura esquentar, leve a geladeira até que esfrie novamente. Quando virar a farofa, vá colocando a água até dar o ponto. Não sove a massa.

Abri a massa e forrei 4 ramequins pequenos. Reservei a massa que sobrou para fechar as tortinhas.
Para o recheio, cortei as maçãs em 4 e fatiei fino, misturei o restante dos ingredientes e recheei generosamente cada tortinha. Cobri com a massa e fechei bem, Sobrou um tequinho de massa, então fiz tinhas para decorar. Pincele com a mistura de água e café e leve para assar até dourar.

Salivando só de lembrar...


15 de abril de 2014

Uma salada, um bacalhau e um pecado em forma de sobremesa

No fim de semana eu e o amor completamos 6 meses de casados (Bodas de Plumas) e 5 anos juntinhos, e tudo isso juntamente comemorado com o Dia do Beijo! E, adivinhem o que eu fiz? Fui pra cozinha, claro! Depois de mimar meu gatinho, o que eu mais amo é cozinhar (deu pra perceber?)
Pois bem, pensei no que fazer, queria algo simples de preparar, mas com cara de 'caraca, você passou o dia na cozinha', sabem como é?

Tipo eu na cozinha hahahaha

Decidi preparar um bacalhau, o que foi ótimo, pois coincidiu com a semana santa, é é uma opção de receitinha para os que não comem carne nesse período :)
Senta ai que lá vem receita...

Salada na Cesta de Parmesão


Para começar, você vai precisar ralar um pouco de parmesão, bem fininho. Usei um pouco mais de 1/2 xícara em cada cestinha. Pegue uma frigideira antiaderente, forme um disco com o queijo (do tamanho desejado), não faça uma camada muito fina, senão ficará com furos e quebrará. Ligue o fogo em temperatura baixa e deixe o queijo derreter, ele vai fritar e quando começar a dourar, você o retira RAPIDAMENTE com uma espátula e coloque sobre um recipiente (xícara, tigelinha, copo) e molde a cestinha com cuidado para não se queimar. Deu pra visualizar?
Para a salada você pode utilizar o que desejar ou o que tiver disponível. Eu forrei as forminhas com folhas de alface crespa e alface roxa, depois misturei uvas verdes e roxas sem sementes (se usar com sementes, corte-as ao meio e retire-as), tomatinhos cortados ao meio e amendôas, temperados somente com azeite e orégano. Por cima, esfarelei uns pedacinhos de gorgonzola.
Sério, a melhor salada até hoje! De verdade!


Bacalhau Confit e Risotto de Espinafre com Damascos e Amêndoas


O Risotto foi daquele jeito básico que já mostrei aqui, apenas substitui o "recheio" por espinafre (usei o picado e congelado), damascos e amendôas picadas. Delicioso!
Para o bacalhau, usei o lombo que já comprei dessalgado e congelado (uma mão na roda, devo dizer). Se for usar o salgado, dessalgue-o antes e continue a "receita" normalmente.
O que fiz foi descongelar,cortar o peixe em porções, tirei a pele e coloquei num refratário PEQUENO, a ideia é ficar tudo apertadinho mesmo. Coloquei algus dentes de alho com a casca, uma cebola cortada em pedaços grandes, alguns tomatinhos, uma pitada de orégado e de pimenta do reino moída na hora. Cobri tudo com bastante azeite (extravirgem, de qualidade), por isso que o refratário deve ser pequeno, para não ter que usar azeite demais. Coloquei o papel alumínio e deixei 1h no forno, na temperatura mais baixa, de 100 a 120ºC. Depois (sei que não se faz isso no confit) tirei o papel alumínio, aumentei a temperatura para média e deixei mais uns 20 minutos.


Retirei o bacalhau e servi com o risotto, o alho e os tomates, regados com um pouco do azeite do cozimento.
O MELHOR BACALHAU QUE JÁ COMI!
ps.: Esse bacalhau que já vem dessalgado não tem aquele cheiro tão forte, o que é ótimo!
ps².: Vou lembrar da marca do bacalhau...

Grand Gâteau


Todo mundo já deve ter visto a foto dessa sobremesa famosa do restaurante Paris 6, dai que procurei a receita, e achei esta, que não sei se é a original, e no final das contas mudei tudo hehehehe

Segue a maneira que eu fiz (duas porções).


Derreti 150g de chocolate meio amargo com 2 colheres (sopa) de manteiga. Misturei 2 ovos e 2 gemas, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Dispus a mistura em dois ramequins untados e levei ao forno em temperatura média, até crescer e ficar com a casquinha em cima.


Retirei e imediatamente cobri com a calda (misturei em partes iguais nutella, creme de leite e leite condensado), amendôas trituradas grosseiramente e uvas sem sementes (não encontrei morangos). E para deixar tudo horríiiivel, enfiei dentro disso tudo um picolé Diletto de gianduia.
IN-CRÍ-VEL! Divino, dos deuses, maravilhoso, parem de ler e corram para a cozinha AGORA!


Então é isso minha gente, até a próxima :D

3 de fevereiro de 2014

Gelatina de arco-íris

Oi foco, cadê você?

É de encher os olhos né?
Eu nem gosto de gelatina, mas um grande amigo perguntou se eu sabia fazer, e como ontem foi o aniversário dele, preparei especialmente para a ocasião.
Não é uma receita, é mais um método!
As cores e sabores ficam a critério do freguês.

Eu fiz assim:
Peguei 6 gelatinas, escolhi os sabores somente pelas cores, para ficar na ordem das cores (toc). Utilizei framboesa (rosa), uva (roxa), tutti-frutti (azul), limão (verde), maracujá (amarelo) e morango (vermelha).
O passo a passo é o seguinte: unte uma forma para pudim, de preferencia de plástico (eu fiz na de alumínio mesmo) e unte bem com óleo vegetal.
Pegue a 1ª gelatina e dissolva em 150ml de água fervente (a embalagem pede 250ml, mas tem que ser menos, assim ela fica mais consistente e poderá ser desenformada). Mexa bem e acrescente 150ml de água fria. Despeje metade da mistura na forma preparada (se você utilizar um copo medidor para preparar fica mais fácil). Leve ao congelador por 10 minutos aproximadamente, até firmar. Na metade restante misturei 3 colheres (sopa) de leite condensado e 1 colher (sopa) de creme de leite e despeje com muito cuidado sobre a gelatina anterior, já firme. Se você for derramando pela beirada da forma é mais fácil. faça isso com todas as cores, na ordem desejada até finalizar, sempre deixando a gelatina anterior firmar.


É beeem fácil, só precisa de um tiquinho de paciência, mas vai por mim, faz sucesso, principalmente com a criançada!

Beijocas e até a próxima!


22 de janeiro de 2014

100 dias de casados com cardápio especial - muitas receitas e 1 post


Quem me acompanha no Instagram e no Facebook sabe que todo 'mêsversário' de casamento eu faço um jantarzinho especial (por isso eu disse que estou devendo um mooooonte de receitas).
Ontem, não foi 'mêsversário', mas completamos 100 dias de casados, e achei mais do que necessário um jantar especial. (Desculpa esfarrapada para cozinhar)
Pensei, pensei e decidi que faria algo com o que tinha em casa, nada de ir ao mercado. Ok, eu fui ao mercado para comprar algumas especiarias que estavam em falta, e batatas, porque eu só tinha duas na geladeira.
Posso falar? Ficou tudo INCRÍVEL!!!!
Não fiquem bravos quanto as medidas e com as fotos feias, ok?

Entrada Fria
Carpaccio de Melancia
(adaptada da receita do grande Claude Troigros)

Não ficou bonito, mas ficou muito bom!

Fatiei um pedaço melancia finamentea (o mais fino que meu tempo permitiu) e retirei as sementes, coloquei entre camadas de papel toalha para absolver o excesso de líquido.
Preparei a maionese com uma gema, suco de meio limão, uma colher de mostarda dijon, sal e pimenta do reino moída na hora. Bati beeem com o fuet e fui acrescentando óleo de soja em fio até ficar cremoso. Como o molho é um pouco mais ralinho, diluí com um tiquinho de água. Dispus as fatias de melancia, cobri com o molho e queijo parmigiano reggiano, ralado na hora. Salpiquei folhas de coentro e pronto!
Muito, muito gostoso!

Entrada quente
Fundos de Alcachofra recheados com 3 queijos

Phyna!!!

Bem, eu tinha fundos de alcachofra fazendo aniversário no congelador (absurdo), daí fiquei pensando em como poderia prepará-los. Vi essa receita e me baseei nela. Misturei um pouco de mussarela ralada, queijo branco fresco amassado e cream cheese, depois de bem misturado, temperei com noz moscada ralada na hora. Foi bem pouco mesmo, o suficiente para rechear 6 fundos de alcachofra, que era a quantidade que eu iria preparar.
Cozinhei os fundo de alcachofra conforme a embalagem (água, sal e limão), escorri, recheei e coloquei no forno até dourar.

Simples e diviiiino!

Prato Principal
Polpetone recheado, batatas assadas com ervas e chutney de tomate


Para o polpetone:
Misturei mais ou menos 1kg de carne moída (peça para moer duas vezes, eu só pulsei ela no processador) com uma cebola e um talho de alho poró picados beeem pequeno (passei no processador), temperei com sal, pimenta moída na hora e orégano. Acrescentei um ovo e misturei até ficar homogêneo.
Modelei* os polpetones (como um hambúrguer mais grosso), recheei com mussarela ralada e levei para assar até dourar.
*Para modelar todos igual, usei uma latinha de queijo brie (parece uma lata de atum) que eu ainda não tinha jogado fora. Coloquei um pouco da carne no fundo e nas laterais, enchi com queijo e fechei. Foi beeem mais fácil e rápido, além de ficarem todos iguais.

Polpetones ainda crus

Sente o drama!

Para as batatas:
Cortei um monte de batatas (use a quantidade que desejar, eu fiz para o jantar e para as marmitas de hoje kkkk) em cubos grandes, levei para assar com um pouco de azeite, manteiga, sal, pimenta, orégano e tomilho. Asse até dourar e ficar macia.

Para o chutney de tomate
(pausa para um suspiro e para salivar lembrando dessa delícia)
Primeiro, se você não gosta de receita agridoce, forte e picante, não faça. 
Mas se você gosta, corre pra cozinha e quadruplique essa receita, porque rendeu só para essa refeição (jantar/almoço).
Eu não fiz a receita tradicional, que é mais 'pedaçuda'. Misturei tudo o que me veio à mente e ficou MARAVILHOSO.
Bati no liquidificador uma lata de tomates pelados e meia cebola. Misturei numa panela com 1/3 de xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara na hora de medir), 1/4 de xícara de vinagre branco, 2 folhas de louro, 1 pau de canela, alguns grãos de pimenta do reino, grãos de coentro e alguns cravos da índia. Deixei ferver bastante, até ficar mais ou menos na metade do volume. Coei, apertei bem para passar toda a poupa e ficar só os temperos na peneira, voltei para fogo, acrescentei sal, e deixei ferver. Eu queria mais grosso, tipo uma geleia, então descasquei e ralei duas maçãs e juntei a mistura. Coloquei umas gotas de tabasco, mas é a gosto. Deixei engrossar, acertei o sal, açúcar e a pimenta para o meu gosto e pronto. QUE DELÍIIIICIA!!!!!!
Fiquei com dó dos meus vizinhos, pois o aroma estava de enlouquecer.


Servi tudo isso juntinho... (suspiros).

Sobremesa
Sorvete de baunilha com mesclado de cerejas


Tô com preguiçinha de digitar a receita... hahahaha, mas eu preparei essa receita linda do blog lindo da linda Pat, e apenas substitui a framboesa por cereja. E como não dava para amassar a cereja (frescas, pelamoordeDeus), apenas dei uma processada.

Então foi isso minha gente, um jantar lindo e gostoso para o meu marido  

ps.: já estão participando do sortei do livro Cupcakes, lá no meu Instagram? Corre, que o sorteio é dia 30 :)


18 de novembro de 2013

Beijinho no potinho! Bodas de Beijinho!

Foto do celular :P


Semana passada completei 1 mês de casadinha :) Bodas de beijinho!
Preparei um jantarzinho especial para o marido e de sobremesa improvisei esse "beijinho no potinho"!
Ficou delícia e fez sucesso!
Ah, não precisa fazer só quando completar 1 mês de casados hehehehe

Beijinho no potinho
(6 porções)

1 lata de leite condensado
1/2 xícara de leite
100g de coco seco ralado
2 ovos
uma pitada de sal

Como fazer?
Unte uma travessa grande (ou pequenas para fazer porções individuais) que possa ir ao forno.
Misture o coco com o leite e deixe hidratar uns 2 minutinhos. Misture o restante dos ingredientes e leve ao forno beeem baixinho até dourar.

Primeiro mês comemorado com sucesso :)


31 de dezembro de 2012

Cupcake Red Velvet


Vamos de vermelho e branco no ano-novo? (Tudo bem que eles foram feitos antes, mas não vem ao caso.)
Esses lindos e deliciosos cupcakes foram feitos no aniversário da minha querida amiga Kamila, e foram sucesso! Apesar de simples, eles são deliciosos! Enjoy ;)

Cupcakes baseados nessa receita
rende 24 cupcakes

2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher de sal
2 ovos
1 xícara de óleo vegetal
1 xícara de buttermilk (coloque 1 colher de vinagre numa xícara e complete com leite em temperatura ambiente, deixe descansar por 10 minutos)
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Corante em gel vermelho, a gosto.

Como faz?
Em um bowl peneire e misture todos os ingredientes secos. Em outro, misture os líquidos. Agregue os dois delicadamente. Disponha nas forminhas de papel, dentro da forma própria para cupcake, eu coloquei metade da forminha e eles cresceram bem. Asse até que ao fazer o teste do palito, ele saia seco.

Cobertura de creeam cheese, daqui
para cobrir os 24 cupcakes, e uma sobra pra você raspasr com o dedo

1 colher de MANTEIGA, em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar de confeiteiro (impalpável)
150g de cream cheese gelado

Como faz?
Bata a manteiga com o açúcar até esfarelar, acrescente o cream cheese de uma vez e bata bem até ficar bem cremoso!
Confeite os cupcakes como preferir!

DELÍIIIIIIIIICIA!!!!

E um 2013 magnífico pra cada um de vocês :D
Até ano que vem!



11 de setembro de 2012

Massa à carbonara


Continuando a série de "sinais DIVINOS" hahaha, hoje venho com essa massa mega gostosa.
Tinha tempos que queria preparar essa receita e vivia adiando. Daí que essa semana vi em dois blogs que eu leio, então pensei: "Vou fazer!"
E como hoje é aniversário do meu amor lindo (te amo amor!), caiu como uma luva!

obs.: fiz baseada numa receita que vi na tv.

Massa à carbonara

500g de massa cozida al dente
2 ovos
1 xícara de parmesão ralado na hora
2 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
1 xícara de bacon picado
2 dentes de alho
Sal e orégano a gosto

Como faz?

Coloque a massa para cozinhar.
Enquanto isso, frite o bacon na própria gordura (retire o excesso), junte o alho bem picadinho e doure. Desligue e reserve.
Em uma tigela grande, bata os ovos com o creme de leite, requeijão, sal, orégano e o queijo.
Depois disso é rápido: escorra o macarrão e já despeje na tigela com o creme. Misture bem, acrescente o bacon e misture novamente.
Sirva imediatamente :)))

Delícia!