Mostrando postagens com marcador ervas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ervas. Mostrar todas as postagens

3 de setembro de 2018

Focaccia de Abóbora e Alecrim


Já contei para vocês que amo focaccia, né?
Volta e meia crio uma nova versão por aqui, para sair da mesmice e ter uma desculpazinha esfarrapada para preparar sanduíches. Amo mesmo!
A combinação de abóbora e alecrim é amada aqui em casa, mas não se prenda somente à ela. Quando possível, troque o alecrim por sálvia. Absurdo de bom, também.



Focaccia de Abóbora e Alecrim da Máh

1 xícara de purê de abóbora
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture o puré, a água o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Ps.: Com essa mesma massa, você pode moldar pães de hambúrguer. Você pode salpicar o alecrim por cima ou picá-lo e misturá-lo a massa. Perfeito!!!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

31 de julho de 2016

Dois molhos de tomate supimpas


Essa semana saiu uma matéria sobre a Anvisa proibir a comercialização de algumas marcas de molho de tomate, cujos lotes continham uma quantidade inaceitável de pêlos de roedores.
Oi?
O bizarro não é ter uma quantidade inaceitável e sim saber que existe uma quantidade que é aceitável. Fala sério gente...
Não sou nenhuma puritana e também não vou ser hipócrita de falar que você tem que fazer tudo na sua cozinha, mas existem sim algumas receitas que são mais fáceis do que ir ao mercado e infinitamente superiores, a exemplo o molho de tomate, o leite de coco ou um bolo qualquer.
Alguns leitores me pediram e hoje eu trouxe dois molhos que eu faço muito, são os mesmos ingredientes, só muda o modo de preparar. O rústico é "menos fácil", mas só porque você precisa retirar a pele. O outro é pá-pum (quem me ensinou foi a mamãe) e ambos são maravilhosos e se eu fosse você faria os dois.


Molho rústico de tomate da Máh


4 tomates italianos bem maduros e sem a pele, picados
1 cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?

Aqueça o azeite e acrescente a cebola. Quando ela estiver transparente, adicione o alho, dê uma leve refogada e acrescente o restante dos ingredientes. Deixe cozinhando em fogo baixo, pingando água até estar cozido e sem aquela acidez forte, em torno de 20 minutos. Eu gosto dele mais "pedaçudo", rústico. Caso deseje, é só bater no liquidificador. Acerte o sal e finalize com mais manjericão fresco.


Molho de tomate pá-pum da mãe da Máh


4 tomates italianos bem maduros, cortado em 4 pedaços cada
1 cebola pequena, cortada em 4
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?

Coloque tudo em uma panela, acrescente cerca de 3 xícaras de água e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos, depois é só bater tudo no liquidificador.
Uma dica e não colocar toda a água do cozimento na hora de bater, para não ficar muito ralo, mas se isso acontecer, é só voltar para a panela e deixar apurar. Acerte o sal e finalize com mais manjericão fresco.

Dica: Se quiser aumentar as quantidades, fique a vontade. O molho mais rápido é ótimo para fazer em quantidades maiores e congelar, assim você tem um molho maravilhoso sempre a mão.
Dica 2: Não sabe tirar a pele de tomates? Aprenda aqui.

Beijocas e até a próxima.



25 de fevereiro de 2014

Arroz negro e Salmão assado

Vão desculpando a foto...
4ª receita de hoje?
É isso mesmo?
Pra quem fica semanas sem postar...

Bom, essa não é beeeeeeeeem uma receita sabe... ontem eu estava meio doente, mas precisava comer né?
Muita gente tem me perguntado onde arrumo disposição para cozinhar tanto. Bem, primeiro: eu AMO cozinhar, não importa a hora, o local. Não raro estou amassando pão às 22h e assando às 0h. Segundo: eu preciso comer né minha gente? hahahaha
Sempre me dedico à receitas práticas e fáceis. E não pensem que eu não faço nada da vida: trabalho todos os dias e muiiiiiiiitas vezes depois do horário e aos fins de semana, não tenho empregada e nem diarista (mas as tarefas, exceto cozinhar, são todas divididas com o marido).
Quem vê esse prato pensa: "Nooooooossa, passou a noite se descabelando na cozinha..."
Ai é que você se engana: arroz na panela de pressão, salmão no forno e euzinha linda deitada no sofá ;) ADORO!

Não é bem uma receita, mas vamos lá:

O arroz preparei de acordo com a embalagem. Assim: na panela de pressão refoguei 2 dentes de alho amassados e meia cebola picadinha com 1 colher (sopa) de azeite. Acrescentei uma xícara de arroz negro e dei uma fritada rápida. Acrescentei 2 e 1/2 xícaras de água fria, sal a gosto e tampei a panela e quando pegou pressão, abaixei o fogo e deixei 25 minutos. É só mexer e servir! Se ainda tiver água, é só esperar secar, com a panela aberta.


Para o salmão:

Eu tinha uns filés de salmão na geladeira e fiz assim:
Forrei uma forma com com papel alumínio, (isso é uma suuuuuuuuuper dica, use de duas a 4 folhas de papel alumínio sob os assados, facilita demais na hora de lavar a forma, as vezes nem suja :) ), piquei um talo grande de alho poró bem fininho, cortei os grãos de uma espiga de milho fresca e espalhei na forma, temperei com sal, pimenta moída na hora, azeite e ervas (tomilho, alecrim e manjericão frescos e orégano seco). Temperei o salmão da mesma forma e deitei os filés sobre a mistura de milho e alho poró e reguei mais azeite. Cobri com papel alumínio e levei para assar em forno médio por uns 15 minutos.


Fácil, rápido e muitoooo bom :)