Mostrando postagens com marcador chocolate. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador chocolate. Mostrar todas as postagens

3 de dezembro de 2018

Cookies Duplos de Chocolate para alegrar o Natal


Dia desses o marido me pediu cookies.
Eu amo cookies, daí não foi um desejo difícil de atender.
Tenho uma receita de cookies certeira, mas queria algo diferente, então fui procurar no blog que tem os cookies mais maravilhosos do mundo e encontrei esse.
Gente... o que é esse negócio? Socorro!
Já aviso que é viciante e impossível comer um só. No dia que fiz a primeira vez, eu e Kaio comemos quase tudo. Daí que achei que seria uma ótima sugestão para presentear neste Natal. Vocês sabem que amo dar comida de presente...
A receita é facílima, deliciosa e rende que é uma beleza!


Cookies Duplos de Chocolate

200g de chocolate meio-amargo
50g de manteiga (usei com sal)
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de cacau em pó
225g de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de chocolate branco em pedacinhos

Como fazer?
Derreta o chocolate meio amargo com a manteiga e o cacau. Retire do fogo, junte o leite condensado, misture bem e deixe esfriar.
Acrescente a farinha, o fermento, o sal. Misture bem e acrescente o chocolate branco, cubra com filme plástico e leve à geladeira até firmar o suficiente para conseguir enrolar sem a massa grudar na mão.
Faça bolinhas e coloque no papel manteiga ou tapete de silicone. Leve para assar em forno a 180°C por mais ou menos 10 minutos. O tempo varia de acordo com o tamanho dos cookies.
Eles ainda saem molinhos do forno e endurecem conforme esfriam. Eu utilizo uma gradinha para resfriá-los.
Após esfriar, guarde em potes bem fechadinhos.
Duvido que vocês consigam comer apenas um.

Ahhhhh... esses cookies são perfeitos para fazer sanduíche de sorvete. ;)
 

Beijocas e até a próxima!

22 de novembro de 2018

Um Bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate


Não é difícil eu criar receitas. Difícil é conseguir anotar tudo e vir aqui postar. 'Cês me perdoam?
Para me redimir, criei esse bolo maravilhoso e anotei tudo para passar pra vocês. Uma perdição! Bolo de cenoura já é bom demais, com esse toque de amêndoas, eu duvido quem vai resistir.


Meu bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate

2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de amêndoas
2 colheres (sopa) de amido de milho
50g de chocolate meio amargo picado
1 colher (sopa) de fermento químico


Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar, a farinha de amêndoas e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo e o amido de milho. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e salpique o chocolate por cima.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar. Faça o teste do palito.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

17 de novembro de 2018

Sorvete de Flocos


Esqueça todos os sorvetes de flocos que você já tomou. Esse aqui é de chorar de tão bom.
Não vou nem me alongar... apenas uma variação (espetacular) do meu sorvete de baunilha, mas que vai fazer você ir ao céu e voltar.


Meu Sorvete de Flocos

2 xícaras de leite
2 xícaras de creme de leite fresco
5 gemas
3/4 de xícara de açúcar
1 fava de baunilha (só substitua se for por pasta, por favor)
1 pitada de sal
100g de chocolate meio amargo, derretido

Como fazer?

Coloque o leite, creme de leite, o sal e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a panela, tampe e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado. Aqueça novamente a mistura de leite e acrescente uma concha a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver.
Passe o creme por uma peneira*, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Na sorveteira: Leve o creme gelado a sorveteira, conforme o fabricante. Quando estiver quase congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve ao congelador para terminar de congelar.
Sem sorveteira: Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira (no processador funciona também) por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo por mais 2 ou 3 vezes. Quando estiver quase completamente congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve para o congelador.

*Lave bem a fava usada, seque e guarde no seu pote de açúcar. 


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

20 de outubro de 2018

Um bolo de beterraba para surpreender


Se eu contar para vocês que o bolo de beterraba é gêmeo do de cenoura, vocês acreditam?
Pois é verdade! 
Aqui já tem uma receita, mas essa é novinha (adaptei do bolo de cenoura) e eu convido vocês a provarem.
Só não me perguntem porque não manteve a cor linda da beterraba (cada vez ele sai da cor que bem entende), mas acredito que meu forno faz bruxarias... vai saber.
A cobertura de chocolate (usei branco) é opcional, mas muito bem vinda! :)



Bolo de Beterraba da Máh

1 beterraba grande
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico




Como fazer?

Lave, descasque e pique a beterraba. Junte-a no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada.
Asse até que, ao enfiar um palito no bolo ele saia limpo.
O tempo varia de cada forno/forma utilizada.
Caso deseje, cubra com a cobertura de chocolate da sua preferência. 
Eu usei uma ganache "ralinha" de chocolate branco (chocolate branco derretido, misturado com creme de leite a gosto).


Espero que gostem! :)
Beijocas e até a próxima!

8 de março de 2018

Um brigadeiro para os aniversários ficarem ainda mais especiais


Brigadeiro já lembra aniversário né? É tão obrigatório quanto o bolo, pelo menos pra mim.
Foi assim que a Rita Lobo apresentou essa receita, sempre presente nos aniversários de seus filhos.
Ano passado, por uma questão pessoal, fiquei alguns (doloridos) meses sem comer chocolate.
Foi tenso.
Durante esse tempo, planejei como voltaria a consumi-lo. Não poderia ser de qualquer jeito, afinal, foram meses de jejum.
Virei para o Kaio e falei que estava sonhando com um brigadeiro, mas brigadeiro de verdade, nada de achocolatado (que já não entra aqui em casa).
No dia em que eu finalmente estava liberada para "enfiar o pé na jaca", comprei uns 4 tipos diferentes de chocolate para preparar um bolo, que levaria chocolate na massa, recheio e cobertura, e não sendo suficiente isso tudo, ainda seria coroado com muitos brigadeiros.
Essa receita, ao contrário da minha tradicional que faço com cacau, vai chocolate amargo picado.
Que pecado.
E o granulado é de chocolate mesmo!
Eu nunca comi brigadeiro melhor na vida.
Sério.
De verdade.
Receita oficial de brigadeiro de panela pra comer na TPM e para os aniversários ficarem ainda mais especiais.


Brigadeiro
daqui, rende cerca de 30 unidades

1 lata de leite condensado
50g de chocolate amargo picado (usei um com 85% de cacau)
1 colher (sopa) de manteiga (prefiro com sal)
Granulado (de verdade), coco queimado, cacau em pó ou castanhas trituradas, para enrolar


Como fazer?
Misture o leite condensado, o chocolate e a manteiga em uma panela de inox.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula. Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, despeje a mistura em um prato fundo (eu gosto de cobrir com um papel filme grudado a superfície do brigadeiro). Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.
Unte a mão bem levemente para enrolar os brigadeiros e passar na cobertura escolhida.

Acredito que quando você terminar de enrolar, terá pelo menos 5 brigadeiros a menos para servir.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)




5 de março de 2018

Brigadeirão para voltar à infância


Vi essa receita há algum tempo e coloquei-a na minha lista imaginária de 'receitas que farei'.
Ela ficou lá por muito tempo, até semana passada, quando finalmente resolvi prepará-la.
Tão deliciosa, me arrependi de não ter feito antes. Me transportei para minha infância, quando minha irmã fazia o 'pudim brigadeiro' que ela tinha anotado em seu caderninho de receitas.
Tem receitas que são como um abraço, um carinho e trazem uma lembrança tão boa do que a gente já viveu. O pão de batata que a mamãe fazia, a torta da tia, o quibe do tio e agora, esse brigadeirão, que  embora não sejam os preparos 'originais' que minha família fazia, me levam lá para aquele lugar sem preocupações, sem maldades, em que eu podia brincar na rua o dia todo e minha 'responsabilidade' era tirar boas notas. Bons tempos.

Quando criança, sem critério e paladar, usávamos achocolatado e granulado que não tem nada de chocolate, hoje, com cacau e raspas de chocolate eu vejo que sim, o que é bom pode ficar infinitamente melhor.


Brigadeirão
Receita Panelinha
(fiz meia receita e rendeu 6 porções)

1 lata de leite condensado
300ml de leite
3 ovos
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de sal
Manteiga e açúcar para polvilhar
Raspas de chocolate para decorar


Como fazer?
Unte e polvilhe com açúcar uma forma de 20cm e reserve. Bata todos os ingredientes no liquidificador até o cacau dissolver. Coloque a mistura na forma. Asse em banho maria em temperatura médio-baixa (mais ou menos 150ºC) por 1 hora.
Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Passe uma faquinha nas laterais para desenformar e decore com as raspinhas de chocolate.
Sirva e seja feliz.


Beijocas e até a próxima! :)

19 de fevereiro de 2018

Tarteletes de Limão e Chocolate


Eu não sei vocês, mas amo a mistura de chocolate e limão. Pra mim só perde para maracujá com chocolate.
Sábado estava em casa e depois do almoço me bateu uma vontade de comer doce. Juntei o que tinha disponível na geladeira e nasceu essa delícia.
Não vou me alongar na conversa, vamos a receita.


Tarteletes de Limão e Chocolate da Máh
(rendeu 6 unidades)

Massa
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente (uso com sal)
1 gema
1 pitada de sal
1 pitada de fermento químico
Água gelada até dar o ponto

Creme de limão
1/2 lata de leite condensado
Suco de 1 limão (ou a gosto)
Raspas da casca de 1 limão

Ganache
100g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de creme de leite

Raspas de chocolate para decorar


Como fazer?

Prepare o creme de limão. Junte o leite condensado, as raspas e vá colocando o suco de limão a gosto.  Misture bem, o creme já começa a engrossar. Leve para geladeira e reserve. (Eu gosto bem azedinho, mas cuidado para não colocar suco demais e o creme ficar mole.)
Para a ganache, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve.
Para a massa, misture todos os ingredientes secos, junte a manteiga e a gema. Caso necessário, vá pingando a água gelada até dar o ponto na massa. Ela fica uniforme e não gruda nas mãos. Não sove a massa. Enrole-a em filme pvc e deixe descansar por 10 minutos na geladeira.
Abra a massa e forre as forminhas de maneira uniforme (eu já abro direto na forma). Faça furos na massa com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média baixa, até dourar levemente (mais ou menos 10 minutos).
Espere a massa esfriar, coloque o creme de limão gelado até preencher metade da forma, complete com a ganache e decore com as raspas de chocolate. Deixe na geladeira por 5 minutos e sirva a seguir.


Observações:
- Essa massa eu uso para todas as minhas tortinhas doces, então se quiser variar, fique a vontade. Para uma versão de chocolate, acrescente um pouco de cacau em pó a massa. Pode acrescentar especiarias também. Vale canela, cardamomo, baunilha, cumaru... enfim, o céu é o limite.
- Gosto de montar a torta na hora de servir, para garantir uma massa crocante, é só deixar tudo preparado com antecedência.
Já quero preparar com chocolate branco também, combina lindamente com limão. <3


Espero que gostem! :)

Beijocas e até a próxima!



17 de outubro de 2017

Bolo Formigueiro com Mirtilos


Geeeeente, tô sumida, né?
A vida tá uma loucuuuuuuuuura, mas aos poucos as coisas se ajeitam e por isso estou de volta.
Aqui em Brasília tem feito um calor ME-DO-NHO. Sério, estado crítico. O negócio tá tão sério que nem fome ando sentindo.
Ontem, por exemplo, almocei e passei o dia bebendo água. Fui sentir fome lá pelas 9 da noite, quando eu (a louca) resolvi ligar o forno para assar um bolinho.
Essa minha receita é padrão, clássica e quase a prova de erros. Fica beeeeeeem fofinho, de desmanchar na boca. Acabou em 1 dia.
Para criar novos sabores, substitua o líquido pelo que preferir, acrescente gotas de chocolate, maçã com canela e frutas secas, enfim... o céu é o limite!


Bolo Formigueiro com Mirtilos da Máh (ou bolo coringa)

1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
3 colheres (sopa) de granulado de chocolate**
1/2 xícara de mirtilos frescos


Como fazer?
Bata no liquidificador o buttermilk, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a baunilha, a farinha de trigo e o amido, somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento e o granulado com uma espátula. Disponha a massa na forma escolhida (previamente untada e enfarinhada), distribua os mirtilos por cima da massa sem afundá-los.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito.

*Para o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Misture e deixe descansar 10 minutos antes de utilizar na receita.
**Use um de qualidade ou raspas de chocolate, faz toda a diferença.

Espero que gostem! 
Beijocas e nos vemos em breve! :)

14 de abril de 2017

Especial de Páscoa: Torta Mousse de Três Chocolates


Ontem foi dia de comemoração (todo dia 13) aqui em casa, havia planejado várias coisas e depois de váaaarias coisas darem errado eu fiquei danada da vida, sentei no sofá com meu sobrinho, coloquei as pernas para o ar e pensei: fod*-se, vou fazer mais nada.
Cinco minutos depois eu estava na cozinha novamente.
Marido sugeriu panna cotta (ele adora), mas eu não queria. Queria algo novo.
Já preparei essa torta uma vez, há muitos anos, quando ganhei o livro de presente. Não é novo, eu sei, mas como fazia tanto tempo, vale, né?
Lembrei dessa sobremesa linda, só faltava o chocolate branco, que eu corri para comprar, juntei com o fato de ter uma garrafinha de creme de leite fresco pedindo peloamordeDeus para ser usada na geladeira e pronto, sobremesa lindamente resolvida! 
Olha, pensei seriamente em fazer só meia receita, mas AINDA BEM que fiz a receita completa, pois dividi em duas formas e já foi a sobremesa do almoço de hoje.
A única alteração que eu fiz foi reduzir a gelatina pela metade, pois eu sabia que ia ficar dura demais, queria leve e desmanchando na boca, acertei em cheio.
Mentira, também mudei o nome porque no livro se chama Sobremesa Gelada de Três Chocolates.

Vamos lá?



Torta Mousse de Três Chocolates

3 ovos, gemas e claras separadas
10 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
300ml de leite
12g (1 envelope) de gelatina sem sabor
4 colheres (sopa) de água
300ml de creme de leite fresco
100g de chocolate branco
100g de chocolate ao leite
100g de chocolate meio amargo


Como fazer?

Leve o leite ao fogo até levantar fervura e desligue.
Misture as gemas com 4 colheres (sopa) de açúcar, a farinha de trigo e bata bem com o fouet. Vá juntando devagarzinho e sempre mexendo bem o leite quente. Quando terminar, volte tudo para a panela e mexa até engrossar. Desligue e deixe esfriar. 
Eu coloquei a panela numa bacia de água gelada e mexi até esfriar, se for deixar esfriar naturalmente, cubra a mistura com filme plástico encostando no creme.
Hidrate a gelatina na água, leve ao microondas para derreter (cerca de 15 segundos) e junte ao creme frio.
Derreta cada chocolate em uma tigela e espere até amornarem ou esfriarem.
Bata o creme de leite até virar chantilly e incorpore levemente à mistura de gemas.
Divida o creme igualmente em cada tigela de chocolate e incorpore delicadamente.
Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar restante até obter um merengue brilhoso.
Divida as claras entre os cremes e incorpore delicadamente.
Coloque o primeiro creme (amargo ou branco) na forma preparada* e leve ao congelador por uns 5-10 minutos, só para firmar e os cremes não se misturarem.
Coloque o segundo creme (ao leite) e leve novamente ao congelador.
Finalize com o último creme (branco ou amargo) e leve a geladeira por umas 4 horas para firmar completamente. Decore com raspas do chocolate que ficou por cima.

*Para a montagem eu fiz de duas formas: usei uma forma de fundo falso, com acetado na lateral e usei uma forma com fundo fixo, untada bem de leve com óleo vegetal de sabor neutro.
A forma untada ficou mais bonita ao desenformar pois eu esqueci de untar o acetato. Com ele ficou mais fácil, dá próxima vez eu untarei-o de leve, já que grudou um pouquinho.
Se usar a forma tradicional, passe um paninho umedecido em água quente na forma para facilitar.
Ou esqueça tudo isso ai e faça numa travessa de vidro ou copinhos individuais.


Parece difícil, mas é tranquilo de fazer e o resultado vale todas as louças sujas.
Espero que gostem e que façam.

Beijocas e até a próxima. :)







12 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Devil's Cake


Antes que alguém venha brigar, não fui eu quem deu nome ao bolo.
Esse bolo MARAVILHOSO eu fiz no aniversário da mamy. Fiz algumas alterações, já que ela não está podendo consumir leite, mas você pode usar os ingredientes convencionais, embora eu recomende fortemente o café na massa e o chocolate mais amargo que você encontrar.
Trouxe ela para o especial de páscoa só porque é chocolate, né gente? 💓


Devil's Cake
(bolo adaptado daqui)

4 ovos
150ml de café bem forte, sem açúcar e frio
130ml de óleo vegetal
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de cacau em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal

Como fazer?

Pré-aqueça o forno a temperatura média, mais ou menos 180ªC.
Unte uma forma (usei uma de 12cm de diâmetro x 10 cm de altura) e polvilhe com cacau e reserve.
Em uma tigela, misture os ovos, o óleo, o café e a baunilha. Junte o açúcar e o sal e misture bem.
Peneire todos os ingredientes secos sob a mistura e misture bem, coloque na forma preparada e leve para assar.
Faça o teste do palito para ver se o bolo está pronto.


Brigadeiro Trufado
(adaptado daqui)

150g de chocolate amargo picado (usei um de 70%)
1 lata (395g) de leite condensado (usei sem lactose)
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura (usei sem lactose)
1 colher (sopa) de glucose de milho

Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Para a montagem:
Depois de frio, corte o bolo em quantas fatias desejar, recheie e cubra com o brigadeiro. Cortei o meu em 5 fatias.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima.

11 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Brownies com azeite e perfume de tangerina


Já nem me lembro a última vez que comprei ovos de páscoa.
Não que eu não goste, é só que acho meio absurdo os preços. É chocolate, poxa!
Com o valor de 1 ovo eu compre pelo menos 3x a quantidade de chocolate para comer ou fazer gordices, como esse brownie MARAVILHOSO que eu vi - adivinhem - lá no blog da Pat.💓
Esse ano, que tal preparar uns mimos comestíveis para dar de presente?
Já preparei essa receita duas vezes, uma não utilizei a batedeira e utilizei extrato de tangerina (é a que postarei) e a outra vez fiz exatamente como a Pat, ambos maravilhosos. Se você faz questão daquela casquinha divina no brownie, faça na batedeira.


Brownies com azeite e perfume de tangerina
(um tiquinho adaptado daqui)

150g de chocolate meio amargo picado
1/3 de azeite de oliva extravirgem de qualidade
3/4 de xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 ovos 
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato de tangerina*
1/2 xícara de farinha de trigo

Como fazer?

Forre uma forma com papel alumínio e unte o papel com manteiga.
Derreta o chocolate e junte o azeite, misture bem e espere amornar. Em outra tigela, misture bem os ovos com o açúcar. Junte a mistura de chocolate e o restante dos ingredientes.
Disponha a mistura na forma e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos. Quando fizer o teste do palito, ele não sairá completamente limpo.
Sirva quente ou frio, se servir quente, recomento servir com sorvete.


*Meu extrato de tangerina caseiro foi feito com cascas de tangerina, sem a parte branca, curtidas na vodca por alguns meses, num pote de fechamento hermético. Depois é só retirar as cascas e guardar um vidrinho bem fechado.


Espero que gostem. :)
Beijocas!


10 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Bolo de Cenoura Brasileiro x Americano

Páscoa chegando, eita época gorda! Adoro essa época, ela só perde para o Natal.
Páscoa lembra peixe e chocolate, mas me lembra cenoura, também.
Aproveitei a época para preparar uma receita que eu desejava há tempos: o bolo de cenoura americano.
Mas qual a diferença entre os dois?
Bom, o nosso bolo de cenoura eu creio que vocês conhecem. Gosto dele fofinho, saboroso, leve, com calda de chocolate ou sem.
Já o americano é um bolo mais complexo. Leva especiarias, nozes e ao contrario do nosso em que as cenouras são batidas no liquidificador, esse leva cenouras raladas e a cobertura clássica é a base de cream cheese.
Aqui em casa amamos os dois, mas todo mundo é chocólatra, então o nosso brasileirinho teve vantagem. Mesmo assim, sugiro que vocês façam os dois, são deliciosos.


Bolo de Cenoura com Brigadeiro Trufado
(bolo adaptado daqui)


Bolo
2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 20cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Brigadeiro Trufado
(adaptado daqui)

150g de chocolate meio amargo picado 
1 lata (395g) de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura
1 colher (sopa) de glucose de milho


Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Dica 1: quando mais amargo o chocolate, mais saboroso. Lembre-se que o leite condensado já é bem doce. Já utilizei um chocolate com 85% de cacau e ficou maravilhoso.
Dica 2: nunca utilizei um creme de leite mais magro então realmente eu não sei se vai funcionar.
Dica 3: esse brigadeiro é perfeito para decorar com bico.


Para a montagem do bolo:
Cortei o bolo em 3 fatias e recheei e cobri com o brigadeiro trufado. Fica mais saboroso servido em temperatura ambiente.


Bolo de Cenoura Americano
(misturei várias receitas que achei na internet e deu nessa)


1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de cenoura ralada 
1/3 de xícara de coco seco ralado
1/3 de xícara de nozes picadas e tostadas
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 pitada de sal


Como fazer?

Em uma tigela misture bem a farinha com a canela, o fermento, o sal, o bicarbonato, o fermento e as nozes, reserve. Em outra tigela misture bem a cenoura, o coco, o açúcar, os ovos, o óleo, o gengibre e a baunilha. Junte os ingredientes secos, misture até incorporar tudo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 10cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Glacê de Cream Cheese
(a mesma utilizada aqui)

1 colher (sopa) de manteiga com sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar impalpável
150g de cream cheese gelado
1 pitada de sal

Como fazer?
Na batedeira (uso o batedor em forma de pá) bata a manteiga e o açúcar até esfarelá-la. Junte o cream cheese de uma vez e o sal. Bata até ficar cremoso.

Para montagem do bolo:
Cortei o bolo em 4 camadas, recheei e cobri com o glacê. Decorei com nozes picadas e as cenourinhas, que fiz utilizando corante alimentício e o bico de confeitar.


Espero que gostem e que façam!
Beijocas! :)






3 de abril de 2017

Sorvete de Kitkat


Alguém já enjoou de sorvete ai?
Por aqui continuo com a corda toda hahaha
Marido não curte sorvete de chocolate, então fiz esse de Kitkat (ele ama Kitkat) para ver se fazia ele mudar de ideia. Foi sucesso! Ebaaaa!!!
Não vou enrolar hoje, vamos a receita!


Sorvete de Kitkat (sem sorveteira)
(adaptado daqui)

50g de chocolate em pó com 50% de cacau
50ml de água quente
125g de chocolate ao leite derretido
250g de leite condensado
500g de creme de leite fresco
4 barras de kitkat picadas

Como fazer?
Misture a água com o chocolate em pó até ficar homogêneo. Junte o leite condensado e o chocolate derretido. Reserve a mistura até estar fria.
Bata o creme de leite fresco até obter picos firmes. Misture mais ou menos meia xícara do chantilly à mistura de chocolate até ficar homogêneo. Verta a mistura no chantilly e misture delicadamente até incorporar por completo. Junte os kitkats picados, misture e leve para o congelador.

Espero que gostem. :)




6 de fevereiro de 2017

Cookies com chocolate


Essa semana me deu uma vontade louca de preparar comer cookies. Onde mais eu encontraria uma receita maravilhosa se não fosse no blog maravilhoso da minha amiga Pat (também conhecida como a rainha dos cookies, brownies e tudo mais)?
Procurei até encontrar algo que atendesse ao que tinha na minha despensa (leia-se:um ovo).
Encontrei esse, fiz algumas adaptações para o que eu tinha em mãos e MEU DEUS, que negócio delicioso, sério! Pat, amiga, venha comer uns cookies comigo!
Eu não tomo leite puro, mas para esses cookies lindos, um copo de leite gelado é o acompanhamento PERFEITO.
Apenas façam. 💗


Cookies com chocolate
(receita adaptada daqui)

1 e ¼ xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de xícara de aveia em flocos finos
½ xícara de manteiga com sal, em temperatura ambiente
½ xícara de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir (eu não tinha açúcar mascavo, então usei rapadura moída)
6 colheres (sopa) de açúcar demerara (ou cristal)
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
100g de chocolate meio amargo picado
1 pitada de sal


Como fazer?

Misture a farinha, a aveia, o sal e o bicarbonato e reserve.
Misture a manteiga com o açúcar mascavo e o granulado e bata na batedeira (usei o batedor que parece uma pá, mas dá pra fazer na mão) por mais ou menos um minuto. Acrescente o ovo e a baunilha e bata mais um minuto.
Junte os ingredientes secos e bata até incorporar. Acrescente o chocolate picado e misture com uma espátula.
Deixe a massa 10 minutos na geladeira. Molde os cookies (eu enrolei eles como brigadeiros e achatei levemente na forma) e leve para assar por 15 minutos em forno médio (180ºC), forno pré aquecido.
Forre as formas com papel manteiga e utilize formas baixas.
Espere 10 minutos e retire os cookies da forme e deixe esfriar sobre uma gradinha.


Espero que gostem!
Beijocas! :*