Mostrando postagens com marcador inhame. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador inhame. Mostrar todas as postagens

10 de fevereiro de 2018

Pão de Inhame


Olha eu aqui mais uma vez trazendo pãezinhos! Sou louca por pães... não é novidade, né?
Essa aqui nada mais é do que um desdobramento dessa receita aqui. Adoro essa versatilidade dessa minha receita.
Os pãezinhos ficaram fofinhos, deliciosos... em alguns eu passei uma coberturinha de leite condensado + coco fresco ralado. É totalmente opcional, mas recomendo de coração!


Vamos cozinhar nesse carnaval? 


Pão de Inhame da Máh

1 xícara de inhame, cozido e amassado
1 ovo
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto

Como fazer?

Misture bem o leite, o fermento e o açúcar. Acrescente inhame, o ovo, a manteiga e o óleo e misture até ficar homogêneo.
Junte 1/2 xícara de farinha, misture bem e coloque o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, sempre mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com uma colher, passe para uma bancada e sove bastante, pelo menos uns 10 minutos. Cuidado para não acrescentar farinha demais.
Coloque a massa numa tigela, cubra com papel filme e deixe descansar num local morno (sempre deixo dentro do forno ou do microondas, desligados) por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passado o tempo de descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o ar, modele os pães como desejar e coloque na forma untada e enfarinhada e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar.
Caso deseje, pincele os pães com um ovo batido.

Para fazer na máquina de pão ou batedeira planetária: Siga os mesmos passos e ordem dos ingrediente, vá juntando a farinha aos poucos e deixe a máquina sovar o pão.

Espero que gostem! <3

Beijocas e até a próxima!