Mostrando postagens com marcador mídia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mídia. Mostrar todas as postagens

8 de abril de 2017

Rita Lobo no Mercadinho do Brasília

Foto: TELMO XIMENES
Na tarde deste sábado (08), Brasília recebeu para uma palestra a Chef Rita Lobo, no Brasília Shopping.
O evento é parte do Mercadinho do Brasília, que chegou hoje a sua 35ª edição. O Mercadinho reúne na área externa do shopping estandes de alimentos orgânicos, caseiros e deliciosos, tudo isso regado à boa música e a alegria que o brasiliense conhece e gosta.
Comandando a palestra "Cozinhar pode mudar a sua vida", Rita, que chegou ao evento pontualmente às 14h, iniciou contando sobre como começou a cozinhar. A chef contou que começou a estudar gastronomia aos 20 anos, época em que não sabia cozinhar um ovo.
Defendendo a premissa de que todos devem saber cozinhar, assim como se sabe ler e escrever, Rita mostrou que a forma de se ter uma alimentação saudável e sim, preparar o próprio alimento.
Dados do Ministério da Saúde mostram que hoje no Brasil quase 30% da população é obesa, enquanto na década de 70, 30% era desnutrida. A rotina instaurou no lar do brasileiro a 'facilidade' da comida comprada pronta. Com todos os prejuízos que esses alimentos tem trazido para nossa saúde, essa facilidade está saindo bem cara.

Foto: TELMO XIMENES
De forma clara, a chef explicou e exemplificou as categorias em que os alimentos são classificados: in natura/minimamente processados (carnes, verduras, frutas, grãos, leite, iogurte, etc), ingredientes culinários (gorduras, açúcar, sal, entre outros), processados (pães, massas, queijos, etc) e os ultraprocessados (temperos prontos, macarrão instantâneo, margarina, etc). "Os ultraprocessados tem cheiro de comida, gosto e até textura de comida, mas não deve ser considerada comida de verdade", pondera.
Outro ponto defendido por Rita é que alimentação não é assunto apenas da dona de casa, é assunto da casa e de todos que ali vivem, a divisão de tarefas é parte importantíssima do processo, uma vez que cozinhar envolve fazer as compras, higienizar, preparar e organizar tudo depois. Grande parte das famílias ainda delegam essa tarefa apenas para uma pessoa, que claramente fica sobrecarregada e acaba optando pelos atalhos que a industria alimentícia propõe e que o mercado publicitário faz ser tão atraente.
Ao fim do encontro, Rita propôs que cada um passe a ler nos rótulos dos alimentos, do que ele é composto e propôs também que o conhecimento sobre comida de verdade seja passado à frente, para alcançar o maior número de pessoas possível.


Foto: TELMO XIMENES
Rita Lobo é chef de cozinha formada pelo ICE (Institute of Culinary Arts) em Nova York, escritora best-seller, apresentadora do programa 'Cozinha Prática' exibido semanalmente pelo canal pago GNT e criadora do Panelinha, que é site, canal no Youtube, produtora de TV e editora de livros.

Para baixar o Guia Alimentar para a População Brasileira, clique aqui.
Para assistir o curso sobre Comida de Verdade, produzido pelo Panelinha em parceria com a USP/NUPENS e apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), clique aqui.
Para ver receitas maravilhosas, práticas, testadas e deliciosas, clique aqui.
E para ver um monte de vídeos dessas receitas, clique aqui.

Palavra de fã:
Para quem me segue, não é novidade o quanto admiro o trabalho da Rita. Mais do que ensinar a cozinhar, considero que hoje ela está fazendo uma revolução na mesa do brasileiro, resgatando o prazer de cozinhar e comer. Comida caseira alimenta e sustenta não só o corpo, mas também a alma. O blog hoje é para transmitir o meu amor pela cozinha e continuarei sempre, estimulada pelo pedido dela de passarmos a frente o que a gente sabe. Rita, querida! Obrigada pela palestra maravilhosa, como te disse, você me inspira. 💓

3 de janeiro de 2016

Leite Ninho e Nutella, em sorvete e em picolé

Pois é, ó nóis aqui travez!
Mas primeiro: FELIZ 2016! E que nesse ano eu não deixe juntar tanta poeira por aqui.
Para vocês terem uma ideia, aconteceram coisas bacanérrimas ano passado e que eu não postei aqui, como minha receita de Cheesecake de doce de leite, chocolate amargo e flor de sal nas páginas da revista Casa e Comida de novembro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É sério minha gente! Pense na alegria!!!!!


E no mesmo mês, essa que vos fala (escreve) saiu novamente no Jornal Aqui DF, com a receita dos deliciosos dadinhos de tapioca!


Eu conheci a Rita Lobo e foi um dos dias mais incríveis que já vivi! Com direito a #repost e tudo mais! <3

AMPLIE A FOTO PARA LER.
Ah, coisa pessoal, mas muito a ver com o blog, que trata da minha paixão... tatuei meu amor pela comida.

Tá, chega de potocagem retrospectiva atrasada, vamos ao que interessa.
Gente, leite ninho é paixão pra mim desde criança, eu comia puro, de colher, quem nunca?
E nutella... bem... não tem muito o que falar né?
Quem fez a mousse que eu postei?
É vício garantido.
Eu já estava namorando esse sorvete que o Vitor postou há algum tempo e planejei fazê-lo para o almoço de ano novo na casa dos meus pais, mas daí que na semana anterior, enquanto eu voltava do trabalho me bateu uma larica uma vontade de comer um docinho e foi isso que eu fiz, fui jogando as coisas e nasceu o picolé. Um minuto de silencio, por favor.
Façam, façam e façam! Segue a receita dos dois.


Picolé de Leite Ninho e Nutella da Máh
(rende 6 unidades, a minha forminha é aquela pequena que acha nessas lojas de bugigangas a 1,99)

150ml de água
12 colheres (sopa) de leite ninho (ou outro leite em pó)
2 colheres (sopa) de açúcar
Nutella, quanto baste (mais ou menos 6 colheres de sopa)
Palitos de picolé (não usei o que vem na forminha)

Como fazer?

Misture a água e o açúcar até dissolver por completo. Junte o leite ninho e misture bem. Distribua a mistura nas forminhas e leve ao congelador por mais ou menos 20 minutos, até começar a firmar. Pegue os palitos de madeira e a nutella. Eu mergulhei os palitos, um a um no vidro de nutella mesmo, até que cada palito ficasse com uma camada generosa do creme. Coloque o palito no centro da forminha com o creme de leite ninho. Fiz um de cada vez (passa na nutella, coloca na forma) para evitar mais meleca. Leve para congelar por completo e seja feliz. :)


Sorvete de Leite ninho e nutella, do Prato Fundo
(receita daqui)


Fiz 1 e 1/2 receita, pois eu queria usar toda a garrafinha de creme de leite, então segue as medidas que eu utilizei.

Para o leite condensado de leite ninho

140ml de água fervente
200g de açúcar
180g de leite ninho

Como fazer?
Dissolva o açúcar na água e em seguida misture o leite ninho até ficar uma mistura lisa e brilhante, igual leite condensado mesmo

Para o sorvete:

500g de creme de leite fresco bem gelado
O leite condensado, da receita acima
1/2 xícara de nutella, aproximadamente
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha (eu usei o extrato caseiro, que é feito a base de vodca, caso contrário, utilize a vodca mesmo)

Como fazer?
Bata o creme de leite até virar chantilly (cuidado para não deixar virar manteiga). Com uma espátula, incorpore o leite condensado e o extrato de baunilha delicadamente. Quando estiver homogêneo, coloque uma camada no recipiente em que você levará ao congelador. Faça uma camada de nutella (eu coloquei num saco de confeitar para facilitar), depois sorvete, nutella, até acabar. Dê uma mesclada com a espátula e leve ao congelador até firmar.

Gente, esse sorvete é espetacular, de verdade! 


Um ano bem doce para vocês, igual esse post.
Até breve! Beijocas! :)










2 de março de 2015

Pimenta Preta na Mídia

Oiiii genteee!
Passei rapidinho só pra contar para vocês que apareci num jornal aqui de Brasília! Legal né?
Não achei a matéria em PDF, mas vai uma foto para vocês verem :)
A receita que eu fiz foi da Torta cremosa de calabresa e batata, que já rolou aqui no blog!
A matéria ficou muito bacana! :)


*depois coloco uma imagem melhorzinha por aqui :P


Beijocas!

6 de fevereiro de 2013

Oiee :)

Gente, que vergonha!!!!
Meu cantinho tão querido tá super largado aqui :/
Vamos mudar isso já!!!
Começando por uma coisa linda, o Pimenta Preta agora tem uma COLUNA! Tô me achando hahhahaha

Então, vou deixar vocês com a primeira matéria! E pra ninguém me xingar, tem uma receitinha que não tem aqui no blog :)

Beijocas,

Máh!

Clique para ampliar