Mostrando postagens com marcador bacon. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bacon. Mostrar todas as postagens

17 de março de 2015

Hambúrguer caseiro de frango e bacon


Dia desses eu estava planejando o menu para o #dia13, mas houveram vários imprevistos.
Eu só tinha peito de frango na geladeira, criatividade 0, cansaço 1000, e eis que o marido vira pra mim e sugere hambúrguer. Atiçou minhas lombrigas, uma vez que eu AMO hambúrguer caseiro.
Eu já havia preparado hambúrguer de frango, mas achei que precisava de um tchan a mais, então coloquei um elemento gordo para ficar mais úmido e saboroso: BACON!
Sério, frango com bacon é tipo pão com ovo, feitos um para o outro!
Aqui vai a receita do hambúrguer e do 'complemento', caso você esteja inspirado, recomendo fortemente esse pãozinho aqui, ai é só festa!

Vamos lá?


Hambúrguer de frango e bacon da Máh
(rende 4 porções)

150g bacon magro, sem a pele, cortado em pedaços
500g de peito de frango em pedaços
1 cebola grande
Sal, pimenta moída na hora, orégano e páprica picante a gosto

Sugestão para finalizar:
1 cebola cortada em meia-lua fininhas
200g shimeji limpo
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de shoyu
3 colheres (sopa) de água
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal

Como fazer?

Para o hambúrguer: processe a cebola e o bacon até ficar moído, mas não deixe virar pasta. Acrescente o frango e os temperos e vá pulsando até moer e ficar homogêneo. Fica 'pedaçudo'.
(Se você não tiver processador, pode fazer picando à mão, dá um tiquinho mais de trabalho, mas vale MUITO a pena.)
Molde grelhe na frigideira antiaderente ou no grill, não use fogo muito alto, já que é frango e tem que ficar muito bem cozido. Cubra com queijo e o refogado de cebola e cogumelos.
Para o refogado: Aqueça o azeite, junte a cebola e o açúcar e refogue bem até dourar. Junte o shoyu, a água e os cogumelos. Deixe cozinhar até quase secar. Sirva sobre o hambúrguer.

#ficaadica: minha mente gorda já está programando fazer essa delicinha novamente, mas ao invés do refogado de cebola e cogumelo, vou servir com uma rodela de abacaxi grelhada. Nhaaaaami!!!!


Duas receitas na semana, tô de parabéns heim?!
Até a próxima ;*

11 de setembro de 2012

Massa à carbonara


Continuando a série de "sinais DIVINOS" hahaha, hoje venho com essa massa mega gostosa.
Tinha tempos que queria preparar essa receita e vivia adiando. Daí que essa semana vi em dois blogs que eu leio, então pensei: "Vou fazer!"
E como hoje é aniversário do meu amor lindo (te amo amor!), caiu como uma luva!

obs.: fiz baseada numa receita que vi na tv.

Massa à carbonara

500g de massa cozida al dente
2 ovos
1 xícara de parmesão ralado na hora
2 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
1 xícara de bacon picado
2 dentes de alho
Sal e orégano a gosto

Como faz?

Coloque a massa para cozinhar.
Enquanto isso, frite o bacon na própria gordura (retire o excesso), junte o alho bem picadinho e doure. Desligue e reserve.
Em uma tigela grande, bata os ovos com o creme de leite, requeijão, sal, orégano e o queijo.
Depois disso é rápido: escorra o macarrão e já despeje na tigela com o creme. Misture bem, acrescente o bacon e misture novamente.
Sirva imediatamente :)))

Delícia!

26 de julho de 2012

Bolonhesa clássico


Muito difícil uma pessoa que não goste de molho a bolonhesa. Eu adoro e é o preferido do meu noivo.
Mas depois que me aprofundei mais na gastronomia, fiquei mais chata hahahha! Molho, pra mim, tem quem envolver a massa e não afogá-la! Li e reli várias receitas de bolonhesa, e agora segue o modo que eu gosto de fazer e algumas dicas.

- Tenha paciência e faça o molho com tempo, pois demora;
- Use tomates frescos, tomates pelados ou a passata de tomate, evite o molho comprado pronto;
- Use uma massa de qualidade, grano duro, faz TODA A DIFERENÇA!
- Quando a receita pedir parmesão, use sempre o ralado na hora ;)

Bolonhesa clássico
(receita Frankenstein, um pedaço de cada receita e toques meus hahahah)

2 colheres (sopa) de azeite
200g de bacon 
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
1 talo de alho-poró (opcional)
1 beterraba (opcional)
1 cenoura média
500g de carne moída
1 xícara de leite
1 xícara de vinho tinto
680ml de passata de tomate, usei da marca Casino, que só contém tomate e um tiquinho de nada de sal. (Você pode substituir por duas latas de tomate pelados, molho caseiro ou muitos tomates batidos no liquidificador, digamos até dar uns 1500ml)
Sal, pimenta, manjericão e/ou orégano a gosto
Uma pitada de açúcar (se for usar o tomate fresco, vai precisar de mais açúcar, pra cortar a acidez)

Como eu fiz?

- Processei o bacon sem aquela capa dura, se você não tiver o processador, pique beeeeem pequeno.
Coloque o azeite e o bacon numa panela e frite bem. Processei também os alhos junto com a cebola,  a cenoura e a beterraba, juntei ao bacon e fritei até dourar bem, quase caramelar.
- Juntei a carne e um pouco de sal, pimenta, refogue bem. Coloquei os temperos e ervas (usei orégano e manjericão).
- Quando a carne secar, adicionei o leite. Mexi, deixe o leite secar e adicionei o vinho. Deixei secar novamente e coloquei a passata, uma pitada de açúcar, um pouco de água e acertei o sal.
- Deixei cozinhando em fogo baixinho por pelo menos 3h. Mexi de vez em quando e fui adicionando água quando começava a secar. Eu gosto dele beeeeeeeeem encorpado... hummmmm :)

Sirva com uma massa de qualidade, cozida al dente e muuuuuuuiiito parmesão por cima :)

Aproveita e faz essa delícia no final de semana ;)

25 de junho de 2011

Ahhh, risotto...

Eu AMO risotto! E se você me disser que risotto é pápa eu te digo: você não tem paladar! Rá!
Minhas raízes (beeeeeeeeem distantes) italianas afloraram meu gosto para massas e risottos. Se essas comidas não engordassem eu seria mais feliz :D
Enfim, eu moro numa cidade do interior (hahahahaha), aqui eu não acho minhas traquitanas culinárias, então, quando saio do trabalho sempre vou me divertir no supermercado. Ai você vira e fala: "Mas mulher não gosta de shopping?", e eu te respondo: "Eu gosto é de supermercado!"
Fico passeando pelas sessões, olhando, imaginando o que posso criar com aquelas coisas, e foi num desses passeios, há uns tempos atrás, que eu encontrei o arroz próprio para risottos, não pensei duas vezes. Comprei, fiz, e viciei.
Adoro comidas que me permitem variar, você pode fazer risotto do que você quiser, seja criativo.
Vai aparecer muitas variações do prato, já aviso.

RISOTTO DE ESPINAFRE E BACON
(criação minha)

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo (ou carnaroli)
4 colheres de azeite extravirgem
1 cebola pequena beeeeem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
1 xícara de vinho branco
1 e ½ litro de caldo de legumes (caseiro ou não)
1 colher bem cheia de manteiga ou margarina gelada
1 xícara de queijo ralado (usei meia cura)
200gr de bacon em cubinhos já fritos
½ brócolis japonês picado (usei somente os buquês)
1 punhado de castanha de caju picadas

Como fazer:
- Prepare o caldo e deixe fervendo ao lado da panela na qual você irá preparar o risoto. Se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro, dissolva um tablete de caldo de legumes em aproximadamente 1 ½ litro de água, ajuste o sal (cuidado para não salgar) e um segredinho: coloque um buquet garni* para aromatizar.
- aqueça o azeite na panela, frite o alho ligeiramente e acrescente a cebola, quando ela começar a ficar transparente, junte o arroz e refogue por mais ou menos 3 minutos.
- acrescente o vinho, prepare os braços e mexa sempre, até o álcool evaporar e o arroz ficar quase seco. Então, acrescente uma cocha do caldo. Quando esta secar, acrescente a próxima, sempre mexendo bem. Faça isso até o arroz estar cozido mais al dente*.
- após o arroz ficar pronto, crescente o bacon, o espinafre e as castanhas, mexa e desligue o fogo. Acrescente a manteiga e o queijo, mexa e bom apetite.

Buquet garni: mix de ervas frescas em forma de buquet. No meu, peguei uma folha de alho poró e coloquei manjericão fresco, pimenta de cheiro e orégano e amarrei com uma cebolinha aferventada.
Al dente: é o ponto em que o alimento está cozido, mas sem desmanchar.