Mostrando postagens com marcador árabe. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador árabe. Mostrar todas as postagens

3 de maio de 2015

Almoço árabe

Servi com um limãozinho e molho de romã

Eu amo comida árabe, alias, amo comidas bem temperadas, cheias de especiarias.
Quando preparo quibe, tem que ter os outros acompanhamentos: homus bi tahine, coalhada seca e tabule (dependendo do dia rola até o pãozinho...).
Sei que não são as receitas super tradicionais, são do modo que eu gosto de comer :)

Essa quantidade é ideal para 4 pessoas comerem bem ^^
Então, ponha a mão na massa e chame os amigos para um happy hour especial!
Ah, garanto que é bem rápido de fazer :P


Almoço árabe da Máh

Quibe
500g de carne bovina moida, da sua preferência
1 xícara de trigo para quibe
1 cebola grande
1/3 de xícara de hortelã (aperte na xícara para medir)
1 colher (sopa) de pimenta síria
2 colheres de azeite
Sal a gosto

Como fazer: Coloque o trigo numa peneira e lave bem em água corrente*. Após esse processo, deixe de molho enquanto prepara o resto dos ingredientes (cerca de 10 minutos). Para o quibe eu acho indispensável o processador (ou um moedor), pois é necessário para dar liga. (Se você não tem e mesmo assim quiser fazer, peça ao açougueiro que moa a carne duas vezes e mexa bem a massa para dar liga e não estourar.)
Coloque a cebola em pedaços grandes junto com o hortelã no processador e triture grosseiramente.
Escorra bem o trigo (eu coloco num pano de prato limpo e torço para tirar toda a água), misture bem a carne com o trigo, cebola e hortelã picada, o azeite, pimenta síria e o sal. Vá colocando pequenas porções dessa massa no processador e ligue. Quando vira 'uma bola' já está bom. Volte ao bowl e modele como desejar.

Dica 1*: Se você for fazer o tabule também, junte o trigo das duas receitas e depois na hora de usar você separa.
Dica 2: Esse quibe é perfeito para rechear. Vale queijo, catupiry, o que a imaginação mandar.
Dica 3: Pode fazer frito em óleo ou assá-lo. Se for assar, cuidado para não assar demais e ficar seco. Aqui tem uma receita de quibe assado perfeito. Eu fiz frito na airfryer.



Tabule


Homus bi Tahine
1 xícara de grão de bico cozido (usei de caixinha pois decidi fazer em cima da hora)
Suco de 1 limão
1 dente de alho grande
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de tahine
Sal a gosto
Água se necessário (se tiver cozido o grão em casa, guarde um pouco da água do cozimento)


Como fazer: Coloque todos os ingredientes no processador, se achar muito grosso, vá colocando a água aos poucos para deixar mais aveludado.


Coalhada seca fake
2 copos de iogurte natural
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Gotas de limão

Como fazer: misture todos os ingredientes e coloque num coador de café com filtro de papel. Eu não sei o tempo certo, mas faço isso antes de começar todos os pratos, e quando tudo está pronto, ele também está. O iogurte irá 'sorar' e ficara denso e cremoso.

Espero que gostem ^^

21 de junho de 2013

Kafta boa demais

Nunca tinha feito kafta, mas estava louca para comer.
Além de ser muitoooo fácil e não levar gordura nenhuma, é DELICIOSO!
Eu sou suspeita de falar, porque amo comida árabe... mas também amo comida italiana, indiana... enfim, deixa pra lá.
Olhando a foto, não atiça as lombrigas de jeito nenhum, é feio gente, pode falar, mas é MUITO BOM!
Façam, façam, façam! Essa receita vai rolar muito por aqui!~
Não segui receita, fui inventando e deu certo! Agora tenho receita oficial :)

Kafta da Máh

1kg de carne moída (usei músculo, e viva a magreza minha gente)
1 talo de alho poró bem picadinho
1 pimenta de cheiro bem picadinha
6 dentes de alho picadinhos
Um punhado grande de hortelã picadinho
1 colher (chá) de pimenta síria
2 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho
Sal a gosto (usei mais ou menos uma colher de sopa cheia)

*Queria colocar uma cebola picadinha, mas não tinha cebola e eu não tinha coragem de ir comprar.

Como fazer?

Misture tuuuuuudo muito bem, e modele as porções no espeto de churrasco. Grelhe até dourar. Eu fiz no grill :)

Considerações:
É bom pra caramba!
Deve ficar divino servido com tabule e molho de iogurte!
Já seguiu o Pimenta Preta no Instagram? Não? Então tá perdendo tempo. Siga @pimenta_preta

Beijocas e até a próxima ;*

12 de junho de 2013

Quibe de abóbora bom pra caramba e postagem número 100


Oi, tem alguém ai?!
Credo, como eu tô sem vergonha, esse blog tá muito largado!
Vocês me perdoam? :D
Gente, eu tenho certeza que se vocês fizerem essa receita, irão me perdoar fácil fácil.
A inspiração vem do blog lindo, maravilhoso e cheiroso da Fabi!
À primeira vista, sei que muita gente vai torcer o nariz, mas escutem essas carnívora que vos falam: É DIVINO!
E além de divino é magro minha gente, viva a comilança sem culpa \o/
Juro que se não estivesse tão sem tempo, a postagem número 100 já teria saído há muiiiiito tempo! Mas enfim... êêêê 100 postagens!!!!!!!!!!!!! Não achei que chegaria tão longe! Obrigada gente <3

Me inspirei no blog da Fabi, mas inventei uma receita aqui, que ficou uma delícia! :)

Ingredientes:
1/4 de abóbora japonesa grande
1 abobrinha grande ralada no ralo grosso
1 xícara de trigo de quibe já hidratado
1 cebola
1 colher (chá) de pimenta síria
1 pedaço generoso de queijo branco
1 colher generosa de cream cheese
Sal a gosto
Azeite de oliva extravirgem a gosto

Como eu fiz?
Cozinhe a abóbora até desmanchar, amasse e reseve. Fatie a cebola finamente, coloque em uma panela antiaderente com um fio de azeite e uma pitada de açúcar, refogue em fogo baixo até caramelizar e ficar dourada. Não deixe de fazer esse procedimento com a cebola, é o ponto chave da receita.
Misture tudo: a abóbora, a abobrinha, o trigo de quibe, a cebola, misture bem. Tempere com a pimenta, o sal e o azeite.
Coloque metade da mistura num refratário untado com azeite. Para o recheio, amasse o queijo branco e misture com o cream cheese, coloque sobre a massa do quibe e cubra com o restante da massa. Alise a superfície e regue com mais azeite.
Leve para assar em forno médio, pré aquecido, até dourar.

DELÍCIA!!!!!

Ps: Como já falei lá em cima, não pule a etapa da cebola, faz TODA, eu disse tooooooooda a diferença.
Ps2: Eu acrescentaria hortelã fresca tranquilamente, mas não tinha :P
Ps3: FAÇAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ps4: já estão seguindo o Pimenta Preta no Instagram? Não?! Sigam @pimenta_preta

Beijos e até a próxima :D

21 de março de 2012

Tabule



Quaaaaase um mês sem postar O.O credo!
Bom, tem horas que temos que dar prioridade à outras coisa, e pra vocês terem idéia, eu quase não tenho cozinhado, o que me deixa muito triste :(
Enfim, vim postar uma receita MEGA fácil e deliciosa, fiz hoje no almoço para o meu bem.


Tabule

3 tomates grandes, maduros, sem as sementes, picado
1 pepino sem semente, picado
1 cebola média picada
1/2 xícara de trigo para kibe
Um punhado de hortelã fresco e picado
Suco de 1 limão grande
1 dente de alho ralado
Sal e azeite a gosto

Como faz?

Lave o bem o trigo e deixe de molho em água enquanto faz o restante da salada.
Pique os ingredientes e misture bem, tempere a gosto. Escorra o trigo e aperte bem para retirar o excesso de água e misture ao restante dos ingredientes.

DE-LÍ-CIA!

9 de janeiro de 2012

Quibe de tabuleiro



Ontem foi o batizado da minha dama de honra, a Malu, filha de uma amiga muito querida (:
E como sempre, quando alguém inventa almoço, festa e afins, sempre sobra pra mim.
Para o batizado, fiz as lembrançinhas e preparei também quibe de tabuleiro e salada de macarrão (se eu achar alguma foto da salada eu posto a receita).
Esse quibe é delicioso (rendeu muitos elogios) e muito fácil de fazer. Super recomendo.
A Receita é daqui, postarei com as minhas adaptações.

Quibe de tabuleiro
(segue proporções para duas receitas)

1 litro de caldo de carne fervendo (fiz com 1 litro de água e 3 tabletes de carne de carne)
500g de trigo para kibe
2kg de carne moída (peça para o açougueiro moer duas vezes)
4 cebolas
2 pimentas de cheiro
6 dentes de alho
2 xícaras de hortelã fresca picada
500g de maionese
Sal
1 colher (chá) de louro em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de páprica picante
800g de mussarela

Como eu fiz?

Coloquei o trigo de molho com o caldo por uma hora, coberto com um pano.
Enquanto isso, piquei (no processador :D) as cebolas, os dentes de alho e a pimenta de cheio. O hortelã piquei na mão mesmo ^^
Passada uma hora, misture todos os ingredientes com excessão da mussarela. Misture muito bem, e verifique o sal, lembrando que o caldo já tem sal.
Unte uma assadeira com azeite, coloque metade da mistura, coloque a mussarela ralada e o restante do quibe e alise a superfície.
Faça riscos quadriculados com a faca, regue com azeite e leve ao forno por 1 hora (dependendo do forno), cuidado para não deixar tempo demais no forno, para não ressecar.

ps¹: O cheiro que sai do forno é enlouquecedor.
ps²: Rende muito, lembre-se que a receita é dobrada, é só diminuir pela metade.
ps³: Não da pra ver o queijo derretendo porque na hora da foto já tinha esfriado um tico.

Boa semana queridos!