Mostrando postagens com marcador receita não-receita. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador receita não-receita. Mostrar todas as postagens

6 de abril de 2015

Caponata (viciante)


Eu e mamãe adoramos esse antepasto, mas havia tempos que eu não fazia. Aproveitei o feriado e, literalmente, acampei na cozinha dela, passamos três lindos dias comendo horrores hahahahaha
Fiz caponata para um batalhão, fora as outras coisas delícias que preparei, foi um final de semana intensamente gordo :)
O método dessa caponata, aprendi no extinto site Rainhas do Lar, há um zilhão de anos atrás. Vou colocar mais ou menos como eu fiz, porque aqui você usa o que quiser, na quantidade que quiser, o que interessa é: fica absurdamente delicioso! E alguns dias depois, na geladeira, fica mais gostoso ainda! É melhor quando servido a temperatura ambiente, mas eu e minha irmã comemos gelado, como se o mundo fosse acabar.
Agora falando sério, é um super coringa para se ter na geladeira. Imagina você com visitas de última hora, servindo essa delícia com uma torradinha e uma taça de vinho. Um luxo só!
Já estou com planos de servi-la como molho de massa (nham!) e depois como recheio de galette (nham! nham!). Aguardem hehehehe ;)


Caponata
(rendeu mais ou menos dois vidros de de 750ml, ou seja, muito hahahaha)

10 berinjelas médias
1 pimentão amarelo, grande
1 pimentão vermelho, grande
1 pimentão verde, grande
2 cebolas brancas, grandes
1 cebola roxa, grande
1/2 xícara de uvas passas sem semente
1/2 xícara de azeitonas em pedaços (tire os caroços em casa, é muito mais saboroso #ficaadica)
5 dentes de alho fatiados + 2 colheres (sopa) de alho processado
2 colheres (sopa) de vinagre
Sal, orégano, azeite e pimenta do reino moída na hora a gosto

Como fazer?

Descasquei as berinjelas, fatiei-as no comprimento e depois cortei 'palitos' finos. Conforme fui cortando, fui acomodando num escorredor grande e polvilhando sal. É muito sal mesmo tá? Deixei uma bacia embaixo pois solta muito líquido.
Paralelo a isso, fatiei os pimentões, cortei as cebolas em meia lua, fatiei o alho, tirei o caroço das azeitonas... deixei tudo no ponto.
Eu deixei a berinjela umas duas horas. Passado o tempo, espremi-as e depois lavei-as MUITO BEM. lavei, espremi com as mãos, lavei, espremi, lavei, espremi, lavei e espremi novamente. Ela fica com o sal no ponto certo. Eu não precisei acertá-lo depois. O importante é: melhor deixar sem sal agora e acertá-lo depois do que deixar salgado e não dar para consertar.
Numa panela grande, coloquei bastante azeite, tipo, quase um dedo de altura, coloquei o alho, refoguei sem deixar dourar, apenas para soltar o aroma, acrescentei as cebolas e os pimentões. Temperei com a pimenta, o orégano, o vinagre. Quando os legumes estivam macios (macio não é mole), acrescentei a berinjela, as passas e as azeitonas. Coloque mais azeite, refoguei mais uns 5 minutinhos, é o tempo de tudo pegar um gostinho. Provei o sal e desliguei. Deixei esfriar e acomodei em potes herméticos, colocando mais azeite. Mantenha na geladeira.

Boa semana gente :)

Na panela...






27 de maio de 2014

Bolonhesa de calabresa incrível

Desculpem a foto...
Dia desses recebi alguns amiguinhos para o jantar.
Por mim faria um super banquete com mil e um pratos, porém, não daria tempo, afinal, era meio de semana.
Resolvi preparar um prato único, mas especial e cheio de sabor.
Preparei uma super massa a bolonhesa, mas especial e diferente... bolonhesa de calabresa.
Gente, não é por nada não, ficou delicioso... especial mesmo. Eu nem ia postar a receita (nota-se pela foto horrorosa), mas é que ficou tão bom que mudei de ideia.
Servi com pães de alho, que serão assunto de outro post.

Bolonhesa de calabresa da Máh

Peguei 500g de calabresa de qualidade (mais ou menos 3 unidades), tirei a pele, cortei em pedaços grandes e aferventei por alguns minutos. Moí as linguiças no processado e levei a uma panela grande e grossa para fritar. (Não acrescentei gordura pois a linguiça já tem bastante). ]
Quando estava bem douradinha, acrescentei 2 cebolas, 1/2 cenoura e 2 dentes de alho bem grandes, tudo beeem picadinho (usei o processador também). Refoguei bem, acrescentei 1 xícara de leite, deixei secar e juntei 3 latas de tomates pelados e uma pitada de açúcar para tirar a acidez.
Cozinhei por bastante tempo, mais de uma hora, sempre mexendo e acrescentando água quando necessário.
Como a linguiça solta gordura, retirei todo excesso que se formou em cima.
A calabresa é bem salgada, então deixei para acertar o sal no fim do cozimento e temperei também com pimenta do reino moída na hora e bastante orégano.
Servi com uma boa massa e um bom parmesão ralado na hora!

Dos deuses ;)

2 de maio de 2014

Receitas do Instagram #3: Patê de cebola caramelada


Perdoem a foto, mas é que esse patê ficou TÃO BOM, que não posso deixar de postar por falta de foto descente.
Dia desses foi aniversário de uma amiga e fizemos uma rodada de pizza (35 pizzas feitas totalmente à mão, quase morri kkkk), e para o pessoal petiscar antes das pizzas, fizemos alguns patês, esse inventei na hora e ficou DIVINO.
Fiz assim: 
Cortei 4 cebolas médias em rodelas, coloquei numa panela com 3 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de açúcar e uma boa pitada de sal.
Deixei refogar em fogo baixo até ficar bem douradinha, coloquei no processador (pode ser liquidificador) com mais ou menos 1 xícara de maionese e 1/2 caixinha de creme de leite. Ajuste as quantidades ao seu gosto e acerte o sal. Eu deixei alguns pedacinhos, mas isso é a gosto.
Para servir usamos torradinhas caseiras e assamos massa de pastel (foto) pincelada com azeite e polvilhada com orégano.

Delícia!

23 de abril de 2014

Receitas do Instagram #1: Costelinha na Coca-cola


Tem coisas que posto no Instagram, ai me pedem a receita e eu já posto lá, e esqueço de postar aqui hehehehe
Vamos já acabar com isso, pois tem muita coisa boa para ser partilhada!
Essa receita é uma delas. Veio lá do Cozinha Pequena, eu apenas fiz algumas alterações, mas nada que mudasse a essência da coisa.
A primeira vez que fiz, ao invés de usar costelinha, fiz uma banda de uma leitoa. É minha gente, eu também cozinho para batalhão hehehehe. A questão é que ficou tão boa que não deu pra tirar foto. Dessa vez fiz com calma e olha... de chupar o osso, sério!
Sabe aquelas receitas que PARECE que você ficou o dia na cozinha? É essa! Muitooooo simples e de comer suspirando!
Peguei uma peça de costelinha de mais ou menos 1kg, bem bonitona (leia-se: cheia de carne), cortei em 3 pedaços e coloquei numa panela grande com 1 e 1/2 colher (sopa) de sal, 1 cebola grande cortada em 8 pedaços, uma folha de louro, uma pitada generosa de orégano seco, uma pitada de pimenta do reino moída na hora e 1 e 1/2 litros de coca-cola!
Levei ao fogo alto e deixei por 1h30. Retirei as costelinhas da panela, coloquei numa assadeira (forrada com papel alumínio, SEMPRE), coei o molho por cima, cobri com papel alumínio e deixei assando por 30 minutos com a temperatura baixa. Retirei o papel, aumentei a temperatura e deixei mais 30 minutos. O molho fica parecendo um caramelo. A carne tem que soltar do osso facilmente, se não estiver assim cozinhe mais um pouco. Varie o tempo de acordo com o tamanho da peça de carne!

Delícia! :)

ATENÇÃO! AS PRÓXIMAS FOTOS SÃO APENAS PARA COMPROVAR QUE A CARNE REALMENTE SOLTA DOS OSSOS!


15 de abril de 2014

Uma salada, um bacalhau e um pecado em forma de sobremesa

No fim de semana eu e o amor completamos 6 meses de casados (Bodas de Plumas) e 5 anos juntinhos, e tudo isso juntamente comemorado com o Dia do Beijo! E, adivinhem o que eu fiz? Fui pra cozinha, claro! Depois de mimar meu gatinho, o que eu mais amo é cozinhar (deu pra perceber?)
Pois bem, pensei no que fazer, queria algo simples de preparar, mas com cara de 'caraca, você passou o dia na cozinha', sabem como é?

Tipo eu na cozinha hahahaha

Decidi preparar um bacalhau, o que foi ótimo, pois coincidiu com a semana santa, é é uma opção de receitinha para os que não comem carne nesse período :)
Senta ai que lá vem receita...

Salada na Cesta de Parmesão


Para começar, você vai precisar ralar um pouco de parmesão, bem fininho. Usei um pouco mais de 1/2 xícara em cada cestinha. Pegue uma frigideira antiaderente, forme um disco com o queijo (do tamanho desejado), não faça uma camada muito fina, senão ficará com furos e quebrará. Ligue o fogo em temperatura baixa e deixe o queijo derreter, ele vai fritar e quando começar a dourar, você o retira RAPIDAMENTE com uma espátula e coloque sobre um recipiente (xícara, tigelinha, copo) e molde a cestinha com cuidado para não se queimar. Deu pra visualizar?
Para a salada você pode utilizar o que desejar ou o que tiver disponível. Eu forrei as forminhas com folhas de alface crespa e alface roxa, depois misturei uvas verdes e roxas sem sementes (se usar com sementes, corte-as ao meio e retire-as), tomatinhos cortados ao meio e amendôas, temperados somente com azeite e orégano. Por cima, esfarelei uns pedacinhos de gorgonzola.
Sério, a melhor salada até hoje! De verdade!


Bacalhau Confit e Risotto de Espinafre com Damascos e Amêndoas


O Risotto foi daquele jeito básico que já mostrei aqui, apenas substitui o "recheio" por espinafre (usei o picado e congelado), damascos e amendôas picadas. Delicioso!
Para o bacalhau, usei o lombo que já comprei dessalgado e congelado (uma mão na roda, devo dizer). Se for usar o salgado, dessalgue-o antes e continue a "receita" normalmente.
O que fiz foi descongelar,cortar o peixe em porções, tirei a pele e coloquei num refratário PEQUENO, a ideia é ficar tudo apertadinho mesmo. Coloquei algus dentes de alho com a casca, uma cebola cortada em pedaços grandes, alguns tomatinhos, uma pitada de orégado e de pimenta do reino moída na hora. Cobri tudo com bastante azeite (extravirgem, de qualidade), por isso que o refratário deve ser pequeno, para não ter que usar azeite demais. Coloquei o papel alumínio e deixei 1h no forno, na temperatura mais baixa, de 100 a 120ºC. Depois (sei que não se faz isso no confit) tirei o papel alumínio, aumentei a temperatura para média e deixei mais uns 20 minutos.


Retirei o bacalhau e servi com o risotto, o alho e os tomates, regados com um pouco do azeite do cozimento.
O MELHOR BACALHAU QUE JÁ COMI!
ps.: Esse bacalhau que já vem dessalgado não tem aquele cheiro tão forte, o que é ótimo!
ps².: Vou lembrar da marca do bacalhau...

Grand Gâteau


Todo mundo já deve ter visto a foto dessa sobremesa famosa do restaurante Paris 6, dai que procurei a receita, e achei esta, que não sei se é a original, e no final das contas mudei tudo hehehehe

Segue a maneira que eu fiz (duas porções).


Derreti 150g de chocolate meio amargo com 2 colheres (sopa) de manteiga. Misturei 2 ovos e 2 gemas, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Dispus a mistura em dois ramequins untados e levei ao forno em temperatura média, até crescer e ficar com a casquinha em cima.


Retirei e imediatamente cobri com a calda (misturei em partes iguais nutella, creme de leite e leite condensado), amendôas trituradas grosseiramente e uvas sem sementes (não encontrei morangos). E para deixar tudo horríiiivel, enfiei dentro disso tudo um picolé Diletto de gianduia.
IN-CRÍ-VEL! Divino, dos deuses, maravilhoso, parem de ler e corram para a cozinha AGORA!


Então é isso minha gente, até a próxima :D

19 de março de 2014

Frango com abacaxi em duas versões

Sabe aquele filé de frango grelhado, com a mesma cara e o mesmo gosto que você não aguenta mais nem olhar?
Se liberte disso e vem cá que vou te mostrar duas "receitas" DI-VI-NAS e facílimas pra você arrasar na cozinha e sambar na cara da dieta ;)

Tenta acompanhar o raciocínio de quem não segue receitas :P

Frango com abacaxi ao curry


Peguei 500g de filé de frango, cortei em tiras, temperei com uns 4 dentões de alho bem amassadinhos, sal, pimenta do reino moída na hora, páprica doce (tudo a gosto) e raspas da casca de um limão (importante).
Deixei tomar gosto uns 20 minutinhos, dai aqueci um fio de azeite na panela (use uma grande para não criar excesso de líquido, eu usei a wok), acrescente o frango e dê uma refogada rápida, só até ele ficar branco, acrescentei 1 cebola fatiada, 1/2 pimentão verde fatiado e 1 colher (sopa) de açúcar, deixei refogar bem.
Coloquei o frango nas bordas da panela e nesse 'buraco' que ficou na panela, acrescentei 1/2 abacaxi picado e uma pitada de canela em pó. Refoguei ele ali, sem juntar com o frango até dar uma caramelada. Quando vi que o abacaxi estava macio, misturei tudo, juntei um tico de água (fica a gosto, se quiser mais ou menos caldo), salpiquei mais ou menos 1 colher (sopa) curry e mexi, acertei o sal, espremi 1 limão, acrescentei algumas ervilhas tortas picadas e misturei, sem cozinhá-las muito, finalizei com 1 pimenta dedo de moça sem as sementes e picada. Só faltou bastante coentro picado, mas não tinha hehehehe
Servi com arroz fresquinho e umas castanhas de cajú!
MUITO bom e MUITO rápido :)

Ai na geladeira ainda tinha filé de frango e abacaxi, mas eu não queria comer a mesma coisa de ontem, dai que surgiu outra receitinha para o almoço ;)

Frango recheado com presunto e abacaxi cozido no vinho

Peguei o filé, abri bem fininho, dei umas batidinhas com o amaciador e temperei com sal e pimenta.
Recheei com fatias de presunto e de abacaxi, enrolei e fechei com o palitos.
Dei uma leve grelhada nele (use uma panela mais funda ao invés da grelha) de todos os lados e acrescentei mais ou menos duas xícaras de vinho tinto e uma folha de louro, deixei ele cozinhar ali até o vinho reduzir.
Retirei os rolinhos e levei ao forno por uns 15 minutos para terminar de cozinhar (nada de frango mal passado pelaaaamooorrr né gente), enquanto isso, retirei a folha de louro, acrescentei meia xícara de água ao vinho reduzido, 2 colheres (sopa) de mostarda l'ancienne (aquela com grãos), 1 colher (sopa) de mostarda dijon, 4 colheres (sopa) de mel, 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso. Misturei tudo, acertei o sal (experimente e acrescente o que seu paladar pedir, mais mel, mais sal... enfim) e quando estava numa consistência cremosa eu desliguei e servi sobre os filés, acompanhado de arroz negro.
Ahhhh, que delícia *-*
Desculpa pela foto :P
 Quem vai comer franguinho grelhadinho e sem graça agora heim?

Beijocas e até mais :)




13 de dezembro de 2013

Batata recheada assada



A receita de hoje não é beeeeeeem uma receita!
É mais um truque que eu aprendi!
Sabe aquela batata recheada do shopping? Então, você pode prepará-la em casa! E é tão fácil que você pode fazer um 'rodízio de batata', que tal? Cada convidado monta a sua da maneira que preferir, olha que delícia!
Vamos lá: pegue quantas batatas você quiser (fiz 5), lave-as bem, deixe a casca, coloque em um refratário e leve ao microondas de 5 em 5 minutos. (Lembre-se que cada microondas é diferente, o tempo pode variar. Aqui em casa foram 10 minutos em potência máxima).
Feito isso, espete para ver se está macia. Se não estiver, deixe mais algum tempo.
Espere esfriar um pouco para manuseá-la.
Corte uma tampinha de nada (a batata está deitada), e com uma colher pequena vá cavando sua batata, com cuidado para não deitar as laterais e nem o fundo muito finos. Reserve a batata que você tirou, use-a no recheio ou guarde para outras receitas :)
Para rechear eu fiz assim: já no final da 'escavação', fui raspando e deixei um pouco da polpa dentro, temperei com um nadinha de manteiga, sal e pimenta.
Ai coloquei uma camada de queijo branco amassado com requeijão cremoso e temperado com noz moscada ralada na hora. E por cima disso tudo (que já estava beeem ruim), coloquei carne moída refogadinha (aquela que sempre tem pronta na geladeira), salpiquei queijo ralado e levei ao forno até dourar!

Viu como era só um truque? Aqui você pode preparar sua batata com o recheio que quiser, então sempre que tiver coisinhas gostosas sobrando na geladeira, recheie batatas. Vale carne moída, strogonoff, frango desfiado, carne de panela... o que sua imaginação (e fome) mandar! :)


Beijocas e até a próxima!

8 de novembro de 2013

Pimentões recheados


Vão perdoando a foto do celular...

Ai essa vida de casada... (suspiro)!
Quem não me conhece, acha que faço todos esses pratos só porque acabei de casar... mas na verdade, eu amo cozinhar, inventar pratos, arrumar uma mesa beeeem caprichada. Espero continuar nesse ritmo, porque pra mim, a refeição é um dos momentos mais que especiais pra unir e reunir quem amamos.
A receita de hoje é baseada em uma do programa Kichen Boss, exibido pelo TLC.
Quando criança, nunca gostei muito de pimentão, mas felizmente, quando crescemos aprendemos algumas coisas né?
Essa receita, acredito que ficaria muito forte com o pimentão verde, então procure utilizar o vermelho e/ou amarelo, que são maus suaves e saborosos.

Não tem uma receeeeeeeeeeeita... mas vamos ao passo a passo de como eu fiz:

Peguei 2 (o recheio foi suficiente para 3 unidades) pimentões grandes e firmes, limpei, cortei ao meio e tirei as sementes. Cozinhei no vapor até que ficassem macios e reservei.Peguei 6 linguiças toscadas, tirei a pele e coloquei pra fritar numa frigideira antiaderente até dourar. Paralelo à isso, cozinhei uma xícara de arroz parboilizado. Quando a linguiça estava bem douradinha (caso solte muita gordura, retire o excesso), acrescentei o arroz cozido, uma lata de tomates pelados (que temperei com sal, pimenta do reino moída na hora, orégano e uma pitada de açúcar) e bastante queijo ralado. Recheei os pimentões generosamente e levei ao forno.
Simples assim!
Não sei se é porque estava com MUITA fome, mas ficou deliciooooso!!!

E assim vou variando o arroz de cada dia :D

Beijocas e até a próxima ;)

Variações...



Lembram-se desse macarrãozinho delícia aqui?
Dia desses estava em casa e fui preparar um almoço solitário (aliás, uma das melhores comidas pra preparar individualmente é macarrão e risoto), daí que lembrei de uma das minhas receitas preferidas e adaptei... apenas acrescentei um pouco de calabresa picadinha (fritei primeiro e depois acrescentei os ingredientes do molho)... olha... vou dizer que deu outra cara viu?!
ps.: Também troquei a massa, pois não tinha massa curta em casa :P
E cozinha é isso ai, retire, acrescente ingredientes e saia da mesmice ;)

E façam a receita :)
Beijocas!

31 de outubro de 2013

Voltei!!! E com receita :)

Depois de muito tempo sem vir aqui (vergonha), voltei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Espero não ficar mais tanto tempo sem vir aqui :)
Mas tenho uma desculpa: GENTE, EU CASEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Foi lindo e perfeito, mas para que isso acontecesse, ralamos muito... por isso o sumiço ;)
Agora na vida de casadinha, espero cozinhar mais ainda, afinal, é minha terapia!
Hoje trago a primeira receita que fiz na casa nova. Na verdade, não é uma receiiiiita, é daquelas no olhômetro mesmo, mas como eu publiquei a foto no Instagram e me pediram a receita, vou tentar colocar aqui mais ou menos como foi nosso primeiro rango!
Vão perdoando as fotos (são todas de celular)...



Eu tinha tirinhas de carne de porco (usei pernil) temperadas com alho e sal na geladeira (porque uma mulher prevenida vale por três, bebê), refoguei com azeite na minha wok (comprem uma já!!!), coloquei meia cebola fatiada fininho, duas a três colheres de açúcar mascavo, umas 5 colheres de molho shoyu, meio abacaxi picadinho e um pedaço de 5cm de gengibre ralado, deixei refogar até quase caramelar. (Paralelo à isso, eu estava cozinhando meia xícara de arroz parboilizado*) Nessa hora acrescentei fatias finas de pimentão amarelo e vermelho e mais meia cebola. Mexi, testei o tempero, acertei o sal e o açúcar ao meu paladar, e coloquei um tiquinho de água, pra formar um molhinho no fundo da panela. Acrescentei o arroz, um punhado de coentro fresco picado, salpiquei gergelim preto e ai foi só alegria :D
Preciso dizer que o  MARIDÃO adorou? :P


*Depois que aprendi esse método de cozinhar o arroz parboilizado, nunca mais fiz de outro jeito. Eu não fazia dessa maneira, então vou colocar aqui, pois vai que alguém não conhece né?! Lave o arroz e cozinhe da mesma maneira que cozinha macarrão: coloque em bastante água com sal, e quando estiver cozido, escorra e utilize da maneira desejada.
Eu fiz o arroz assim pois era mais fácil no momento, mas essa receita é perfeita para aqueles dias que sobra um pouco de arroz e você não quer (não pode e nem vai) jogar fora! :)

Até mais geeeente :)

Ah, segue uma foto não-oficial do grande dia

23 de maio de 2012

Você joga comida fora? Que feio!


Sabe quando você faz comida a mais, mas você não tá afim de comer aquele prato novamente? Vai jogar fora? NÃO NÉ?!
Ai que entra o desafio de cozinhar: ser criativo!
Hoje eu fiz um frango ao curry* no almoço, mas não tava no clima de comê-lo novamente no jantar... o que eu fiz? Transformei-o em um molho delicioso para macarrão... huummmm :)
Já falei que eu amo macarrão? :P

Para o molho, eu peguei o restante do curry e acrescentei uma colher de requeijão cremoso e azeitonas, adicionei a massa cozida al dente e comi, comiiiiiiiiiiiiii até cansar :)

*Frango ao curry

Cortei 2 peitos de frango em cubinhos, refoguei no azeite de alho, sal a gosto e 2 colheres cheias de curry em pó e uma pitada de canela. Juntei 1 cebola fatiada, meio pimentão verde, 1 garrafinha de leite de coco, mais ou menos uns 200ml de água, um mulhado de uvas-passas e outro de castanhas do Brasil picadas. Deixei ferver, acertei o sal e quando deu uma leve engrossada, acrescentei suco de um limão. Delícia :)

11 de abril de 2012

Quando o menos é mais...



Essa "receita" foi uma das que preparei na Sexta-Feira Santa.
Eu acredito que ingredientes que possuem um sabor característico como o salmão, não necessita de muita frescura. Quando mais simples, mais saboroso :)
Que peixe maravilhoso, ai, ai...
Como eu fiz?
Simples: peguei um belíssimo filé, cortei em porções generosas, temperei com sal, azeite extravirgem, limão e raspinhas da casca de limão. E só! Deixei nesse temperinho por uns 15 minutos.
Grelhei em frigideira antiaderente bem quente, ficou douradiiiinho por fora e suculento por dentro. E foi só alegria :D

Beijocas queridos :)

13 de fevereiro de 2012

Bolo de milho



Eu nem ia beirar na cozinha hoje, mesmo porque, fiz esse bolo ontem. Tudo bem que ele já acabou, mas eu não tinha em mente preparar outro hoje.
Mas ai, a Glau postou no Facebook que queria comer um bolo de milho... pra que... logo minhas lombrigas ficaram enlouquecidas.
Mas ela não queria qualquer bolo, ela queria um fofinho!
Epa! Meu bolo de milho parece pamonha... então é questão de honra o bolo de hoje sair fofinho!
Daí fui pra cozinha e fiz no instinto... segue a "receita"!

Bolo de milho fofinho

Bati no liquidificador 1 lata de milho com a água, meia lata de leite, 1 xícara de açúcar, 1 ovo e uma pitada de sal. Verti a mistura numa bacia e acrescentei 4 colheres de fubá, 2 de amido de milho, 4 colheres de manteiga e 2 xícaras de farinha de trigo. Quando estava homogêneo, incorporei 1 colher de fermento em pó e levei ao forno!

Não é por nada não, mas ficou bom demais :D



E ai Glau, era assim o bolo que você queria?

5 de fevereiro de 2012

e mais homemade presentes...


E eu continuo super a favor dos presentes caseiros!
Ontem fiz um docinho de abóbora, que eu adoro, e como hoje fui visitar minha vó, enchi um potinho, decorei e lá fui eu saltitante com um presentinho na mão :D

Doce de abóbora com coco e especiarias
(receita sem medidas)

Peguei um pedação de abóbora (não me pergunte o tipo), acredito que tinha mais de um quilo, piquei e levei ao fogo com um pouquinho de água, açúcar ao meu gosto, extrato de baunilha, uma pitada de canela, uma pitada de gengibre em pó e uns 5 cravos. Cozinhei até desmanchar e juntei meio coco raladinho e deixei engrossar mais. Bom, muito bom!

ps: um agradecimento à sogra da minha irmã, que me mandou essa abóbora MARAVILHOSA, que metade virou escondidinho de carne seca e a outra metade virou esse doce!

12 de janeiro de 2012

Um fricassé do meu jeito e aprender a cozinhar


Quando eu aprendi a cozinhar, que não foi de um dia para o outro, fui adquirindo coragem ao longo do tempo. Sim, cozinhar requer coragem e ousadia, não se pode ter medo dos ingredientes e nem de errar.
Errar é humano, e na maioria das vezes é inevitável. E como tudo na vida é errando que se aprende, porque na cozinha seria diferente?
Se a comida ficou salgada, você vai experimentar e dosar na próxima tentativa. Se queimou, na próxima você sabe que tem que ter mais atenção... e por aí vai.
E a coragem? Tenha coragem pra experimentar novos sabores e combinações. Ficou ruim? Tente outra! Gosta de cozinhar? Leia, pesquise, teste, inove e sempre, seeeeempre terá algo além do arroz com feijão na mesa.

Agora, chega de mimimi e vamos ao prato de hoje, que na verdade começou ontem hahaha
Foi assim: ontem fiz um frango enorme, recheado com ervas e assado, maravilhoso! O negócio é que por ser enorme, nem a fome de leão do meu noivo e do meu cunhado e minha deram conta de acabar com o franguinho. Eis que ele virou, também o almoço de hoje :D
Como fiz? Desfiei toda a carne do frango, desprezando peles, ossos e nervos. Coloquei num refratário. Rasguei umas fatias de presunto, outras de queijo, piquei umas azeijonas, juntei um tiquinho de milho, salsinha e bastante orégano. Misturei e cobri com um molho bechamél* (molho branco) caseiro e cobri com queijo. Foi pro forno por mais ou menos 30 minutos, até gratinar. Horrível gente, horríííível :D Tive que comê-lo com um arroz fresquinho e batata palha.

*Pode ser molho feito em casa, de caixinha, molho de tomate ou o que sua imaginação mandar. Se tiver preguiça, apenas misture requeijão cremoso com leite, até dar uma consistência de massa de bolo, tempere com sal e manda ver!

Delícia!

21 de dezembro de 2011

uma receita não-receita




Hã?
Como é?
Então queridos, há receitas que não precisam de receitas, você só segue a idéia e usa os ingredientes que quiser.
É por isso que eu amo risotto, porque você joga o que tiver na geladeira, e foi o que aconteceu hoje.
Fiz assim: peguei uma panela, coloquei um pedaço de cebola, um pedaço de cenoura, um dente de alho, uma folha de louro, água (mais ou menos 1 litro e meio) e sal e deixei ferver (caldo de preguiçoso). Cortei uma calabresa em meia-lua, coloquei pra refogar em outra panela maior junto com um fio de azeite, um alho-poró fatiado, meia cebola picada, dois dentes de alho fatiados e duas pimentas de cheiro picadas. Quando estava bem douradinho juntei uma xícara de abóbora japonesa picada e uma xícara de arroz arbóreo e refoguei até o arroz ficar brilhante, juntei uma xícara de vinho, mexi até secar, ai é aquele esquema, coloca uma concha do caldo, mexe até secar, e coloca outra, assim atééééé ficar al dente. Desliguei o fogo e juntei uma xícara de queijo curado ralado... ficou booooooooooooooooooooooooooooom pra caramba :D

E os preparativos pro Natal, como estão?