Mostrando postagens com marcador tomate. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tomate. Mostrar todas as postagens

14 de maio de 2018

Tomate Seco + Pesto

Um dia comprei tomates demais.
Não resisti. Avistei um pequeno produtos, daqueles que plantam em casa mesmo, vendendo seus tomates italianos reluzentes... foi mais forte que eu.
Num momento de impulso, comprei duas bandejas enormes e trouxe para casa. Como os dias estavam muito corridos, acabei postergando sua utilização. Quando eles estavam quase perdendo, tive que utilizar, não poderia jogar fora. De jeito nenhum.
Metade eu utilizei num molho de tomates assado. Sem muito mistério: piquei os bonitos grosseiramente, juntei cebola e alho picados, temperei com sal, pimenta, orégano e azeite. Levei para assar até ficar bem macio e bati tudo no liquidificador. Aqui também tem duas receitas maravilhosas e que vale a pena manter no congelador.
Com a outra metade, preparei tomates secos, pois há tempos eu queria preparar um pesto.
O pesto eu fiz para dar de presente (quem ganhou, amou), olha que ideia bacana, né?
Existem 1000 maneiras de preparar essas receitas internet a fora, mas vou mostrar o modo que eu gosto de fazer. Espero que vocês gostem e façam! :)



Tomate Seco da Máh

Ingredientes
Tomates italianos bem maduros, cortados ao meio (mantenho as sementes e polpa)
Para cada 2 colheres (sopa) de açúcar, misturo 1 colher (chá) de sal, ervas e pimenta do reino moída na hora, a gosto.
Azeite extravirgem,para finalizar

Como fazer?
Fiz dois cortes na polpa de cada tomate, só para facilitar a saída do líquido. Coloquei os tomates em uma forma, com o corte virado para cima e polvilhei a mistura de sal e açúcar e levei ao forno, temperatura baixa.
De tempos em tempos (10-15 minutos), escorri o líquido e virei os tomates, até ficarem sequinhos e enrugados. Aqui levou pouco mais de 1 hora. Vai depender da quantidade que você irá preparar.
Quando estiverem frios, é só guardar em vidros esterilizados, com azeite. Coloque-os fazendo camadas com o azeite e aperte-os bem para retirar as bolhas de ar que possam ficar.
Caso queira adicionar mais sabor a conserva, coloque alguns raminhos de ervas frescas, dentes de alho e grãos de pimenta do reino. Eu conservo na geladeira.



Pesto de Tomate Seco da Máh

2 xícaras de tomate seco
1/3 de xícara de castanha de caju torrada
1/4 de parmesão ralado grosso
Suco de limão, azeite, sal, pimenta e ervas frescas (usei tomilho) a gosto.

Como fazer?
Bata todos os ingredientes no processador (ou liquidificador, ou pilão ou pique fino na faca) até obter uma pasta cremosa. Acerte o tempero de acordo com o seu gosto. Conserve em vidros esterilizados, na geladeira.

Beijocas e até a próxima! :)

15 de outubro de 2016

Parmegiana pá-pum


Marido adora parmegiana. Eu também acho bem gostoso mas O-DE-IO fazer fritura em casa. Não vou fazer mimimi falando que fritura faz mal não, é porque o cheiro impregna na casa toda, então eu não faço.
Mas o marido adora parmegiana, e agora?
Faz no forno.
Gente, isso aqui é tão fácil que não dá nem para chamar de receita.
Cortei alguns filés de frango beeeem fininhos, temperei com sal e pimenta do reino moída na hora e coloquei num refratário untado com azeite. Cubri os filés com um bom molho de tomate, passe papel alumínio na travessa e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média/alta. Depois de uns 30 minutos, ainda com bastante molho, tirei o papel alumínio.
A quantidade de molho que você vai deixar é relativa, por exemplo, como eu ia servir com arroz, deixei reduzir mais, se fosse servir com massa, deixaria mais molho.
Quando estivar quase no ponto desejado, cobri com bastante muçarela e parmesão e voltei para o forno para gratinar,


Dica: fica ótimo com arroz e fritas, purê de batatas ou massa.
Dica 2: Já fiz com filé mignon também, mas ambos achamos que fica mais gosto com frango.
Dica3: faça hoje! 

Beijocas e até a próxima! ;)

31 de julho de 2016

Dois molhos de tomate supimpas


Essa semana saiu uma matéria sobre a Anvisa proibir a comercialização de algumas marcas de molho de tomate, cujos lotes continham uma quantidade inaceitável de pêlos de roedores.
Oi?
O bizarro não é ter uma quantidade inaceitável e sim saber que existe uma quantidade que é aceitável. Fala sério gente...
Não sou nenhuma puritana e também não vou ser hipócrita de falar que você tem que fazer tudo na sua cozinha, mas existem sim algumas receitas que são mais fáceis do que ir ao mercado e infinitamente superiores, a exemplo o molho de tomate, o leite de coco ou um bolo qualquer.
Alguns leitores me pediram e hoje eu trouxe dois molhos que eu faço muito, são os mesmos ingredientes, só muda o modo de preparar. O rústico é "menos fácil", mas só porque você precisa retirar a pele. O outro é pá-pum (quem me ensinou foi a mamãe) e ambos são maravilhosos e se eu fosse você faria os dois.


Molho rústico de tomate da Máh


4 tomates italianos bem maduros e sem a pele, picados
1 cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?

Aqueça o azeite e acrescente a cebola. Quando ela estiver transparente, adicione o alho, dê uma leve refogada e acrescente o restante dos ingredientes. Deixe cozinhando em fogo baixo, pingando água até estar cozido e sem aquela acidez forte, em torno de 20 minutos. Eu gosto dele mais "pedaçudo", rústico. Caso deseje, é só bater no liquidificador. Acerte o sal e finalize com mais manjericão fresco.


Molho de tomate pá-pum da mãe da Máh


4 tomates italianos bem maduros, cortado em 4 pedaços cada
1 cebola pequena, cortada em 4
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?

Coloque tudo em uma panela, acrescente cerca de 3 xícaras de água e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos, depois é só bater tudo no liquidificador.
Uma dica e não colocar toda a água do cozimento na hora de bater, para não ficar muito ralo, mas se isso acontecer, é só voltar para a panela e deixar apurar. Acerte o sal e finalize com mais manjericão fresco.

Dica: Se quiser aumentar as quantidades, fique a vontade. O molho mais rápido é ótimo para fazer em quantidades maiores e congelar, assim você tem um molho maravilhoso sempre a mão.
Dica 2: Não sabe tirar a pele de tomates? Aprenda aqui.

Beijocas e até a próxima.



7 de abril de 2016

Geleia de tomate


Geleia de tomates, isso mesmo, você não leu errado.
Domingo passado eu estava ligada no 220v e rolou pão de queijo, babaganoush, bolo confeitado, cordeiro, risoto e essa geleia. Eu queria geleia, mas não tinha decidido de que. Meu pai havia me dado alguns tomates italianos (eu ia fazer a geleia de tomate verde, mas na correria eles acabaram amadurecendo) e pimba! Não rolou de tomate verde, mas rolou de tomate maduro hahahaha :D
Ficou absurda de boa, vocês tem que provar.
Numa tábua de frios o sucesso é garantido. Eu comi com pão de queijo mesmo. :)
Vamos lá?


Geleia de tomate da Máh
(rendeu um vidro de 250ml)


400g de tomates italianos sem pele e semente, cortados em cubinhos (mais ou menos 5 tomates)
1/2 maçã descascada, também em cubinhos
1/2 xícara de açúcar
1 pimenta dedo de moça, sem a sementes, picadinha
Suco de 1 limão
Casca de 1 limão (em pedaços grandes, sem a parte branca)
1 pitada de sal
Água o quanto baste

Como fazer?
Misture os ingredientes e leve em fogo baixo até o ponto de geleia. Eu iniciei com 1 xícara de água e depois fui acrescentando mais até ela cozinhar e chegar na consistência que eu queria, demorou por volta de 1h. Retire a casca de limão e guarde em pote de vidro esterilizados.

Dica: eu gosto de geleia mais azedinha, então eu diria que a quantidade pode ser a gosto. E quanto a pimenta, se quiser mais ardida, pode deixar as sementes.


Beijocas e até a próxima! :)

3 de maio de 2015

Almoço árabe

Servi com um limãozinho e molho de romã

Eu amo comida árabe, alias, amo comidas bem temperadas, cheias de especiarias.
Quando preparo quibe, tem que ter os outros acompanhamentos: homus bi tahine, coalhada seca e tabule (dependendo do dia rola até o pãozinho...).
Sei que não são as receitas super tradicionais, são do modo que eu gosto de comer :)

Essa quantidade é ideal para 4 pessoas comerem bem ^^
Então, ponha a mão na massa e chame os amigos para um happy hour especial!
Ah, garanto que é bem rápido de fazer :P


Almoço árabe da Máh

Quibe
500g de carne bovina moida, da sua preferência
1 xícara de trigo para quibe
1 cebola grande
1/3 de xícara de hortelã (aperte na xícara para medir)
1 colher (sopa) de pimenta síria
2 colheres de azeite
Sal a gosto

Como fazer: Coloque o trigo numa peneira e lave bem em água corrente*. Após esse processo, deixe de molho enquanto prepara o resto dos ingredientes (cerca de 10 minutos). Para o quibe eu acho indispensável o processador (ou um moedor), pois é necessário para dar liga. (Se você não tem e mesmo assim quiser fazer, peça ao açougueiro que moa a carne duas vezes e mexa bem a massa para dar liga e não estourar.)
Coloque a cebola em pedaços grandes junto com o hortelã no processador e triture grosseiramente.
Escorra bem o trigo (eu coloco num pano de prato limpo e torço para tirar toda a água), misture bem a carne com o trigo, cebola e hortelã picada, o azeite, pimenta síria e o sal. Vá colocando pequenas porções dessa massa no processador e ligue. Quando vira 'uma bola' já está bom. Volte ao bowl e modele como desejar.

Dica 1*: Se você for fazer o tabule também, junte o trigo das duas receitas e depois na hora de usar você separa.
Dica 2: Esse quibe é perfeito para rechear. Vale queijo, catupiry, o que a imaginação mandar.
Dica 3: Pode fazer frito em óleo ou assá-lo. Se for assar, cuidado para não assar demais e ficar seco. Aqui tem uma receita de quibe assado perfeito. Eu fiz frito na airfryer.



Tabule


Homus bi Tahine
1 xícara de grão de bico cozido (usei de caixinha pois decidi fazer em cima da hora)
Suco de 1 limão
1 dente de alho grande
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de tahine
Sal a gosto
Água se necessário (se tiver cozido o grão em casa, guarde um pouco da água do cozimento)


Como fazer: Coloque todos os ingredientes no processador, se achar muito grosso, vá colocando a água aos poucos para deixar mais aveludado.


Coalhada seca fake
2 copos de iogurte natural
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Gotas de limão

Como fazer: misture todos os ingredientes e coloque num coador de café com filtro de papel. Eu não sei o tempo certo, mas faço isso antes de começar todos os pratos, e quando tudo está pronto, ele também está. O iogurte irá 'sorar' e ficara denso e cremoso.

Espero que gostem ^^

27 de maio de 2014

Bolonhesa de calabresa incrível

Desculpem a foto...
Dia desses recebi alguns amiguinhos para o jantar.
Por mim faria um super banquete com mil e um pratos, porém, não daria tempo, afinal, era meio de semana.
Resolvi preparar um prato único, mas especial e cheio de sabor.
Preparei uma super massa a bolonhesa, mas especial e diferente... bolonhesa de calabresa.
Gente, não é por nada não, ficou delicioso... especial mesmo. Eu nem ia postar a receita (nota-se pela foto horrorosa), mas é que ficou tão bom que mudei de ideia.
Servi com pães de alho, que serão assunto de outro post.

Bolonhesa de calabresa da Máh

Peguei 500g de calabresa de qualidade (mais ou menos 3 unidades), tirei a pele, cortei em pedaços grandes e aferventei por alguns minutos. Moí as linguiças no processado e levei a uma panela grande e grossa para fritar. (Não acrescentei gordura pois a linguiça já tem bastante). ]
Quando estava bem douradinha, acrescentei 2 cebolas, 1/2 cenoura e 2 dentes de alho bem grandes, tudo beeem picadinho (usei o processador também). Refoguei bem, acrescentei 1 xícara de leite, deixei secar e juntei 3 latas de tomates pelados e uma pitada de açúcar para tirar a acidez.
Cozinhei por bastante tempo, mais de uma hora, sempre mexendo e acrescentando água quando necessário.
Como a linguiça solta gordura, retirei todo excesso que se formou em cima.
A calabresa é bem salgada, então deixei para acertar o sal no fim do cozimento e temperei também com pimenta do reino moída na hora e bastante orégano.
Servi com uma boa massa e um bom parmesão ralado na hora!

Dos deuses ;)

22 de janeiro de 2014

100 dias de casados com cardápio especial - muitas receitas e 1 post


Quem me acompanha no Instagram e no Facebook sabe que todo 'mêsversário' de casamento eu faço um jantarzinho especial (por isso eu disse que estou devendo um mooooonte de receitas).
Ontem, não foi 'mêsversário', mas completamos 100 dias de casados, e achei mais do que necessário um jantar especial. (Desculpa esfarrapada para cozinhar)
Pensei, pensei e decidi que faria algo com o que tinha em casa, nada de ir ao mercado. Ok, eu fui ao mercado para comprar algumas especiarias que estavam em falta, e batatas, porque eu só tinha duas na geladeira.
Posso falar? Ficou tudo INCRÍVEL!!!!
Não fiquem bravos quanto as medidas e com as fotos feias, ok?

Entrada Fria
Carpaccio de Melancia
(adaptada da receita do grande Claude Troigros)

Não ficou bonito, mas ficou muito bom!

Fatiei um pedaço melancia finamentea (o mais fino que meu tempo permitiu) e retirei as sementes, coloquei entre camadas de papel toalha para absolver o excesso de líquido.
Preparei a maionese com uma gema, suco de meio limão, uma colher de mostarda dijon, sal e pimenta do reino moída na hora. Bati beeem com o fuet e fui acrescentando óleo de soja em fio até ficar cremoso. Como o molho é um pouco mais ralinho, diluí com um tiquinho de água. Dispus as fatias de melancia, cobri com o molho e queijo parmigiano reggiano, ralado na hora. Salpiquei folhas de coentro e pronto!
Muito, muito gostoso!

Entrada quente
Fundos de Alcachofra recheados com 3 queijos

Phyna!!!

Bem, eu tinha fundos de alcachofra fazendo aniversário no congelador (absurdo), daí fiquei pensando em como poderia prepará-los. Vi essa receita e me baseei nela. Misturei um pouco de mussarela ralada, queijo branco fresco amassado e cream cheese, depois de bem misturado, temperei com noz moscada ralada na hora. Foi bem pouco mesmo, o suficiente para rechear 6 fundos de alcachofra, que era a quantidade que eu iria preparar.
Cozinhei os fundo de alcachofra conforme a embalagem (água, sal e limão), escorri, recheei e coloquei no forno até dourar.

Simples e diviiiino!

Prato Principal
Polpetone recheado, batatas assadas com ervas e chutney de tomate


Para o polpetone:
Misturei mais ou menos 1kg de carne moída (peça para moer duas vezes, eu só pulsei ela no processador) com uma cebola e um talho de alho poró picados beeem pequeno (passei no processador), temperei com sal, pimenta moída na hora e orégano. Acrescentei um ovo e misturei até ficar homogêneo.
Modelei* os polpetones (como um hambúrguer mais grosso), recheei com mussarela ralada e levei para assar até dourar.
*Para modelar todos igual, usei uma latinha de queijo brie (parece uma lata de atum) que eu ainda não tinha jogado fora. Coloquei um pouco da carne no fundo e nas laterais, enchi com queijo e fechei. Foi beeem mais fácil e rápido, além de ficarem todos iguais.

Polpetones ainda crus

Sente o drama!

Para as batatas:
Cortei um monte de batatas (use a quantidade que desejar, eu fiz para o jantar e para as marmitas de hoje kkkk) em cubos grandes, levei para assar com um pouco de azeite, manteiga, sal, pimenta, orégano e tomilho. Asse até dourar e ficar macia.

Para o chutney de tomate
(pausa para um suspiro e para salivar lembrando dessa delícia)
Primeiro, se você não gosta de receita agridoce, forte e picante, não faça. 
Mas se você gosta, corre pra cozinha e quadruplique essa receita, porque rendeu só para essa refeição (jantar/almoço).
Eu não fiz a receita tradicional, que é mais 'pedaçuda'. Misturei tudo o que me veio à mente e ficou MARAVILHOSO.
Bati no liquidificador uma lata de tomates pelados e meia cebola. Misturei numa panela com 1/3 de xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara na hora de medir), 1/4 de xícara de vinagre branco, 2 folhas de louro, 1 pau de canela, alguns grãos de pimenta do reino, grãos de coentro e alguns cravos da índia. Deixei ferver bastante, até ficar mais ou menos na metade do volume. Coei, apertei bem para passar toda a poupa e ficar só os temperos na peneira, voltei para fogo, acrescentei sal, e deixei ferver. Eu queria mais grosso, tipo uma geleia, então descasquei e ralei duas maçãs e juntei a mistura. Coloquei umas gotas de tabasco, mas é a gosto. Deixei engrossar, acertei o sal, açúcar e a pimenta para o meu gosto e pronto. QUE DELÍIIIICIA!!!!!!
Fiquei com dó dos meus vizinhos, pois o aroma estava de enlouquecer.


Servi tudo isso juntinho... (suspiros).

Sobremesa
Sorvete de baunilha com mesclado de cerejas


Tô com preguiçinha de digitar a receita... hahahaha, mas eu preparei essa receita linda do blog lindo da linda Pat, e apenas substitui a framboesa por cereja. E como não dava para amassar a cereja (frescas, pelamoordeDeus), apenas dei uma processada.

Então foi isso minha gente, um jantar lindo e gostoso para o meu marido  

ps.: já estão participando do sortei do livro Cupcakes, lá no meu Instagram? Corre, que o sorteio é dia 30 :)


26 de julho de 2012

Bolonhesa clássico


Muito difícil uma pessoa que não goste de molho a bolonhesa. Eu adoro e é o preferido do meu noivo.
Mas depois que me aprofundei mais na gastronomia, fiquei mais chata hahahha! Molho, pra mim, tem quem envolver a massa e não afogá-la! Li e reli várias receitas de bolonhesa, e agora segue o modo que eu gosto de fazer e algumas dicas.

- Tenha paciência e faça o molho com tempo, pois demora;
- Use tomates frescos, tomates pelados ou a passata de tomate, evite o molho comprado pronto;
- Use uma massa de qualidade, grano duro, faz TODA A DIFERENÇA!
- Quando a receita pedir parmesão, use sempre o ralado na hora ;)

Bolonhesa clássico
(receita Frankenstein, um pedaço de cada receita e toques meus hahahah)

2 colheres (sopa) de azeite
200g de bacon 
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
1 talo de alho-poró (opcional)
1 beterraba (opcional)
1 cenoura média
500g de carne moída
1 xícara de leite
1 xícara de vinho tinto
680ml de passata de tomate, usei da marca Casino, que só contém tomate e um tiquinho de nada de sal. (Você pode substituir por duas latas de tomate pelados, molho caseiro ou muitos tomates batidos no liquidificador, digamos até dar uns 1500ml)
Sal, pimenta, manjericão e/ou orégano a gosto
Uma pitada de açúcar (se for usar o tomate fresco, vai precisar de mais açúcar, pra cortar a acidez)

Como eu fiz?

- Processei o bacon sem aquela capa dura, se você não tiver o processador, pique beeeeem pequeno.
Coloque o azeite e o bacon numa panela e frite bem. Processei também os alhos junto com a cebola,  a cenoura e a beterraba, juntei ao bacon e fritei até dourar bem, quase caramelar.
- Juntei a carne e um pouco de sal, pimenta, refogue bem. Coloquei os temperos e ervas (usei orégano e manjericão).
- Quando a carne secar, adicionei o leite. Mexi, deixe o leite secar e adicionei o vinho. Deixei secar novamente e coloquei a passata, uma pitada de açúcar, um pouco de água e acertei o sal.
- Deixei cozinhando em fogo baixinho por pelo menos 3h. Mexi de vez em quando e fui adicionando água quando começava a secar. Eu gosto dele beeeeeeeeem encorpado... hummmmm :)

Sirva com uma massa de qualidade, cozida al dente e muuuuuuuiiito parmesão por cima :)

Aproveita e faz essa delícia no final de semana ;)