Mostrando postagens com marcador pão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pão. Mostrar todas as postagens

7 de março de 2019

Cinnamon Heart


Meus dias são bem corridos e tem dias na cozinha que nem eu acredito no tanto de coisas que eu fiz.
Um dia, na semana passada, cheguei em casa com um bolo em mente.
Nesse meio tempo, resolvi fazer um creme de avelã com chocolate que estava na minha lista. Aproveitei o embalo e fiz requeijão caseiro. Já que tinha o soro que sobrou do requeijão, fiz pão para adiantar minha semana.
Com uma massa, fiz um pão de forma e essa rosca de canela e nozes, bem parecida com o cinnamon roll.
Quando mordi, suspirei. Há quanto tempo não comia algo tão gostoso?
Só me veio a mente que eu deveria dividir com meus amigos do trabalho, eu não poderia guardar aquilo só pra mim e assim o fiz. Eles amaram!
Sai de casa antes do marido, então avisei-o por mensagem que em cima da mesa havia o pão mais gostoso que ele iria provar na vida. Eu não acordei humilde nesse dia hahahahaha.


Cinnamon Heart
(receita minha, baseada nessa e inspirada nessa)

300g de farinha de trigo
15g de fermento biológico fresco
45g de açúcar
4g de sal
150ml de soro de leite (o que sobrou do requeijão)
25g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo

Como fazer?

Massa
Misture o fermento e o açúcar até dissolver e ficar líquido. Junte a farinha e o sal. Acrescente o soro, a manteiga e o ovo e misture bem. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, até ficar lisa e homogênea. Deixe descanar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho. 

- Se for fazer na máquina de pão, siga a mesma ordem e use o ciclo de sova e descanso.
- Se for utilizar a batedeira planetária, sove por uns 5 minutos em velocidade alta. Após a sova, deixe a massa descansar em local morno por 1h.
- Em todos os casos, se necessário, acrescente mais farinha.
- Se for utilizar o fermento biológico seco, independente do método, faça assim (utilize o soro morno: misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Junte o restante dos ingredientes, sove a massa e siga os passos normalmente.
- Pode substituir o soro por leite.
- Nunca recomendo trocar a manteiga por margarina.


Recheio
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
Nozes picadas a gosto

Misture tudo, exceto as nozes, até formar uma pasta.

Cobertura
2 colheres (sopa) de cream cheese gelado
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
1-2 colheres (chá) de leite

Misture tudo até ficar uma cobertura bem cremosa e fluída. Coloque o leite aos poucos para acertar na textura. 

Montagem
Abra a massa num retângulo, deixando uma espessura bem fina. Se necessário, utilize farinha para não grudar. Espalhe o recheio preparado (deixando uma borda de 3cm sem recheio, para fechar), salpique as nozes e enrole como um rocambole.
Assei numa forma de bolo (pode ser de pudim) untada e salpicada de açúcar mascavo por mais ou menos 30 minutos a 180°C.
Depois de assado, desenforme e deixe esfriar.
Espalhe a cobertura no pão frio e salpique nozes.


Fica maravilhoso, de verdade!💛
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

21 de outubro de 2018

Focaccia de Manjericão e Avelâs


Já contei pra vocês que eu AMO focaccia, né?
Sou realmente apaixonada.
Essa versão eu fiz inspirada no pão de pesto da Rê, uma desculpa esfarrapada para utilizar manjericão (amoooo) e para fazer pão (amo mais ainda).
Esse pão além de delicioso, tem um aroma enlouquecedor! Sucesso garantido! 💚


Minha Focaccia de Manjericão e Avelãs


1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 maço de manjericão, ou a gosto (só as folhas)
1/3 de xícara de avelãs tostadas e sem as cascas
1/2 xícara de parmesão ralado fino
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Azeite e parmesão ralado fino para finalizar


Como fazer?

Misture a água morna com o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Bata o manjericão e os avelãs com o azeite (utilizei o processador), rapidamente, só o tempo suficiente para ficar homogêneo.
Junte com a mistura de fermento, 1 xícara da farinha de trigo, o parmesão e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando a massa com a ponta dos dedos levemente, para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.
Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o parmesão e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

3 de setembro de 2018

Focaccia de Abóbora e Alecrim


Já contei para vocês que amo focaccia, né?
Volta e meia crio uma nova versão por aqui, para sair da mesmice e ter uma desculpazinha esfarrapada para preparar sanduíches. Amo mesmo!
A combinação de abóbora e alecrim é amada aqui em casa, mas não se prenda somente à ela. Quando possível, troque o alecrim por sálvia. Absurdo de bom, também.



Focaccia de Abóbora e Alecrim da Máh

1 xícara de purê de abóbora
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture o puré, a água o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Ps.: Com essa mesma massa, você pode moldar pães de hambúrguer. Você pode salpicar o alecrim por cima ou picá-lo e misturá-lo a massa. Perfeito!!!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

16 de maio de 2018

Pão Italiano facílimo


Essa receita eu aprendi com a maravilhosa Rita Lobo, receita de seu avô.💗
Pensa em um pão maravilhoso. Agora multiplica.
Agora pensa em um pão fácil. É esse!
Já perdi as contas de quantas vezes já preparei.
Inúmeras vezes já dei de presente, já fracionei a receita, já alterei e é sempre sucesso. Já troquei a água por soro de iogurte, já acrescentei ervas, azeite, o bagaço das nozes desse sorvete (SUPER RECOMENDO)... enfim, façam!


Pão Italiano do Vovô Rago
(receita Panelinha)

3 xícaras de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xícara de água
Farinha extra para polvilhar

Como fazer?
Em uma tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Junte a água e misture até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme PVC e deixe descansar por pelo menos 8 horas (e no máximo 18).
Passado esse tempo, pegue uma tigela, cubra com um pano de prato limpo e polvilhe farinha de trigo generosamente.
Polvilhe mais farinha numa bancada e despeje a massa. Com a ajuda de uma espátula (ou com as mãos enfarinhadas), modele a massa formando uma bola. Coloque o pão na tigela preparada com a dobra do pão para cima.
Deixe o pão descansar enquanto pré-aquece o forno.
Ligue o forno na temperatura máxima e coloque uma panela (com a tampa) de ferro, cerâmica ou inox dentro. O importante aqui é que a panela seja grossa e que não tenha pegadores de plástico ou madeira. (Eu já usei panela de ferro fundido e de inox, já inclusive assei na forma, coberto com a panela de inox hahahahaha)
Deixe a panela aquecendo dentro do forno por meia hora. Retire a panela, polvilhe farinha no fundo e com cuidado, vire o pão lá dentro. Tampe e leve ao forno.
O tempo aqui varia de forno, mas o meu geralmente fica 20-30 minutos com a tampa e depois a retiro, abaixo o forno para médio e deixo mais uns 20-30 minutos, até dourar.
Retire o pão da panela e coloque sobre uma grade para esfriar completamente. Depois de frio, eu retiro o excesso de farinha com um pincel.


Sucesso garantido para comer com manteiga, fazer petiscos, entradas, sandubas, bruschettas... e depois de velho, ainda vira croûtons e farinha de rosca! Aproveitem!

Beijocas!





10 de fevereiro de 2018

Pão de Inhame


Olha eu aqui mais uma vez trazendo pãezinhos! Sou louca por pães... não é novidade, né?
Essa aqui nada mais é do que um desdobramento dessa receita aqui. Adoro essa versatilidade dessa minha receita.
Os pãezinhos ficaram fofinhos, deliciosos... em alguns eu passei uma coberturinha de leite condensado + coco fresco ralado. É totalmente opcional, mas recomendo de coração!


Vamos cozinhar nesse carnaval? 


Pão de Inhame da Máh

1 xícara de inhame, cozido e amassado
1 ovo
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto

Como fazer?

Misture bem o leite, o fermento e o açúcar. Acrescente inhame, o ovo, a manteiga e o óleo e misture até ficar homogêneo.
Junte 1/2 xícara de farinha, misture bem e coloque o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, sempre mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com uma colher, passe para uma bancada e sove bastante, pelo menos uns 10 minutos. Cuidado para não acrescentar farinha demais.
Coloque a massa numa tigela, cubra com papel filme e deixe descansar num local morno (sempre deixo dentro do forno ou do microondas, desligados) por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passado o tempo de descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o ar, modele os pães como desejar e coloque na forma untada e enfarinhada e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar.
Caso deseje, pincele os pães com um ovo batido.

Para fazer na máquina de pão ou batedeira planetária: Siga os mesmos passos e ordem dos ingrediente, vá juntando a farinha aos poucos e deixe a máquina sovar o pão.

Espero que gostem! <3

Beijocas e até a próxima!

29 de janeiro de 2018

Focaccia de Sal Grosso e Alecrim


Preparo focaccia com muita frequência aqui em casa. É rápido e fica ótimo em sanduíches, tábua de frios, frutas secas, com pastinhas, antepastos, pura... uma delícia!
Havia tempo que eu queria trazer essa receita aqui, mas como eu nunca conseguia fazer uma foto descente. Até que a querida Pat postou uma foto que me animou. Num almoço de domingo com amigos, tivemos focaccia de entrada.
A cobertura é básica de sal grosso e alecrim, mas já fiz com queijos variados, cebola crua, cebola caramelizada, tomatinhos e azeitonas... enfim... o céu é o limite!


Focaccia da Máh

1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture a água, o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, a farinha integral, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.


Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima!





18 de agosto de 2017

Rosquinha de Leite Ninho


Dia desses uma amiga ficou me falando de uma rosquinha de leite ninho que vendia aqui perto de casa, disse que era maravilhosa e que eu tinha que provar. O que eu fiz? Corri lá para comprar, mas não tinha.
Fui outro dia, mas também não tinha. A atendente, muito educada (só que não) me disse que não sabia os dias que teriam a tal rosquinha.
Voltei para casa indignada e determinada em preparar a minha própria rosquinha. Ainda bem que fiz isso, ficou uma delícia, bem fofinha e com muito leite ninho.
Já coitei pra vocês que tenho um caso de amor com leite ninho? Quando criança eu comia escondido da minha mãe. hihihihi

Vamos lá?


Rosquinha de Leite Ninho da Máh

200ml de leite morno
1/2 xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 ovo
1/3 de xícara de leite ninho
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo

Para finalizar
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
Leite ninho

Como fazer?

Misture metade 1/4 de açúcar com o fermento e o leite e deixe descansar por 5-10 minutos.
Junte o restante do açúcar, a manteiga, o óleo, o ovo, o leite ninho e 1 xícara de farinha de trigo e mexa bem com uma colher de pau ou espátula. Junte o sal e mais um pouco de farinha.
Vá juntando a farinha aos poucos e quando a massa ficar pesada para mexer com a colher, comece a sovar. Acrescente farinha aos poucos e sove por pelo menos 10 minutos. A massa fica lisa, elástica, desgrudando da mão, porém úmida.
Deixe a massa descansar na tigela coberta com papel filme por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Dê soquinhos na massa para tirar o ar. Divida a massa e modele como desejar (eu fiz dois 'cordões', enrolei um no outro e enrolei como rosquinha) e deixe-as descansar já na forma (untada e enfarinhada) onde serão assadas por mais 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Asse-as em forno médio, pré-aquecido, até dourar (as minhas assaram em menos de 15 minutos). Deixe as rosquinhas esfriarem sobre uma grade enquanto prepara a calda.
Para a calda, misture a água e o açúcar e leve para ferver até engrossar, mas sem deixar caramelizar. Pincele as rosquinha e polvilhe o leite ninho a gosto por cima.


Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima!

7 de agosto de 2017

Pão de talo de couve-flor


Continuo no meu vício por pães.
Dia desses meu pai me deu um couve-flor do tamanho da minha cabeça. Fiz assada, fiz creme, fiz até pizza. Confesso que gosto de comer os floretes, mas não sou fá dos talos grossos, foi ai que nasceu esse pão.
Geralmente congelo os talos para usar em cremes, mas dessa vez foi no pão. Ficou uma fofura, além de delicioso. Mas veja bem, nada impede de você usar qualquer parte do couve flor, tá?
Vamos lá?


Pão de talo de couve-flor da Máh
(rendeu 12 pãezinhos e 1 pão de forma)

2 xícaras de talos de couve-flor picados e cozidos até ficarem macios (cerca de 180g)
1/4 de xícara de açúcar
1 xícara de leite morno
10g de fermento biológico seco
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
Farinha de trigo até dar o ponto
Ovo e açúcar para finalizar (opcional)

Como fazer?
Bata no liquidificador os talos de da couve-flor como leite morno e o açúcar até obter um creme liso.
Junte o creme com o fermento, misture e deixe descansar por 5-10 minutos.
Acrescente o ovo, o óleo, a manteiga e 1 xícara de farinha e mexa bem.
Junte o sal e vá juntando a farinha e mexendo, quando a massa ficar pesada para mexer com a espátula, passe para uma bancada enfarinhada e comece a sovar.
Sove por uns 10 minutos, enfarinhando se necessário. A massa solta das mãos mas permanece úmida. Cuidado para não colocar farinha em excesso.
Forme uma bola com a massa, coloque em uma tigela untada com óleo, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Após esse tempo, retire o ar da massa, modele como desejar e coloque em forma untada e enfarinhada, deixe crescer novamente.
Caso deseje, pincele os pães com ovo batido, polvilhe com açúcar cristal e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, até que fiquem douradinhos.


Espero que gostem. 
Beijocas e até a próxima! :)



29 de julho de 2017

Pão de Espinafre


Eu adoro criar receitas. ADORO!
Dificilmente faço algo seguindo receitas e com pães não é diferente. Esse aqui é um bom exemplo: fui fazer um pãozinho de leite, lembrei do espinafre em pó que eu tinha e pensei que seria lindo ter um pão verde. 
O pão ficou ótimo, fiz torradas, queijo quente, pão de hambúrguer e as sobras viraram farinha de rosca.
Espero que gostem. ^^


Pão de Espinafre da Máh

1 xícara de leite morno
10g (1 envelope)de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de espinafre em pó*
Farinha de trigo até dar o ponto
Ovo batido e sementes de papoula para finalizar (opcional)

Como fazer?
Misture o leite com o açúcar e o fermento e deixe descansar por 5-10 minutos.
Junte a manteiga, o óleo, o ovo, o espinafre em pó, 1 xícara de farinha e mexa bem com uma espátula.
Junte o sal e vá juntando a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem.
Quando a massa começar a ficar pesada, coloque na bancada e comece a sovar.
A massa desgruda das mãos, mas se mantém úmida, cuidado para não colocar farinha demais.
Sove o pão por pelo menos 10 minutos.
Coloque a massa numa tigela, cubra com um pano limpo ou filme plástico e deixe num lugar morno para descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Molde o pão conforme desejado e deixe descansar mais 1 hora. Caso deseje, pincele com o ovo batido e polvilhe sementes de papoula antes de assar.
Asse em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar.
Para saber se o pão está assado, bata no fundo do pão com os nós dos dedos, se fizer um som oco, está assado. 

*caso não tenha o espinafre em pó, use meia xícara de espinafre e bata ele com metade do leite. Use outra metade para misturar o fermento e o açúcar. Depois do descanso, junte o leite batido com o espinafre e siga conforme a receita acima.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

20 de julho de 2017

Banana Bread


Dia desses eu estava procurando o que fazer para o café e vi uma receita de banana bread, mas como eu não tinha bananas em casa, fiquei só na vontade.
Guardei a receita para outro dia, então quando eu tinha as bananas, não tinha as castanhas. Resolvi fazer mesmo assim. Só digo uma coisa: façam!
Embora seja um pão, como é um quick bread, que é um pão de fermentação rápida - tanto que usa fermento químico ao invés de biológico, ele se assemelha muito a um bolo. Independente do que ele é ou deixa de ser, ele é delicioso e ninguém vai resistir.


Banana Bread
(adaptado daqui)

3 bananas pratas maduras

1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de óleo vegetal
2 ovos

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico 
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de canela em pó

Como fazer?
Amasse bem as bananas. Junte o óleo, os ovos, os açúcares, o sal e a canela e misture bem.
Peneire por cima a farinha junto com o fermento e o bicarbonato. Misture com uma espátula até ficar homogêneo.
Disponha numa forma de pão untada e enfarinhada, leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito (o meu assou em cerca de 35 minutos).
 

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

11 de julho de 2017

Pãozinho de batata com gostinho de infância


Eu nem ia postar essa receita, já que é igualzinha essa daqui, só trocando a batata, mas é que eu senti uma sensação tão maravilhosa quando comi esse pãozinho que resolvi fazer um post especial, só pra ele.
Eu sei que não é a receita oficial da mamãe, pois nem ela mesma se recorda. Eu lembro vagamente dela prepará-lo, ficava o dia todo por conta das 'rosquinhas de batata' e eu e minha irmã rondando, querendo saber que horas estaria pronto.
Quanto mordi esse pãozinho, me teletransportei para aquela época. Tempos sem preocupações que existem hoje, sem estresses tão constantes na vida adulta e que para ser feliz bastava um pãozinho preparado pela mamy. Foi literalmente uma delícia. Espero que vocês façam e que gostem, e se possível, sintam uma coisa tão boa quanto eu senti.
Para remeter completamente minha infância, fiz uma versão com caldinha simples de açúcar* e salpiquei com coco fresco raladinho.


Pãozinho de batata Máh
(rendimento: 1 pão de forma ou 12 pãezinhos)

1/2 xícara de batata, cozida** e amassada
1 ovo
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto


Como fazer?

Misture bem o leite, o fermento e o açúcar. Acrescente a batata, o ovo, a manteiga e o óleo e misture até ficar homogêneo.
Junte 1/2 xícara de farinha, misture bem e coloque o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, sempre mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com uma colher, passe para uma bancada e sove bastante, pelo menos uns 10 minutos. Cuidado para não acrescentar farinha demais.
Coloque a massa numa tigela, cubra com papel filme e deixe descansar num local morno (sempre deixo dentro do forno ou do microondas, desligados) por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passado o tempo de descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o ar, modele os pães como desejar e coloque na forma untada e enfarinhada e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar.
Caso deseje, pincele os pães com um ovo batido.


Para fazer na máquina de pão ou batedeira planetária: Siga os mesmos passos e ordem dos ingrediente, vá juntando a farinha aos poucos e deixe a máquina sovar o pão.

*Para a calda: 2 medidas de açúcar para 1 de água, leve para ferver até engrossar, mas sem caramelar. Essa caldinha é daquela que 'açucara' quando esfria.
**Para cozinhar a batata eu lavo bem, seco e colo-as inteiras no microondas, dependendo do tamanho da batata, demora uns 3-5 minutos para estar bem macia. Espete-a, se ainda estiver dura, cozinhe por mais alguns minutos. Como a batata absorve muita água, isso impede que ela fique mais úmida que necessário.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

18 de junho de 2017

Pãozinho de batata doce


Semana passada fui fazer um pãozinho novo para o café da manhã, mas queria varia, já que sempre faço esse. me deu uma vontade doida de comer pão de batata, o que é uma questão para mim. Quando eu era criança, minha mãe fazia o melhor pão de batata do mundo, mas ela não lembra a receita, ou seja, há anos eu e minha irmã ficamos só na vontade.
Já testei algumas e acaba ficando pesado, ainda que saboroso.
Decidi que seria o pão de batata então, até eu ver que não tinha batata. Isso acontece com frequência com vocês também? hahahah
Avistei uma batata doce e foi com ela mesma. Gente, o que é esse pão? A textura, o sabor... aiiiiiii...
Já fiz um pão de batata doce aqui, mas esse ficou diferente e por isso trago hoje. Vou usar a mesma receita base e substituir as batatas e acredito que ficarão igualmente deliciosos.
Só para animar vocês, esse pãozinho aguentou uma semana, num pote bem fechadinho, e mantiveram a textura maravilhosa. Façam e voltem para me contar.



Pãozinho de batata doce da Máh

1/2 xícara de batata doce*, cozida e amassada
1 ovo
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto


Como fazer?

Misture bem o leite, o fermento e o açúcar. Acrescente a batata, o ovo, a manteiga e o óleo e misture até ficar homogêneo.
Junte 1/2 xícara de farinha, misture bem e coloque o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, sempre mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com uma colher, passe para uma bancada e sove bastante, pelo menos uns 10 minutos. Cuidado para não acrescentar farinha demais.
Coloque a massa numa tigela, cubra com papel filme e deixe descansar num local morno (sempre deixo dentro do forno ou do microondas, desligados) por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passado o tempo de descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o ar, modele os pães como desejar e coloque na forma untada e enfarinhada e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar.
Caso deseje, pincele os pães com um ovo batido.

Para fazer na máquina de pão ou batedeira planetária: Siga os mesmos passos e ordem dos ingrediente, vá juntando a farinha aos poucos e deixe a máquina sovar o pão.

*para cozinhar a batata eu lavo bem, seco e colo-as inteiras no microondas, dependendo do tamanho da batata, demora uns 3-5 minutos para estar bem macia. Espete-a, se ainda estiver dura, cozinhe por mais alguns minutos. Como a batata absorve muita água, isso impede que ela fique mais úmida que necessário.


Espero que gostem!

Beijocas e até a próxima.
















10 de maio de 2017

Pão de iogurte e sementes


Eu não sei muito bem como explicar minha relação com a cozinha. É um misto de amor e obsessão.
Quem me conhece sabe que quando falo de cozinhar meus olhos brilham. Além do extremo amor, cozinhar é minha válvula de escape, o que me mantém com a cabeça no lugar hahaha.
Quando estou feliz, tô na cozinha. Quando estou triste, cansada, estressada, também. É lá que extravaso e relaxo completamente. O corpo pode cansar, mas a mente fica leve como uma pluma.
Bom, todo esse "desabafo" é pra contar pra vocês que um dia desses eu estava meio "borocoxo" e no caminho para casa resolvi que precisava de fazer um pão. Eu, a massa, a alquimia que é prepará-lo e a terapia que é sová-lo. Depois de pronto vi a missão cumprida. Esse pão alimentou minha alma antes mesmo de nutrir meu corpo.
A receita é do blog lindo da querida Akemi, que é onde busco pães com frequência. Delicioso. Ele ficou mais denso, mas não menos delicioso. Ah, e renderam torradinhas maravilhosas, depois.


Pão de iogurte e sementes
(adaptado daqui)

1/2 (5g) envelope de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
120 ml de água morna
1 colher (chá) de sal
1 copo de iogurte natural (170g)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 1/2 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de gergelim branco tostado
1 colher (sopa) de linhaça
1 colher (sopa) de sementes de papoula
1 xícara de farinha de trigo integral
Farinha de trigo até dar o ponto (de 2 a 2 1/2 xícaras)

Como fazer?

Misture a água com o fermento e o açúcar e deixe descansar até espumar (5-10 minutos).
Junte o azeite, o iogurte, o mel e misture bem. Junte a farinha de trigo integral e o sal. Misture bem com uma espatula. Junte 1 xícara de farinha de trigo e os grãos. Misture bem.
Vá acrescentando a farinha branca aos poucos e quando ficar pesada comece a sovar. Sove por uns 10 minutos, atá a massa ficar lisa, elástica e desgrudando das mãos. Vá acrescentando a farinha conforme necessário, mas cuidado para não acrescentar farinha demais.
Deixa a massa descansar em local morno por mais ou menos 1 hora.
Molde o pão como desejar (eu abri a massa e enrolei como fosse rocambole) e deixe crescer por mais 1 hora (ou até dobrar de tamanho).
Asse em forno pré-aquecido*, temperatura média-alta até dourar. Para saber se está assado, bata com os nós dos dedos no fundo do pão, se fizer um som oco, está no ponto.

*Para deixar a casca crocante, pincelei o pão com água e, quando liguei o forno para aquecer, deixei uma assadeira no 'chão' do forno. Quando coloquei o pão no forno, joguei água fervendo na assadeira que estava lá dentro e imediatamente fechei o forno. Isso cria o vapor que deixa o pão crocante. Após 15 minutos eu tirei a assadeira e deixei terminar de assar. 


Espero que gostem. 
Beijocas e até a próxima! :)



23 de janeiro de 2017

Um Pão de Leite Arrebatador


Eu já tinha uma receita de pão de leite favorita, até ver essa. 
Quando vi essa receita, corri para cozinha para preparar e... não tinha farinha. Já era tarde, então fui dormir frustrada.
No dia seguinte, preparei essas belezinhas. Nos últimos 15 dias eu já repeti a receita 4 vezes. Será que é boa? <3
Eu já decorei a receita hahahaha
Pensei num pãozinho macio, delicioso... agora imagine comê-lo quentinho, com a manteiga derretendo. Pensou? Pois é...
Eu fiz a receita na máquina de pão (só uso a minha para sovar e descansar), mas pode ser feita tranquilamente na batedeira ou na mão, o preparo é o mesmo.


Pão de leite
(receita original daqui)

550g de farinha de trigo
20g de fermento biológico seco
90g de açúcar
7 g de sal
300ml de leite morno
50g de manteiga derretida
1 ovo

Como fazer?

Na mão: 
Misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Misture o leite com a manteiga e o ovo.
Junte a mistura líquida aos secos, misture bem. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, até ficar lisa e homogênea. Deixe descansar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho. Modele conforme desejado*, coloque na assadeira e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Pincele com um ovo batido, asse em forno pré-aquecido, temperatura média, até dourar.

Na máquina de pão:
Eu uso o ciclo de sova e descanso. Coloco os secos na máquina, misturo e acrescento os líquidos. Depois que a massa descansa, modele e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Pincele com um ovo batido, asse em forno pré-aquecido, temperatura média, até dourar.

Na batedeira planetária:
Utilize o gancho para massas pesadas, misture os secos, acrescente os líquidos e deixe sovar por 10 minutos. Deixe descansar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho. Modele conforme desejado, coloque na assadeira e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Pincele com um ovo batido, asse em forno pré-aquecido, temperatura média, até dourar.

*Já fiz pão para cachorro quente, para hambúrguer, bolinhas, bisnaguinhas, de forma e trançado. A massa é excelente e aceita todos os formatos.
Depois de pincelar, pode-se salpicar sementes, queijo, ervas ou até mesmo açúcar.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima.

8 de dezembro de 2016

Fica, vai ter donut!

Donuts ou rosquinhas?
Fica o questionamento. hahahahaha
Eu nunca havia comido donuts, sabia o que era, já tinha visto e ouvido descrições, mas não tinha batido aqueeeeeeela vontade de comer, sabe? De massa frita por massa frita eu comi muitos sonhos nesse meio tempo. :)
Daí que ano passado abriu uma loja do seguimento aqui em Brasília e - pasmem - teve gente que ficou 7 HORAS na fila para poder comprar. Oi? SETE HORAS? Era para comprar, não era de graça.
Enfim... pensei cá com meu estômago: "Esse negócio deve ser bom mesmo...", e um dia, aproveitei que estava passando por perto e comprei alguns. Daí veio a decepção, achei muiiiito sem graça. Sério, respeito quem ama e tudo mais, mas não gostei não, pela repercussão eu deveria ter sentido borboletas no estômago.
Ai começou a vontade louca de prepará-los em casa (sim, sou dessas e vocês sabem). Só que eu não faço fritura em casa (não, não sou fit e vocês também sabem disso) porque o cheiro gruuuuuda em tudo, já que meu cafofo é do tamanho de um ovo. Resumo da ópera: donuts adiados.
No último final de semana eu estava na casa da sogra e aproveitei para prepará-los para o café. Se eu soubesse que era essa delícia toda, teria arriscado o cheiro de fritura em casa, vale a pena. <3
Li e reli receitas por ai, vi algumas com fermento químico (de bolo) e com o biológico (de pão). Eu sabia que se fizesse com fermento químico, iria ficar mais com textura de bolinho de chuva, então arrisquei no biológico e nasceu essa lindeza. Tô orgulhosa e espero que vocês fiquem, também. :)


Donuts da Máh
(rende muito de 20 a 30)

1/2 envelope (5g) de fermento biológico seco
1/2 xícara de buttetmilk* em temperatura ambiente
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
Uma pitada generosa de sal
Farinha de trigo até dar o ponto
Óleo vegetal para fritar
Açúcar de confeiteiro misturado com canela, para finalizar

Como fazer?
Misture o fermento com o buttermilk e o açúcar, mexa e deixe descansar uns 5 minutinhos.
Junte 1/2 xícara de farinha, mexa bem com uma colher de pau, junte a manteiga, o ovo e o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com a colher, sove com as mãos. Não precisa sovar muito, mas a massa precisa ficar lisa e homogênea.
Unte a tigela com um fio de óleo, coloque a massa e unte-a levemente. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 4h.
Eu fiz a noite e deixei a massa dormir na geladeira.
Depois do descanso, abra a massa com mais ou menos 0,5cm de espessura e corte círculos do tamanho desejado (eu usei um cortador de mais ou menos 8cm), sempre passando o cortador na farinha. Faça o furo com um cortador menor.
Vá colocando as rosquinhas numa forma enfarinhada enquanto vai cortando o restante da massa.
Quanto menos você trabalhar a massa, melhor. Ela fica mais fácil de cortar enquanto ainda está gelada. Já no fim, apenas peguei bolotas da massa e fritei. :) 
Depois de cortar todas, aqueça o óleo e vá fritando em pequenas levas para que o óleo não esfrie.
Frite-os na ordem em que foram cortados, garantindo assim que todos tenham um tempo de descanso.
Quando os donuts estiverem dourados, escorra bem e coloque em papel absorvente.
Finalize passando-os no açúcar misturado com canela.
*Buttermilk: coloque 1 colher (chá) de vinagre na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Deixe descansar por 10 minutos.


Você pode passá-los também em uma calda de chocolate, ganache, servir com doce de leite. Algunss eu servi com glacê de morango e limão que fiz misturando 1 colher (sopa) de suco de morango (espremi ele até soltar o suco), 1 colher (sopa) de suco de limão e açúcar de confeiteiro até ficar uma consistência de cobertura gostosa, daquelas que escorrem, sabe?


Espero que gostem. :)