Mostrando postagens com marcador fora de contexto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fora de contexto. Mostrar todas as postagens

8 de abril de 2017

Rita Lobo no Mercadinho do Brasília

Foto: TELMO XIMENES
Na tarde deste sábado (08), Brasília recebeu para uma palestra a Chef Rita Lobo, no Brasília Shopping.
O evento é parte do Mercadinho do Brasília, que chegou hoje a sua 35ª edição. O Mercadinho reúne na área externa do shopping estandes de alimentos orgânicos, caseiros e deliciosos, tudo isso regado à boa música e a alegria que o brasiliense conhece e gosta.
Comandando a palestra "Cozinhar pode mudar a sua vida", Rita, que chegou ao evento pontualmente às 14h, iniciou contando sobre como começou a cozinhar. A chef contou que começou a estudar gastronomia aos 20 anos, época em que não sabia cozinhar um ovo.
Defendendo a premissa de que todos devem saber cozinhar, assim como se sabe ler e escrever, Rita mostrou que a forma de se ter uma alimentação saudável e sim, preparar o próprio alimento.
Dados do Ministério da Saúde mostram que hoje no Brasil quase 30% da população é obesa, enquanto na década de 70, 30% era desnutrida. A rotina instaurou no lar do brasileiro a 'facilidade' da comida comprada pronta. Com todos os prejuízos que esses alimentos tem trazido para nossa saúde, essa facilidade está saindo bem cara.

Foto: TELMO XIMENES
De forma clara, a chef explicou e exemplificou as categorias em que os alimentos são classificados: in natura/minimamente processados (carnes, verduras, frutas, grãos, leite, iogurte, etc), ingredientes culinários (gorduras, açúcar, sal, entre outros), processados (pães, massas, queijos, etc) e os ultraprocessados (temperos prontos, macarrão instantâneo, margarina, etc). "Os ultraprocessados tem cheiro de comida, gosto e até textura de comida, mas não deve ser considerada comida de verdade", pondera.
Outro ponto defendido por Rita é que alimentação não é assunto apenas da dona de casa, é assunto da casa e de todos que ali vivem, a divisão de tarefas é parte importantíssima do processo, uma vez que cozinhar envolve fazer as compras, higienizar, preparar e organizar tudo depois. Grande parte das famílias ainda delegam essa tarefa apenas para uma pessoa, que claramente fica sobrecarregada e acaba optando pelos atalhos que a industria alimentícia propõe e que o mercado publicitário faz ser tão atraente.
Ao fim do encontro, Rita propôs que cada um passe a ler nos rótulos dos alimentos, do que ele é composto e propôs também que o conhecimento sobre comida de verdade seja passado à frente, para alcançar o maior número de pessoas possível.


Foto: TELMO XIMENES
Rita Lobo é chef de cozinha formada pelo ICE (Institute of Culinary Arts) em Nova York, escritora best-seller, apresentadora do programa 'Cozinha Prática' exibido semanalmente pelo canal pago GNT e criadora do Panelinha, que é site, canal no Youtube, produtora de TV e editora de livros.

Para baixar o Guia Alimentar para a População Brasileira, clique aqui.
Para assistir o curso sobre Comida de Verdade, produzido pelo Panelinha em parceria com a USP/NUPENS e apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), clique aqui.
Para ver receitas maravilhosas, práticas, testadas e deliciosas, clique aqui.
E para ver um monte de vídeos dessas receitas, clique aqui.

Palavra de fã:
Para quem me segue, não é novidade o quanto admiro o trabalho da Rita. Mais do que ensinar a cozinhar, considero que hoje ela está fazendo uma revolução na mesa do brasileiro, resgatando o prazer de cozinhar e comer. Comida caseira alimenta e sustenta não só o corpo, mas também a alma. O blog hoje é para transmitir o meu amor pela cozinha e continuarei sempre, estimulada pelo pedido dela de passarmos a frente o que a gente sabe. Rita, querida! Obrigada pela palestra maravilhosa, como te disse, você me inspira. 💓

3 de janeiro de 2016

Leite Ninho e Nutella, em sorvete e em picolé

Pois é, ó nóis aqui travez!
Mas primeiro: FELIZ 2016! E que nesse ano eu não deixe juntar tanta poeira por aqui.
Para vocês terem uma ideia, aconteceram coisas bacanérrimas ano passado e que eu não postei aqui, como minha receita de Cheesecake de doce de leite, chocolate amargo e flor de sal nas páginas da revista Casa e Comida de novembro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É sério minha gente! Pense na alegria!!!!!


E no mesmo mês, essa que vos fala (escreve) saiu novamente no Jornal Aqui DF, com a receita dos deliciosos dadinhos de tapioca!


Eu conheci a Rita Lobo e foi um dos dias mais incríveis que já vivi! Com direito a #repost e tudo mais! <3

AMPLIE A FOTO PARA LER.
Ah, coisa pessoal, mas muito a ver com o blog, que trata da minha paixão... tatuei meu amor pela comida.

Tá, chega de potocagem retrospectiva atrasada, vamos ao que interessa.
Gente, leite ninho é paixão pra mim desde criança, eu comia puro, de colher, quem nunca?
E nutella... bem... não tem muito o que falar né?
Quem fez a mousse que eu postei?
É vício garantido.
Eu já estava namorando esse sorvete que o Vitor postou há algum tempo e planejei fazê-lo para o almoço de ano novo na casa dos meus pais, mas daí que na semana anterior, enquanto eu voltava do trabalho me bateu uma larica uma vontade de comer um docinho e foi isso que eu fiz, fui jogando as coisas e nasceu o picolé. Um minuto de silencio, por favor.
Façam, façam e façam! Segue a receita dos dois.


Picolé de Leite Ninho e Nutella da Máh
(rende 6 unidades, a minha forminha é aquela pequena que acha nessas lojas de bugigangas a 1,99)

150ml de água
12 colheres (sopa) de leite ninho (ou outro leite em pó)
2 colheres (sopa) de açúcar
Nutella, quanto baste (mais ou menos 6 colheres de sopa)
Palitos de picolé (não usei o que vem na forminha)

Como fazer?

Misture a água e o açúcar até dissolver por completo. Junte o leite ninho e misture bem. Distribua a mistura nas forminhas e leve ao congelador por mais ou menos 20 minutos, até começar a firmar. Pegue os palitos de madeira e a nutella. Eu mergulhei os palitos, um a um no vidro de nutella mesmo, até que cada palito ficasse com uma camada generosa do creme. Coloque o palito no centro da forminha com o creme de leite ninho. Fiz um de cada vez (passa na nutella, coloca na forma) para evitar mais meleca. Leve para congelar por completo e seja feliz. :)


Sorvete de Leite ninho e nutella, do Prato Fundo
(receita daqui)


Fiz 1 e 1/2 receita, pois eu queria usar toda a garrafinha de creme de leite, então segue as medidas que eu utilizei.

Para o leite condensado de leite ninho

140ml de água fervente
200g de açúcar
180g de leite ninho

Como fazer?
Dissolva o açúcar na água e em seguida misture o leite ninho até ficar uma mistura lisa e brilhante, igual leite condensado mesmo

Para o sorvete:

500g de creme de leite fresco bem gelado
O leite condensado, da receita acima
1/2 xícara de nutella, aproximadamente
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha (eu usei o extrato caseiro, que é feito a base de vodca, caso contrário, utilize a vodca mesmo)

Como fazer?
Bata o creme de leite até virar chantilly (cuidado para não deixar virar manteiga). Com uma espátula, incorpore o leite condensado e o extrato de baunilha delicadamente. Quando estiver homogêneo, coloque uma camada no recipiente em que você levará ao congelador. Faça uma camada de nutella (eu coloquei num saco de confeitar para facilitar), depois sorvete, nutella, até acabar. Dê uma mesclada com a espátula e leve ao congelador até firmar.

Gente, esse sorvete é espetacular, de verdade! 


Um ano bem doce para vocês, igual esse post.
Até breve! Beijocas! :)










8 de agosto de 2015

O dia em que conheci o Claude Troisgros


Ontem (07) fui a uma aula show com o Claude Troisgros, realizada pelo Brasília Shopping, o evento foi a abertura da 7ª edição do Mercadinho de Brasília.
Claude é francês, mas mora e trabalha no Brasil há mais de 30 anos, o que não o fez perder seu sotaque encantador.
A aula foi incrivelmente descontraída, animada e belíssima. O chef é um exemplo de humildade, irreverência e simpatia.
Eu sou suspeita de falar, já que sou fã dele. Assisto aos programas, tenho os livros e acompanho seu trabalho. Admito que fui para tietar mesmo!
Não sou de ficar seguindo celebridades e gritando, nada dessas coisas, mas ontem, fiz questão de me apertar na multidão para poder dar um abraço e entregar um presentinho que preparei para ele, mesmo que ele nunca mais lembre da minha cara.

Levei uma geleia de morangos e balsâmico de presente :)
O que ficou marcado para mim, além da sensibilidade tocante do chef, foi uma coisa que ele citou, quando indagado se teria projetos de abrir um restaurante na capital. "Se eu não posso estar perto do restaurante, perde todo o foco da coisa." E isso ficou martelando na minha cabeça pois conflitou com um livro que terminei de ler essa semana, no qual o chef tem restaurantes espalhados pelo mundo, o que, na minha opinião deixou de virar amor para virar comércio. 
Foi uma noite memorável e eu só posso agradecer aos organizadores do evento pela oportunidade.

Pensa na felicidade da criança <3
QUE MARRAVILHA DE DIA! :)

O Mercadinho
O Mercadinho de Brasília já alcança sua 7ª edição e tem o foco da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. As delícias comercializadas no local são orgânicas, além do evento oferecer postos de coleta para lixos eletronicos, como pilhas e baterias. Vale a pena conferir. Para saber mais e se informar sobre as próximas edições, acesse o site do shopping.




17 de maio de 2014

Como fazer um prato de bolo


Ok, o blog é de receitas, maaaaas, o prato é de bolo, então vale ;)
Bom, quem me conhece sabe que eu faço mais coisas além de cozinhar, de arte gráfica a móbiles, eu faço de tudo um pouco. E eu sou super adepta do faça você mesmo, do 'porque vou comprar mais caro se posso fazer?' e por ai vai...
Ontem, depois do trabalho, fui à uma loja para comprar um prato de bolo, que eu ainda não tinha.
Chego na dita (queria levá-la inteira para casa), encontro o prato por R$39,90, ok. Tá na média.
Mas olhei bem, vi que ele era igual aos pratos de jantar, apenas colado em uma base.
Já sabia como fazia, comprei o prato por R$13,90 e a um potinho bonitinho para ser a base por R$8,90.
Meu prato saiu por R$22,80 hahahahahaha de besta eu só tenho a cara mesmo!
Mas e ai? #Comofaz?

Coisa besta, bocó mesmo!


Pegue uma prato bonitão, um potinho bonitão, cole 'bunda com bunda' usando super cola que seja indicada para usar em porcelana (usei Super Bonder) e voilà, você tem seu pratinho de bolo super luxo!
Até criança faz né? hehehe

Só isso mesmo meu povo, beijocas e até a próxima :)

14 de janeiro de 2012

Antes tarde... do que mais tarde ainda :D


Demorei quase duas semanas pra criar vergonha na cara e fazer esse post, mas enfim saiu :)
O Pimenta Preta saiu na DF Noivas êêêÊÊêêêêÊÊêêêêÊÊê \o/
Lembra desse post aqui? Então... a matéria saiu, ficou linda!
Alias, todas as meninas estão de parabéns :D
E meus cupcakes sairam também \o
Enfim, pra uma noiva maluca (que não quer nada além de seu marido ao lado, dia após dia) que nem eu, valeu e muito a experiência.
Confiram a revista aqui!


Meus cupcakes (:


Um vestido branco pra Preta :D



Beijinhos e bom fim de semana :D

11 de dezembro de 2011

Um vestido branco pra Preta

Então, vamos mudar o foco só por um instante. Todo mundo já percebeu que eu amo cozinhar, estou fazendo desse hobby minha profissão, aos poucos, mas estou. E como alguns também sabem, estou noiva. Daí que estava mantendo contato com uma revista de noivas daqui da capital, a DF Noivas, e a linda da diretora, a Jaqueline, me convidou para escrever uma matéria. Preciso dizer que amei a idéia?
Não vou falar muito sobre a matéria ainda (um tico de suspense é bom), mas posso dizer que para ilustrar as matérias, todas as meninas se vestiram de noivas.
Foi maravilhoso, e mesmo eu sendo a noiva mais displicente do planeta, foi muito legal provar um vestido de noiva pela primeira vez. Também adorei conhecer as noivinhas Paula, Letícia, Isabella, Mari, Naitê, Gabriella, Marta e Sabrina, a equipe e principalmente a Jaque que é puro auto-astral, além de muito atenciosa, querida e dedicada!
Enfim, a matéria sai em janeiro, e eu postarei por aqui, afinal, o Pimenta Preta tá caindo na mídia também.
Foi lindo gente! Amei!