Mostrando postagens com marcador vegetariano. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vegetariano. Mostrar todas as postagens

7 de novembro de 2018

Camembert Assado


O post de hoje nem é uma receeeeeeita, mas olha, se eu fosse você preparava hoje mesmo.
A ideia é da queridíssima Lela (maravilhosa), do Jantinha de Hoje. Suuuuper recomendo as receitas dela!
O melhor dessa dica de hoje é que você pode usar o que tiver vontade para temperar essa belezinha (com alecrim fica incrível)! A boca enche d'água só de lembrar.💓


Camembert Assado
(Receita daqui)

Peguei um camembert, cortei losangos fundos no queijo (mas sem separá-los), nesses cortes distribuí fatias de alho e salpiquei pimenta do reino moída na hora. Coloquei num pedaço de papel manteiga e acomodei numa panelinha de cerâmica. Assei por 10-15 minutos e prontinho!
Para acompanhar, servi tomatinhos apenas com manjericão fresco, sal e azeite, pão artesanal maravilhoso e vinho!
Perfeito!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

14 de maio de 2018

Tomate Seco + Pesto

Um dia comprei tomates demais.
Não resisti. Avistei um pequeno produtos, daqueles que plantam em casa mesmo, vendendo seus tomates italianos reluzentes... foi mais forte que eu.
Num momento de impulso, comprei duas bandejas enormes e trouxe para casa. Como os dias estavam muito corridos, acabei postergando sua utilização. Quando eles estavam quase perdendo, tive que utilizar, não poderia jogar fora. De jeito nenhum.
Metade eu utilizei num molho de tomates assado. Sem muito mistério: piquei os bonitos grosseiramente, juntei cebola e alho picados, temperei com sal, pimenta, orégano e azeite. Levei para assar até ficar bem macio e bati tudo no liquidificador. Aqui também tem duas receitas maravilhosas e que vale a pena manter no congelador.
Com a outra metade, preparei tomates secos, pois há tempos eu queria preparar um pesto.
O pesto eu fiz para dar de presente (quem ganhou, amou), olha que ideia bacana, né?
Existem 1000 maneiras de preparar essas receitas internet a fora, mas vou mostrar o modo que eu gosto de fazer. Espero que vocês gostem e façam! :)



Tomate Seco da Máh

Ingredientes
Tomates italianos bem maduros, cortados ao meio (mantenho as sementes e polpa)
Para cada 2 colheres (sopa) de açúcar, misturo 1 colher (chá) de sal, ervas e pimenta do reino moída na hora, a gosto.
Azeite extravirgem,para finalizar

Como fazer?
Fiz dois cortes na polpa de cada tomate, só para facilitar a saída do líquido. Coloquei os tomates em uma forma, com o corte virado para cima e polvilhei a mistura de sal e açúcar e levei ao forno, temperatura baixa.
De tempos em tempos (10-15 minutos), escorri o líquido e virei os tomates, até ficarem sequinhos e enrugados. Aqui levou pouco mais de 1 hora. Vai depender da quantidade que você irá preparar.
Quando estiverem frios, é só guardar em vidros esterilizados, com azeite. Coloque-os fazendo camadas com o azeite e aperte-os bem para retirar as bolhas de ar que possam ficar.
Caso queira adicionar mais sabor a conserva, coloque alguns raminhos de ervas frescas, dentes de alho e grãos de pimenta do reino. Eu conservo na geladeira.



Pesto de Tomate Seco da Máh

2 xícaras de tomate seco
1/3 de xícara de castanha de caju torrada
1/4 de parmesão ralado grosso
Suco de limão, azeite, sal, pimenta e ervas frescas (usei tomilho) a gosto.

Como fazer?
Bata todos os ingredientes no processador (ou liquidificador, ou pilão ou pique fino na faca) até obter uma pasta cremosa. Acerte o tempero de acordo com o seu gosto. Conserve em vidros esterilizados, na geladeira.

Beijocas e até a próxima! :)

24 de abril de 2017

Chutney de Maçã Verde


Post direcionado para pessoas que curtem agridoce.
.
.
.
Se tem uma coisa que conquista meu paladar é comida agridoce. É um 'bum' de sabor na boca que me deixa absolutamente feliz.
Sinceramente, não compreendo que não gosta. Respeito, mas não entendo. hahahahaha (Sem polêmica, por favor.)
Uma vez preparei um Chutney de Manga para dar de presente, ficou delicioso. Ontem ao preparar o almoço, resolvi preparar um de maçã. Espero que vocês gostem, pois ficou realmente delicioso.
Ah e fiquem a vontade para dobrar a receita e ajustar (sugestões de substituições no fim do post) e ter essa delicinha sempre à mão.


Chutney de Maçã Verde da Máh

2 maçãs verde, descascadas e picadas em cubinhos 
1/2 cebola roxa pequena, cortada em meias luas fininhas
1/4 pimentão vermelho em cubos pequenos
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 dente alho ralado fino
2 colheres (sopa) de uvas passas
1/4 de xícara de açúcar demerara
1/8 de xícara de vinagre branco
Suco de meio limão
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
Pimenta calabresa a gosto
1 pitada de canela
Sal

Como fazer?
Em uma panela, aqueça o azeite. Junte a cebola, o alho, o pimentão e o gengibre e refogue por mais ou menos 1 minuto. Junte a maçã, o açúcar, e a canela. Mexa bem por 2 minutos e junte o restante dos ingredientes. Cozinhe até que quase todo o líquido tenha secado, sempre mexendo. Ajuste o sal.
Sirva quente ou frio. Guarde na geladeira em potes bem fechadinhos.

ps.: fica delicioso com peixe e carne de porco. Aliás, fica delicioso com praticamente tudo.
ps2.: substituições possíveis:
Maçã verde -> qualquer outra maçã que não desmanche no cozimento
Açúcar demerara -> açúcar mascavo (era a que eu queria ter usado, mas havia acabado)
Pimenta calabresa -> pimenta dedo de moça picada, ou sem pimenta caso você não goste
Uvas passas -> qualquer outra frutinha desidratada como cranberries, damasco picados, etc

Espero que gostem!
Beijocas e boa semana! :)

7 de março de 2016

Nhoque de ricota e espinafre


Daí que no dia 29 do mês passado, que não foi qualquer um, foi 29 de fevereiro, eu tive que preparar essa delícia. Ok, usei essa desculpa deslavada para matar uma vontade antiga desse nhoque.
Só vou falar uma coisa, esse nhoque merece ser feito váaaaaaaaarias vezes, é delicioso! Levinho e moleza de fazer, vem ver!


Nhoque de ricota e espinafre da Máh
(4 a 6 porções)

300g de ricota amassada
150g de muçarela ralada
3/4 de xícara de espinafre beeeem picadinho*
2 colheres (sopa) de azeite
3 ovos
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto

Como fazer?
Misture todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo. Vá colocando a farinha aos poucos e amassando bem. A massa deve desgrudar das mãos, mas cuidado para não colocar farinha demais e deixá-los pesados. Eu use 3/4 de farinha de trigo.
Modele o nhoque como desejar e cozinhe em água fervente até que eles subam a superfície.
Eu servi com um molhinho básico e rústico de tomate e manjericão. Recomendo também manteiga de sálvia. Huuuuuummmm... :)

*Eu usei o espinafre congelado e picado, apenas deixei-o descongelar e retirei o excesso de líquido. Se for usar o fresco, pique-o bem e também retire o excesso de líquido.

Beijocas e boa semana!

12 de junho de 2013

Quibe de abóbora bom pra caramba e postagem número 100


Oi, tem alguém ai?!
Credo, como eu tô sem vergonha, esse blog tá muito largado!
Vocês me perdoam? :D
Gente, eu tenho certeza que se vocês fizerem essa receita, irão me perdoar fácil fácil.
A inspiração vem do blog lindo, maravilhoso e cheiroso da Fabi!
À primeira vista, sei que muita gente vai torcer o nariz, mas escutem essas carnívora que vos falam: É DIVINO!
E além de divino é magro minha gente, viva a comilança sem culpa \o/
Juro que se não estivesse tão sem tempo, a postagem número 100 já teria saído há muiiiiito tempo! Mas enfim... êêêê 100 postagens!!!!!!!!!!!!! Não achei que chegaria tão longe! Obrigada gente <3

Me inspirei no blog da Fabi, mas inventei uma receita aqui, que ficou uma delícia! :)

Ingredientes:
1/4 de abóbora japonesa grande
1 abobrinha grande ralada no ralo grosso
1 xícara de trigo de quibe já hidratado
1 cebola
1 colher (chá) de pimenta síria
1 pedaço generoso de queijo branco
1 colher generosa de cream cheese
Sal a gosto
Azeite de oliva extravirgem a gosto

Como eu fiz?
Cozinhe a abóbora até desmanchar, amasse e reseve. Fatie a cebola finamente, coloque em uma panela antiaderente com um fio de azeite e uma pitada de açúcar, refogue em fogo baixo até caramelizar e ficar dourada. Não deixe de fazer esse procedimento com a cebola, é o ponto chave da receita.
Misture tudo: a abóbora, a abobrinha, o trigo de quibe, a cebola, misture bem. Tempere com a pimenta, o sal e o azeite.
Coloque metade da mistura num refratário untado com azeite. Para o recheio, amasse o queijo branco e misture com o cream cheese, coloque sobre a massa do quibe e cubra com o restante da massa. Alise a superfície e regue com mais azeite.
Leve para assar em forno médio, pré aquecido, até dourar.

DELÍCIA!!!!!

Ps: Como já falei lá em cima, não pule a etapa da cebola, faz TODA, eu disse tooooooooda a diferença.
Ps2: Eu acrescentaria hortelã fresca tranquilamente, mas não tinha :P
Ps3: FAÇAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ps4: já estão seguindo o Pimenta Preta no Instagram? Não?! Sigam @pimenta_preta

Beijos e até a próxima :D

30 de julho de 2012

Garden muffins pra deixar a dieta menos tediosa


É oficial, tenho que fazer dieta ¬¬
Eu tinha me dado o prazo de um ano para entrar em forma (de forna NORMAL, nada de dietas mirabolantes), mas como uma amiga linda me convidou para madrinha, tenho cinco meses pra entrar num vestido! Oh God!
Eu não gosto de dieta e não acredito em quem diz que gosta. Mas acredito que podemos deixá-la mais agradável. Não tenho problemas em comer frutas e verduras, o meu problema é a batata frita mesmo :(
Vi essa delícia lá no blog da Akemi sim, no blog dela novamente e como ela sugeriu, só mudei os vegetais... delícioso! Comi com um limãozinho por cima... ui ui! Força da dieta e vamos nessa \o

Garden Muffins
adaptada daqui

1/2 xícara de farinha de trigo branca
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de fubá
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/4 xícara de queijo parmesão, ralado
1/4 xícara de queijo minas, ralado (mais um pouco para polvilhar)
1 ovo grande
1 xícara de leite
1/4 xícara de óleo + azeite de oliva
1 abobrinha média, ralada
1 cenoura média, ralada
1/2 cebola média, ralada
1/2 lata de milho escorrida
Azeitonas verdes picadas a gosto
Noz moscada, raspas de limão e orégano a gosto

Como fiz?

Misturei os vegetais, temperei com o orégano e reservei. Misturei as farinhas, o fubá, os queijos, sal, açúcar, fermento, raspas de limão e a noz moscada, reservei também. Misturei o ovo, leite, oléo e azeite. Desejei os líquidos e os vegetais sobre os secos e misturei delicadamente, só pra incorporar. Dispus na forma de muffins (pode ser de empada) untada e polvilhei queijo extra. Levei pra assar em forno pré-aquecido até fazer o teste do palito e sair seco :))
Boa semana meu povo =)

6 de abril de 2012

Salada caprese



Feriadão, calorzão... tem que ter salada né?
Isso nem é uma receita de verdade, mas ô saladinha booooa!
O noivo adora tomate, então comeu quase a travessa toda :D

Como eu fiz?
Cortei tomatinhos uva no meio (pode ser qualquer tomate), mussarela de búfala em cubos e somei umas folhinhas de manjericão. Reguei com um bom azeite e temperei com sal.

Boom demais :)
Bom feriado geeente!

9 de outubro de 2011

Guacamole


Aposto que um monte de gente torceu o nariz agora.
Paciência, gosto cada um tem o seu :D
Eu mesmo, há muito tempo atrás, achava guacamole meio esquisito, porém, depois de prová-lo, foi amor à primeira vista.
Além do sabor, guacamole me traz lembranças muito, muito, muito boas. Na época da faculdade, quase todas as sextas comiamos guaca, bons tempos...
Cada vez que o preparo, lembro-me com uma saudade tão boa... enfim, nostalgias a parte, faça-o também (se você não tem medo de comida boa) :D


Guacamole
(serve 4 pessoas com fome)

1 abacate beeem grande e maduro
1 cebola pequena bem picadinha
1 tomate pequeno, sem as sementes, picadinho
1 pimenta dedo-de-moça, sem as sementes, picada
suco de 1 limão
sal, azeite e coentro picado a gosto

Como o nome sugere, guacamole é moleeeza de preparar: amasse o abacate, misture o restante dos ingredientes e prove pra ver se o tempero está do seu gosto.
Sirva com tortilhas, eu fui de Doritos mesmo :P