Mostrando postagens com marcador sobremesa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sobremesa. Mostrar todas as postagens

3 de dezembro de 2018

Cookies Duplos de Chocolate para alegrar o Natal


Dia desses o marido me pediu cookies.
Eu amo cookies, daí não foi um desejo difícil de atender.
Tenho uma receita de cookies certeira, mas queria algo diferente, então fui procurar no blog que tem os cookies mais maravilhosos do mundo e encontrei esse.
Gente... o que é esse negócio? Socorro!
Já aviso que é viciante e impossível comer um só. No dia que fiz a primeira vez, eu e Kaio comemos quase tudo. Daí que achei que seria uma ótima sugestão para presentear neste Natal. Vocês sabem que amo dar comida de presente...
A receita é facílima, deliciosa e rende que é uma beleza!


Cookies Duplos de Chocolate

200g de chocolate meio-amargo
50g de manteiga (usei com sal)
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de cacau em pó
225g de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de chocolate branco em pedacinhos

Como fazer?
Derreta o chocolate meio amargo com a manteiga e o cacau. Retire do fogo, junte o leite condensado, misture bem e deixe esfriar.
Acrescente a farinha, o fermento, o sal. Misture bem e acrescente o chocolate branco, cubra com filme plástico e leve à geladeira até firmar o suficiente para conseguir enrolar sem a massa grudar na mão.
Faça bolinhas e coloque no papel manteiga ou tapete de silicone. Leve para assar em forno a 180°C por mais ou menos 10 minutos. O tempo varia de acordo com o tamanho dos cookies.
Eles ainda saem molinhos do forno e endurecem conforme esfriam. Eu utilizo uma gradinha para resfriá-los.
Após esfriar, guarde em potes bem fechadinhos.
Duvido que vocês consigam comer apenas um.

Ahhhhh... esses cookies são perfeitos para fazer sanduíche de sorvete. ;)
 

Beijocas e até a próxima!

22 de novembro de 2018

Um Bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate


Não é difícil eu criar receitas. Difícil é conseguir anotar tudo e vir aqui postar. 'Cês me perdoam?
Para me redimir, criei esse bolo maravilhoso e anotei tudo para passar pra vocês. Uma perdição! Bolo de cenoura já é bom demais, com esse toque de amêndoas, eu duvido quem vai resistir.


Meu bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate

2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de amêndoas
2 colheres (sopa) de amido de milho
50g de chocolate meio amargo picado
1 colher (sopa) de fermento químico


Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar, a farinha de amêndoas e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo e o amido de milho. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e salpique o chocolate por cima.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar. Faça o teste do palito.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

17 de novembro de 2018

Sorvete de Flocos


Esqueça todos os sorvetes de flocos que você já tomou. Esse aqui é de chorar de tão bom.
Não vou nem me alongar... apenas uma variação (espetacular) do meu sorvete de baunilha, mas que vai fazer você ir ao céu e voltar.


Meu Sorvete de Flocos

2 xícaras de leite
2 xícaras de creme de leite fresco
5 gemas
3/4 de xícara de açúcar
1 fava de baunilha (só substitua se for por pasta, por favor)
1 pitada de sal
100g de chocolate meio amargo, derretido

Como fazer?

Coloque o leite, creme de leite, o sal e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a panela, tampe e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado. Aqueça novamente a mistura de leite e acrescente uma concha a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver.
Passe o creme por uma peneira*, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Na sorveteira: Leve o creme gelado a sorveteira, conforme o fabricante. Quando estiver quase congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve ao congelador para terminar de congelar.
Sem sorveteira: Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira (no processador funciona também) por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo por mais 2 ou 3 vezes. Quando estiver quase completamente congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve para o congelador.

*Lave bem a fava usada, seque e guarde no seu pote de açúcar. 


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

8 de setembro de 2018

Meu sorvete de morangos


Tenho tantas receitas para mostrar aqui... essa por exemplo, preparei em julho do ano passado, acreditam?
Bom... antes tarde do que nunca, né?
Eu aaaaaaaaaaaaaaaamo sorvete! Amo mesmo. Mas sorvete bom.
Acho incrível que conforme eu cresci, além de deixar de ser insuportável para comer (minha mãe vai para o céu) meu paladar se educou: tem coisas que não consigo mais comer ou evito ao máximo.
Sorvete é uma delas... tomar sorvete de baixa qualidade é um sofrimento. Não, não sou rica, não vivo a base de coisas caras, mas quando você aprende a cozinhar, consegue controlar o que tem de verdade na sua comida e acreditem: é mais barato para o seu bolso e para sua saúde.
Queria preparar um sorvetinho e pedi para o Kaio escolher o sabor, ele nem pensou e falou: MORANGO!
Eu dei uma procurada rápida por receitas e resolvi fazer a minha, que divido hoje com vocês.
Vamos lá?


Sorvete de Morangos da Máh

1 xícara de leite
1 xícaras de creme de leite fresco
3/4 de xícara de açúcar
4 gemas
500g de morangos limpos
Suco de 1/2 limão
1 colher (chá) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Como fazer?

Leve o leite e o creme de leite para aquecer até levantar fervura.
Enquanto isso bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado.
Acrescente uma concha de leite a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver para não talhar.
Passe o creme por uma peneira, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Prepare os morangos: separe metade deles e coloque-os inteiros em uma assadeira, sem deixá-los empilhados. Espalhe o vinagre balsâmico por cima e leve ao forno, temperatura beeeem baixinha, até que fiquem bem murchos. retire do forno, amasse até formar um purê e reserve na geladeira. Ficam feios, mas muito saborosos.
Bata no liquidificador o restante dos morangos (gelados) com o suco de limão.
Junte o creme feito anteriormente com os dois purês de morangos, a baunilha e o sal. Leve a mistura a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para finalizar.
Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo algumas vezes, até quando ele estiver numa consistência que não dá mais para bater. Isso evita que o sorvete crie cristais de gelo e fique duro feito pedra.


- Para servir, fiz crumble, tostado na frigideira. E a calda de caramelo: Fiz o caramelo normalmente (água + açúcar) e quando ficou pronto, coloquei um pouco de creme de leite fresco e mexi até ficar homogêneo.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

5 de março de 2018

Brigadeirão para voltar à infância


Vi essa receita há algum tempo e coloquei-a na minha lista imaginária de 'receitas que farei'.
Ela ficou lá por muito tempo, até semana passada, quando finalmente resolvi prepará-la.
Tão deliciosa, me arrependi de não ter feito antes. Me transportei para minha infância, quando minha irmã fazia o 'pudim brigadeiro' que ela tinha anotado em seu caderninho de receitas.
Tem receitas que são como um abraço, um carinho e trazem uma lembrança tão boa do que a gente já viveu. O pão de batata que a mamãe fazia, a torta da tia, o quibe do tio e agora, esse brigadeirão, que  embora não sejam os preparos 'originais' que minha família fazia, me levam lá para aquele lugar sem preocupações, sem maldades, em que eu podia brincar na rua o dia todo e minha 'responsabilidade' era tirar boas notas. Bons tempos.

Quando criança, sem critério e paladar, usávamos achocolatado e granulado que não tem nada de chocolate, hoje, com cacau e raspas de chocolate eu vejo que sim, o que é bom pode ficar infinitamente melhor.


Brigadeirão
Receita Panelinha
(fiz meia receita e rendeu 6 porções)

1 lata de leite condensado
300ml de leite
3 ovos
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de sal
Manteiga e açúcar para polvilhar
Raspas de chocolate para decorar


Como fazer?
Unte e polvilhe com açúcar uma forma de 20cm e reserve. Bata todos os ingredientes no liquidificador até o cacau dissolver. Coloque a mistura na forma. Asse em banho maria em temperatura médio-baixa (mais ou menos 150ºC) por 1 hora.
Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Passe uma faquinha nas laterais para desenformar e decore com as raspinhas de chocolate.
Sirva e seja feliz.


Beijocas e até a próxima! :)

19 de fevereiro de 2018

Tarteletes de Limão e Chocolate


Eu não sei vocês, mas amo a mistura de chocolate e limão. Pra mim só perde para maracujá com chocolate.
Sábado estava em casa e depois do almoço me bateu uma vontade de comer doce. Juntei o que tinha disponível na geladeira e nasceu essa delícia.
Não vou me alongar na conversa, vamos a receita.


Tarteletes de Limão e Chocolate da Máh
(rendeu 6 unidades)

Massa
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente (uso com sal)
1 gema
1 pitada de sal
1 pitada de fermento químico
Água gelada até dar o ponto

Creme de limão
1/2 lata de leite condensado
Suco de 1 limão (ou a gosto)
Raspas da casca de 1 limão

Ganache
100g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de creme de leite

Raspas de chocolate para decorar


Como fazer?

Prepare o creme de limão. Junte o leite condensado, as raspas e vá colocando o suco de limão a gosto.  Misture bem, o creme já começa a engrossar. Leve para geladeira e reserve. (Eu gosto bem azedinho, mas cuidado para não colocar suco demais e o creme ficar mole.)
Para a ganache, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve.
Para a massa, misture todos os ingredientes secos, junte a manteiga e a gema. Caso necessário, vá pingando a água gelada até dar o ponto na massa. Ela fica uniforme e não gruda nas mãos. Não sove a massa. Enrole-a em filme pvc e deixe descansar por 10 minutos na geladeira.
Abra a massa e forre as forminhas de maneira uniforme (eu já abro direto na forma). Faça furos na massa com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média baixa, até dourar levemente (mais ou menos 10 minutos).
Espere a massa esfriar, coloque o creme de limão gelado até preencher metade da forma, complete com a ganache e decore com as raspas de chocolate. Deixe na geladeira por 5 minutos e sirva a seguir.


Observações:
- Essa massa eu uso para todas as minhas tortinhas doces, então se quiser variar, fique a vontade. Para uma versão de chocolate, acrescente um pouco de cacau em pó a massa. Pode acrescentar especiarias também. Vale canela, cardamomo, baunilha, cumaru... enfim, o céu é o limite.
- Gosto de montar a torta na hora de servir, para garantir uma massa crocante, é só deixar tudo preparado com antecedência.
Já quero preparar com chocolate branco também, combina lindamente com limão. <3


Espero que gostem! :)

Beijocas e até a próxima!



18 de janeiro de 2018

Cocada Cremosa Brûlée (ou não)


Domingo passado foi um dia lindo. Almoço com amigos super queridos, risadas de doer a barriga... aquele dia gostoso mesmo, sabe?
Preparei uma moqueca que segundo minha amiga baiana, a fez voltar para casa. Fiquei tão feliz.
Como preparei o leite de coco para a moqueca, sobrou o 'bagaço' e eu usei-o como sempre faço aqui em casa: uma cocada cremosa de forno. A versão 'brûlée' é totalmente opcional, mas vale a pena, viu?

A receita é uma adaptação muito melhorada dessa daqui, já que usa o coco fresquinho.
E olha, se não quiser fazer o leite de coco para obter o bagaço, é só ralar o coco fino ou bater todos os ingredientes no liquidificador. Mais fácil, impossível. <3
Ps.: pode dobrar, triplicar, quadruplicar a receita. ;)


Cocada Cremosa da Máh

Polpa de 1 coco seco ralada finamente (usei o bagaço do leite de coco)
1 lata de leite condensado
3 ovos
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 pitada de sal

Como fazer?

Misture todos os ingredientes e leve para assar em um refratário untado até o centro ficar firme e a cocada bem dourada. Sirva quente ou fria.
Caso vá fazer a versão 'brûlée', polvilhe uma camada uniforme de açúcar cristal, queime com o maçarico e sirva imediatamente.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima. :)




10 de janeiro de 2018

Sorvete de Nozes



Para mim, essa receita tem a cara do Natal... mas nada impede de prepará-la o ano inteiro né?
Eu sei que nozes são caras (pelo menos eu acho), mas vale o investimento! Sim, comida é investimento e sorvete caseiro é qualidade de vida!
Ah, sugiro você fazer como eu e usar o 'bagaço*' das nozes nesse pão MARAVILHOSO (sou viciada nesse pão, quem me segue no Instagram já viu). É só secá-las no forno, mexendo regularmente.
Esse sorvete é praticamente esse aqui, apenas mudando a castanha... a próxima que irei usar é macadâmia. <3



Sorvete de Nozes da Máh

2 xícara de nozes torradas
3 xícaras de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
3/4 xícara de açúcar
5 gemas
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Misturei as nozes com o leite e o creme de leite numa panela e levei ao fogo alto.
Deixei ferver por três minutos e deixei em infusão, com a panela tampada por mais ou menos 45 minutos.
Após isso, a mistura já havia esfriado, então bati no liquidificador e coei com um pano bem fininho, espremendo bem. Reservei o bagaço* e levei o leite de nozes para aquecer.
Em outra tigela grande, bati com o fouet as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Misturei o amido e fui colocando o leite quente, de concha em concha, mexendo bem para não cozinhar as gemas.
Depois de agregar todo o leite, voltei a mistura para a panela e levei ao fogo baixo até a mistura engrossar levemente, mas sem ferver (o ponto é quando você passa o dedo nas costas da colher de pau e o creme não escorre de imediato).
Passei o creme numa peneira fina e coloquei num recipiente que tem tampa.
Deixei esfriar, tampei e levei a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, misturei o sal e a baunilha. Levei a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para firmar.
Caso você não tenha sorveteira, coloque a mistura uma tigela, leve para o congelador por 1 hora, retire e bata bem. Coloque novamente no congelador, depois de 1 hora bata novamente. Repita o processo até não conseguir mais bater.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

4 de janeiro de 2018

Cuscuz de tapioca e Feliz 2018!


Feliz 2018 meus queridos! Que esse ano seja repleto de coisas boas e que eu consiga deixar mais gordices aqui pra vocês!
Essa receita é tão boa, mas tão boa que você nem acredita.
Cresci me deliciando com essa tapioca (aqui em casa cresci chamando de pudim de tapioca) que a mamãe sempre fazia, mas essa versão é ainda mais fácil, pois não vai ao fogo. Preparei-a de sobremesa para o réveillon e foi super sucesso, também pudera, é receita da Rita!
Espero que gostem dessa delícia super brasileira! <3


Cuscuz (ou pudim) de tapioca
(adaptado do livo Cozinha de Estar, da Rita Lobo)

2 e 1/2 (500g) xícaras de tapioca granulada
1 coco seco
Cerca de 1 litro de água quente
1 xícara de açúcar
1/2 colher (chá de sal)

Para servir
Leite condensado
Lascas de coco fresco

Como eu fiz?
Separe mais ou menos 1/8 do coco e faça fitas (use o descascador de legumes, fatiador ou uma faquinha afiada) e reserve.
Retire aquela pele fina do coco, corte em pedaços pequenos e coloque no liquidificador. Complete com a água quente até a marca de 1 litro. Bata tudo por uns 3 minutos e coe. Utilize um pano fino e limpo sobre a peneira para poder extrair o máximo do leite de coco.
Misture bem o leite de coco preparado com metade do 'bagaço' que sobrou do coco (o restante pode virar beijinho), o açúcar e o sal.
Vá juntando a tapioca aos poucos e misturando bem (eu usei o fouet). Deixe descansar em temperatura ambiente por meia hora, mexendo de vez em quando com uma espátula.
Disponha na forma desejada (pode ser uma de bolo inglês forrada com papel filme, mas eu usei uma decorada untada bem de leve com óleo vegetal) e leve a geladeira por pelo menos 3 horas.
Desenforme e sirva com o leite condensado e as fitas de coco.


Dica: após o descanso de meia hora, prove para ver se está tudo bem hidratado, pois há marcas de tapioca que vem com uns pedaços maiores que podem ficar duros. Se for o caso, regue mais leite de coco.
Dica²: Para descascar o coco, retire a água e leve-o ao forno quente até ele rachar. Bata com um martelo e vá retirando a casca.

Espero que vocês gostem!
Beijocas e até a próxima! :)



18 de novembro de 2017

Crumble de Banana e Amendoim


Essa semana eu estive em uma loja Camicado aqui de Brasília para ensinar esse crumble maravilhoso e o famoso sorvete de doce de leite.
Foi uma experiência nova e muito enriquecedora. Cada dia mais tenho certeza que nasci para cozinhar.
Agora a receita... imagina que arraso você chegar com essa sobremesa para o Natal em família? Foge totalmente do tradicional e todos irão amar.
A receita é grande, então fique a vontade para diminuir. Também é uma receita padrão, dá pra trocar ou suprir a oleoginosa, os açúcares e também as frutas. Só lembre-se que as frutas muito ácidas levam um pouco mais de açúcar e as que soltarem muito líquido, é bom misturar um pouco de amido para o líquido virar uma calda maravilhosa.


Crumble de Banana e Amendoim
(inspirada e adaptada daqui)

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de aveia em flocos
200g de manteiga gelada
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
3/4 de xícara de amendoim torrado, sem casca e picado grosseiramente
2 colheres (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico
10 bananas prata
1 xícara de suco de laranja


Como fazer?
- Pré-aqueça o forno a 200 °C.
- Unte com manteiga o refratário que irá utilizar (grande ou individuais).
- Corte as bananas em rodelas, misture com 1/4 do açúcar mascavo e o suco de laranja. Coloque na
travessa preparada e reserve.
- Numa tigela, misture a manteiga e a farinha, dissolvendo com a ponta dos dedos e tomando cuidado
para não mexer demais e esquentar a massa. Deve ficar com o aspecto de areia molhada. (Essa etapa
pode ser feita no processador).
- Junte os demais ingredientes e misture para ficar homogêneo, distribua a mistura sobre as bananas e
leve ao forno até dourar (entre 25-30 minutos).

Fica uma delícia servido com sorvete, creme de leite fresco, iogurte ou chantilly.

Espero que vocês façam e gostem!
Beijocas e até a próxima! 💗




3 de julho de 2017

Panna Cotta de Cumaru e Geleia de Framboesa


Dia desses, não me lembro a ocasião, mas fiz panna cotta, marido AMA.
Não se assuste com o cumaru e a framboesa, usei apenas porque eu tinha a mão. Panna cotta é bem neutra e aceita diversas combinações, sinta-se livre para criar. E faça também essa versão, é maravilhosa.
Em tempo: cumaru ou fava tonka é também conhecida como baunilha brasileira. A sementinha é usada ralada e além de extremamente aromática, é muito saborosa.


Panna Cotta de Cumaru e Geleia de Framboesa da Máh

Panna Cotta
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
1/3 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de gelatina sem sabor*
2 colheres (sopa) de água
1 semente de cumaru ralada na hora

Geleia de Framboesa
400g de framboesas (usei congelada)
Suco de 1 limão
1/4 de xícara de açúcar**

Como fazer?
Para a panna cotta, misture o leite, o creme de leite, o açúcar e o cumaru ralado e leve ao fogo. Mexa para dissolver o açúcar e quando a mistura começar a ferver, desligue e tampe a panela. Deixe a mistura em infusão por pelo menos 10 minutos.
Disponha a água em uma tigelinha, polvilhe a gelatina e espere 1 minuto até que hidrate. Leve ao microondas ou ao banho-maria até derreter. Adicione a gelatina na mistura reservada, misture bem e passe a mistura por uma peneira. Divida o creme nos recipientes escolhidos e deixe esfriar completamente e só então leve a geladeira até firmar completamente. Sirva gelada com a geleia.

Para a geleia, leve todos os ingredientes ao fogo e mexa esporadicamente. Deixe cozinhar até ficar na consistência desejada. Utilize em temperatura ambiente ou gelada.


*Caso queira a panna cotta mais firme, dobre a quantidade da gelatina.
**Eu gosto de geleia com pouco açúcar, caso você prefira mais doce, use o açúcar a gosto.

Caso vá fazer somente a geleia, para conservá-la melhor, coloque-a quente num vidro esterilizado deixando mais ou menos 1 dedo de espaço na borda, tampe bem e vire-as de ponta cabeça e deixe-as assim até esfriar. 
Para esterilizar, lavo bem os vidros e deixo-os no forno por uns 15-20 minutos. As tampas são fervidas por 10 minutos.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima! :)






14 de abril de 2017

Especial de Páscoa: Torta Mousse de Três Chocolates


Ontem foi dia de comemoração (todo dia 13) aqui em casa, havia planejado várias coisas e depois de váaaarias coisas darem errado eu fiquei danada da vida, sentei no sofá com meu sobrinho, coloquei as pernas para o ar e pensei: fod*-se, vou fazer mais nada.
Cinco minutos depois eu estava na cozinha novamente.
Marido sugeriu panna cotta (ele adora), mas eu não queria. Queria algo novo.
Já preparei essa torta uma vez, há muitos anos, quando ganhei o livro de presente. Não é novo, eu sei, mas como fazia tanto tempo, vale, né?
Lembrei dessa sobremesa linda, só faltava o chocolate branco, que eu corri para comprar, juntei com o fato de ter uma garrafinha de creme de leite fresco pedindo peloamordeDeus para ser usada na geladeira e pronto, sobremesa lindamente resolvida! 
Olha, pensei seriamente em fazer só meia receita, mas AINDA BEM que fiz a receita completa, pois dividi em duas formas e já foi a sobremesa do almoço de hoje.
A única alteração que eu fiz foi reduzir a gelatina pela metade, pois eu sabia que ia ficar dura demais, queria leve e desmanchando na boca, acertei em cheio.
Mentira, também mudei o nome porque no livro se chama Sobremesa Gelada de Três Chocolates.

Vamos lá?



Torta Mousse de Três Chocolates

3 ovos, gemas e claras separadas
10 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
300ml de leite
12g (1 envelope) de gelatina sem sabor
4 colheres (sopa) de água
300ml de creme de leite fresco
100g de chocolate branco
100g de chocolate ao leite
100g de chocolate meio amargo


Como fazer?

Leve o leite ao fogo até levantar fervura e desligue.
Misture as gemas com 4 colheres (sopa) de açúcar, a farinha de trigo e bata bem com o fouet. Vá juntando devagarzinho e sempre mexendo bem o leite quente. Quando terminar, volte tudo para a panela e mexa até engrossar. Desligue e deixe esfriar. 
Eu coloquei a panela numa bacia de água gelada e mexi até esfriar, se for deixar esfriar naturalmente, cubra a mistura com filme plástico encostando no creme.
Hidrate a gelatina na água, leve ao microondas para derreter (cerca de 15 segundos) e junte ao creme frio.
Derreta cada chocolate em uma tigela e espere até amornarem ou esfriarem.
Bata o creme de leite até virar chantilly e incorpore levemente à mistura de gemas.
Divida o creme igualmente em cada tigela de chocolate e incorpore delicadamente.
Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar restante até obter um merengue brilhoso.
Divida as claras entre os cremes e incorpore delicadamente.
Coloque o primeiro creme (amargo ou branco) na forma preparada* e leve ao congelador por uns 5-10 minutos, só para firmar e os cremes não se misturarem.
Coloque o segundo creme (ao leite) e leve novamente ao congelador.
Finalize com o último creme (branco ou amargo) e leve a geladeira por umas 4 horas para firmar completamente. Decore com raspas do chocolate que ficou por cima.

*Para a montagem eu fiz de duas formas: usei uma forma de fundo falso, com acetado na lateral e usei uma forma com fundo fixo, untada bem de leve com óleo vegetal de sabor neutro.
A forma untada ficou mais bonita ao desenformar pois eu esqueci de untar o acetato. Com ele ficou mais fácil, dá próxima vez eu untarei-o de leve, já que grudou um pouquinho.
Se usar a forma tradicional, passe um paninho umedecido em água quente na forma para facilitar.
Ou esqueça tudo isso ai e faça numa travessa de vidro ou copinhos individuais.


Parece difícil, mas é tranquilo de fazer e o resultado vale todas as louças sujas.
Espero que gostem e que façam.

Beijocas e até a próxima. :)







10 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Bolo de Cenoura Brasileiro x Americano

Páscoa chegando, eita época gorda! Adoro essa época, ela só perde para o Natal.
Páscoa lembra peixe e chocolate, mas me lembra cenoura, também.
Aproveitei a época para preparar uma receita que eu desejava há tempos: o bolo de cenoura americano.
Mas qual a diferença entre os dois?
Bom, o nosso bolo de cenoura eu creio que vocês conhecem. Gosto dele fofinho, saboroso, leve, com calda de chocolate ou sem.
Já o americano é um bolo mais complexo. Leva especiarias, nozes e ao contrario do nosso em que as cenouras são batidas no liquidificador, esse leva cenouras raladas e a cobertura clássica é a base de cream cheese.
Aqui em casa amamos os dois, mas todo mundo é chocólatra, então o nosso brasileirinho teve vantagem. Mesmo assim, sugiro que vocês façam os dois, são deliciosos.


Bolo de Cenoura com Brigadeiro Trufado
(bolo adaptado daqui)


Bolo
2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 20cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Brigadeiro Trufado
(adaptado daqui)

150g de chocolate meio amargo picado 
1 lata (395g) de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura
1 colher (sopa) de glucose de milho


Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Dica 1: quando mais amargo o chocolate, mais saboroso. Lembre-se que o leite condensado já é bem doce. Já utilizei um chocolate com 85% de cacau e ficou maravilhoso.
Dica 2: nunca utilizei um creme de leite mais magro então realmente eu não sei se vai funcionar.
Dica 3: esse brigadeiro é perfeito para decorar com bico.


Para a montagem do bolo:
Cortei o bolo em 3 fatias e recheei e cobri com o brigadeiro trufado. Fica mais saboroso servido em temperatura ambiente.


Bolo de Cenoura Americano
(misturei várias receitas que achei na internet e deu nessa)


1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de cenoura ralada 
1/3 de xícara de coco seco ralado
1/3 de xícara de nozes picadas e tostadas
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 pitada de sal


Como fazer?

Em uma tigela misture bem a farinha com a canela, o fermento, o sal, o bicarbonato, o fermento e as nozes, reserve. Em outra tigela misture bem a cenoura, o coco, o açúcar, os ovos, o óleo, o gengibre e a baunilha. Junte os ingredientes secos, misture até incorporar tudo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 10cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Glacê de Cream Cheese
(a mesma utilizada aqui)

1 colher (sopa) de manteiga com sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar impalpável
150g de cream cheese gelado
1 pitada de sal

Como fazer?
Na batedeira (uso o batedor em forma de pá) bata a manteiga e o açúcar até esfarelá-la. Junte o cream cheese de uma vez e o sal. Bata até ficar cremoso.

Para montagem do bolo:
Cortei o bolo em 4 camadas, recheei e cobri com o glacê. Decorei com nozes picadas e as cenourinhas, que fiz utilizando corante alimentício e o bico de confeitar.


Espero que gostem e que façam!
Beijocas! :)






3 de abril de 2017

Sorvete de Kitkat


Alguém já enjoou de sorvete ai?
Por aqui continuo com a corda toda hahaha
Marido não curte sorvete de chocolate, então fiz esse de Kitkat (ele ama Kitkat) para ver se fazia ele mudar de ideia. Foi sucesso! Ebaaaa!!!
Não vou enrolar hoje, vamos a receita!


Sorvete de Kitkat (sem sorveteira)
(adaptado daqui)

50g de chocolate em pó com 50% de cacau
50ml de água quente
125g de chocolate ao leite derretido
250g de leite condensado
500g de creme de leite fresco
4 barras de kitkat picadas

Como fazer?
Misture a água com o chocolate em pó até ficar homogêneo. Junte o leite condensado e o chocolate derretido. Reserve a mistura até estar fria.
Bata o creme de leite fresco até obter picos firmes. Misture mais ou menos meia xícara do chantilly à mistura de chocolate até ficar homogêneo. Verta a mistura no chantilly e misture delicadamente até incorporar por completo. Junte os kitkats picados, misture e leve para o congelador.

Espero que gostem. :)




13 de março de 2017

Sorvete de maracujá

sorvete de maracuja

Vocês sabem que eu amo maracujá, né? Ele e o limão disputam o primeiro lugar no meu coração (rimou).
Infelizmente não se acha sorvete de maracujá facilmente, daí que lembrei uma vez que congelei mousse de maracujá e ficou um sorvetinho delicioso, dei uma adaptada para ficar mais cremoso e com mais facilidade para servir.
Eu sou de fases sabe, tem mês que faço pães mil vezes, depois faço 1 milhão de geleias e esses dias é a vez do sorvete. Não precisa de sorveteira e é moleza demais de fazer, então, ninguém tem desculpa para não preparar essa deliciosidade.
Ahhhh, fica um absurdo servido com alguma calda de chocolate, como ganache ou brigadeiro. Já contei que maracujá e chocolate foram feitos um para o outro, né? Pois é!

Vamos lá?
sorvete de maracuja

Sorvete de maracujá da Máh

1 xícara de suco concentrado de maracujá*
1 xícara de leite condensado
2 xícaras de creme de leite fresco
1 colher (chá) de extrato de baunilha**

*Para o suco eu bati a polpa da fruta e passei pela peneira. Deixei os pontinhos pretos das sementes porque eu adoro e porque remete a fruta.

Como fazer?
Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly (na batedeira ou na mão) firme e reserve. Misture o suco do maracujá com a baunilha e o leite condensado. Acrescente 1/3 do creme batido e misture bem para incorporar. Junte o restante do creme e misture delicadamente até ficar completamente homogêneo. Leve para congelar por completo antes de servir.

**Eu usei o extrato porque o meu é caseiro, a base de vodca. A bebida ajuda a mistura a formar menos cristais de gelo, deixando assim o sorvete mais cremoso. Você pode substituir pela própria vodca, cachaça ou rum, mas é totalmente opcional.
ps.: fofura servir o sorvete no próprio maracujá, né? Vocês já viram essa ideia aqui.


Espero que gostem!
Beijocas! :*