Mostrando postagens com marcador fubá. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fubá. Mostrar todas as postagens

25 de fevereiro de 2014

Um risotto + um bolo para aquecerem o coração

Eu sei, tô atrasada!
Mas gente, tem acontecido tantas coisas que eu tive que dar uma freada!
Mas cá estou eu, e com duuuuuuuas receitas em um só post ;) mereço até um perdãozinho, né?
Semana passada estava meio pra baixo, sem vontade até de cozinhar O.O
Mas daí pensei, refleti, meditei... o que me deixa realmente pra cima, feliz, relaxada e em paz é estar na cozinha. E foi pra lá que eu fui...
Saí de lá com essas duas receitas que apesar de não curar a tristeza, reconfortam...

Vamos lá?

Risotto de uvas e castanha do Pará da Máh
(rendeu 4 porções como acompanhamento)


1 xícara de arroz arbóreo (ou carnaroli)
4 colheres de azeite extravirgem
1 cebola pequena beeeeem picadinha
1 dente de alho bem picadinho (sim, eu uso alho no risotto e ninguém vai me prender por isso)
1/2 xícara de vinho branco
1 litro (ou mais, se necessário) de caldo de legumes (caseiro ou não)
1 colher bem cheia de manteiga ou margarina gelada
1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1/2 xícara de castanha do pará picadas (na próxima vou usar gorgonzola... também ficará divino)
1 xícara de uvas cortadas ao meio e sem sementes 


Como fazer?
- Prepare o caldo e deixe fervendo ao lado da panela na qual você irá preparar o risoto. Se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro, dissolva um tablete de caldo de legumes em aproximadamente 1 litro de água, ajuste o sal (cuidado para não salgar).
Aqueça o azeite na panela, frite o alho ligeiramente e acrescente a cebola, quando ela começar a ficar transparente, junte o arroz e refogue por mais ou menos 3 minutos.
Acrescente o vinho, prepare os braços e mexa sempre, até o álcool evaporar e o arroz ficar quase seco. Então, acrescente uma cocha do caldo. Quando esta secar, acrescente a próxima, sempre mexendo bem. Faça isso até o arroz estar cozido mais al dente*.
Após o arroz ficar pronto, crescente as uvas e as castanhas, mexa e desligue o fogo.

Acrescente a manteiga e o queijo, mexa e bom apetite.

Al dente: é o ponto em que o alimento está cozido, mas sem desmanchar.


Esse risotto ficou tão bom, mas tão bom que já quero novamente.


Bolo de milho da Máh
(esse virou o oficial daqui de casa)



1 lata de milho escorrida
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
3 ovos
1 xícara de fubá
1 xícara de açúcar
150g de queijo (usei branco, fresco. Mas pode ser o curado, só tome cuidado para não ser muiiito salgado)
1 colher (sopa) de fermento químico


Como fazer? Muitoooo difícil!!!



Bata tudo no liquidificador, sempre deixando o fermento para o final.
Asse em forno médio pré-aquecido (forma untada e enfarinhada) até dourar e, ao fazer o teste do palito ele saia limpo.

Ficou incrível :)

Beijocas :*
Um copinho feliz para alegrar vocês :)






9 de janeiro de 2014

Bolo cremoso de fubá e queijo


Esse bolo foi sensação no facebook ontem, e como prometi (com um pouco de atraso), tá aqui a receita!
Uma colega do trabalho viu essa receita numa página do facebook e pediu (implorou, chorou) que eu preparasse! Foi Sucesso!

Bolo cremoso de fubá e queijo
(receita encontrada nesta página)

1 xícara de fubá
2 xícaras de leite
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 lata de leite condensado
a mesma medida de água
3 ovos
2 colheres de manteiga
1 colher de óleo
100g de queijo parmesão ralado  (usei queijo minas curado, um pedaço de mais ou menos 150g)
1 colher (chá) de fermento químico em pó

Como fazer?

Muito complicado: bati tudoooo no liquidificador! A massa é bem líquida, ai quando assa vira essa perdição! Asse em fogo baixo até que, quando fizer o teste do palito ele saia limpo (não sai seco).

Delícia :)

27 de dezembro de 2013

Mini cupcakes salgados de salsicha e fubá


Eu adoro um glamour na cozinha, uma ingrediente chique, bancar a phyna, maaaaaaaaaaaaaaaas, vou falar: adoooro salgadinho de salsicha! Adoro! E aposto que a maioria de vocês também hehehehe
Meu sobrinho puxou à mim nesse quesito, e se vacilar uma bandeja perto da gente... já era!
Foi por isso que fiquei doidinha quando vi essa receita, eu tinha que preparar!
Enrolei, enrolei, até que essa semana, com preguiça sem muita inspiração para preparar o jantar, perguntei ao marido se ele toparia um lanchinho... ai ai, que delícia de lanchinho!

Mini cupcakes salgados de salsicha e fubá(leeevemente adaptada daqui)

1/2 xícara de manteiga derretida
1/2 xícara de açúcar (usei 1/4 de xícara)
2 ovos
1 xícara de buttermilk*
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal (usei uma colher de chá)
8 a 10 salsichas, cortadas em pedaços de 2,5 cm (cortei um pouco menores e ainda assim era 'atravessou' a massa)




*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.


Como fazer?



Bati tudo no liquidificador hahahaha (se eu tava com preguiça de fazer janta, imagina de bater massa na mão e sujar mais vasilhas). Unte com óleo as forminhas de mini cupcakes (ou as que você tiver em casa, mas se forem grandes, coloque mais salsicha para o recheio) distribua a massa até a metade da cavidade. Coloque os pedaços de salsinha no centro de cada cupcakes e leve para assar em forno médio, pré aquecido até dourar (uns 15 minutinhos).


Comi com bastante mostarda :)

Até mais geeente! :)