Ahhh, lembra da tapioca que eu ganhei? Então, ela também virou sorvete. Mas não um sorvete qualquer... sorvete de tapioca com coco.
Ele sozinho já é lindeza pura, mas nada está tão bom que não possa melhorar, então preparei tuiles levíssimas e crocantes, ai sim, virou o céu.
Se puder, façam agora mesmo :D
Ah, a sorveteira não é desculpa, pois a minha quebrou e estou batendo ele na mão.
Se não tiver uma tigela inox, bata numa panela mesmo, coloque-a sobre uma bacia cheia de gelo e sal e fooooorça no braço que dá certo :D
Vamos lá?
Sorvete de tapioca e coco da Máh
1 1/2 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
2 xícaras de de leite de coco (bata 4 xícaras de água morna com 1 coco seco descascado e coe bem)*
3 gemas
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de coco ralado (usei o bagaço do leite)
1 1/2 xícara de farinha de tapioca
Como fazer?
Misture o creme de leite, o leite e o leite de coco e aqueça em uma panela. Bata as gemas com o açúcar até virar uma mistura fofa e esbranquiçada. Acrescente a mistura do leite, concha a concha, mexendo bem. Verta a mistura na panela novamente e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até a mistura cobrir as costas da colher com uma camada fina. Não deixe ferver. Coloque a mistura num recipiente que possa ir a geladeira, misture o coco e a tapioca, mexa e deixe esfriar em temperatura ambiente. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas e então prepare na sorveteira conforme o fabricante e depois leve ao congelador. Ou bata não mão. :)
Tuile de coco e castanha do Pará, da Máh
1/3 xícara de clara de ovos
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/4 xícara de coco ralado (usei o bagaço do leite de coco)
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de castanha do Pará moída bem fininha
Como fazer?
Misture todos os ingredientes e leve a geladeira por 30 minutos. Faça discos bem fininhos com mais ou menos 1/2 colher (sopa) de massa, dependendo do tamanho do disco que você quer, espalhando bem com uma colher, use tapete de silicone ou uma forma antiaderente.
Leve ao forno pré-aquecido, temperatura média, por mais ou menos 8 minutos, cada fornada. Estará pronto quando começar a dourar nas bordas, mas o meio ainda fica clarinho. Retire da forma com uma espátula ou faquinha fina e modele ainda quente, como desejar. Tradicionalmente, a massa é colocada sobre um rolo para ficar curvada. Quando esfriar, guarde em um recipiente bem fechadinho para mantê-lo crocante.
Até a próxima ;*
Nenhum comentário:
Postar um comentário