11 de junho de 2012

Pão de abóbora e meu início na cozinha


Não, eu não nasci sabendo cozinhar!
Eu aprendi graças à muiiita curiosidade e coragem. Sempre observando, sentindo, experimentando, lendo, testando, enfim: aprendendo.
Quando eu era mais nova, lá pelos 12 anos, eu adorava ir à casa de minha amiga Ana Kelly para "fazer"
trabalhos escolares. Na verdade, as meninas faziam boa parte dos trabalhos enquanto eu ficava na cozinha observando a mãe da Ana, a tia Clélia, cozinhar. Eu ADORAAAVA, ela me ensinava muitas coisas, e tenho boas recordações daquela cozinha perfumada.
Essa receita foi ela que me ensinou há vários anos, sei ela de cabeça e faço com muita freqüência, sempre me lembrando daqueles bons momentos. :)
Obrigada tia, você me ensinou mais do que imagina. ;)

Pão de abóbora da tia Clélia

1 kg de abóbora japonesa cozida
1 copo (requeijão) da água do cozimento da abóbora
1 copo (requeijão) de leite
2 copos (requeijão) de açúcar
1 copo (requeijão) de óleo
1 colher (sopa) de sal
2 ovos
20g de fermento biológico seco
Farinha de trigo até dar o ponto (aproximadamente 2kg)

Como fazer?

Bata no liquidificador a abóbora, água, leite, açúcar, sal, óleo e os ovos (sugiro que bata metade, e depois a outra metade, pois um copo comum de liquidificador não cabe). Disponha a mistura em uma bacia grande, acrescente o fermento, misture e deixe descansar uns 5 ou 10 minutos. Vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo vigorosamente com uma colher de pau. Quando a mistura ficar pesada demais para misturar com a colher, misture com as mão, sove bastaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaante, e acrescente a farinha só até desgrudar das mãos, não coloque mais que isso, para não ficar seco. Deixe a massa descansar por umas 2h, coberta por um pano úmido, em lugar morno, ou pelo menos ventilação. Modele os pães, deixe crescer mais umas 2h (coberto, novamente) e leve para assar em forno pré-aquecido. Gosto de assar pães em temperatura baixa, pra garantir que assem bem por dentro.

Comi assim mesmo, com manteiga e requeijão, mas com leite condensado e coco por cima fica terrivelmente bom. ;)

Delícia :)

ps: já se inscreveu no sorteio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário