8 de abril de 2017

Rita Lobo no Mercadinho do Brasília

Foto: TELMO XIMENES
Na tarde deste sábado (08), Brasília recebeu para uma palestra a Chef Rita Lobo, no Brasília Shopping.
O evento é parte do Mercadinho do Brasília, que chegou hoje a sua 35ª edição. O Mercadinho reúne na área externa do shopping estandes de alimentos orgânicos, caseiros e deliciosos, tudo isso regado à boa música e a alegria que o brasiliense conhece e gosta.
Comandando a palestra "Cozinhar pode mudar a sua vida", Rita, que chegou ao evento pontualmente às 14h, iniciou contando sobre como começou a cozinhar. A chef contou que começou a estudar gastronomia aos 20 anos, época em que não sabia cozinhar um ovo.
Defendendo a premissa de que todos devem saber cozinhar, assim como se sabe ler e escrever, Rita mostrou que a forma de se ter uma alimentação saudável e sim, preparar o próprio alimento.
Dados do Ministério da Saúde mostram que hoje no Brasil quase 30% da população é obesa, enquanto na década de 70, 30% era desnutrida. A rotina instaurou no lar do brasileiro a 'facilidade' da comida comprada pronta. Com todos os prejuízos que esses alimentos tem trazido para nossa saúde, essa facilidade está saindo bem cara.

Foto: TELMO XIMENES
De forma clara, a chef explicou e exemplificou as categorias em que os alimentos são classificados: in natura/minimamente processados (carnes, verduras, frutas, grãos, leite, iogurte, etc), ingredientes culinários (gorduras, açúcar, sal, entre outros), processados (pães, massas, queijos, etc) e os ultraprocessados (temperos prontos, macarrão instantâneo, margarina, etc). "Os ultraprocessados tem cheiro de comida, gosto e até textura de comida, mas não deve ser considerada comida de verdade", pondera.
Outro ponto defendido por Rita é que alimentação não é assunto apenas da dona de casa, é assunto da casa e de todos que ali vivem, a divisão de tarefas é parte importantíssima do processo, uma vez que cozinhar envolve fazer as compras, higienizar, preparar e organizar tudo depois. Grande parte das famílias ainda delegam essa tarefa apenas para uma pessoa, que claramente fica sobrecarregada e acaba optando pelos atalhos que a industria alimentícia propõe e que o mercado publicitário faz ser tão atraente.
Ao fim do encontro, Rita propôs que cada um passe a ler nos rótulos dos alimentos, do que ele é composto e propôs também que o conhecimento sobre comida de verdade seja passado à frente, para alcançar o maior número de pessoas possível.


Foto: TELMO XIMENES
Rita Lobo é chef de cozinha formada pelo ICE (Institute of Culinary Arts) em Nova York, escritora best-seller, apresentadora do programa 'Cozinha Prática' exibido semanalmente pelo canal pago GNT e criadora do Panelinha, que é site, canal no Youtube, produtora de TV e editora de livros.

Para baixar o Guia Alimentar para a População Brasileira, clique aqui.
Para assistir o curso sobre Comida de Verdade, produzido pelo Panelinha em parceria com a USP/NUPENS e apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), clique aqui.
Para ver receitas maravilhosas, práticas, testadas e deliciosas, clique aqui.
E para ver um monte de vídeos dessas receitas, clique aqui.

Palavra de fã:
Para quem me segue, não é novidade o quanto admiro o trabalho da Rita. Mais do que ensinar a cozinhar, considero que hoje ela está fazendo uma revolução na mesa do brasileiro, resgatando o prazer de cozinhar e comer. Comida caseira alimenta e sustenta não só o corpo, mas também a alma. O blog hoje é para transmitir o meu amor pela cozinha e continuarei sempre, estimulada pelo pedido dela de passarmos a frente o que a gente sabe. Rita, querida! Obrigada pela palestra maravilhosa, como te disse, você me inspira. 💓

Nenhum comentário:

Postar um comentário