23 de novembro de 2016

Enroladinho de salsicha (ou do que você quiser)


Enroladinho de salsicha me lembra infância. Sempre adorei. Eu sei que não faz bem e tal, mas, gente: eu adoro, e como raramente.
Tenho um sobrinho lindo e que puxou váaaaarias coisas de mim (para o pavor da minha irmã hahaha), inclusive a paixão por esse salgadinho. Ontem ele veio passar a tarde comigo e me ajudou a preparar. Ensinei todo passo-a-passo para ele e hoje publico a receita, para que ele e todos vocês possam preparar em casa.
Essa massa é bem prática e rápida, perfeita para esses salgados menores, com massa mais fina. Para salgados maiores, mais fofinhos, sugiro essa receita aqui.
Ah, não precisa usar apenas salsicha, utilize o que quiser e estiver a mão. Mortadela com azeitona fica incrível. Fiz também com chocolate branco e geleia de amora... preciso falar que ficou demais?

Vamos lá?


Enroladinhos de salsicha da Máh
(inspiração e adaptação daqui)
(rendeu cerca de 60)


1 e 1/2 colher de açúcar
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
200 ml de água morna
1 colher (chá) de sal
3 xícaras de farinha de trigo + um pouco para polvilhar
15 salsichas aferventadas (pode ser mais ou menos, dependendo da espessura que você abrir a massa)
1 ovo batido
Gergelim (opcional)

Como fazer?
Misture o açúcar, o fermento e a água e deixe descansar por 5 minutos.
Acrescente uma xícara de farinha, o óleo e misture bem com uma colher.
Acrescente mais uma xícara de farinha, mexa bem, acrescente o sal e misture a xícara restante de farinha. Sove até a massa ficar lisa e homogênea, Se necessário, vá acrescentando farinha até desgrudar das mãos, sempre aos poucos.
Deixe a massa descansar na geladeira por 15-20 minutos.
Polvilhe levemente com farinha uma superfície de trabalho e abra a massa com o rolo (ou com as mãos) até ficar bem fininha, pouco menos de 0,5cm, lembre-se que ela vai crescer.
Corte retângulos, envolva a salsicha (eu gosto de "colar" as pontas com o ovo batido, bem pouquinho) e corte em 4 pedaços. Disponha numa forma untada, pincele com o ovo batido e, se desejar, polvilhe o gergelim (pode ser ervas, queijo ralado, outras sementes, etc) e leve para assar em forno pré-aquecido a temperatura média, até dourar.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário