9 de maio de 2014

Pão de cenoura com gotas de chocolate


Fim de semana passado combinei com uns amigos de ir a casa deles para fazer gordice.
Fiquei matutando a semana inteira sobre o que fazer (queríamos fazer muita coisa, tipo pão de queijo, peta, para poder congelar), eu iria certamente fazer pão, mas não queria qualquer pão (a síndrome da padeira doida está aparecendo muito por aqui).
Pensei, pensei... ai vi no armário um pacote de gotas de chocolate (das vagabundas mesmo) que sobrou do natal, quase fazendo aniversário! Dai pensei: o pão terá as benditas gotas.
Mas ai comecei a pensar novamente (a pessoa aqui pensa demais)... eu não queria um simples pão doce com gotas de chocolate, queria mais. E o que mais combina com chocolate do que cenoura??? Essa combinação vai muito além do bolo minha gente, até waffle de cenoura eu já fiz hahahaha
Pois bem, assim nasceu essa receita que pretendo repetir váaaarias vezes!
Dá próxima, farei o pão sem as gotas para comer com nutella. Gordo, não?

Pão de cenoura com gotas de chocolate (delícia) da Máh

2 cenouras médias cozidas (não precisa ficar macia, só dar uma aferventada)
1 e 1/2 xícara de água morna 
1/2 xícara de óleo
1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de sal
20g (2 envelopes) de fermento biológico seco
Farinha de trigo até dar o ponto (um pouco mais de 1kg)
Gotas de chocolate a gosto

Uma das massas mais bonitas que já fiz
Como fiz?
Bati a cenoura no liquidificador com a água, óleo, manteiga, açúcar e o ovo. Bata até ficar beeem homogêneo. Coloque em um bowl grande, coloque o fermento, mexa e deixe descansar uns 5 minutos. ATENÇÃO: A MISTURA DEVE ESTAR MORNA, SENÃO O FERMENTO 'MORRE'. Comece a acrescentar a farinha aos poucos e mexendo vigorosamente, nesse momento acrescente também o sal.
Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, coloque sobre superficie enfarinhada e sove muiiiiiiiiiiiiiiiito, mais ou menos uns 10 minutos. Vá acrescentando farinha se necessário. A massa fica úmida, mas muito macia e soltando da mão.
Deixe crescer por 2hs ou até quase triplicar de tamanho. Sove a massa novamente, espalhe as gotas de chocolate* e modele como desejar.
Deixe crescer novamente até dobrar de tamanho, pincele com aquela misturinha de café e gema e leve para assar em forno médio até dourar.


*Minhas gotas resolveram ser rebeldes e se reuniram todas no centro do pão, o que não foi ruim, alias, ficou delicioso!!!


Delíciaaaaaa pura!!!!!!
ps.: no mesmo dia fiz o pão de cebola também :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário