19 de janeiro de 2014

Iogurte natural caseiro fácil, fácil


Bem, acredito que muitas pessoas já sabem fazer isso. Eu inclusive já sabia, mas algumas vezes dava errado.
Adquiri algumas considerações sobre o iogurte.
Em casa, há muitos anos, só utilizamos leite puro, saído da vaca direto para minha casa (moro numa cidade rodeada por área rural, tenho alguns privilégios). Esse leite tem mais gordura, é mais encorpado, saboroso, não tem conservantes nem formol todas aquelas coisas esquisitas que vem nos produtos industrializados, para que os mesmos durem mais, acredito que isso interfira, e muito, na qualidade do iogurte.
Enfim, de tanto ler e pesquisar, já sei que leite de caixinha UHT não serve para esse procedimento, embora nunca tenha testado, ok? Mas de todo modo, tente com o de saquinho, aquele refrigerado, caso não acesso ao leite fresco.
Também vi que só aquecer o leite não funcionou (pelo menos comigo), tem que ferver (mesmo que o leite já tenha sido fervido previamente) e deixar esfriar.
E também percebi que, se o leite está mais velhinho, tipo, com uma semana na geladeira, vira uma gosma no lugar do iogurte. Não sei se pode consumir assim, é feio, mas não sei o gosto. Por isso, joguei fora :x

Agora vamos à "receita":
Fervi 1 litro de leite, retirei a nata que formou (leite puro é bom por isso, você ainda pode usar a nata pra fazer manteiga *-*), coloquei num recipiente de vidro e deixei esfriar. A temperatura certa é quando você põe o seu dedo (limpo) no leite, ele está quente, mas você consegue que ele permaneça ali por uns 10 segundos sem se queimar. Eu esqueci e o leite quase esfriou por completo hehehe, coloquei 30 segundos no microondas e foi tudo resolvido. Peguei o copo de iogurte com um restinho que havia (eu havia usado-o alguns minutos antes numa salada e deixei duas colheres pra utilizar nesse preparo), adicionei algumas colheres do leite quente, misturei e despejei a mistura no leite, misturei bem, tampei a vasilha, enrolei tudo numa toalha e deixei a noite toda dentro do forno desligado. O mínimo é 8 horas, o meu deve ter fica umas 12.

E ficou assim! Denso, encorpado e muito saboroso!


Para continuar o iogurte, vou guardar duas colheres desse e fazer tudo novamente.
Ai vem a delícia de batê-lo com frutas, fazer molho, bolo, você pode deixá-lo 'sorar' num filtro de café, ou tecido fino e limpo, dentro da geladeira. Em pouco tempo terá um iogurte grego, e com mais um pouquinho de paciência, terá uma coalhada seca de primeira :)

ps.: tô devendo MUITAS receitas para vocês!

Beijocas e até apróxima!

Um comentário:

  1. Estava passando o tempo e achei esta receita.Muito boa a dica! Agora, como será que faz para dar aquele sabor do grego?

    ResponderExcluir