14 de janeiro de 2012

Comida boa, matemática e resoluções de um ano que já está velho



Sábado... sinônimo de enfiar o pé na jaca. Certo? Tá errado, mas fazer o que né?
Ano passado começei uma dieta ferrenha, e depois de passar mais de um ano com o mesmo peso, consegui mudar o número da balança, foi tão bom (:
Ai minha irmã vira e fala "Fazer dieta no fim do ano é perda de tempo, vai conseguir tudo denovo!" E não é que ela acertou? Mas veja bem, eu pesava x e emagreci (nunca diga que perdeu, pois senão você acha) 3kg, então fiquei com x-3. Como engordei novamente 2kg (arredondando), fiquei com x-1. Isso é bom, porque se eu não tivesse feito a dieta, estaria com x+2, entenderam a matemática da coisa? hahahaha
Voltando ao assunto, desde segunda passada eu estou na casa dos meus sogros, que moram em outro estado. O que isso significa? Que eu me prostrei na cozinha com o intuido de engordar todo mundo :D
Foi uma semaninha beeeem boa, mas tá acabando e minha barriguinha até que agradece. Vou voltar à dieta! Uma das minhas resoluções pra esse ano, além de outros, que não dá pra contar aqui, porque, sabe como é né? Se a inveja tem Facebook, imagina se ela não tem blog :D
Ai vem um e me pergunta: "Como é que você faz dieta com esse tanto de comida boa?" resposta simples, quem disse que eu como? Só cozinho hahaha. Porém essa receita tive que comer, não deu pra resistir, fiz ela pra usar uma garrafa de creme de leite fresco que enfiei no carrinho de compras, mesmo sem uma idéia de como usá-lo.
Gente, esse negócio DESMANCHA na boca, tive que sair correndo de perto pra não comer tudo :(



Nuvem de Chocolate da Nigella
(adaptada daqui)

320g de chocolate amargo (usei com 50% de cacau, só eu sou fã de chocolate muito amargo por aqui)
125g de manteiga sem sal
6 ovos, 2 inteiros e 4 separados
175g de açúcar
500g de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar - extra
morangos, kiwi e avelãs

Como fiz?

Derreti o chocolate junto com a manteiga no microondas e reservei.
Bati as claras em neve, acrescentei 100g de açúcar, aos poucos, até virar um merengue firme.
Em outro recipiente, bati as gemas com o açúcar restante até ficar cremoso, juntei a mistura de chocolate e misturei bem.
Acrescentei uma colher do merengue à mistura de chocolate e incorporei vigorosamente, e o restante aos poucos, delicadamente, sempre de baixo pra cima, para não perder o ar das claras.
Leve para assar em forma forrada com papel manteiga (recomendo uma forma de aro removível ou fundo falso). O meu demorou mais de 1 hora no forno à 180ºC. Lembre-se de que cada forno é um forno. O ponto é o seguinte: a casquinha vai ficar crocante e não estará mole no centro, mas se fizer o teste do palito, ele vai sair sujo.
Deixe esfriar e desenforme (ele afunda no centro, não se desespere).
Para servir, bati o creme de leite com o açúcar extra até ponto de chantilly, cobri a nuuuuvem e decorei com as frutas.

E vamos à dieta! Depois de amanhã eu começo ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário