Tô sumida, né?
Em maio tive um problema de saúde e até hoje estou em tratamento. O pior, graças a Deus, já passou e estou quase 100%. Não quero me alongar sobre o assunto aqui, mas contei mais sobre o que aconteceu no meu perfil do Instagram.
Depois de tudo que aconteceu, aprendi muito. Aprendi sobre mim e sobre o que me cerca. Sobre ter paciência e respeito comigo mesma. Foi, é e tem sido difícil, mas sei que a caminhada tem um propósito maior do que eu pude enxergar no começo disso tudo.
Estou aprendendo a me organizar, planejar e aos poucos tenho percebido que as coisas são muito melhores sem estresse, sem correria, seguindo o cronograma. Claro que nem tudo vai sair 'conforme manda o figurino', mas quando nos programamos, ficamos até mais preparados para os imprevistos. Tá tudo bem as coisas não saírem como planejado. Tá tudo bem.
Porque tô falando isso tudo? Por causa dessa receita de hoje. Não vou dizer que não é possível preparar na hora, tenho meus truques e atalhos, mas vale super a pena fazer da forma que vou ensinar hoje.
Aqui em casa adoramos carne de porco, principalmente a costelinha. A carne é muito saborosa e quando bem temperada e assada lentamente, fica desmanchando... uma delícia.
Nessa ocasião, servi a costelinha com purê de bananas, que também trago a receita.
Esse assado fica ótimo com outros acompanhamentos, em especial com os agridoces. Já o purê de banana fica ótimo com peixes e frutos do mar... vale a pena experimentar.
E vamos parar com essa ideia de que só banana da terra serve para cozinhar, viu?
Vamos lá?
Costelinha Assada com Purê de Banana da Máh
(serve de 2 a 4 porções)
Para a costelinha
1 peça de costelinha suína (+/- 1kg)
1/2 colher (sopa) de páprica defumada
1/2 colher (sopa) de páprica doce
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 pitada de pimenta caiena
Orégano seco, sal e pimenta a gosto
Tomilho fresco
Como fazer?
Misture os temperos (fique livre para alterar as quantidades ao seu gosto) com exceção do tomilho fresco (com alecrim também fica supimpa) e espalhe bem na carne, dos dois lados. Embrulhe a carne com papel filme e deixe na geladeira por 24 horas.
Após o tempo da marinada, coloque a costelinha numa assadeira, espalhe o tomilho por cima e cubra com papel alumínio. Leve para assar em temperatura beeeeem baixinha (120ºC - 150ºC) por 3-4 horas. Vá acompanhando e na última meia hora retire o papel para dourar. Cuidado para não deixar ressecar.*
Para o purê
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
2 dentes de alho, picados
6 bananas prata maduras
Suco de meio limão
Sal, pimenta moída na hora e canela a gosto
Como fazer?
Corte as bananas em rodelas, regue com o suco de limão, misture e reserve.
Coloque a manteiga numa panela e quando derreter junte a cebola e refogue até ficar transparente. Junte o alho e refogue rapidamente só para perfumar.
Coloque a banana e refogue. Tempere com sal e pimenta a gosto. Vá pingando água na panela e cozinhe as bananas até ficarem macias.
Amasse tudo com um garfo para um purê rústico ou bata (mixer, liquidificador ou processador) para deixá-lo lisinho.
*Para fazer a ribs on the barbie, é só pincelar o molho barbecue quando faltar 1 hora para ficar pronta, a cada 10 minutos, dos dois lados. Receita aqui.
Espero que gostem! :)
Quem fizer, volta aqui para me contar!
Beijocas e até a próxima. ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário