18 de agosto de 2017

Rosquinha de Leite Ninho


Dia desses uma amiga ficou me falando de uma rosquinha de leite ninho que vendia aqui perto de casa, disse que era maravilhosa e que eu tinha que provar. O que eu fiz? Corri lá para comprar, mas não tinha.
Fui outro dia, mas também não tinha. A atendente, muito educada (só que não) me disse que não sabia os dias que teriam a tal rosquinha.
Voltei para casa indignada e determinada em preparar a minha própria rosquinha. Ainda bem que fiz isso, ficou uma delícia, bem fofinha e com muito leite ninho.
Já coitei pra vocês que tenho um caso de amor com leite ninho? Quando criança eu comia escondido da minha mãe. hihihihi

Vamos lá?


Rosquinha de Leite Ninho da Máh

200ml de leite morno
1/2 xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 ovo
1/3 de xícara de leite ninho
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo

Para finalizar
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
Leite ninho

Como fazer?

Misture metade 1/4 de açúcar com o fermento e o leite e deixe descansar por 5-10 minutos.
Junte o restante do açúcar, a manteiga, o óleo, o ovo, o leite ninho e 1 xícara de farinha de trigo e mexa bem com uma colher de pau ou espátula. Junte o sal e mais um pouco de farinha.
Vá juntando a farinha aos poucos e quando a massa ficar pesada para mexer com a colher, comece a sovar. Acrescente farinha aos poucos e sove por pelo menos 10 minutos. A massa fica lisa, elástica, desgrudando da mão, porém úmida.
Deixe a massa descansar na tigela coberta com papel filme por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Dê soquinhos na massa para tirar o ar. Divida a massa e modele como desejar (eu fiz dois 'cordões', enrolei um no outro e enrolei como rosquinha) e deixe-as descansar já na forma (untada e enfarinhada) onde serão assadas por mais 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Asse-as em forno médio, pré-aquecido, até dourar (as minhas assaram em menos de 15 minutos). Deixe as rosquinhas esfriarem sobre uma grade enquanto prepara a calda.
Para a calda, misture a água e o açúcar e leve para ferver até engrossar, mas sem deixar caramelizar. Pincele as rosquinha e polvilhe o leite ninho a gosto por cima.


Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima!

6 comentários:

  1. Também amo fazer pães e adoro suas receitas!! Posso fazer a primeira parte da receita na máquina de fazer pão? Obrigada! E muitas inspirações para você! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Não só pode como deeeeve! Já poe para amassar e o primeiro crescimento, super prático. Dá pra ir controlando a farinha na máquina sem problemas! Depois me conte se gostou! <3

      Excluir
  2. amo fazer roscas e outras quitandas

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Essa receita rende em média quantas rosquinhas?

    ResponderExcluir
  4. Da pra fazer no multiprocessador ? E colocando a farinha devagar?

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer pr as crianças elas vão amar. Obrgd

    ResponderExcluir