14 de fevereiro de 2017

Sorvete de Doce de Leite e affogato de brinde


Eu amo sorvete. Aliás, eu amo coisas geladas, logo, amo sorvete.
Você já tomou sorvete caseiro? Não? Pois prepare esse e se delicie.
Da imensa lista de coisas-que-são-infinitamente-melhores-feitas-em-casa (que é praticamente tudo, ou tudo mesmo) sorvete é sempre sucesso.
Eu adoro preparar vários sabores e deixá-los no congelador, assim sempre tenho essas delicinhas a mão, seja para tomar puro, ou para incrementar uma sobremesa.
Namorei esse sorvete da Pat por anos e, enfim, criei vergonha na cara para preparar. Além de fácil, é absurdo de bom e o melhor: sem sorveteira, que é pra você não ter desculpas para não preparar.
E como nada está tão bom que não possa melhorar, enquanto eu preparava esse pecado de sorvete, lembrei-me de uma vontade antiga de provar affogato (sorvete + café). Gente, é sério, comi essa sobremesa falando coisas tipo: "Cara***, que negócio bom!" e "Pu** que pa***, porque não fiz isso antes!". Desculpa a falta de decoro, mas é que nem quando a gente bate o dedinho do pé, só um palavrão resolve.
Alterei um pouco a quantidade dos ingredientes e rendeu o dobro, ainda bem que fiz isso. É de chorar de tão bom!


Sorvete de Doce de Leite (sem sorveteira)
(0,0001% adaptado daqui)

500ml de creme de leite fresco
1 lata (395g) de doce de leite*
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha a base de vodca**

Como fazer?
Bata (na mão ou na batedeira) o creme de leite gelado, até formar um chantilly cremoso, picos leves, não bata demais. Coloque o doce de leite em uma tigela pequena, reservando cerca de 1/4 de xícara. Misture com uma colher para ele ficar mais fluido. Acrescente meia xícara do creme batido e misture bem até ficar homogêneo. Verta a mistura na tigela do chantilly, acrescente o sal e a baunilha e misture delicadamente, de baixo pra cima, em movimentos circulares.
Coloque um pouco do creme no recipiente em que você ira congelar, distribua um pouco do doce de leite reservado (eu utilizei um saco de confeitar), e vá intercalando até finalizar os dois. Leve ao congelador até congelar completamente.

Para o affogato, basta servir uma ou duas bolas de sorvete com uma dose de café bem forte e quente por cima. Delícia!!!


*Eu utilizo o leite condensado cozido da pressão ou o melhor doce de leite ever, hahaha!
Coloque a lata (NÃO UTILIZE O DE CAIXINHA) na panela, cubra com água e leve para cozinhar. Para um doce firme e bem moreninho, deixe 50 minutos após pegar pressão.
Eu já cozinhei até 4 latas, que era o que cabia na minha panela, caso interesse.

**Se não tiver o extrato, utilize a vodca ou rum escuro. Você não ficará bêbado, isso é apenas para minimizar a criação de cristais de gelo, deixando o sorvete MUITO cremoso.


Espero que gostem! Até a próxima! :*

4 comentários:

  1. Nossa obrigada pela receita! Parece uma delícia... Vou fazer:)

    ResponderExcluir
  2. Pode fazer com creme de leite de caixinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O de caixinha não bate chantilly. Pode ser que funcione com o de latinha sem o soro, mas como eu nunca fiz. não posso garantir. :)

      Excluir