8 de dezembro de 2016

Fica, vai ter donut!

Donuts ou rosquinhas?
Fica o questionamento. hahahahaha
Eu nunca havia comido donuts, sabia o que era, já tinha visto e ouvido descrições, mas não tinha batido aqueeeeeeela vontade de comer, sabe? De massa frita por massa frita eu comi muitos sonhos nesse meio tempo. :)
Daí que ano passado abriu uma loja do seguimento aqui em Brasília e - pasmem - teve gente que ficou 7 HORAS na fila para poder comprar. Oi? SETE HORAS? Era para comprar, não era de graça.
Enfim... pensei cá com meu estômago: "Esse negócio deve ser bom mesmo...", e um dia, aproveitei que estava passando por perto e comprei alguns. Daí veio a decepção, achei muiiiito sem graça. Sério, respeito quem ama e tudo mais, mas não gostei não, pela repercussão eu deveria ter sentido borboletas no estômago.
Ai começou a vontade louca de prepará-los em casa (sim, sou dessas e vocês sabem). Só que eu não faço fritura em casa (não, não sou fit e vocês também sabem disso) porque o cheiro gruuuuuda em tudo, já que meu cafofo é do tamanho de um ovo. Resumo da ópera: donuts adiados.
No último final de semana eu estava na casa da sogra e aproveitei para prepará-los para o café. Se eu soubesse que era essa delícia toda, teria arriscado o cheiro de fritura em casa, vale a pena. <3
Li e reli receitas por ai, vi algumas com fermento químico (de bolo) e com o biológico (de pão). Eu sabia que se fizesse com fermento químico, iria ficar mais com textura de bolinho de chuva, então arrisquei no biológico e nasceu essa lindeza. Tô orgulhosa e espero que vocês fiquem, também. :)


Donuts da Máh
(rende muito de 20 a 30)

1/2 envelope (5g) de fermento biológico seco
1/2 xícara de buttetmilk* em temperatura ambiente
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
Uma pitada generosa de sal
Farinha de trigo até dar o ponto
Óleo vegetal para fritar
Açúcar de confeiteiro misturado com canela, para finalizar

Como fazer?
Misture o fermento com o buttermilk e o açúcar, mexa e deixe descansar uns 5 minutinhos.
Junte 1/2 xícara de farinha, mexa bem com uma colher de pau, junte a manteiga, o ovo e o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com a colher, sove com as mãos. Não precisa sovar muito, mas a massa precisa ficar lisa e homogênea.
Unte a tigela com um fio de óleo, coloque a massa e unte-a levemente. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 4h.
Eu fiz a noite e deixei a massa dormir na geladeira.
Depois do descanso, abra a massa com mais ou menos 0,5cm de espessura e corte círculos do tamanho desejado (eu usei um cortador de mais ou menos 8cm), sempre passando o cortador na farinha. Faça o furo com um cortador menor.
Vá colocando as rosquinhas numa forma enfarinhada enquanto vai cortando o restante da massa.
Quanto menos você trabalhar a massa, melhor. Ela fica mais fácil de cortar enquanto ainda está gelada. Já no fim, apenas peguei bolotas da massa e fritei. :) 
Depois de cortar todas, aqueça o óleo e vá fritando em pequenas levas para que o óleo não esfrie.
Frite-os na ordem em que foram cortados, garantindo assim que todos tenham um tempo de descanso.
Quando os donuts estiverem dourados, escorra bem e coloque em papel absorvente.
Finalize passando-os no açúcar misturado com canela.
*Buttermilk: coloque 1 colher (chá) de vinagre na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Deixe descansar por 10 minutos.


Você pode passá-los também em uma calda de chocolate, ganache, servir com doce de leite. Algunss eu servi com glacê de morango e limão que fiz misturando 1 colher (sopa) de suco de morango (espremi ele até soltar o suco), 1 colher (sopa) de suco de limão e açúcar de confeiteiro até ficar uma consistência de cobertura gostosa, daquelas que escorrem, sabe?


Espero que gostem. :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário