9 de julho de 2015

Geleia de Pimenta e presentes comestíveis


Eu ADORO presentear. Mais que ganhar presentes, escolher um mimo para alguém é algo muito prazeroso para mim. Mas veja bem, tô longe de ser rica e para mim, presente tem que ser de coração.
Nada de somente ir ao shopping e comprar a primeira coisa que estiver à vista, isso é muito impessoal.
Tirando livros (eu AMO dar livros às pessoas, acho um excelente hábito), eu adoro preparar os presentes, algumas vezes são artesanatos, mas na maioria das vezes é um quitute bem gostoso.
Bem, eu acho que os presenteados gostam, algo feito a mão, com carinho, pensado especialmente para a pessoa... tem como errar?
E com essa geleia não foi diferente, foi feita especialmente para dar de presente, feita à mão e com o coração! :)


Geleia de Pimenta da Máh
(rendeu mais ou menos 4 vidros de 250g)

4-6 pimentas dedo de moça, bem picadinhas (eu usei 4 pois elas eram ENORMES. Usei as semente apenas de uma delas, você pode ajustar de acordo com a "quentura" desejada)
6 maçãs descascadas e raladas no ralo grosso
400 ml de suco de laranja, espremido na hora
100 ml de vinho branco
2 xícaras de açúcar
4 dentes de alho cortados ao meio
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Coloquei o suco da laranja e o vinho numa panela. Fui descascando e ralando as maçãs uma a uma e colocando junto ao suco, na panela, para não escurecer. Piquei beeeem as pimentas e juntei tudo na panela.
Deixei cozinhar em fogo baixo por mais ou menos meia hora, até começar a adquirir consistência. Retire os dentes de alho e deixe esfriar e coloque em vidros esterilizados. Tampe bem e mantenha na geladeira. 


Dica 1: Use luvas para cortar as pimentas. A primeira vez que fiz essa geleia, meus dedos ficaram ardendo por um bom tempo.
Dica 2: Eu esterilizo os vidros de duas formas, a primeira é fervendo os vidros e tampas, já lavados, por uns 15 minutos. A segunda, fervo somente as tampas, os vidros, depois de lavados, deixo em forno médio por uns 15 minutos também.
Dica 3: toste na frigideira um pedaço de queijo coalho ou canastra, coma com essa geleia e seja feliz.

Embale com carinho :)
Beijocas e até a próxima! ^^

8 comentários: