30 de setembro de 2018

Bolo de Banana Caramelada


Vamos fazer um bolo invertido de bananas? Esse bolo é um dos preferidos do marido, e como haviam algumas bananas quase perdendo na fruteira, resolvi juntar o útil ao agradável: utilizar as frutas e fazer um carinho para o meu amor.
Aqui usei mais uma vez a minha receita coringa de bolos, para vocês verem que ela é coringa mesmo! Só diminui o açúcar na massa, já que ainda tem o caramelo!
Vamos lá?


Bolo de Banana Caramelada da Máh

1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1/2 colher (chá) de canela em pó
3/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
Para a montagem
1 xícara de açúcar
Água
Bananas (usei 4 unidades de banana prata)
.

Como fazer?

Para o caramelo: coloque o açúcar na panela e junte água o suficiente para "molhá-lo". Leve ao fogo baixo e NÃO MEXA COM COLHER. Apenas gire a panela segurando o cabo. Quando atingir o ponto e cor de caramelo, coloque na forma escolhida e gire-a (use um pano para não se queimar) para cobrir o fundo e as laterais. Espere o caramelo esfriar uns 10 minutinhos.
Corte as bananas como desejar e coloque por cima do caramelo, formando uma camada uniforme no fundo da forma e reserve.
Bata no liquidificador o buttermilk, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a canela. Junte a farinha de trigo e o amido e bata somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento com uma espátula, coloque a massa sobre as bananas e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 40 minutos). Faça o teste do palito.
Passe a faca nas laterais da forma e desenforme o bolo ainda morno.

*Para o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Misture e deixe descansar 10 minutos antes de utilizar na receita.


Espero que gostem! Ah, quem fizer, volte para me contar!💛
Em tempo: dá para substituir a banana por abacaxi, ou utilizar essa receita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário