Eu e mamãe adoramos esse antepasto, mas havia tempos que eu não fazia. Aproveitei o feriado e, literalmente, acampei na cozinha dela, passamos três lindos dias comendo horrores hahahahaha
Fiz caponata para um batalhão, fora as outras coisas delícias que preparei, foi um final de semana intensamente gordo :)
O método dessa caponata, aprendi no extinto site Rainhas do Lar, há um zilhão de anos atrás. Vou colocar mais ou menos como eu fiz, porque aqui você usa o que quiser, na quantidade que quiser, o que interessa é: fica absurdamente delicioso! E alguns dias depois, na geladeira, fica mais gostoso ainda! É melhor quando servido a temperatura ambiente, mas eu e minha irmã comemos gelado, como se o mundo fosse acabar.
Agora falando sério, é um super coringa para se ter na geladeira. Imagina você com visitas de última hora, servindo essa delícia com uma torradinha e uma taça de vinho. Um luxo só!
Já estou com planos de servi-la como molho de massa (nham!) e depois como recheio de galette (nham! nham!). Aguardem hehehehe ;)
Caponata
(rendeu mais ou menos dois vidros de de 750ml, ou seja, muito hahahaha)
10 berinjelas médias
1 pimentão amarelo, grande
1 pimentão vermelho, grande
1 pimentão verde, grande
2 cebolas brancas, grandes
1 cebola roxa, grande
1/2 xícara de uvas passas sem semente
1/2 xícara de azeitonas em pedaços (tire os caroços em casa, é muito mais saboroso #ficaadica)
5 dentes de alho fatiados + 2 colheres (sopa) de alho processado
2 colheres (sopa) de vinagre
Sal, orégano, azeite e pimenta do reino moída na hora a gosto
Como fazer?
Descasquei as berinjelas, fatiei-as no comprimento e depois cortei 'palitos' finos. Conforme fui cortando, fui acomodando num escorredor grande e polvilhando sal. É muito sal mesmo tá? Deixei uma bacia embaixo pois solta muito líquido.
Paralelo a isso, fatiei os pimentões, cortei as cebolas em meia lua, fatiei o alho, tirei o caroço das azeitonas... deixei tudo no ponto.
Eu deixei a berinjela umas duas horas. Passado o tempo, espremi-as e depois lavei-as MUITO BEM. lavei, espremi com as mãos, lavei, espremi, lavei, espremi, lavei e espremi novamente. Ela fica com o sal no ponto certo. Eu não precisei acertá-lo depois. O importante é: melhor deixar sem sal agora e acertá-lo depois do que deixar salgado e não dar para consertar.
Numa panela grande, coloquei bastante azeite, tipo, quase um dedo de altura, coloquei o alho, refoguei sem deixar dourar, apenas para soltar o aroma, acrescentei as cebolas e os pimentões. Temperei com a pimenta, o orégano, o vinagre. Quando os legumes estivam macios (macio não é mole), acrescentei a berinjela, as passas e as azeitonas. Coloque mais azeite, refoguei mais uns 5 minutinhos, é o tempo de tudo pegar um gostinho. Provei o sal e desliguei. Deixei esfriar e acomodei em potes herméticos, colocando mais azeite. Mantenha na geladeira.
Boa semana gente :)
Na panela... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário