11 de abril de 2014

Quiche de cebola


Sou uma carnívora assumida. Não nego e nem me envergonho. PONTO.
Mas tem dias que até eu quero comer algo sem carne, e quando isso acontece, ou apelo para os 'lanchinhos' ou sempre preparo algo com queijo ou ovo. Tem que ter... pra mim são excelentes substitutos de carne.
Dai que estou pensando em instituir pelo menos um dia da semana sem carne aqui em casa, será que vai dar certo?
Fui preparar o jantar essa semana, e decidi que queria comer quiche.Além de ser muito fácil e versátil, assim como risotto, aceita qualquer recheio.
Queria uma quiche simples e saborosa, então optei pela de cebola. Eu adoro cebola, ADORO!
Em pensar que quando criança não podia nem sonhar num pedacinho de cebola na comida... ainda bem que nosso paladar cresce junto com a gente ;)

Se atenham às proporções dos ingredientes da massa. Aumente de acordo com sua fome, ou a quantidade de bocas à serem alimentadas. Aqui rendeu uma quiche de mais ou menos 20cm.

Quiche de Cebola


Massa
1 1/2 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada
uma pitada de sal
água gelada até dar o ponto

Recheio
1 cebola bem grande, fatiada
2 colheres (sopa) de azeite
1 copo de iogurte desnatado
1/4 xícara de requeijão cremoso
2 ovos
1/3 xícara de parmesão ralado fino
Sal, pimenta e noz moscada, a gosto

Como fazer?
Para a massa, coloquei a farinha, o sal e a manteiga em cubos no processador e 'pulsei' até virar uma farofa, fui colocando a água, de colherada em colherada, com o processador ligado, até virar uma bola.
Se for fazer na mão, esfarele a manteiga na farinha com a ponta dos dedos, se sentir a mistura esquentar, leve a geladeira até que esfrie novamente. Quando virar a farofa, vá colocando a água até dar o ponto. Não sove a massa.
Depois de pronta, levei a geladeira novamente. Depois abri-a com um rolo (coloquei a massa entre duas folhas de papel manteiga enfarinhado e abri, fica mais fácil) e forrei a forma.


Faça furos na massa com um garfo e coloque um papel manteiga sobre a massa, sobre o papel manteiga, coloque algum peso, como grãos de feijão. Leve para assar por mais ou menos 10 minutos.
O peso sobre a massa serve para que ela não deforme no forno, e quando o recheio é liquido, como o da quiche, o pré-cozimento evita que a massa encharque.
Para o recheio, refoguei as cebolas no azeite até que que ficassem douradas. Deixei que esfriassem um pouco e coloquei sobre a massa pré assada. Misturei o restante dos ingredientes e cobri as cebolas. Levei para assar até dourar, foram mais ou menos 30 minutos em temperatura média.

Servi com uma salada verde com molho de mostarda e ficou perfeito.


Até a próxima!




3 comentários:

  1. Olá ! mulher abençoada...

    seu mimos são lindos...espero que vc me aprove
    para retornar sempre,neste espaço encantador...
    bom final de semana..cheio de alegrias....

    beijokas...

    ResponderExcluir
  2. Olá Elaine, que bom que gostou! Volte sempre :D

    ResponderExcluir
  3. Tá certa Marcinha, temos que aproveitar :D

    ResponderExcluir