8 de setembro de 2018

Meu sorvete de morangos


Tenho tantas receitas para mostrar aqui... essa por exemplo, preparei em julho do ano passado, acreditam?
Bom... antes tarde do que nunca, né?
Eu aaaaaaaaaaaaaaaamo sorvete! Amo mesmo. Mas sorvete bom.
Acho incrível que conforme eu cresci, além de deixar de ser insuportável para comer (minha mãe vai para o céu) meu paladar se educou: tem coisas que não consigo mais comer ou evito ao máximo.
Sorvete é uma delas... tomar sorvete de baixa qualidade é um sofrimento. Não, não sou rica, não vivo a base de coisas caras, mas quando você aprende a cozinhar, consegue controlar o que tem de verdade na sua comida e acreditem: é mais barato para o seu bolso e para sua saúde.
Queria preparar um sorvetinho e pedi para o Kaio escolher o sabor, ele nem pensou e falou: MORANGO!
Eu dei uma procurada rápida por receitas e resolvi fazer a minha, que divido hoje com vocês.
Vamos lá?


Sorvete de Morangos da Máh

1 xícara de leite
1 xícaras de creme de leite fresco
3/4 de xícara de açúcar
4 gemas
500g de morangos limpos
Suco de 1/2 limão
1 colher (chá) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Como fazer?

Leve o leite e o creme de leite para aquecer até levantar fervura.
Enquanto isso bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado.
Acrescente uma concha de leite a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver para não talhar.
Passe o creme por uma peneira, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Prepare os morangos: separe metade deles e coloque-os inteiros em uma assadeira, sem deixá-los empilhados. Espalhe o vinagre balsâmico por cima e leve ao forno, temperatura beeeem baixinha, até que fiquem bem murchos. retire do forno, amasse até formar um purê e reserve na geladeira. Ficam feios, mas muito saborosos.
Bata no liquidificador o restante dos morangos (gelados) com o suco de limão.
Junte o creme feito anteriormente com os dois purês de morangos, a baunilha e o sal. Leve a mistura a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para finalizar.
Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo algumas vezes, até quando ele estiver numa consistência que não dá mais para bater. Isso evita que o sorvete crie cristais de gelo e fique duro feito pedra.


- Para servir, fiz crumble, tostado na frigideira. E a calda de caramelo: Fiz o caramelo normalmente (água + açúcar) e quando ficou pronto, coloquei um pouco de creme de leite fresco e mexi até ficar homogêneo.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário