Páginas

25 de março de 2017

Três geleias para deixar o coração feliz


Três geleias? Três geleias!
Eu tenho algum problema sério, porque tenho fases na cozinhas. Ultimamente é a fase do sorvete, como vocês já perceberam, mas a fase das geleias nunca passa. Amo prepará-las e amo tê-las sempre a mão. Na minha geladeira sempre tem pelo menos uma geleia caseira (hoje, por exemplo, tem umas quatro ou cinco).
Geleia, para mim é sempre a fruta (da época), açúcar e limão. Coloco limão em tudo. sempre. Daí você combina com especiarias e outras coisitas para deixar a coisa mais interessante. Quem lembra dessa delícia aqui?
As vantagens são muitas: é mais barato (geleia de qualidade é bem cara), você sabe o que tem dentro do vidro e, o que para mim é o melhor. eu controlo o açúcar, porque eu ODEIO geleia doce demais.
"Ah, mas geleia é só para passar no pão, que sem graça!" Gente, aqui em casa geleia é tempero hahahaha. Amo usá-las em molhos 💗, colocar em bolos, comer acompanhando pão de queijo (AMO), bater com iogurte, enfim, é item obrigatório.
As receitas de hoje são da querida Rita Lobo e foram parte do episódio de geleias do Cozinha Prática de Verão. Sinceramente eu não sei qual eu gostei mais.
Ps.: Faça essas belezinhas e dê de presente. Meus amigos amam ganhar essas delicinhas. <3

Vamos lá?


Geleia de Manga e Maracujá


2 mangas maduras (eu usei as do quintal da minha sogra, então não sei de que tipo são)
3 maracujás
3/4 de xícara de açúcar demerara
1 xícara de água
Suco de meio limão

Como fazer?
Piquei a manga e levei ao fogo com a água. Deixei cozinhar e fui mexendo e amassando, quando praticamente virou um purê, juntei o maracujá, o limão e o açúcar. Cozinhe até encorpar e adquirir consistência de geleia. Guarde quente em vidros esterilizados.*


Geleia de Maçã e Ameixa


1 xícara de ameixas secas, sem o caroço
3 maçãs fuji, picadas com a casca
1 e 1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar demerara
Suco de um limão
1 pau de canela

Como fazer?
Juntei todos os ingredientes, com exceção do limão e cozinhei até a maçã ficar macia. Juntei o limão, deixei ferver mais uns 2 minutinhos, retirei o pau de canela e bati tudo com o mixer (pode ser no liquidificador). Se já ficar encorpada e no ponto, é só guardar nos vidros esterilizados*, senão, cozinhe mais um pouco.


Geleia de Pêssegos com Chuchu e Vinho


3 pêssegos bem maduros, descascados e picados
1 chuchu, descascado e picado
1 xícara de vinho tinto
1 xícara de água
2/3 de xícara de açúcar demerara 
Suco de um limão
1 anis estrelados

Como fazer?
Juntei o chuchu com o vinho, a água, o açúcar e o anis estrelados e cozinhei, mexendo de vez em quando, por mais ou menos meia hora. Juntei o pêssego e o suco de limão e cozinhei mais meia hora. Retirei o anis estrelado e bati com o mixer. Guarde em vidros esterilizados*.


*Eu sempre esterilizo os vidros no forno, acho mais fácil e prático. Lave bem os vidros, escorra o excesso de água e leve-os ao forno em temperatura média-baixa por uns 20 minutos. As tampas devem ser lavadas e fervidas por 15 minutos.
Para a geleia conservar melhor, coloque-as quente no vidro esterilizado deixando mais ou menos 1 dedo de espaço na borda, tampe bem e vire-as de ponta cabeça e deixe-as assim até esfriar. Aprendi com a Rita.💖

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)







19 de março de 2017

Granola Caseira


Quem ai ama granola? o/
Adoro granola, mas me dava um ódio ter que caçar as castanhas que, quando vinham, eram poucas.
Granola, que são basicamente cereais adoçados e tostados, deve ser fácil de fazer, pensei eu.
Vi muitas vezes a Glau postando e isso aguçou minhas lombrigas. Comprei algumas coisas que eu não tinha em casa para completar minha granola e saiu essa delícia.
A regra é: não tem regra. Varie nos cereais, nas castanhas, nas frutas secas e assim sempre terá uma granola diferente e do jeitinho que você gosta.


Granola Caseira da Máh
(rendeu mais ou menos 1 kg)

6 xícaras de aveia em flocos grossos
1/4 de xícara de linhaça
1/2 xícara de amaranto em flocos
1/8 de xícara de gergelim
1 xícara de amêndoas picadas
1/2 xícara de castanhas do Pará picadas
1/3 de xícara de cramberry desidratada
1/3 de xícara de blueberry desidratada
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/4 de xícara de melado de cana
1/4 de xícara de mel
1/4 de xícara de açúcar demerara
1 pitada de sal
Canela a gosto

Como fazer?

Misturei a aveia, a linhaça, o amaranto, o gergelim, as amêndoas e as castanhas. Junte o mel, o melado, o azeite e o açúcar, coloque a canela e o sal e misture até ficar homogêneo. 
Coloque em uma assadeira grande, forrada com papel manteiga e leve ao forno (temperatura média-baixa, em torno de 180ºC).
Mexa bem a cada 10 minutos.
Quando estiver bem dourada e cheirosa está pronta (a minha demorou uns 40 minutos). Cuidado para não deixar queimar nas beiradas.
Retire do forno e deixe esfriar.
Depois de fria, mexa para soltar a granola, junte as frutas secas e misture.
Guarde em um pote bem fechadinho e se delicie sempre que quiser.


Espero que gostem! :)

13 de março de 2017

Sorvete de maracujá

sorvete de maracuja

Vocês sabem que eu amo maracujá, né? Ele e o limão disputam o primeiro lugar no meu coração (rimou).
Infelizmente não se acha sorvete de maracujá facilmente, daí que lembrei uma vez que congelei mousse de maracujá e ficou um sorvetinho delicioso, dei uma adaptada para ficar mais cremoso e com mais facilidade para servir.
Eu sou de fases sabe, tem mês que faço pães mil vezes, depois faço 1 milhão de geleias e esses dias é a vez do sorvete. Não precisa de sorveteira e é moleza demais de fazer, então, ninguém tem desculpa para não preparar essa deliciosidade.
Ahhhh, fica um absurdo servido com alguma calda de chocolate, como ganache ou brigadeiro. Já contei que maracujá e chocolate foram feitos um para o outro, né? Pois é!

Vamos lá?
sorvete de maracuja

Sorvete de maracujá da Máh

1 xícara de suco concentrado de maracujá*
1 xícara de leite condensado
2 xícaras de creme de leite fresco
1 colher (chá) de extrato de baunilha**

*Para o suco eu bati a polpa da fruta e passei pela peneira. Deixei os pontinhos pretos das sementes porque eu adoro e porque remete a fruta.

Como fazer?
Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly (na batedeira ou na mão) firme e reserve. Misture o suco do maracujá com a baunilha e o leite condensado. Acrescente 1/3 do creme batido e misture bem para incorporar. Junte o restante do creme e misture delicadamente até ficar completamente homogêneo. Leve para congelar por completo antes de servir.

**Eu usei o extrato porque o meu é caseiro, a base de vodca. A bebida ajuda a mistura a formar menos cristais de gelo, deixando assim o sorvete mais cremoso. Você pode substituir pela própria vodca, cachaça ou rum, mas é totalmente opcional.
ps.: fofura servir o sorvete no próprio maracujá, né? Vocês já viram essa ideia aqui.


Espero que gostem!
Beijocas! :*

6 de março de 2017

Sorvete de Cheesecake de Amoras + Casquinha


Eu estava com uma garrafinha de creme de leite fresco aberta na geladeira, precisava usá-la. Lembrei que não tinha nenhum sorvetinho no congelador (sempre gosto de ter, para sobremesas de emergência). Decidi que faria sorvete e fui procurar uma receitinha bem gostosa, quando achei esse sorvete de cheesecake.
Ai gente, sério, não dá pra descrever o que é a cremosidade desse sorvete. E o contraste com o azedinho da amora? Suspiro só de pensar nessa delícia.
Se não tiver amoras, use morangos, ameixas... huuummmm, tanta fruta boa para substituir que já me dá vontade de prepará-lo novamente.
Já a casquinha... bom, eu queria tomar sorvete na casquinha e lembrei desse episódio lindo do programa da Raíza. Apenas façam!

Vamos lá?

Sorvete de Cheesecake de Amoras
(adaptado daqui)

Para o sorvete

150g de cream cheese
3/4 de xícara de açúcar
1 ovo
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 xícara de leite integral
1 e 1/4 de xícara de creme de leite fresco

Raspas da casca de 1 limão taiti
1 pitada de sal

Para o mesclado de amoras
3/4 de xícara amoras (usei congeladas)
1/4 de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
1/4 de xícara de água
Suco de 1/2 limão taiti bem suculento

Como fazer?
Bata o cream cheese e o açúcar na batedeira até obter uma mistura bem cremosa e homogênea, junte o ovo e a baunilha, misture bem e reserve.
Aqueça o leite até ferver, ligue a batedeira em velocidade baixa e adicione o leite quente em fio, leve a mistura ao fogo, temperatura baixa e mexendo sempre até engrossar levemente, não deixe ferver. Passe a mistura por uma peneira, junte o creme de leite e as raspas de limão. Reserve na geladeira por pelo menos 6 horas, ou faça de véspera.
Para a geleia, dissolva o amido em água, junte com o restante dos ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver e engrossar. Enquanto mexe, vá desmanchando as amoras. Deixe esfriar e reserve na geladeira.
Prepare o creme na sorveteira conforme o fabricante. Intercale o creme gelado com a geleia de amoras e misture levemente para mesclar. Leve ao congelador para firmar completamente.


Casquinha crocante de sorvete
receita daqui - rendeu 6 unidades

3 claras
85g de açúcar
2ml de extrato de baunilha
1 pitada de sal
90g de farinha de trigo
30g de manteiga em temperatura ambiente

Como fazer?
Misture as claras e a açúcar, depois agregue o restante dos ingredientes e misture bem com o fouet até ficar homogêneo. Espalhe mais ou menos 2 colheres em um tapetinho de silicone e vá espalhando até ficar um círculo de uns 15cm de diâmetro. Não deixe a camada muito grossa. Leve para assar em forno médio até começar a dourar. Retire ainda quente e molde os cones e deixe dentro de um copo para esfriar e não perder o formato. Consuma imediatamente.

Dicas:
- Você pode fazer a casquinha em forma de cestinha também, Retire a casquinha do forno e molde sobre um potinho, pressione por cima com outro potinho maior para das a forma.
- Se a casquinha endurecer enquanto você molda, volte ao forno até que amoleça novamente.
- Eu guardei as casquinha prontas em um pote bem fechadinho, e ainda assim elas murcharam. Se não for consumir tudo de imediato, faça como eu fiz: peguei a casquinha murcha, levei ao forno para amolecer e moldei novamente, fica supimpa.
- Eu não usei o papel manteiga tradicional daqui, então sinceramente não sei se funciona. Se alguém fizer, me conte por favor. Acredito que seja mais fácil de moldar o ovo ainda com o papel e depois retirá-lo.

Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima. <3