Páginas

13 de dezembro de 2016

Sorvete de Mirtilo


Demorei mas trouxe a receita. :D
Essa eu fiz há algum tempo, anotei tudo mas estava esperando uma foto digna.
Eu adoro sorvete caseiro. Sério, de tudo caseiro que eu amo, sorvete é uma das preferidas. A qualidade é incontestável e o sabor... aaaaaahhhhh o sabor.
Esse ganhou meu coração pois tem fruta, tem a acidez do iogurte e é super cremoso. <3
Preciso falar para vocês fazerem? :)



Sorvete de Mirtilo da Máh

1 e 1/2 xícara de mirtilos, frescos ou congelados
2/3 de xícara de açúcar
2 copos (170g) iogurte natural
2 xícaras de creme de leite fresco
1/2 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Uma pitada de sal

Como fazer?

Misture os mirtilos com o açúcar, o suco de limão, o sal e o vinagre balsâmico. Leve ao fogo e deixe ferver por mais ou menos 3 minutos, até soltar bastante líquido. Deixe esfriar completamente.
Bata o creme de leite em ponto de chantilly firme e reserve.
Bata no liquidificador a calda de mirtilos com o iogurte e o extrato de baunilha.
Incorpore a mistura com o chantilly delicadamente.
Se for usar a sorveteira, resfrie o creme por 2 horas e depois prepare conforme o fabricante.
Caso não tenha sorveteira, leve a mistura ao congelador e bata de hora em hora para quebrar os cristais de gelo, até ficar bem encorpado. Leve ao congelador novamente até endurecer por completo.
Sirva com mirtilos frescos, se desejar.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima!

8 de dezembro de 2016

Fica, vai ter donut!

Donuts ou rosquinhas?
Fica o questionamento. hahahahaha
Eu nunca havia comido donuts, sabia o que era, já tinha visto e ouvido descrições, mas não tinha batido aqueeeeeeela vontade de comer, sabe? De massa frita por massa frita eu comi muitos sonhos nesse meio tempo. :)
Daí que ano passado abriu uma loja do seguimento aqui em Brasília e - pasmem - teve gente que ficou 7 HORAS na fila para poder comprar. Oi? SETE HORAS? Era para comprar, não era de graça.
Enfim... pensei cá com meu estômago: "Esse negócio deve ser bom mesmo...", e um dia, aproveitei que estava passando por perto e comprei alguns. Daí veio a decepção, achei muiiiito sem graça. Sério, respeito quem ama e tudo mais, mas não gostei não, pela repercussão eu deveria ter sentido borboletas no estômago.
Ai começou a vontade louca de prepará-los em casa (sim, sou dessas e vocês sabem). Só que eu não faço fritura em casa (não, não sou fit e vocês também sabem disso) porque o cheiro gruuuuuda em tudo, já que meu cafofo é do tamanho de um ovo. Resumo da ópera: donuts adiados.
No último final de semana eu estava na casa da sogra e aproveitei para prepará-los para o café. Se eu soubesse que era essa delícia toda, teria arriscado o cheiro de fritura em casa, vale a pena. <3
Li e reli receitas por ai, vi algumas com fermento químico (de bolo) e com o biológico (de pão). Eu sabia que se fizesse com fermento químico, iria ficar mais com textura de bolinho de chuva, então arrisquei no biológico e nasceu essa lindeza. Tô orgulhosa e espero que vocês fiquem, também. :)


Donuts da Máh
(rende muito de 20 a 30)

1/2 envelope (5g) de fermento biológico seco
1/2 xícara de buttetmilk* em temperatura ambiente
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
Uma pitada generosa de sal
Farinha de trigo até dar o ponto
Óleo vegetal para fritar
Açúcar de confeiteiro misturado com canela, para finalizar

Como fazer?
Misture o fermento com o buttermilk e o açúcar, mexa e deixe descansar uns 5 minutinhos.
Junte 1/2 xícara de farinha, mexa bem com uma colher de pau, junte a manteiga, o ovo e o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com a colher, sove com as mãos. Não precisa sovar muito, mas a massa precisa ficar lisa e homogênea.
Unte a tigela com um fio de óleo, coloque a massa e unte-a levemente. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 4h.
Eu fiz a noite e deixei a massa dormir na geladeira.
Depois do descanso, abra a massa com mais ou menos 0,5cm de espessura e corte círculos do tamanho desejado (eu usei um cortador de mais ou menos 8cm), sempre passando o cortador na farinha. Faça o furo com um cortador menor.
Vá colocando as rosquinhas numa forma enfarinhada enquanto vai cortando o restante da massa.
Quanto menos você trabalhar a massa, melhor. Ela fica mais fácil de cortar enquanto ainda está gelada. Já no fim, apenas peguei bolotas da massa e fritei. :) 
Depois de cortar todas, aqueça o óleo e vá fritando em pequenas levas para que o óleo não esfrie.
Frite-os na ordem em que foram cortados, garantindo assim que todos tenham um tempo de descanso.
Quando os donuts estiverem dourados, escorra bem e coloque em papel absorvente.
Finalize passando-os no açúcar misturado com canela.
*Buttermilk: coloque 1 colher (chá) de vinagre na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Deixe descansar por 10 minutos.


Você pode passá-los também em uma calda de chocolate, ganache, servir com doce de leite. Algunss eu servi com glacê de morango e limão que fiz misturando 1 colher (sopa) de suco de morango (espremi ele até soltar o suco), 1 colher (sopa) de suco de limão e açúcar de confeiteiro até ficar uma consistência de cobertura gostosa, daquelas que escorrem, sabe?


Espero que gostem. :)




5 de dezembro de 2016

Picolé de torta de limão



Ou seria uma torta de limão no palito?
Chame do que preferir, a questão é: esse negócio é um absurdo de gostoso. Sério. De verdade.
Eu sou apaixonada por limão e cítricos em geral, logo, sou suspeita para falar.
Quando vi essa receita, fiquei maluca. Eu tinha que fazer. A questão foi que eu não segui a receita e mudei tudo, mas o que importa é que ficou incrível.
Aqui usaremos um Lemon Curd, que é um creme de limão simplesmente delicioso, usado como recheio das clássicas tortas de limão francesas. Obviamente, se você quiser dar uma abrasileirada e facilitada no processo, pode substituir pelo famoso creme de limão que usamos por aqui, que é a mistura de leite condensado com suco de limão a gosto.

Vamos lá?


Picolé de torta de limão da Máh
(rendeu 6 picolés)

Recheio (adaptado daqui)
2 ovos
1/4 xícara de suco de limão siciliano
Raspas da casca de 1 limão siciliano
1/3 xícara de açúcar
50g de manteiga sem sal, cortada em cubos e gelada
3 colheres (sopa) de creme de leite
6-8 biscoitos maisena, quebrados em pedaços médios
Merengue
3 claras de ovos
1 xícara de açúcar

Como fazer?
Misturei os ovos, o suco de limão, as raspas e o açúcar em uma tigela de vidro. Levei ao banho-maria, mexendo sem parar, até engrossar levemente.
Passei a mistura pela peneira e com o fouet, acrescentei os cubos de manteiga aos poucos e batendo bem até incorporar.
Misturei o creme de leite e por último agreguei os biscoitos.
Distribui a mistura nas formas de picolé e levei ao congelador. Eu coloco no congelador por uns 20 minutos e depois coloco o palito, para ele não cair. Se a sua forma for aquela com o suporte, não precisa.
Quando o picolé estiver completamente congelado e somente na hora de servir, preparei o merengue. Misturei as claras com o açúcar e leve ao banho-maria mexendo sempre. A mistura tem que aquecer levemente e o todo o açúcar deve ser dissolvido. Para ter certeza do ponto, passe algumas gotas da mistura pelos dedos, ela deverá estar lisa, sem nenhum grãozinho de açúcar.
Bati a mistura na batedeira até esfriar e obter uma mistura, leve, fofa e bem brilhante.
Para finalizar, você pode colocar o merengue num copo alto e mergulhar o picolé ou passar neles com uma espatula, que foi o que eu fiz.
Queime com o maçarico para finalizar, sirva imediatamente e seja feliz.



Beijocas e até a próxima! <3