Páginas

11 de novembro de 2014

Waffles de Rabanada


Eu adoro café da manhã! Mesmo saindo um pouco mais tarde para o trabalho e tendo tempo para o café, eu gosto mesmo de caprichá-lo no fim de semana, para desfrutá-lo calmamente e gordamente com o marido.
Adoro ir dormir pensando nas gostosuras que irei preparar no dia seguinte para o nosso famoso e sagrado #cafédamanhãdepijama. Isso sim é qualidade de vida ;)
Quem me segue no Instagram já viu algumas das coisas que preparei, o que mais aparece por aqui são waffles e panquecas, simplesmente AMAMOS.
Sexta fui dormir com uma ideia na cabeã e sábado coloquei-a em prática. Posso falar? Ficou sensacional!!!!!!!!!!!!
Dessa vez até anotei as medidas enquanto ia inventando, só para passar para vocês, pois algo me dizia que ficaria supimpa. Ainda bem que anotei, porque ficou mesmo :D

Vamos lá?


Waffles de Rabanada Deliciosos da Máh
(rendeu 3 waffles grandes)

2 pães franceses amanhecidos
1 e 1/2 xícara de leite
1 ovo
4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1/3 de xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada generosa de canela em pó
1/4 de amêndoas e castanhas de cajú picadas (passei-as no processador, mas sem deixar virar farinha)
1 colher (chá) de fermento em pó
Canela e açúcar extra para polvilhar

Como fazer?
Pique os pães com as mãos e acrescente o leite. Deixe descansar por alguns minutos. Misture bem com uma colher para desmanchar o pão. Junte o açúcar, o ovo, manteiga, canela e a farinha. Misture bem até ficar homogêneo (não fica lisinha). Agregue as castanhas e o fermento. Prepare na máquina de waffle conforme o fabricante. Ao retirar da máquina, passe numa mistura de canela e açúcar e sirva em seguida.
Eu servi essas belezinhas (que sozinhas já são incríveis) com nutella, morangos, uvas e mirtilos! Ah, e suco de amora!
Puro amor esse café da manhã ^^

2 de novembro de 2014

Flan de baunilha


Eu precisava dar cabo de uma garrafinha de creme de leite fresco que estava me ameaçando com sua data de validade. E tinha que ser sobremesa.
Procurei, procurei e vi os lindos flans da Pat, e juntei com a paixão do Kaio por flans. Pronto, decidido! Fiz flan.
Fiquei com medo de não dar certo porque o gás resolveu acabar na hora que coloquei-os no forno, mas deu tudo certo, ficaram lindos e deliciosos.
Ah, antes que me perguntem qual a diferença entre flan e pudim, eu já digo: PRA MIM flans são mais leves e pudins mais densos e ambos deliciosos. Porém, pesquisando a respeito, li exatamente o contrário... enfim, é praticamente a mesma coisa, então chame como preferir :D


Flans de Baunilha
(adaptados daqui)

Flans:
500g de creme de leite fresco (uma garrafinha)
250ml de leite
5 ovos pequenos
1/2 xícara de açúcar
1 fava de baunilha1 colher (chá) de pasta de baunilha (totalmente opcional)
1 pitada de sal

Caramelo:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água


Como eu fiz?

Coloquei em uma panela o creme de leite, o leite, a fava de baunilha aberta e com as sementinhas raspadas (e a pasta) e o sal. Levei ao fogo e quando ferveu, tampei e deixei lá.
Enquanto isso misturei o açúcar e a água do caramelo e levei ao fogo. Mexi apenas a panela, não usei colher. Quando caramelar, disponha em ramequins e gire-os para espalhar. Reserve.
Misturei os ovos com o açúcar restante e fui colocando o creme (quase morno) de concha em concha sempre mexendo com o fuet, para não cozinhar os ovos. Depois de tudo misturado, passei por uma peneira para retirar a fava e alguma granulação que possa ter ficado e coloquei nos ramequins, levei ao forno em banho maria até firmar. O tempo eu não sei bem dizer por causa do incidente do gás :P
Deixe esfriar e leve a geladeira, caso deseje, pode desenformar ^^

Beijocas :)

Pode fazer um denguinho para o marido?