Páginas

19 de janeiro de 2014

Iogurte natural caseiro fácil, fácil


Bem, acredito que muitas pessoas já sabem fazer isso. Eu inclusive já sabia, mas algumas vezes dava errado.
Adquiri algumas considerações sobre o iogurte.
Em casa, há muitos anos, só utilizamos leite puro, saído da vaca direto para minha casa (moro numa cidade rodeada por área rural, tenho alguns privilégios). Esse leite tem mais gordura, é mais encorpado, saboroso, não tem conservantes nem formol todas aquelas coisas esquisitas que vem nos produtos industrializados, para que os mesmos durem mais, acredito que isso interfira, e muito, na qualidade do iogurte.
Enfim, de tanto ler e pesquisar, já sei que leite de caixinha UHT não serve para esse procedimento, embora nunca tenha testado, ok? Mas de todo modo, tente com o de saquinho, aquele refrigerado, caso não acesso ao leite fresco.
Também vi que só aquecer o leite não funcionou (pelo menos comigo), tem que ferver (mesmo que o leite já tenha sido fervido previamente) e deixar esfriar.
E também percebi que, se o leite está mais velhinho, tipo, com uma semana na geladeira, vira uma gosma no lugar do iogurte. Não sei se pode consumir assim, é feio, mas não sei o gosto. Por isso, joguei fora :x

Agora vamos à "receita":
Fervi 1 litro de leite, retirei a nata que formou (leite puro é bom por isso, você ainda pode usar a nata pra fazer manteiga *-*), coloquei num recipiente de vidro e deixei esfriar. A temperatura certa é quando você põe o seu dedo (limpo) no leite, ele está quente, mas você consegue que ele permaneça ali por uns 10 segundos sem se queimar. Eu esqueci e o leite quase esfriou por completo hehehe, coloquei 30 segundos no microondas e foi tudo resolvido. Peguei o copo de iogurte com um restinho que havia (eu havia usado-o alguns minutos antes numa salada e deixei duas colheres pra utilizar nesse preparo), adicionei algumas colheres do leite quente, misturei e despejei a mistura no leite, misturei bem, tampei a vasilha, enrolei tudo numa toalha e deixei a noite toda dentro do forno desligado. O mínimo é 8 horas, o meu deve ter fica umas 12.

E ficou assim! Denso, encorpado e muito saboroso!


Para continuar o iogurte, vou guardar duas colheres desse e fazer tudo novamente.
Ai vem a delícia de batê-lo com frutas, fazer molho, bolo, você pode deixá-lo 'sorar' num filtro de café, ou tecido fino e limpo, dentro da geladeira. Em pouco tempo terá um iogurte grego, e com mais um pouquinho de paciência, terá uma coalhada seca de primeira :)

ps.: tô devendo MUITAS receitas para vocês!

Beijocas e até apróxima!

Um comentário:

  1. Estava passando o tempo e achei esta receita.Muito boa a dica! Agora, como será que faz para dar aquele sabor do grego?

    ResponderExcluir