Não, eu não falo francês! Ainda...
Sinceramente, pra mim é um mistério os franceses serem magros hahhaha é muita manteiga meu povo!!!
Mas devo dizer, a cúlinária deles é fascinante, técnica impecável e sabor também :)
Quando vi
essa receita (eu amo o blog da Ana, ela cozinha MUITO bem e escreve maravilhosamente também, recomendo) eu TIVE que fazer, foi mais forte que eu!
Não se assustem com a quantidade de manteiga, brioche é assim mesmo! Deliciooooooooooooooso, perfumado... ai, ai... vou ali roubar uma fatia, pra comer assim mesmo, purinha... huuummmmm :))
Ingredientes
8g fermento biológico seco (usei 10g)
3 colheres (sopa) água morna
1/4 xicara de açúcar cristal
1/4 colher (chá) sal (usei 1/2)
2 colheres (sopa) leite morno
1 2/3 xicara farinha de trigo
2 ovos
225g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
Como fiz:
(olha só, eu fiz na batedeira, como a Ana. Lembrando que tem que ser a batedeira planetária, e use o gancho. Mas acredito que dê pra fazer não mão, cuidado com a lambança de manteiga :D )
Coloquei o fermento e a água morna na tigela da batedeira e misturei. Deixe descansar uns minutos até espumar. Lembre-se que se não espumar, o fermento não está bom.
Juntei a farinha e os 2 ovos e bata em velocidade baixa por 1 minuto.
Misturei em uma xícara o leite, sal e açúcar, desliguei a batedeira e despejei a mistura. Coloquei pra bater no máximo por uns 7- minutos.
Começei a colocar a manteiga, uma colher por vez. À cada adição, eu desligava a batedeira e colocava uma colher, quando essa fosse totalmente incorporada à massa, eu adicionava a próxima, até acabar. Demorou cerca de 8-9 minutos.
Deixei a massa na tigela, cobri com papel filme e deixei 2h mais ou menos.
Dividi a massa em 4 pedaços iguais e moldei bolas na mão mesmo coloquei numa forma de pão de forma pequena e deixei crescer mais umas 2h.
Misturei uma gema com 2 colheres de café pronto e pincelei o pão, fiz um corte em cada bola com uma tesousa e levei pra assar em forno médio, demorou cerca de 45 minutos.
Bom domingo queridos :)