Páginas

16 de maio de 2018

Pão Italiano facílimo


Essa receita eu aprendi com a maravilhosa Rita Lobo, receita de seu avô.💗
Pensa em um pão maravilhoso. Agora multiplica.
Agora pensa em um pão fácil. É esse!
Já perdi as contas de quantas vezes já preparei.
Inúmeras vezes já dei de presente, já fracionei a receita, já alterei e é sempre sucesso. Já troquei a água por soro de iogurte, já acrescentei ervas, azeite, o bagaço das nozes desse sorvete (SUPER RECOMENDO)... enfim, façam!


Pão Italiano do Vovô Rago
(receita Panelinha)

3 xícaras de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xícara de água
Farinha extra para polvilhar

Como fazer?
Em uma tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Junte a água e misture até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme PVC e deixe descansar por pelo menos 8 horas (e no máximo 18).
Passado esse tempo, pegue uma tigela, cubra com um pano de prato limpo e polvilhe farinha de trigo generosamente.
Polvilhe mais farinha numa bancada e despeje a massa. Com a ajuda de uma espátula (ou com as mãos enfarinhadas), modele a massa formando uma bola. Coloque o pão na tigela preparada com a dobra do pão para cima.
Deixe o pão descansar enquanto pré-aquece o forno.
Ligue o forno na temperatura máxima e coloque uma panela (com a tampa) de ferro, cerâmica ou inox dentro. O importante aqui é que a panela seja grossa e que não tenha pegadores de plástico ou madeira. (Eu já usei panela de ferro fundido e de inox, já inclusive assei na forma, coberto com a panela de inox hahahahaha)
Deixe a panela aquecendo dentro do forno por meia hora. Retire a panela, polvilhe farinha no fundo e com cuidado, vire o pão lá dentro. Tampe e leve ao forno.
O tempo aqui varia de forno, mas o meu geralmente fica 20-30 minutos com a tampa e depois a retiro, abaixo o forno para médio e deixo mais uns 20-30 minutos, até dourar.
Retire o pão da panela e coloque sobre uma grade para esfriar completamente. Depois de frio, eu retiro o excesso de farinha com um pincel.


Sucesso garantido para comer com manteiga, fazer petiscos, entradas, sandubas, bruschettas... e depois de velho, ainda vira croûtons e farinha de rosca! Aproveitem!

Beijocas!





14 de maio de 2018

Tomate Seco + Pesto

Um dia comprei tomates demais.
Não resisti. Avistei um pequeno produtos, daqueles que plantam em casa mesmo, vendendo seus tomates italianos reluzentes... foi mais forte que eu.
Num momento de impulso, comprei duas bandejas enormes e trouxe para casa. Como os dias estavam muito corridos, acabei postergando sua utilização. Quando eles estavam quase perdendo, tive que utilizar, não poderia jogar fora. De jeito nenhum.
Metade eu utilizei num molho de tomates assado. Sem muito mistério: piquei os bonitos grosseiramente, juntei cebola e alho picados, temperei com sal, pimenta, orégano e azeite. Levei para assar até ficar bem macio e bati tudo no liquidificador. Aqui também tem duas receitas maravilhosas e que vale a pena manter no congelador.
Com a outra metade, preparei tomates secos, pois há tempos eu queria preparar um pesto.
O pesto eu fiz para dar de presente (quem ganhou, amou), olha que ideia bacana, né?
Existem 1000 maneiras de preparar essas receitas internet a fora, mas vou mostrar o modo que eu gosto de fazer. Espero que vocês gostem e façam! :)



Tomate Seco da Máh

Ingredientes
Tomates italianos bem maduros, cortados ao meio (mantenho as sementes e polpa)
Para cada 2 colheres (sopa) de açúcar, misturo 1 colher (chá) de sal, ervas e pimenta do reino moída na hora, a gosto.
Azeite extravirgem,para finalizar

Como fazer?
Fiz dois cortes na polpa de cada tomate, só para facilitar a saída do líquido. Coloquei os tomates em uma forma, com o corte virado para cima e polvilhei a mistura de sal e açúcar e levei ao forno, temperatura baixa.
De tempos em tempos (10-15 minutos), escorri o líquido e virei os tomates, até ficarem sequinhos e enrugados. Aqui levou pouco mais de 1 hora. Vai depender da quantidade que você irá preparar.
Quando estiverem frios, é só guardar em vidros esterilizados, com azeite. Coloque-os fazendo camadas com o azeite e aperte-os bem para retirar as bolhas de ar que possam ficar.
Caso queira adicionar mais sabor a conserva, coloque alguns raminhos de ervas frescas, dentes de alho e grãos de pimenta do reino. Eu conservo na geladeira.



Pesto de Tomate Seco da Máh

2 xícaras de tomate seco
1/3 de xícara de castanha de caju torrada
1/4 de parmesão ralado grosso
Suco de limão, azeite, sal, pimenta e ervas frescas (usei tomilho) a gosto.

Como fazer?
Bata todos os ingredientes no processador (ou liquidificador, ou pilão ou pique fino na faca) até obter uma pasta cremosa. Acerte o tempero de acordo com o seu gosto. Conserve em vidros esterilizados, na geladeira.

Beijocas e até a próxima! :)