Páginas

15 de outubro de 2014

Geleia de figos turcos e cardamomo


A temporada de geleia está aberta aqui em casa!!!!
Comprei alguns figos turcos (secos) para preparar uma geleia que eu vi no blog lindo da queridíssima Stef, mas acabei mudando um tiquinho, mesmo assim, ficou uma delícia!
Combinou lindamente com umas bruschettas que preparei no sábado, apenas com a geleia e queijo gorgonzola!

Vamos lá?

Geleia de figos turcos e cardamomo
(inspiração daqui)

250g de figos turcos picados
1 colher (sopa) de açúcar (achei o figo bem doce)
2 bagas de cardamomo (só as sementes)
Suco de meio limão
Água

Como fazer?
Coloque os figos, açúcar, limão e as sementes do cardamomo amassadas em uma panela, cubra com água e leve para ferver até ficar macio. Bata no liquidificador ou processador ou o mixer até ficar homogênea (usei o mixer). Guarde ainda quente em vidros esterilizados e seja feliiiiiiiiiiiz :D

8 de outubro de 2014

O bolo mais rápido da história!


Rá, eu já fazia naked cake antes dessa febre toda! Pena que não dá pra ver direito na foto hahahaha
Daí que mês passado foi aniversário do maridão. Saímos um dia antes com alguns amigos e levei um bolinho (que talvez um dia role a receita, já que não tem foto). Mas poxa, no dia oficial do aniversário não podia ficar sem bolo, oras. O que eu fiz? Fiz outro bolo hahah
aha
Enquanto fazia o jantar que ele havia me pedido, fiz também esse bolo liiiindo (que só não ficou mais lindo ainda porque a pessoa consegue esquecer de untar uma das formas no meio da correria), mega rápido e DE-LI-CI-O-SO!!!!
Para vocês terem uma ideia de quão rápido foi, eu cheguei em casa às 18h e às 20h, o jantar e o bolo já estavam prontos. logicamente contei com a ajuda da mamãe, lavando a louça. Te amo mãe!
Vamos lá?


Naked Cake fast, muito fast da Máh
(a massa aprendi num curso online com a chef Carole Diva Crema)

6 ovos
180g de açúcar
180g de farinha de trigo

(A lógica é a seguinte: a farinha e o açúcar é calculado de acordo com o peso dos ovos. Os ovos pesaram 360g (60g cada), então metade desse peso é de açúcar e a outra de farinha. Sempre a mesma proporção e SEMPRE deu certo. Já fiz rocambole com essa massa também).

Como fazer?
Bata os ovos em temperatura ambiente com o açúcar na batedeira até crescer e ficar bem firme. Peneire a farinha por cima e misture delicadamente, de baixo para cima até incorporar toda a farinha, mas com cuidado para não perder o ar da massa.
Dividi a massa em duas assadeiras preparadas (unte e enfarinhe as duas pelo amor de Deus) e leve para assar em forno médio, pré-aquecido até dourar e, ao fazer o teste do palito, ele saia limpo. (Quando está pronto, a massa desgruda levemente da forma.)

Recheio
Creme de leite fresco levemente adoçado (usei açúcar baunilhado), batido em chantilly firme
Morangos frescos
Guraná gelado (para molhar o bolo)

Montagem
Coloquei uma das massas já frias (esfria bem rápido) no prato, reguei com o guaraná. Coloquei uma camada de morangos picados e metade do chantilly por cima. Espalhei e cubri com o outro bolo. Regue-o também. Coloquei o restante do chantilly e finalizei com morangos inteiros. Prontinho.
Muito, muito, MUIIIIIIIIITO bom! :)


Beijocas e até a próxima ;)